Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1403404405406407409»

Comentários

• O meu é união de facto, submetido em abril de 2023. Só entrou em análise em Agosto de 2025 (com exigência de anexar certidão do tribunal da relação) . Meu processo se encontra "para decisão" desde 22/09/2025, conforme planilha. É bem provável que exista uma fila para decisão do conservador tanto no artigo 3.1 quanto no 3.3. sobre o processo de união de facto do @mlazevedo13 , se não me engano, ele pediu urgência por doença e/ou entrou na justiça. Acredito que é por isso que dele foi terminado e o meu não. Não necessariamente os processos de união de facto estão sendo concluídos rapidamente. Não acredite na planilha como também não confie na tabela da CRC

• editado November 27

@Tadaz @Jackson_Luz

Essa data de 29/09/2024 foi quando fizeram a migração de todos os processos do sistema antigo para o atual.

Não leve muito a sério as datas intermediárias. Em geral o que interessa em um processo é a data que começa e a que termina. A única comparação que dá para fazer é essas datas entre processos de mesmo tipo. As etapas intermediádias, em geral, são mais imprevisíveis.

• @Rodrigo_Miranda então, o seu caso é diferente. O seu é outra fila. Estou falando da fila dos processos de casamento, que não tem qq correlação com os de união de fato, salvo pertencerem ao mesmo artigo. A fila é diferente. E a "cegueira" que o IRN causa na gente faz com que nós procuremos lógica naquilo que temos. Não vejo só aqui, mas também em outros lugares, como a planilha antiga aqui do fórum e grupos no facebook, onde, parece, a lógica que citei tem se mostrado nesse sentido.

• A planilha poderia ter um campo com o ARTIGO o que poderia facilitar a comparação com processos do mesmo artigo. A tab "Casamentos" inclui por exemplo casamento (3.1) e união de facto (3.3).

Aliás, se fosse possível filtrar por artigo não precisaria separar em filhos, netos, residência, etc e sim comparar com o processo de outros usuários pelo mesmo artigo. A comparação ficaria mais útil em termos de achar uma discrepância entre o processo do usuário e de outros usuários.

Mas entendo que demoraria um bom tempo até que todos registros da planilha tivessem o campo "artigo" preenchido.

• Olá, será que alguém tem a planilha para ver como está os processos artigo 3.1.

o meu também está em decisão com a data de 29/09/2025.

• @AndreaFonseca Eis a planilha de casamento: https://planilha.cidadaniaportuguesa.com/casamento

Infelizmente, desde 29/09/25, não houve nenhuma atualização nessa nossa planilha, no caso dos casamentos pelo 3.1. O meu também está "aguardando decisão" desde 30/09/2021 (quatro anos, um mês e 28 dias), mas quem fica contando, não é mesmo?

• @ClaudioFotos @QUITO @jpc @AndreaFonseca Esperamos que até o fim do mês de Dezembro à Março de 2026 esses nossos processos finalizem, resta aguardar a boa vontade do Conservador assinar os despachos.

• Feliz 4º aniversário de espera para minha esposa. 🙄

Nov 29 2021 - Nov 29 2025

• @CDRLagos

Rumo ao aniversário de 5 anos, bora juntar e fazer uma festa na frente da conservatória em alguma data do próximo ano, com direito a bolo, balão? O meu é de 12-10-21.

• Boa noite amigos. Celebrando hoje 4 anos de processo (30/11/2021). Art. 3.1 esposa. Entrada no consulado 4 meses antes e só foi registrado nessa data.

• Boa tarde! Por favor, alguém sabe dizer se eles atualizaram a tabela ? Para o artigo 3.1, qual a quinzena que estão trabalhando ?

• williamrodrwilliamrodr Member
    editado December 3

@MoniSilva

Considerando que essa informação é de outubro/2025, e já estamos em dezembro/2025, deve ter avançado um pouco…

• @williamrodr Pois é. Sou da 2a. quinzena de setembro de 2021(3.1)... Quero começar a contar os dias... Já são mais de 4 anos a espera...

• @MoniSilva eles estão a despachar os processos da 2ª quinzena de setembro de 2021

• Sou da segunda quinzena de agosto de 2021. Ainda estou esperando.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.