Status de andamento de processos CRC Lisboa e ACP

13334353638

Comentários

• @GCAlves27 Parabéns pela cidadania. 1 ano e meio via consulado na Europa. Se conseguir atualizar a planilha do Fórum, seria um grande contributo para ajudar um pouco na recolha e avaliação do andamento de alguns processos. Uma dúvida, o seu processo foi por qual artigo ?

• Confirmo, já está a funcionar novamente. Obrigado @jcosta11

• Alguém pode me passar o email que fornece esse status dos processos de Lisboa ? E tem alguma forma de verificar o status do meu processo sem ser o das bolinhas ? Queria saber por eles porque está demorando tanto .... Dei entrada em Fever

• @Patrick_Augusto Não tenho o email da CRC Lisboa, mas pelo que tenho visto aqui no Fórum e em grupos no Facebook, as respostas costumam ser automatizadas com uma tabela que nem sempre corresponde à análise real dos processos. E geralmente avisam sempre que qualquer demora é devida à exigência de algum documento ou falta de recursos humanos para lidar com tantos processos.

"E tem alguma forma de verificar o status do meu processo sem ser o das bolinhas ? Queria saber por eles porque está demorando tanto"

A única forma de acompanhar é pelas bolinhas mesmo.

"Queria saber por eles porque está demorando tanto"

O principal motivo da demora é a falta de conservadores para lidar com tantos pedidos e a falta de condições de trabalho dos conservadores. Há anos que o sindicato dos conservadores vem avisando aos últimos governos sobre o acúmulo de processos e poucos conservadores para lidar eficientemente com a demanda, além de falta de digitalização que apenas foi introduzida em outubro do ano passado, vários anos com computadores antigos e ultrapassados, entre outros problemas. Esses mesmos problemas se devem à falta de investimento dos governos e a terem abandonado por anos o setor do IRN.

Se quiser mais contexto da gravidade, no início desse ano havia 40 conservadores para lidar com cerca de 500 000 processos (12 500 processos por conservador). Se formos a contar com possíveis baixas médicas, aposentadorias, férias, aumento de processos e outras funções burocráticas dos conservadores além dos processos de nacionalidade, não tem como os processos serem analisados com a devida rapidez e prazos.

"Dei entrada em Fever"

Meu caro, tem pessoas à espera desde 2022, 2023 e 2024 para pedidos considerados rápidos e pouco burocráticos. As chances de serem analisados tão cedo são extremamente baixas. É capaz de demorar, infelizmente.

• @Patrick_Augusto , pois. é isso ai que o @MiraiAx disse.

E depende do artigo que voce invocou para colocar sua nacionalidade, foi o 6nº1? porque se for é igual ao meu, e dei entrada 02/2023 e nao esta concluído, inclusive a bolinha andou um ano depois, ou seja, uma bolinha por ano ( mas com voce pode ser diferente claro), mas se for igual quem sabe próximo ano passe para bola 2.

agora quando eu quero saber algo ligo para : 211 950 500 ( demora em media 1h para te atender)

ou mande um mail para: rcentrais.naturalizacao2@irn.mj.pt ( eles raramente respondem, enviam essas tabelas automaticamente que o pessoal manda aqui, so me responderam 2 vezes em 3 anos)

e essas tabelas ajudam mas nao estao totalmente certas, porque eles ja passaram meu processo e nao finalizaram, ou seja o facto de na tabela dizer que estao analisando o seu nao significa que esta perto de terminar..

• Ola aguém aí pode me informar em que data estão analizar os processos de nacionalidade portuguesa pelo artigo 6.8 em conservatório registos centrais de Lisboa

O meu processo é de 26/08/2024 1 ano fica parado em fase para

• Olá @Seni já fez a inscrição do seu processo na planilha? Dá para acompanhar e ver os processos que estão a ser aprovados.

https://planilha.cidadaniaportuguesa.com/residencia

• boa noite. dei entrada no meu processo de nacionalidade pelo meu filho português, entrei em agosto de 2023 no CRC. qual artigo eu coloco para acompanhar meu processo pela planilha?

• @ecoutinho

acho que ele pediu por ser pai de português de origem, acho que já lá para o art 6

• @marcelloamr vc está certo. No caso do @willjr93 é artigo 6.8 (ascendentes de cidadãos portugueses originários). Obrigado por avisar.

• Boa noite. Solicito um esclarecimento. Fiz meu processo por inscrição em um cartório aqui em Portugal que foi enviado para Lisboa em Outubro 23. Meu caso é um Artigo 1, Número 1, Alínea C (Inscrição) e pelo andamento da tabela foi analisado em novembro. Até agora não recebi nenhuma informação.

• @Montenegro, temos poucas informações sobre processos por inscrição aqui. Poderia nos passar mais informações sobre como fez?

• Todo o processo foi feito fisicamente na IRN Setúbal. Eles coletam os documentos e passa por uma avaliação. Depois marcam uma data e você paga a taxa para eles e o processo é submetido para a CRC Lisboa. O problema é que na consegui acompanhar pelo site pois não gera senha.

• @Montenegro, obrigado. Sempre ouço falar de processo por inscrição ser mais rápido, mas pelo seu relato parece não ser uma certeza.

Quanto às datas das tabelas, elas não são absolutas, significam que alguns conservadores mais adiantados já chegaram naquele mês, mas outros são mais lentos e ainda estão em datas anteriores.

• Já temos a planilha de dezembro da CRC, gente?

• Olá, bom ano a todos

responderam hoje com a planilha de dezembro da CRC:

• Netos maiores fazendo primeira quinzena de 01/22 a um ano kk

• @SoaresRachel Filhos maiores parados desde fevereiro do ano passado, no entanto, tem alguns casos aqui no fórum de 2023 e 2024 que foram concluídos em 2025 (isso sem contar quem não deixa o seu testemunho na planilha do fórum). Difícil levar essa tabela a sério.

• editado January 5

Bom dia. Atualização PROCESSO 1C MENOR ACP...

Processo da minha filha submetido em 20/05/2025 e concluído em 05/01/2026. Objetivo principal conquistado!!

Planilha atualizada.

Obrigado a cada um que me deu retorno e àqueles que estão sempre preocupados em alimentar o Fórum com informação.

• Boa tarde @Luciapedrp nenhuma notícia ??no meu lado ainda estou à espera

• @Simão_11 Boa tarde, nadaaaaa !! daqui a 1 mês vai fazer 3 anos de espera e eles só sabem lançar essa tabelazinhas da brincadeira

• Os processos de aquisição de nacionalidade pelo casamento avançaram apenas um mês em um ano?!

Em dezembro de 2024, a análise encontrava-se na segunda quinzena de setembro de 2021. Um ano depois, em dezembro de 2025, chegou apenas à segunda quinzena de outubro de 2021.

Um avanço de trinta dias em doze meses. Difícil até de acreditar!!!

Quando vão resolver os que foram entregues em 2023? Em 2045?

• Não temos ainda uma planilha de dezembro da ACP (Porto)?

• Bom dia, o processo de nacionalidade do meu marido está prestes a completar 4 anos. Gostaria de saber se há alguém por aqui que tenha alguma informação ou cujo processo seja semelhante, ou que esteja mais ou menos na mesma fase. Estamos desesperados. 😞

• guedesmarciaguedesmarcia Member
    editado January 6

@JoanaRodrigues qual o artigo e onde está?

• editado January 6

@JoanaRodrigues meu processo é de Abril de 2023, união de facto. Está "para decisão" desde setembro/25. Como o meu e de seu esposo há inúmeros. Não há o que fazer a não ser esperar.

• editado January 6

• Boa noite a todos, bom ano. Os processos para decisão obedecem uma ordem cronológica (primeiro a entrar primeiro a sair)?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.