Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1838839840841842844»

Comentários

• @diogo cortez

No meu caso tive que transcrever já que mudei meu nome quando casei. Quando o processo de cidadania é concluído a certidão ( assento ) é exatamente igual ao do nascimento, ou seja, no meu caso meu nome de solteira.

Sem a transcrição minha filha não poderia solicitar sua cidadania.

Quer o custo ? Uma certidão de inteiro teor ( a de casamento ) = 250,00, uma certidão de nascimento do estrangeiro = do Consulado 180,00, um reconhecimento de assinatura no formulärio do Consulado = 23,00, 3 apostilamentos = 570,00 , Sedex ( no meu caso para a mesma cidade ) = 34,00. No total mais ou menos R$ 1060,00.

Qualquer dúvida que eu possa ajudar estou por aqui !

• RaphaxxRaphaxx Member

Bom dia a todos

@FernandoFeraka, parabens pelo andamento do processo. No entanto poderia informar se o seu processo está no Porto ou Lisboa? Obrigado!

• @FernandoFeraka

Caramba, uma movimentação no mês 04/22!

Eu to acompanhando dois processos que tem a exata mesma da que você: 11/04/2022.

Os daqui estão em Lisboa. Você também? Teve algum tipo de prioridade? Sei que isso praticamente caiu, mas vai que você conseguiu de alguma forma.

Torcer pra logo chegar minha vez! De qualquer forma, bom saber que estão se movimentando.

• Bom dia,

@noya93 omeu processo esta no CRC de Lisboa, entrou em exigência em 09/05/25. Cumprida em 02/06/25, ficou sem movimentação ate 19/01/26 quando foi reanalisado pela conservadora adjunta Maria Leonor Baptista e Ferro Pereira. Ele pelo que sei esta com a conservadora: Andrea Tomaz Henriques das Neves, segundo a certião que solicitei ao IRN.

• Bom dia,

@mmarquesjulia , Como assim a AIMA esta sendo o gargalo das cidadanias??? O que a AIMA tem com a Lei da Nacionalidade?? O meu esta para decisão desde que foi completa a ultima instrução em 02/06/25. Depois de 8 meses de espera foi reanalisado pela conservadora adjunta em 19/01/26.

• editado 3:40PM

@gabrielbarrella e @Raphaxx boa tarde.

Sim, o processo está em Lisboa.

Acho que final de 2023 ou inicio de 2024, um pouco antes da conservatória cancelar a urgência por idade, "eu joguei um verde para colher maduro" porque meu pai tinha feito 76 anos.

Pode ser que eles acataram, mas a gente não tem como saber ao certo.

• @Tregina

Aparentemente, as verificações policiais portuguesas são realizadas pela AIMA. Estão a ocorrer atrasos significativos. Este tem sido o problema reportado. Portanto, sim, o IRN é responsável pela nacionalidade, mas esta fase do processo requer a intervenção da AIMA.

• editado 6:17PM

@Tregina

Como assim a AIMA esta sendo o gargalo das cidadanias??? O que a AIMA tem com a Lei da Nacionalidade?? O meu esta para decisão desde que foi completa a ultima instrução em 02/06/25. Depois de 8 meses de espera foi reanalisado pela conservadora adjunta em 19/01/26.

Com exceção dos processos de filhos, que não dependem de ninguém fora do IRN, nos demais processos o IRN precisa fazer consultas a três entidades externas (AIMA, Polícia Judiciária e outra que não lembro) para saber a situação do requerente, se tem registro criminal em Portugal etc. Destas, aparentemente a AIMA é onde a coisa "enrosca".

• LilaDiasLilaDias Member

@Tregina

Quando o seu processo foi reanalisado em 19/01/26 pela conservadora adjunta Maria Leonor Baptista e Ferro Pereira, houve alguma atualização no site ou vc só soube disso por meio da certidao?

Pergunto porque o processo do meu pai está com exigência a ser analisada pela mesma conservadora.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.