Processo errado: 103760/19 TAIANE DIAS DE ARAUJO, como eu deveria solicitar o cancelamento ou encerramento, para quando sair o da minha mãe corretamente eu daria entrada de forma correta.
Eu não me preocuparia com isso. Se entrou em 2019, esse processo certamente já foi analisado e indeferido pois se você entrou como neta e é bisneta não havia fundamento para o pedido. Processos de 2019 foram concluídos por volta de 2021. Se quiser pode ligar na linha registos e perguntar o status, mas pela data certamente já foi inclusive arquivado.
Obrigado por esclarecer a data no gráfico. Não consegui obter confirmação de quando o consulado enviou o meu pedido para Lisboa. Recebi apenas um e-mail da funcionária a informar que, após receber o último documento solicitado, o meu pedido estava completo e que o enviaria para Lisboa. Não sei se ela o enviou nesse mesmo dia ou um mês depois.
pelo meu acompanhamento e por puro achismo, me parece que a CRC está limpando algumas filas.
Por exemplo, 1c menores transcrição, em novembro de 2023 estava com atraso de 16 meses (analisando jul de 22), hoje está com atraso de 6 meses (análise setembro de 2025).
1d menores mesma coisa, em dezembro de 24 o atraso era de 6 meses (análise junho de 23), hoje o atraso é de 3 meses (análise janeiro de 26) e ainda temos que considerar que fevereiro de 2026 estavam analisando janeiro de 2025 e em março de 26 deu um salto para janeiro de 26, ou seja, em 1 mês analisaram quase 1 ano de processos.
3.3 também, de dezembro de 24 até hoje foram 4,5 anos de análise.
Mesma coisa os Artigos 6 (todos eles), a maioria teve movimentação, e pelo meu acompanhamento de dezembro de 24 até hoje, metade deles movimentou quase 2 anos e o 6.9 movimentou quase 4 anos.
Não sei se é só achismos meu ou se é a realidade, mas vamos pensar positivo, quem sabe daqui uns meses não tem essa força tarefa (se é que realmente está tendo) também nos processos de filho que são simples??
Eu estou aguardando averbação de divorcio no meu assento de nascimento, o tribunal enviou para conservatória de Lisboa, alguém sabe quanto tempo está demorando atualmente para que essa averbação seja concluída?
@Rodrigueslrg Parabéns pela conquista!! Você enviou o processo de filho maior, para o ACP em fevereiro? Chegou a atualizar antes as etapas ou já atualizou tudo de uma vez e deu concluído? Eu enviei começo de março de 25, só pra saber se é o mesmo caso. No meu é o de pai pra filho ( maior ). Obrigado!
@Escadarj mandei do meu estado via DHL dia 11/02/25, chegou lá dia 24/02/25, foi gerada a senha e iniciado no sistema do IRN dia 05/03/25.
Sobre as bolinhas vai tudo no mesmo dia da conclusão mesmo... chegam dois e-mails, um da conclusão do processo, com o assento, e um de notificação de alteração do status do processo (imagino que seja a atualização das bolinhas).
O processo já foi analisado e falta apena decidir ou ainda está em análise e podem aparecer novas exigências?
É impossível afirmar com certeza, mas a experiência diz que é extremamente raro aparecerem novas exigências. Se você cumpriu as exigências que foram apresentadas, só precisa agora esperar a conclusão da análise do seu processo.
Espero que alguém aqui possa me ajudar. Meu caso se enquadra no Artigo 6.6 e foi submetido em 2022, portanto, já se passaram alguns anos sem nenhuma atualização sobre o andamento. Quando conversei com minha advogada pela última vez, há um ano, ela me disse para esperar e que poderia levar até 5 anos.
Também não recebi nenhuma solicitação de documentos ou requisitos adicionais, o que me faz questionar se isso é normal nesta fase.
Alguém que já passou por algo semelhante poderia compartilhar qual prazo eu deveria esperar, realisticamente? Qualquer informação seria muito importante.
Parabéns @Rodrigueslrg ! Estou na mesma situação que tu, só que enviei o meu processo de filho (através minha mãe que só tinha cidadania portuguesa) para Lisboa em Novembro de 2023. Se tivesse encontrado este fórum mais cedo...
Obrigada pela resposta pessoal! Realmente não nos resta nada a fazer a não ser aguardar e torcer para que as coisas melhorem num futuro próximo para o processo 1C em Lisboa.
Agora uma dúvida que eu fiquei e não encontrei resposta aqui no fórum nem pela internet: uma vez que você já tenha um processo de filho (1C) aberto na CRC de Lisboa (envio em 2024) é possível dar entrada no mesmo processo enviando para a ACP?
Bem interessante ver numa tabela essa movimentação.
Como você já tem os dados em uma planilha, será que conseguiria fazer uma "planilha-irmã" mostrando a evolução do "tempo de espera" para cada artigo?
Por exemplo, Artigo 2 em dez 2024: estavam processando os de abril 2022, ou seja o tempo de espera foi XX dias... Já em abril de 2026 estavam processando os de outubro/2022 e o "tempo de espera" passou a ser YYY dias.
Assim se veria a tendência desse "tempo de espera" para cada artigo.
Quanto às interpretações, acho que saltos em artigos que tem poucos processos não querem dizer muita coisa sobre a eficiência geral do sistema. Ao se processar uma pequena quantidade desses artigos, vai dar um salto temporal muito maior que, por exemplo, processar o mesmo número de sefarditas, residência etc.
Por outras fontes, se tem uma ideia geral do que representa(va) cada tipo de artigo. Por exemplo, todos desconfiam que 3.3, Base X etc são processos menos demandados.
Mesmo sendo de junho de 2025, a informação da distribuição do estoque de processos dá uma ideia geral (claro que esse dado não é só CRC, mas serve como um parâmetro). Como pode ver abaixo, uma série de artigos combinados chega a apenas 2% do total:
Do total de processos em análise:
31% correspondem a pedidos de naturalização por descendentes de judeus sefarditas portugueses;
20% a pedidos de naturalização por tempo de residência legal em Portugal (há pelo menos cinco anos);
15% a pedidos de atribuição a filhos de portugueses nascidos no estrangeiro;
14% a pedidos de aquisição pelo casamento ou união de facto com um português;
12% a pedidos de atribuição a netos de portugueses nascidos no estrangeiro;
6% a pedidos de aquisição por filhos menores ou incapazes de pai ou mãe que adquiriu a nacionalidade portuguesa;
2 % outros fundamentos previstos na Lei da Nacionalidade.
@ecoutinho , @guedesmarcia , @Vortex e todos participantes deste blog, Pessoal, queria uma percepção de quem já viu casos semelhantes de nacionalidade portuguesa (IRN), especialmente atribuição.
Meu processo é o 87xxx/21, entrou em junho de 2021. Houve projeto de indeferimento em 09/05/2025, ao qual respondi integralmente dentro do prazo (na verdade, em apenas 11 dias úteis, embora me tenham dado 30). A resposta foi recebida fisicamente pelo IRN em 30/05/2025 e registada no sistema em 02/06/2025.
Desde então, o processo encontra-se concluso / aguardando exclusivamente decisão final, sem novas exigências.
Tenho documentação administrativa do próprio IRN confirmando:
inexistência de novas pendências instrutórias, processo findou a fase instrutória;
processo apto para decisão;
processo aguardando decisão.
O portal continua a indicar essencialmente fase decisória (faltando apenas proposta/decisão final).
A minha dúvida objetiva para quem já viu casos parecidos:
Alguém já teve ou acompanhou processo que ficou tantos meses (quase 1 ano) parado exclusivamente na fase decisória, após instrução concluída?
Se sim:
qual foi a explicação?
acabou por sair decisão espontaneamente?
descobriram algum bloqueio interno?
era backlog normal ou algo anómalo?
o que realisticamente se pode esperar num caso destes?
Pergunto porque uma coisa é demora na instrução; outra é o processo estar há praticamente 12 meses apenas à espera do ato decisório final.
Tenho um amigo cujo processo 1D ficou cerca de 6 meses na fase de aprovação. As conservatórias, e em especial a CRC, não parecem ter procedimentos claros e eficientes para lidar com situações excecionais.
Quando um processo é distribuído a um conservador, normalmente permanece com ele até ao fim. Se o conservador entrar de férias, ficar afastado por motivos de saúde ou por qualquer outra razão, os processos sob a sua responsabilidade acabam por ficar parados, sem serem redistribuídos para outros conservadores.
A situação pode ser ainda pior quando um conservador se reforma, porque não parecem existir regras claras e rápidas para a redistribuição dos processos, o que faz com que alguns casos possam permanecer sem andamento durante bastante tempo.
O que poderá fazer é enviar um pedido de informação para o e-mail (registos.centrais@irn.mj.pt), caso o seu processo esteja na CRC.
Existe também outro e-mail para solicitações, embora eu não saiba se ainda está em funcionamento. Talvez alguém aqui consiga confirmar: rcentrais.naturalizacao2@irn.mj.pt
Além disso, pode contactar a Linha de Registos. É difícil conseguir atendimento por telefone, mas se insistir, especialmente no horário de início do expediente, normalmente consegue ser atendido. O número é:
Posso estar enganado, mas meu palpite é que seu processo vai concluir quando estiver próximo de completar 5 anos (o que na prática é nos próximos meses).
As datas intermediárias geralmente importam pouco, o que interessa mesmo é a duração do processo da entrada à finalização. No caso de netos em Lisboa está entre 4.5 a 5 anos. Como o seu teve uma exigência, provavelmente vai terminar no prazo maior (mais ou menos 5 anos).
No seu caso provavelmente a exigência surgiu na fase de análise dos oficiais de registo (que avaliam se a documentação está completa e com as formalidades todas como apostilas, selos, se há divergências de dados entre documentos etc para em tese o conservador só fazer a análise da fundamentação do pedido com base na lei da nacionalidade sem se preocupar se os nomes batem, se o documento está com apostila etc). Na vida real não funciona perfeitinho assim, mas as duas etapas de análise que acontecem são com esse objetivo: os oficiais “arredondam a bola” e o conservador só “chuta para o gol”. Em qualquer uma delas podem ocorrer exigências. Na primeira geralmente pedem algum documento faltante, alguma retificação; na segunda a exigência tem mais haver com documentos adicionais para fundamentar o pedido (um documento para comprovar a perfilhação etc).
Tente falar na Linha Registos. É um pouco chato pq tem que ligar às 9.00am de Lisboa, mas pelo menos o atendente vai conseguir ver um pouco mais de informação sobre se os documentos estão completos ou não etc.
Obrigado pelas respostas. Complementando minha pergunta anterior:
Meu processo completará 5 anos em 18 de junho, mas o que mais me intriga não é apenas o tempo global.
É o facto de estar há praticamente 1 ano exclusivamente na fase decisória, sem novas exigências, sem pendências instrutórias e com documentação administrativa indicando que apenas aguarda decisão final. O deferido.
Alguém aqui já passou ou acompanhou caso semelhante — processo quase a completar 5 anos, sendo cerca de 12 meses apenas à espera do ato decisório final?
Se sim:
descobriram qual era o bloqueio?
era questão de conservador específico?
férias/licença/aposentação?
backlog interno?
acabou por sair espontaneamente?
Queria perceber se alguém já viveu concretamente este cenário.
@Tregina se serve de consolo, o meu processo está em uma situação bem parecida.
Submetido em junho/2021, teve um exigência em agosto/2025 (casamento dos avós portugueses, que não precisou ser transcrito, pois eles casaram em Portugal) e desde então se encontra no despacho para decisão (datado de 20/08/2025).
Logo completará um ano, e ainda estou na expectativa.
Comentários
@Moari
Processo errado: 103760/19 TAIANE DIAS DE ARAUJO, como eu deveria solicitar o cancelamento ou encerramento, para quando sair o da minha mãe corretamente eu daria entrada de forma correta.
Eu não me preocuparia com isso. Se entrou em 2019, esse processo certamente já foi analisado e indeferido pois se você entrou como neta e é bisneta não havia fundamento para o pedido. Processos de 2019 foram concluídos por volta de 2021. Se quiser pode ligar na linha registos e perguntar o status, mas pela data certamente já foi inclusive arquivado.
@SergioM
Obrigado por esclarecer a data no gráfico. Não consegui obter confirmação de quando o consulado enviou o meu pedido para Lisboa. Recebi apenas um e-mail da funcionária a informar que, após receber o último documento solicitado, o meu pedido estava completo e que o enviaria para Lisboa. Não sei se ela o enviou nesse mesmo dia ou um mês depois.
Bom dia pessoal. Tabela de Lisboa saiu hoje. Infelizmente neto e filho maior continuam muito atrasados, nao andou nada para neto maior. Que tristeza!
Bom dia.
pelo meu acompanhamento e por puro achismo, me parece que a CRC está limpando algumas filas.
Por exemplo, 1c menores transcrição, em novembro de 2023 estava com atraso de 16 meses (analisando jul de 22), hoje está com atraso de 6 meses (análise setembro de 2025).
1d menores mesma coisa, em dezembro de 24 o atraso era de 6 meses (análise junho de 23), hoje o atraso é de 3 meses (análise janeiro de 26) e ainda temos que considerar que fevereiro de 2026 estavam analisando janeiro de 2025 e em março de 26 deu um salto para janeiro de 26, ou seja, em 1 mês analisaram quase 1 ano de processos.
3.3 também, de dezembro de 24 até hoje foram 4,5 anos de análise.
Mesma coisa os Artigos 6 (todos eles), a maioria teve movimentação, e pelo meu acompanhamento de dezembro de 24 até hoje, metade deles movimentou quase 2 anos e o 6.9 movimentou quase 4 anos.
Não sei se é só achismos meu ou se é a realidade, mas vamos pensar positivo, quem sabe daqui uns meses não tem essa força tarefa (se é que realmente está tendo) também nos processos de filho que são simples??
Não há artigo 6.8 na tabela ???obrigada
@Tatiana89 5ª linha de baixo para cima
@Moari @ecoutinho
o @ecoutinho está absolutamente correto. Eu não tinha prestado atenção à data de entrada do processo.
Pessoal, passando para agradecer a todos que interagem aqui no fórum.
Hoje foi concluído o meu processo de filho entregue no ACP no final de Fevereiro de 2025.
Este é o meu primeiro comentário aqui, mas li bastante todas interações e os comentários de todos... Obrigado!
@Giulia1609
@Rodrigueslrg
Parabéns pela sua conquista. Espero que, um dia, todos no ‘Presídio dos Registos Centrais’ também conquistem a sua liberdade.
@BrunoPegorelli concordo plenamente. Pra mim, a CRCentrais focou em reduzir as filas dos menores em detrimento dos maiores.
Eu estou aguardando averbação de divorcio no meu assento de nascimento, o tribunal enviou para conservatória de Lisboa, alguém sabe quanto tempo está demorando atualmente para que essa averbação seja concluída?
@Rodrigueslrg Parabéns pela conquista!! Você enviou o processo de filho maior, para o ACP em fevereiro? Chegou a atualizar antes as etapas ou já atualizou tudo de uma vez e deu concluído? Eu enviei começo de março de 25, só pra saber se é o mesmo caso. No meu é o de pai pra filho ( maior ). Obrigado!
@Escadarj mandei do meu estado via DHL dia 11/02/25, chegou lá dia 24/02/25, foi gerada a senha e iniciado no sistema do IRN dia 05/03/25.
Sobre as bolinhas vai tudo no mesmo dia da conclusão mesmo... chegam dois e-mails, um da conclusão do processo, com o assento, e um de notificação de alteração do status do processo (imagino que seja a atualização das bolinhas).
Olá pessoal,
poderiam me dar uma ajuda?
meu processo de neto está assim
Caiu em exigência em janeiro, foi cumprida e passou a fica desse jeito ai.
Perguntas:
O processo já foi analisado e falta apena decidir ou ainda está em análise e podem aparecer novas exigências?
Obrigado.
@fabiofcd
O processo já foi analisado e falta apena decidir ou ainda está em análise e podem aparecer novas exigências?É impossível afirmar com certeza, mas a experiência diz que é extremamente raro aparecerem novas exigências. Se você cumpriu as exigências que foram apresentadas, só precisa agora esperar a conclusão da análise do seu processo.
Boa sorte!
Prezada Comunidade, Bom Dia!
Espero que alguém aqui possa me ajudar. Meu caso se enquadra no Artigo 6.6 e foi submetido em 2022, portanto, já se passaram alguns anos sem nenhuma atualização sobre o andamento. Quando conversei com minha advogada pela última vez, há um ano, ela me disse para esperar e que poderia levar até 5 anos.
Também não recebi nenhuma solicitação de documentos ou requisitos adicionais, o que me faz questionar se isso é normal nesta fase.
Alguém que já passou por algo semelhante poderia compartilhar qual prazo eu deveria esperar, realisticamente? Qualquer informação seria muito importante.
Obrigada e um grande abraço a todos.
Processo 1C na CRC: novas fases de acompanhamento
@bru
@BrunoPegorelli
Obrigada pela sua análise. Por que os pedidos de casamento não estão avançando? Só progrediram 45 dias no último ano e meio :(
Parabéns @Rodrigueslrg ! Estou na mesma situação que tu, só que enviei o meu processo de filho (através minha mãe que só tinha cidadania portuguesa) para Lisboa em Novembro de 2023. Se tivesse encontrado este fórum mais cedo...
@unknownghost bom dia! Acho todo mundo tá nessa rsrs. É o normal atualmente!
Obrigada pela resposta pessoal! Realmente não nos resta nada a fazer a não ser aguardar e torcer para que as coisas melhorem num futuro próximo para o processo 1C em Lisboa.
Agora uma dúvida que eu fiquei e não encontrei resposta aqui no fórum nem pela internet: uma vez que você já tenha um processo de filho (1C) aberto na CRC de Lisboa (envio em 2024) é possível dar entrada no mesmo processo enviando para a ACP?
@BrunoPegorelli
Bem interessante ver numa tabela essa movimentação.
Como você já tem os dados em uma planilha, será que conseguiria fazer uma "planilha-irmã" mostrando a evolução do "tempo de espera" para cada artigo?
Por exemplo, Artigo 2 em dez 2024: estavam processando os de abril 2022, ou seja o tempo de espera foi XX dias... Já em abril de 2026 estavam processando os de outubro/2022 e o "tempo de espera" passou a ser YYY dias.
Assim se veria a tendência desse "tempo de espera" para cada artigo.
Quanto às interpretações, acho que saltos em artigos que tem poucos processos não querem dizer muita coisa sobre a eficiência geral do sistema. Ao se processar uma pequena quantidade desses artigos, vai dar um salto temporal muito maior que, por exemplo, processar o mesmo número de sefarditas, residência etc.
Por outras fontes, se tem uma ideia geral do que representa(va) cada tipo de artigo. Por exemplo, todos desconfiam que 3.3, Base X etc são processos menos demandados.
Mesmo sendo de junho de 2025, a informação da distribuição do estoque de processos dá uma ideia geral (claro que esse dado não é só CRC, mas serve como um parâmetro). Como pode ver abaixo, uma série de artigos combinados chega a apenas 2% do total:
Do total de processos em análise:
31% correspondem a pedidos de naturalização por descendentes de judeus sefarditas portugueses;
20% a pedidos de naturalização por tempo de residência legal em Portugal (há pelo menos cinco anos);
15% a pedidos de atribuição a filhos de portugueses nascidos no estrangeiro;
14% a pedidos de aquisição pelo casamento ou união de facto com um português;
12% a pedidos de atribuição a netos de portugueses nascidos no estrangeiro;
6% a pedidos de aquisição por filhos menores ou incapazes de pai ou mãe que adquiriu a nacionalidade portuguesa;
2 % outros fundamentos previstos na Lei da Nacionalidade.
Boa noite a todos,
@ecoutinho , @guedesmarcia , @Vortex e todos participantes deste blog, Pessoal, queria uma percepção de quem já viu casos semelhantes de nacionalidade portuguesa (IRN), especialmente atribuição.
Meu processo é o 87xxx/21, entrou em junho de 2021. Houve projeto de indeferimento em 09/05/2025, ao qual respondi integralmente dentro do prazo (na verdade, em apenas 11 dias úteis, embora me tenham dado 30). A resposta foi recebida fisicamente pelo IRN em 30/05/2025 e registada no sistema em 02/06/2025.
Desde então, o processo encontra-se concluso / aguardando exclusivamente decisão final, sem novas exigências.
Tenho documentação administrativa do próprio IRN confirmando:
O portal continua a indicar essencialmente fase decisória (faltando apenas proposta/decisão final).
A minha dúvida objetiva para quem já viu casos parecidos:
Alguém já teve ou acompanhou processo que ficou tantos meses (quase 1 ano) parado exclusivamente na fase decisória, após instrução concluída?
Se sim:
Pergunto porque uma coisa é demora na instrução; outra é o processo estar há praticamente 12 meses apenas à espera do ato decisório final.
@Tregina
Tenho um amigo cujo processo 1D ficou cerca de 6 meses na fase de aprovação. As conservatórias, e em especial a CRC, não parecem ter procedimentos claros e eficientes para lidar com situações excecionais.
Quando um processo é distribuído a um conservador, normalmente permanece com ele até ao fim. Se o conservador entrar de férias, ficar afastado por motivos de saúde ou por qualquer outra razão, os processos sob a sua responsabilidade acabam por ficar parados, sem serem redistribuídos para outros conservadores.
A situação pode ser ainda pior quando um conservador se reforma, porque não parecem existir regras claras e rápidas para a redistribuição dos processos, o que faz com que alguns casos possam permanecer sem andamento durante bastante tempo.
O que poderá fazer é enviar um pedido de informação para o e-mail (registos.centrais@irn.mj.pt), caso o seu processo esteja na CRC.
Existe também outro e-mail para solicitações, embora eu não saiba se ainda está em funcionamento. Talvez alguém aqui consiga confirmar: rcentrais.naturalizacao2@irn.mj.pt
Além disso, pode contactar a Linha de Registos. É difícil conseguir atendimento por telefone, mas se insistir, especialmente no horário de início do expediente, normalmente consegue ser atendido. O número é:
+351 211 544 475 ou +351 213 817 600
@Alex_Pereira Então eu só tenho que esperar? O meu se enquadra nesta categoria correta.
@Tregina
Posso estar enganado, mas meu palpite é que seu processo vai concluir quando estiver próximo de completar 5 anos (o que na prática é nos próximos meses).
As datas intermediárias geralmente importam pouco, o que interessa mesmo é a duração do processo da entrada à finalização. No caso de netos em Lisboa está entre 4.5 a 5 anos. Como o seu teve uma exigência, provavelmente vai terminar no prazo maior (mais ou menos 5 anos).
No seu caso provavelmente a exigência surgiu na fase de análise dos oficiais de registo (que avaliam se a documentação está completa e com as formalidades todas como apostilas, selos, se há divergências de dados entre documentos etc para em tese o conservador só fazer a análise da fundamentação do pedido com base na lei da nacionalidade sem se preocupar se os nomes batem, se o documento está com apostila etc). Na vida real não funciona perfeitinho assim, mas as duas etapas de análise que acontecem são com esse objetivo: os oficiais “arredondam a bola” e o conservador só “chuta para o gol”. Em qualquer uma delas podem ocorrer exigências. Na primeira geralmente pedem algum documento faltante, alguma retificação; na segunda a exigência tem mais haver com documentos adicionais para fundamentar o pedido (um documento para comprovar a perfilhação etc).
Tente falar na Linha Registos. É um pouco chato pq tem que ligar às 9.00am de Lisboa, mas pelo menos o atendente vai conseguir ver um pouco mais de informação sobre se os documentos estão completos ou não etc.
@Vortex , @ecoutinho ,
Obrigado pelas respostas. Complementando minha pergunta anterior:
Meu processo completará 5 anos em 18 de junho, mas o que mais me intriga não é apenas o tempo global.
É o facto de estar há praticamente 1 ano exclusivamente na fase decisória, sem novas exigências, sem pendências instrutórias e com documentação administrativa indicando que apenas aguarda decisão final. O deferido.
Alguém aqui já passou ou acompanhou caso semelhante — processo quase a completar 5 anos, sendo cerca de 12 meses apenas à espera do ato decisório final?
Se sim:
Queria perceber se alguém já viveu concretamente este cenário.
@Tregina se serve de consolo, o meu processo está em uma situação bem parecida.
Submetido em junho/2021, teve um exigência em agosto/2025 (casamento dos avós portugueses, que não precisou ser transcrito, pois eles casaram em Portugal) e desde então se encontra no despacho para decisão (datado de 20/08/2025).
Logo completará um ano, e ainda estou na expectativa.