Status de andamento de processos CRC Lisboa e ACP

15354555658

Comentários

• @Moari

Processo errado: 103760/19 TAIANE DIAS DE ARAUJO, como eu deveria solicitar o cancelamento ou encerramento, para quando sair o da minha mãe corretamente eu daria entrada de forma correta.

Eu não me preocuparia com isso. Se entrou em 2019, esse processo certamente já foi analisado e indeferido pois se você entrou como neta e é bisneta não havia fundamento para o pedido. Processos de 2019 foram concluídos por volta de 2021. Se quiser pode ligar na linha registos e perguntar o status, mas pela data certamente já foi inclusive arquivado.

• @SergioM

Obrigado por esclarecer a data no gráfico. Não consegui obter confirmação de quando o consulado enviou o meu pedido para Lisboa. Recebi apenas um e-mail da funcionária a informar que, após receber o último documento solicitado, o meu pedido estava completo e que o enviaria para Lisboa. Não sei se ela o enviou nesse mesmo dia ou um mês depois.

• Bom dia pessoal. Tabela de Lisboa saiu hoje. Infelizmente neto e filho maior continuam muito atrasados, nao andou nada para neto maior. Que tristeza!

• editado May 12

Bom dia.

pelo meu acompanhamento e por puro achismo, me parece que a CRC está limpando algumas filas.

Por exemplo, 1c menores transcrição, em novembro de 2023 estava com atraso de 16 meses (analisando jul de 22), hoje está com atraso de 6 meses (análise setembro de 2025).

1d menores mesma coisa, em dezembro de 24 o atraso era de 6 meses (análise junho de 23), hoje o atraso é de 3 meses (análise janeiro de 26) e ainda temos que considerar que fevereiro de 2026 estavam analisando janeiro de 2025 e em março de 26 deu um salto para janeiro de 26, ou seja, em 1 mês analisaram quase 1 ano de processos.

3.3 também, de dezembro de 24 até hoje foram 4,5 anos de análise.

Mesma coisa os Artigos 6 (todos eles), a maioria teve movimentação, e pelo meu acompanhamento de dezembro de 24 até hoje, metade deles movimentou quase 2 anos e o 6.9 movimentou quase 4 anos.

Não sei se é só achismos meu ou se é a realidade, mas vamos pensar positivo, quem sabe daqui uns meses não tem essa força tarefa (se é que realmente está tendo) também nos processos de filho que são simples??

• Não há artigo 6.8 na tabela ???obrigada

• @Tatiana89 5ª linha de baixo para cima

• @Moari @ecoutinho

o @ecoutinho está absolutamente correto. Eu não tinha prestado atenção à data de entrada do processo.

• Pessoal, passando para agradecer a todos que interagem aqui no fórum.

Hoje foi concluído o meu processo de filho entregue no ACP no final de Fevereiro de 2025.

Este é o meu primeiro comentário aqui, mas li bastante todas interações e os comentários de todos... Obrigado!

• @Rodrigueslrg

Parabéns pela sua conquista. Espero que, um dia, todos no ‘Presídio dos Registos Centrais’ também conquistem a sua liberdade.

• @BrunoPegorelli concordo plenamente. Pra mim, a CRCentrais focou em reduzir as filas dos menores em detrimento dos maiores.

• Eu estou aguardando averbação de divorcio no meu assento de nascimento, o tribunal enviou para conservatória de Lisboa, alguém sabe quanto tempo está demorando atualmente para que essa averbação seja concluída?

• @Rodrigueslrg Parabéns pela conquista!! Você enviou o processo de filho maior, para o ACP em fevereiro? Chegou a atualizar antes as etapas ou já atualizou tudo de uma vez e deu concluído? Eu enviei começo de março de 25, só pra saber se é o mesmo caso. No meu é o de pai pra filho ( maior ). Obrigado!

• @Escadarj mandei do meu estado via DHL dia 11/02/25, chegou lá dia 24/02/25, foi gerada a senha e iniciado no sistema do IRN dia 05/03/25.

Sobre as bolinhas vai tudo no mesmo dia da conclusão mesmo... chegam dois e-mails, um da conclusão do processo, com o assento, e um de notificação de alteração do status do processo (imagino que seja a atualização das bolinhas).

• fabiofcdfabiofcd Member
    editado May 13

Olá pessoal,

poderiam me dar uma ajuda?

meu processo de neto está assim

Caiu em exigência em janeiro, foi cumprida e passou a fica desse jeito ai.

Perguntas:

O processo já foi analisado e falta apena decidir ou ainda está em análise e podem aparecer novas exigências?

Obrigado.

• @fabiofcd

O processo já foi analisado e falta apena decidir ou ainda está em análise e podem aparecer novas exigências?

É impossível afirmar com certeza, mas a experiência diz que é extremamente raro aparecerem novas exigências. Se você cumpriu as exigências que foram apresentadas, só precisa agora esperar a conclusão da análise do seu processo.

Boa sorte!

• Prezada Comunidade, Bom Dia!

Espero que alguém aqui possa me ajudar. Meu caso se enquadra no Artigo 6.6 e foi submetido em 2022, portanto, já se passaram alguns anos sem nenhuma atualização sobre o andamento. Quando conversei com minha advogada pela última vez, há um ano, ela me disse para esperar e que poderia levar até 5 anos.

Também não recebi nenhuma solicitação de documentos ou requisitos adicionais, o que me faz questionar se isso é normal nesta fase.

Alguém que já passou por algo semelhante poderia compartilhar qual prazo eu deveria esperar, realisticamente? Qualquer informação seria muito importante.

Obrigada e um grande abraço a todos.

• Processo 1C na CRC: novas fases de acompanhamento

• @BrunoPegorelli

Obrigada pela sua análise. Por que os pedidos de casamento não estão avançando? Só progrediram 45 dias no último ano e meio :(

• Parabéns @Rodrigueslrg ! Estou na mesma situação que tu, só que enviei o meu processo de filho (através minha mãe que só tinha cidadania portuguesa) para Lisboa em Novembro de 2023. Se tivesse encontrado este fórum mais cedo...

• @unknownghost bom dia! Acho todo mundo tá nessa rsrs. É o normal atualmente!

• Obrigada pela resposta pessoal! Realmente não nos resta nada a fazer a não ser aguardar e torcer para que as coisas melhorem num futuro próximo para o processo 1C em Lisboa.

Agora uma dúvida que eu fiquei e não encontrei resposta aqui no fórum nem pela internet: uma vez que você já tenha um processo de filho (1C) aberto na CRC de Lisboa (envio em 2024) é possível dar entrada no mesmo processo enviando para a ACP?

• @BrunoPegorelli

Bem interessante ver numa tabela essa movimentação.

Como você já tem os dados em uma planilha, será que conseguiria fazer uma "planilha-irmã" mostrando a evolução do "tempo de espera" para cada artigo?

Por exemplo, Artigo 2 em dez 2024: estavam processando os de abril 2022, ou seja o tempo de espera foi XX dias... Já em abril de 2026 estavam processando os de outubro/2022 e o "tempo de espera" passou a ser YYY dias.

Assim se veria a tendência desse "tempo de espera" para cada artigo.

Quanto às interpretações, acho que saltos em artigos que tem poucos processos não querem dizer muita coisa sobre a eficiência geral do sistema. Ao se processar uma pequena quantidade desses artigos, vai dar um salto temporal muito maior que, por exemplo, processar o mesmo número de sefarditas, residência etc.

Por outras fontes, se tem uma ideia geral do que representa(va) cada tipo de artigo. Por exemplo, todos desconfiam que 3.3, Base X etc são processos menos demandados.

Mesmo sendo de junho de 2025, a informação da distribuição do estoque de processos dá uma ideia geral (claro que esse dado não é só CRC, mas serve como um parâmetro). Como pode ver abaixo, uma série de artigos combinados chega a apenas 2% do total:

Do total de processos em análise:

31% correspondem a pedidos de naturalização por descendentes de judeus sefarditas portugueses;

20% a pedidos de naturalização por tempo de residência legal em Portugal (há pelo menos cinco anos);

15% a pedidos de atribuição a filhos de portugueses nascidos no estrangeiro;

14% a pedidos de aquisição pelo casamento ou união de facto com um português;

12% a pedidos de atribuição a netos de portugueses nascidos no estrangeiro;

6% a pedidos de aquisição por filhos menores ou incapazes de pai ou mãe que adquiriu a nacionalidade portuguesa;

2 % outros fundamentos previstos na Lei da Nacionalidade.

• Boa noite a todos,

@ecoutinho , @guedesmarcia , @Vortex e todos participantes deste blog, Pessoal, queria uma percepção de quem já viu casos semelhantes de nacionalidade portuguesa (IRN), especialmente atribuição.

Meu processo é o 87xxx/21, entrou em junho de 2021. Houve projeto de indeferimento em 09/05/2025, ao qual respondi integralmente dentro do prazo (na verdade, em apenas 11 dias úteis, embora me tenham dado 30). A resposta foi recebida fisicamente pelo IRN em 30/05/2025 e registada no sistema em 02/06/2025.

Desde então, o processo encontra-se concluso / aguardando exclusivamente decisão final, sem novas exigências.

Tenho documentação administrativa do próprio IRN confirmando:

• inexistência de novas pendências instrutórias, processo findou a fase instrutória;
    • processo apto para decisão;
    • processo aguardando decisão.

O portal continua a indicar essencialmente fase decisória (faltando apenas proposta/decisão final).

A minha dúvida objetiva para quem já viu casos parecidos:

Alguém já teve ou acompanhou processo que ficou tantos meses (quase 1 ano) parado exclusivamente na fase decisória, após instrução concluída?

Se sim:

• qual foi a explicação?
    • acabou por sair decisão espontaneamente?
    • descobriram algum bloqueio interno?
    • era backlog normal ou algo anómalo?
    • o que realisticamente se pode esperar num caso destes?

Pergunto porque uma coisa é demora na instrução; outra é o processo estar há praticamente 12 meses apenas à espera do ato decisório final.

• @Tregina

Tenho um amigo cujo processo 1D ficou cerca de 6 meses na fase de aprovação. As conservatórias, e em especial a CRC, não parecem ter procedimentos claros e eficientes para lidar com situações excecionais.

Quando um processo é distribuído a um conservador, normalmente permanece com ele até ao fim. Se o conservador entrar de férias, ficar afastado por motivos de saúde ou por qualquer outra razão, os processos sob a sua responsabilidade acabam por ficar parados, sem serem redistribuídos para outros conservadores.

A situação pode ser ainda pior quando um conservador se reforma, porque não parecem existir regras claras e rápidas para a redistribuição dos processos, o que faz com que alguns casos possam permanecer sem andamento durante bastante tempo.

O que poderá fazer é enviar um pedido de informação para o e-mail (registos.centrais@irn.mj.pt), caso o seu processo esteja na CRC.

Existe também outro e-mail para solicitações, embora eu não saiba se ainda está em funcionamento. Talvez alguém aqui consiga confirmar: rcentrais.naturalizacao2@irn.mj.pt

Além disso, pode contactar a Linha de Registos. É difícil conseguir atendimento por telefone, mas se insistir, especialmente no horário de início do expediente, normalmente consegue ser atendido. O número é:

+351 211 544 475 ou +351 213 817 600

• @Alex_Pereira Então eu só tenho que esperar? O meu se enquadra nesta categoria correta.

• editado May 14

@Tregina

Posso estar enganado, mas meu palpite é que seu processo vai concluir quando estiver próximo de completar 5 anos (o que na prática é nos próximos meses).

As datas intermediárias geralmente importam pouco, o que interessa mesmo é a duração do processo da entrada à finalização. No caso de netos em Lisboa está entre 4.5 a 5 anos. Como o seu teve uma exigência, provavelmente vai terminar no prazo maior (mais ou menos 5 anos).

No seu caso provavelmente a exigência surgiu na fase de análise dos oficiais de registo (que avaliam se a documentação está completa e com as formalidades todas como apostilas, selos, se há divergências de dados entre documentos etc para em tese o conservador só fazer a análise da fundamentação do pedido com base na lei da nacionalidade sem se preocupar se os nomes batem, se o documento está com apostila etc). Na vida real não funciona perfeitinho assim, mas as duas etapas de análise que acontecem são com esse objetivo: os oficiais “arredondam a bola” e o conservador só “chuta para o gol”. Em qualquer uma delas podem ocorrer exigências. Na primeira geralmente pedem algum documento faltante, alguma retificação; na segunda a exigência tem mais haver com documentos adicionais para fundamentar o pedido (um documento para comprovar a perfilhação etc).

Tente falar na Linha Registos. É um pouco chato pq tem que ligar às 9.00am de Lisboa, mas pelo menos o atendente vai conseguir ver um pouco mais de informação sobre se os documentos estão completos ou não etc.

• @Vortex , @ecoutinho ,

Obrigado pelas respostas. Complementando minha pergunta anterior:

Meu processo completará 5 anos em 18 de junho, mas o que mais me intriga não é apenas o tempo global.

É o facto de estar há praticamente 1 ano exclusivamente na fase decisória, sem novas exigências, sem pendências instrutórias e com documentação administrativa indicando que apenas aguarda decisão final. O deferido.

Alguém aqui já passou ou acompanhou caso semelhante — processo quase a completar 5 anos, sendo cerca de 12 meses apenas à espera do ato decisório final?

Se sim:

• descobriram qual era o bloqueio?
    • era questão de conservador específico?
    • férias/licença/aposentação?
    • backlog interno?
    • acabou por sair espontaneamente?

Queria perceber se alguém já viveu concretamente este cenário.

• @Tregina se serve de consolo, o meu processo está em uma situação bem parecida.

Submetido em junho/2021, teve um exigência em agosto/2025 (casamento dos avós portugueses, que não precisou ser transcrito, pois eles casaram em Portugal) e desde então se encontra no despacho para decisão (datado de 20/08/2025).

Logo completará um ano, e ainda estou na expectativa.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.