Status de andamento de processos CRC Lisboa e ACP

14748505253

Comentários

• CRC está indo a todo vapor, mantenham a fé que todos iremos chegar ao objetivo! O meu atualizou hoje, processo artigo 1D Neto.

• @Hbianchi que boa noticia, obrigada por compartilhar! Eles enviaram pelo WhatsApp?

• Creio que a senhora esteja perguntando da senha de consulta, certo? O meu chegou no e-mail do advogado que me auxiliou. A consulta foi feita normalmente no site da consulta. https://meu.registo.justica.gov.pt/Pedidos/Consultar-estado-do-processo-de-nacionalidade?pk_vid=fa881afd340374281773785507f3b10e

Na época eu acabei solicitando auxílio de terceiros para fazer o pedido.

• @Hbianchi, Entendi, obrigada!

• Recebi hoje a tabela do mês de fevereiro do ACP

• O que me impressiona nessas tabelas (e confesso que sempre olho para elas com algum ceticismo) é que netos maiores parece que está sempre empacado. Fico curioso se o motivo é apenas a famosa "consulta às entidades externas" (aka AIMA).

• @feeh_ls

Na minha opinião, a aprovação de um ou dois processos por mês é prova de que a fila praticamente não anda. Os números não mentem e revelam uma realidade preocupante.

Em 2022, deram entrada entre 4.000 e 5.000 processos 1C por mês. Mesmo que a CRC analisasse 100 processos por semana, levaria cerca de um ano apenas para analisar os processos que entraram no mês de fevereiro de 2022 — ou cerca de 10 anos para analisar todos os processos de 2022.

Não podemos deixar que as nossas expectativas sejam superiores à realidade. A única solução passaria por um aumento muito significativo do número de conservadores, o que, na atual conjuntura política, é simplesmente impensável.

Os processos submetidos através dos consulados estão a ser analisados porque a CRC tem de responder a essas entidades. Já no caso dos cidadãos que submetem os pedidos por iniciativa própria, não existe a mesma urgência de resposta.

• @Mims

É de esperar que o pedido de retirada do processo seja tratado como qualquer outro, sendo processado e integrado na respetiva fila, podendo demorar alguns anos até ser apreciado.

• Atualizando. Processo do ACP de uma neta de português.

• @ecoutinho

O motivo é simples: a naturalização de filhos tem apresentado um crescimento exponencial. Atualmente, existem quase 1 milhão de processos acumulados; se forem aprovados, poderão resultar em cerca de 3 milhões de novos processos. Por sua vez, esses poderão gerar outros 9 milhões de pedidos no futuro.

O país não tem capacidade para suportar esse ritmo de crescimento.

A Itália já está discutindo e votando alterações na lei, com o objetivo de deixar de reconhecer filhos de cidadãos nascidos no exterior. A paralizacao dos processos 1C dará tempo para que os legisladores em Portugal também possam rever a legislação e evitar um cenário de sobrecarga e possível desorganização do sistema.

• Boa tarde prezados,

Alguem sabe se tem algum grupo no telegram ou whatsapp ou ate mesmo facebook de acompanhamento de processos 1D maiores na CRC lisboa? Gostaria de saber!

• editado March 18

@Vortex

O motivo é simples: a naturalização de filhos tem apresentado um crescimento exponencial. Atualmente, existem quase 1 milhão de processos acumulados; se forem aprovados, poderão resultar em cerca de 3 milhões de novos processos. Por sua vez, esses poderão gerar outros 9 milhões de pedidos no futuro.

Poderia esclarecer de onde veio o número de 1 milhão de processos de atribuição de filhos acumulados? Segundo os números do IRN (aqui) a posição em janeiro de 2026 é de aproximadamente 500 mil pendentes, consideranto todos tipos de pedido (filhos, netos, sefarditas, residência etc), o que corresponde aproximadamente à média do fluxo de entrada (barra azul) de dois anos. Sem dúvida é alto e inaceitável, mas não tem nada exponencial aqui, pelo contrário, o que você vê é uma linearidade clara (as curvas médias de todas as métricas são linhas retas e não curvas exponenciais).

Eu tenho dificuldade em comprar esse argumento de que há uma avalanche de pedidos. Os números não dizem isso. Observe que última grande mudança para "facilitar" a obtenção da nacionalidade foi a mudança da "lei dos netos" foi em 2020, mas se vc desconsiderar 2022 que é um outlier (quando houve uma corrida para entrada de pedidos pela via sefardita por conta de uma mudança na lei tornando essa via mais restrita) o fluxo de entrada continuou no mesmo patamar que estava em 2017, 2018 e 2019. Mesmo 2020 e 2021 que foram os anos da pandemia mantiveram a mesma média de entradas.

O que realmente mudou foi o ritmo de aprovação (barra verde) caiu e por conta disso o "estoque" (barra amarela) está acumulando ano após ano. Novamente, tudo linear. Para mim tem cara de má gestão.

O país não tem capacidade para suportar esse ritmo de crescimento.

Desculpe, mas isso também não encontra base nos dados. Segundo os dados oficiais do INE (o IBGE de Portugal) no relatório publicado em setembro de 2025 (disponível aqui), diz que:

Entre 2024 e 2100, de acordo com o cenário central de projeção:

Portugal perderá população, dos atuais 10,7 para 8,3 milhões de pessoas.

O número de jovens diminuirá de 1,4 para cerca de 1,0 milhão.

• O número de idosos passará de 2,6 para 3,1 milhões.

• O índice de envelhecimento em Portugal aumentará gradualmente até 2060, ano em que tenderá a estabilizar.

A população em idade ativa (dos 15 aos 64 anos) diminuirá de 6,8 para 4,2 milhões de pessoas.

• O índice de dependência de idosos (quociente entre o número de pessoas com 65 e mais anos e o número de pessoas dos 15 aos 64 anos) poderá aumentar de forma acentuada, resultante do decréscimo da população em idade ativa, a par do aumento da população idosa. Este índice passará de 39 para 73 idosos, por cada 100 pessoas em idade ativa, entre 2024 e 2100.

• O índice de dependência de jovens (quociente entre o número de pessoas dos 0 aos 14 anos e o número de pessoas dos 15 aos 64 anos) tenderá a manter-se estável, passando de 20 para 23 jovens por 100 pessoas em idade ativa, entre 2024 e 2100.

Observe que na página 3 do relatório há cenários projetando não apenas cidadãos, mas o número de pessoas residindo em Portugal. Mesmo no cenário mais "pessimista" (em que o fluxo migratório aumenta e a taxa de fecundidade aumenta) a população cresceria do atual 10,7 Milhões para 11.6 milhões até o ano de 2100.

Não consigo ver como "o país não vai suportar esse ritmo de crescimento" que ao fim e ao cabo é de 7,6% em 75 anos (pode fazer a conta). Isso no "pior" caso, pois o mais provável é que ocorra o cenário do meio, ou seja, que a população caia para 8,3 milhões (queda de 22,54% da população em 75 anos, isso sim um desastre).

A paralizacao dos processos 1C dará tempo para que os legisladores em Portugal também possam rever a legislação e evitar um cenário de sobrecarga e possível desorganização do sistema.

Sem palavras para descrever o quanto acho absurdo e desconectado da realidade, do começo ao fim... Para mim é apenas o discurso vazio que a extrema direita portuguesa vende.

O que o governo e a sociedade portuguesa deveriam realmente estar discutindo é como tornar a economia portuguesa mais competitiva no mundo atual e como criar desenvolvimento econômico e atrair as pessoas para o interior de Portugal, pois a dor que dói no calo das pessoas é causada pelo fato de que a população ativa basicamente está concentrada em Lisboa e Porto. Isso causa uma crise imobiliária e sobrecarga nesses centros enquanto o interior é cheio de cidades fantasmas. O fantasma da imigração é só um espantalho, que por sinal é usado em todos países da Europa para fugir dos problemas reais.

• @ecoutinho

Parabéns pelas palavras.

Somente um adendo nos números que apresentou...

esse gráfico do IRN me parece que não é atualizado desde jun/jul de 2025 (eu pelo menos tenho acompanhado ele desde nov/25 e os números não mudaram) e já vi algumas notícias dizendo sobre isso.

Já vi também algumas reportagens em que dizem que o número de processos acumulados até 2025 seria de 700 mil.

Mas, pensando estatisticamente e, considerando que o gráfico não é atualizado desde junho ou julho de 2025, podemos ter o seguinte cenário:

Em média, a partir de 2021 (com exceção de 2022) são entrados em torno de 270 mil processos por ano e deferidos cerca de 200 a 220 mil/ano.

Então, pensando que o gráfico está contemplando apenas metade do ano de 2025 e foram entrados 121 mil processos, podemos dizer em 2025 foram entrados o dobro, cerca de 240 mil processos ou até 270 mil processos.

Considerando ainda que foram deferidos até metade do ano de 2025 92 mil processos, podemos considerar que até o fim do ano foram deferidos cerca de 180 mil processos (ou entre 150 e 200 mil processos deferidos).

Nessa linha, temos aí um acúmulo de processos a serem analisados, apenas do ano de 2025, cerca de 50 a 70 mil processos, o que, exponencialmente é a média anual de acúmulos dos últimos 4 anos (2021 a 2024 inteiro e metade de 2025).

Em resumo e, considerando essas estimativas, podemos pensar que existem hoje acumulados uns 600k de processos ou os 700k que li.

Mas jamais pensar que só os processos de filhos tem mais de 1 milhão acumulados.

• @ecoutinho

Nas palavras do próprio presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Registos e Notariado: " O" STRN critica a “falta de transparência” do IRN na divulgação das pendências e do tipo de processos em causa.

“Temos apenas estimativas e nem sequer conseguimos saber qual é a nacionalidade de origem” dos pedidos de nacionalidade por naturalização.

Acresce que as alterações à lei da nacionalidade e as dinâmicas da imigração têm um impacto direto nas conservatórias, ao aumentarem a procura por serviços que enfrentam uma saída constante de pessoal, sem a correspondente contratação de novos funcionários. Como salientou Arménio Maximino, a média etária dos trabalhadores do IRN ronda atualmente os 60 anos."

Estes números divulgados fazem parte de um sistema tão deficiente quanto o próprio sistema de análise de processos. O IRN vive um verdadeiro caos, e nenhum dos números apresentados corresponde à realidade.

• editado March 18

@BrunoPegorelli

esse gráfico do IRN me parece que não é atualizado desde jun/jul de 2025 (eu pelo menos tenho acompanhado ele desde nov/25 e os números não mudaram) e já vi algumas notícias dizendo sobre isso.

Obrigado por esclarecer, e isso faz sentido pois os números de 2025 pareciam menores que o histórico e eu não estava encontrando uma razão para isso. Se encontrar a referência de não atualizaram os números de 2025 compartilhe p favor.

De qualquer forma, mesmo se excluir 2025 o racional continua válido.

Nessa linha, temos aí um acúmulo de processos a serem analisados, apenas do ano de 2025, cerca de 50 a 70 mil processos, o que, exponencialmente é a média anual de acúmulos dos últimos 4 anos (2021 a 2024 inteiro e metade de 2025).

Correto, acumulam todo ano aproximadamente 70 mil novos casos pendentes, mas permita ser chato: exponencialmente não, linearmente.

Uma curva que cresce exponencialmente teria uma "cara" como as abaixo, em que o crescimento fica maior conforme o "estoque" acumula (como uma dívida de cheque especial ou cartão de crédito no rotativo):

O que estamos vendo tem seguinte aparência (crescimento linear), ou seja, cresce a mesma quantidade (+ ou - 70 mil/ano) sempre, independente do "tamanho do estoque":

Sei que parece chatice, mas essas coisas têm nomes diferentes por um motivo e, como engenheiro, essas imprecisões me doem muito rsrs

• editado March 18

@Vortex

Nas palavras do próprio presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Registos e Notariado: " O" STRN critica a “falta de transparência” do IRN na divulgação das pendências e do tipo de processos em causa.

É importante ter em mente que o presidente do sindicato dos trabalhadores do IRN tem interesse em pintar um número pior que o oficial, mas vamos por um minuto dar a ele o benefício da dúvida e assumir que o que ele diz é verdade. Ainda assim a história de que o país não suportaria esses novos cidadãos não para de pé. Nem todos vivem em território português e os que já vivem não vão fazer diferença apenas pelo fato de deixarem de ser imigrantes e se tornarem cidadãos. Os números do INE (não do IRN) mostram que isso não vai fazer diferença. A bem da verdade Portugal precisaria de mais deles para evitar que a população economicamente ativa decresça, segundo os dados oficiais do INE.

Acresce que as alterações à lei da nacionalidade e as dinâmicas da imigração têm um impacto direto nas conservatórias, ao aumentarem a procura por serviços que enfrentam uma saída constante de pessoal, sem a correspondente contratação de novos funcionários.

A primeira parte não tem base nos dados: o número de pedidos não aumentou, mas a parte final (que grifei) sim. Não havia contratações novas há mais de 20 anos a obviamente nesse tempo pessoas saem pelos mais diversos motivos (aposentadoria, óbito, troca de emprego etc) e não houve reposição desse pessoal. De qualquer forma isso mais confirma a estatística oficial (de que o problema está no ritmo de análise/aprovação/reprovação) do que desmente.

Estes números divulgados fazem parte de um sistema tão deficiente quanto o próprio sistema de análise de processos. O IRN vive um verdadeiro caos, e nenhum dos números apresentados corresponde à realidade.

Os números do INE também não correspondem à realidade? O órgão existe desde 1815 e é o que gera os dados oficiais e o censo que o Estado (não o governo) usa para tomar decisões de longo prazo e que divulga para fora. Não me leve a mal, mas se formos discutir se esses números são ou não confiáveis vamos terminar argumentando se a Terra realmente é redonda ou se fomos enganados esse tempo todo por Colombo, Vasco da Gama e pelos astronautas da Nasa, todos parte de um complô internacional.

Eu entendo que as pessoas se sintam frustradas com os problemas e a incompetência crônica dos governos, mas quando paramos de analisar dados e fatos e vamos para o campo do "está tudo errado", "é tudo mentira", "nada é confiável", perdemos a capacidade de analisar os problemas e viramos alvo para todo tipo de desinformação. É tudo que os demagogos de plantão querem.

• Olá, bom dia. Eu fiz o meu processo de nacionalidade através do consulado e, pelo que sei, o consulado normalmente não envia a senha de acesso. Disseram me que, se eu enviasse um email ou ligasse para o registo, é possível que me possam fornecer a senha. Já passou mais de um ano desde que entreguei os documentos, por isso acredito que o processo já deva estar registado. Gostaria de saber se é possível obter a senha de acesso e também saber em que estado se encontra o meu processo

• Alguém aqui tem informação mais detalhada do que aconteceu com os processos das datas de "Para Decisão" de 29/09/2024?

Outra coisa, alguém de vocês tem alguma ideia de como estão as análises por tempo de residência no ACP?

Obrigado desde já.

• Alô! Alguém já tem a tabela da ACP atualizada de Março (6.1)? Eu havia visto em alguma das páginas desse fórum explicando como fazia para ter acesso à isso, mas perdi o comentário e já não me lembro mais, se alguém puder me explicar, agradeço muito!!

• @rwieler

Alguém aqui tem informação mais detalhada do que aconteceu com os processos das datas de "Para Decisão" de 29/09/2024?

Essa informação de que o processo foi "para decisão" nessa data na verdade foi apenas uma "sujeira" de quando fizeram a migração dos processos do sistema antigo para o novo. O dia 29/09/2024 foi justamente a data em que essa mudança de sistema aconteceu. Ignore esse dado, pois ele não diz nada, e leve em consideração o que realmente interessa: quando o processo iniciou, o tipo de processo e a conservatória em que ele está.

• @Luisdmatos

Pelo que me consta esses processos não geram código de acompanhamento, mas se quiser arriscar pode tentar ligar na Linha Registos e verificar o status e aproveitar para pedir o código de acompanhamento (se ele existir).

Obter informações sobre o andamento do processo - Linha Registos

• @ecoutinho ou alguém que possa me elucidar uma dúvida. Na última tabela ACP postada consta que os processos 1C feitos por meio de inscrição a serem atualmente analisados são os de jan/2026.

Indago como isso pode ser possível se o atendimento presencial foi encerrado em julho do ano passado.

A dita modalidade "por inscrição" não se refere apenas a processos entregues em pessoa no balcão?

• A título de curiosidade. Pedi ao chatgpt uma estimativa do impacto que teria em potenciais futuros candidatos a nacionalidade, se aprovados todos os processos pendentes.

Aqui vai uma conclusão clara, estruturada e fiel ao modelo que construímos 👇

🧾 Conclusão — Estimativa do impacto da aprovação dos processos pendentes

🧠 Metodologia utilizada

A estimativa foi construída em três etapas principais:

1. 📊 Decomposição do estoque de processos

Partiu-se de um universo de ~515 mil processos pendentes, distribuídos por tipo com base em padrões recentes:

• ~40% judeus sefarditas
    • ~25% atribuição (filhos + netos)
    • ~20% naturalização (residência)
    • ~15% outros (casamento, etc.)

2. ⚙️ Definição de “taxas de propagação”

Cada tipo de processo recebeu um coeficiente de geração de novos pedidos, baseado em:

• Capacidade legal de transmissão da nacionalidade
    • Perfil demográfico (idade, filhos, etc.)

TipoTaxa estimadaJustificativa

Sefarditas~0,2 Adultos, baixo efeito familiar

Atribuição~0,8 Forte transmissão intergeracional

Naturalização~0,3 Transmissão limitada (sobretudo filhos menores)

Outros~0,4 Efeito intermediário3. 🔁 Modelagem em duas gerações

O impacto foi calculado em:

• 1ª geração → novos processos diretos após aprovação
    • 2ª geração → efeito cascata (principalmente da atribuição)

📈 Resultado final

➜ Impacto estimado:

• ~206 mil novos processos (1ª geração)
    • ~62 mil adicionais (2ª geração)

📊 Total acumulado:

EtapaTotalBase (pendentes)515 mil+ 1ª geração+206 mil+ 2ª geração+62 milTotal projetado~780 mil processos🎯 Interpretação final

• A aprovação total dos processos pendentes geraria um aumento de cerca de 50% no volume total, não uma explosão exponencial.
    • O crescimento é fortemente amortecido pelo peso dos processos de judeus sefarditas, que têm baixo efeito multiplicador.
    • O verdadeiro motor de crescimento de longo prazo continua sendo a atribuição por descendência, não a naturalização.

🧩 Síntese em uma frase

O sistema tem um efeito multiplicador relevante, mas controlado — e dependente sobretudo da transmissão familiar, não do volume bruto de naturalizações.

• @pedro1008

Na última tabela ACP postada consta que os processos 1C feitos por meio de inscrição a serem atualmente analisados são os de jan/2026.

Indago como isso pode ser possível se o atendimento presencial foi encerrado em julho do ano passado.

Pois é! Realmente essa linha da tabela não faz sentido algum e meu palpite (pq confirmação mesmo acho que só quem trabalha no ACP conseguiria ter) é que essa informação na verdade quer dizer é que "não há processos pendentes". Talvez tenham mantido a linha no modelo da tabela mesmo depois de encerrar o atendimento presencial.

Teve um colega que queria de qualquer forma usar essa modalidade (afinal, o que aparece na tabela é tentador rs) e estávamos tendo exatamente essa discussão aqui pois não acredito que realmente tenha processos de filho maior que entraram em Janeiro e foram aprovados em fevereiro.

A dita modalidade "por inscrição" não se refere apenas a processos entregues em pessoa no balcão?

Pelo que consta, sim.

• @pedro1008

A simulação faz sentido, vale lembrar também que os processos adicionais (que a IA estimou em 260K, mas obviamente pode ser um pouco mais ou um pouco menos) não entram todos de uma vez, estão espalhados ao longo dos anos pois os processos dos quais dependem tem tempos diferentes.

No fim das contas o problema é: entram todo ano um número de processos que é maior que a capacidade de aprovarem. Precisam aumentar a capacidade de análise (aprovar ou indeferir) para que essa capacidade seja ligeiramente maior que a de entrada. Precisam sim de mais gente, mas também trabalhar em alguns gargalos de processo (como a AIMA).

Eu entendo que não é simples fazer, mas não é ciência de foguete. No fim do dia me parece que não resolvem primeiro por que não é a prioridade, segundo pq há sim um certo grau de incompetência principalmente dos governos (afinal dizerem que implantaram sistema novo usando "IA" dá manchete de jornal, mas fazer o bom e velho trabalho de gestão de uma linha de produção é old school, não dá manchete, post chique em rede social e nem voto).

• De acordo com a tabela do @Bhoye o ACP está um bocado atrás da CRC em processos 6.1 (Out/23 x Jan/24). Estou enganado?

• @ecoutinho

Teve um colega que queria de qualquer forma usar essa modalidade (afinal, o que aparece na tabela é tentador rs) e estávamos tendo exatamente essa discussão aqui pois não acredito que realmente tenha processos de filho maior que entraram em Janeiro e foram aprovados em fevereiro.

Uma hipótese seriam processos de outras conservatórias, já analisados, transferidos para a ACP apenas para finalização. Hipótese remota, mas não impossível. Poderia ser até um teste ou verificação do trabalho dos novos conservadores. Pura especulação da minha parte.

• Por mim podiam até cobrar uma taxa obrigatória de 100 euros anual ou algo assim de quem tem a cidadania e mora fora pra fazer as coisas funcionarem como se deve, mas desse jeito não tem condições. Simplesmente não há nenhum tipo de respeito à lei, a direitos, a nada do tipo em relação a imigrantes...

• As tabelas que eles enviam mostra uma coisa porém nem sempre é, processo de filho Maior já tem 4 anos e 3 mês, processo de janeiro dia 3 2022, e na tabela fala que eles estão na 2 quinzena de fevereiro, e ainda assim não aprovaram o pedido

• Prezados foristas, alguém teria informação sobre o mês de análise dos processos 1D - netos em a Lisboa?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.