Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1403404405406407409»

Comentários

• O meu é união de facto, submetido em abril de 2023. Só entrou em análise em Agosto de 2025 (com exigência de anexar certidão do tribunal da relação) . Meu processo se encontra "para decisão" desde 22/09/2025, conforme planilha. É bem provável que exista uma fila para decisão do conservador tanto no artigo 3.1 quanto no 3.3. sobre o processo de união de facto do @mlazevedo13 , se não me engano, ele pediu urgência por doença e/ou entrou na justiça. Acredito que é por isso que dele foi terminado e o meu não. Não necessariamente os processos de união de facto estão sendo concluídos rapidamente. Não acredite na planilha como também não confie na tabela da CRC

• editado November 27

@Tadaz @Jackson_Luz

Essa data de 29/09/2024 foi quando fizeram a migração de todos os processos do sistema antigo para o atual.

Não leve muito a sério as datas intermediárias. Em geral o que interessa em um processo é a data que começa e a que termina. A única comparação que dá para fazer é essas datas entre processos de mesmo tipo. As etapas intermediádias, em geral, são mais imprevisíveis.

• @Rodrigo_Miranda então, o seu caso é diferente. O seu é outra fila. Estou falando da fila dos processos de casamento, que não tem qq correlação com os de união de fato, salvo pertencerem ao mesmo artigo. A fila é diferente. E a "cegueira" que o IRN causa na gente faz com que nós procuremos lógica naquilo que temos. Não vejo só aqui, mas também em outros lugares, como a planilha antiga aqui do fórum e grupos no facebook, onde, parece, a lógica que citei tem se mostrado nesse sentido.

• A planilha poderia ter um campo com o ARTIGO o que poderia facilitar a comparação com processos do mesmo artigo. A tab "Casamentos" inclui por exemplo casamento (3.1) e união de facto (3.3).

Aliás, se fosse possível filtrar por artigo não precisaria separar em filhos, netos, residência, etc e sim comparar com o processo de outros usuários pelo mesmo artigo. A comparação ficaria mais útil em termos de achar uma discrepância entre o processo do usuário e de outros usuários.

Mas entendo que demoraria um bom tempo até que todos registros da planilha tivessem o campo "artigo" preenchido.

• Olá, será que alguém tem a planilha para ver como está os processos artigo 3.1.

o meu também está em decisão com a data de 29/09/2025.

• @AndreaFonseca Eis a planilha de casamento: https://planilha.cidadaniaportuguesa.com/casamento

Infelizmente, desde 29/09/25, não houve nenhuma atualização nessa nossa planilha, no caso dos casamentos pelo 3.1. O meu também está "aguardando decisão" desde 30/09/2021 (quatro anos, um mês e 28 dias), mas quem fica contando, não é mesmo?

• @ClaudioFotos @QUITO @jpc @AndreaFonseca Esperamos que até o fim do mês de Dezembro à Março de 2026 esses nossos processos finalizem, resta aguardar a boa vontade do Conservador assinar os despachos.

• Feliz 4º aniversário de espera para minha esposa. 🙄

Nov 29 2021 - Nov 29 2025

• @CDRLagos

Rumo ao aniversário de 5 anos, bora juntar e fazer uma festa na frente da conservatória em alguma data do próximo ano, com direito a bolo, balão? O meu é de 12-10-21.

• Boa noite amigos. Celebrando hoje 4 anos de processo (30/11/2021). Art. 3.1 esposa. Entrada no consulado 4 meses antes e só foi registrado nessa data.

• Boa tarde! Por favor, alguém sabe dizer se eles atualizaram a tabela ? Para o artigo 3.1, qual a quinzena que estão trabalhando ?

• williamrodrwilliamrodr Member
    editado December 3

@MoniSilva

Considerando que essa informação é de outubro/2025, e já estamos em dezembro/2025, deve ter avançado um pouco…

• @williamrodr Pois é. Sou da 2a. quinzena de setembro de 2021(3.1)... Quero começar a contar os dias... Já são mais de 4 anos a espera...

• @MoniSilva eles estão a despachar os processos da 2ª quinzena de setembro de 2021

• Sou da segunda quinzena de agosto de 2021. Ainda estou esperando.

• @MoniSilva @hanoch para o Artigo 3.1, essa tabela do CRC informa que o Oficial de Registros está analisando os pedidos da 2a. quinzena de outubro/2021. Se vocês não receberam nenhum informe negativo por parte deles, deve significar que vocês estão na fila de espera das decisões dos Conservadores, que ainda estão analisando os pedidos da 1a. quinzena de setembro/2021.

@hanoch , no seu caso, acho que caberia perguntar o que houve com o seu processo pois em tese o mesmo já deveria ter sido liberado!

• jcseixasjcseixas Member
    editado December 5

Depois de quase 5 anos há espera, e para decisão desde setembro 2024, hoje o sistema diz que a senha não existe no sistema. Tenho a certeza que está correcta, alguém já passou pelo mesmo?

• Acredito que seja um bug no sistema pq o meu processo esta com a mesma mensagem:

• editado December 5

@jcseixas isso acontece vez ou outra. Muitas vezes é problema do servidor. Mas pode ser também migração para atualização de processos. nao é nada novo

• Mais um fazendo níver de 4 anos, se pra sair de outubro de 21 esta demorando uma eternidade, acho que temos que esperar mais uns 2 anos de espera pra ver se chega em dezembro 21... 😑😑😑

• Alguém sabe se o atraso no pedido de visto de casamento tem alguma relação com a duração do casamento? Por exemplo, se a aprovação é mais rápida para casais com mais de 20 anos de casamento e filhos portugueses do que para casais com 6 anos de casamento e sem filhos? Ouvi dizer que faz diferença. Gostaria de saber se é verdade ou não.

• Obrigado, deve ter sido problema no servidor... Já voltou a aparecer. À espera desde 18 outubro de 2021...

• O processo da minha esposa é de 16/01/2024. Nao andou nadica, mas também nao espero muito dos serviços públicos aqui em Portugal que sao lentos e nao trocam informações entre si.

Mas me intrigou muito ver os processos de união estável andarem mais rápidos do que os processos de casamento no civil. Muito contraditório, tendo em vista que a união estável está em grau abaixo ao do casamento.

• @Destinyportugal nao faz diferença nenhuma.

• @Diego Garcia

Se der uma olhada alguns comentários atrás essa diferença já foi discutida e talvez a explicação seja aquela.

Em resumo o 3.3 tem exigências maiores (confirmação judicial no Brasil e em Portugal) e assim é muito mais difícil ter fraude, o número de pedidos é muito menor do que do casamento e principalmente porque provavelmente os dois casos são tratados por equipes diferentes (talvez por serem de artigos diferentes como por exemplo filhos e netos).

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.