Transcrição de casamento - Consulado do RJ

1464748495052»

Comentários

• Pessoal, consegui fazer a averbação do casamento dos meus sogros pelo consulado do Rio bem rapidinho.

Só não foi mais rápido, pq caiu numa exigência, pois esqueci de apostilar o formulário de requerimento.

Depois que reenviei foram uns 15 dias corridos. No total, desde o envio da documentação acho que foram 30 dias corridos.

• Olá. Boa tarde.

Vou passear em Portugal e pretendia aproveitar para averbar meu casamento numa conservatória na cidade em que minha mãe mora lá. Tenho dupla nacionalidade portuguesa e meu marido não.

Porém, não teria tempo de eu mesma retirar. Para retirar, sabem dizer se minha mãe precisaria de uma procuração minha? [1]

À parte, descobri essa excelente possibilidade de se fazer até mais rápido através do consulado do RJ. Porém, entendi ser necessário apostilamento do requerimento. Como fazer este apostilamento? [2] O das certidões eu pedi direto no cartório. Mas o do requerimento não entendi como fazer (e nem porque ser necessário, na verdade).

Muito obrigada.

• @anapaula_ta

Consulados inventam as suas próprias regras. Esse é o porquê.

O apostilamento pode ser feito em qualquer cartório de notas (e até de RCPN) da sua cidade (ou de qualquer cidade do Brasil), só pesquisar um e apresentar o documento (ato público) em questão.

• editado December 4

Boa noite, pretendo enviar o meu requerimento para transcrição amanhã e tô com uma dúvida sobre como preencher esse campo abaixo:

titular do documento de identidade nº..... aos.....

qual a maneira certa de preencher esse campo com os dados do RG? Ex: titular do documento de identidade nº XYZ emitido por DETRAN aos ....????

Eu coloco a minha idade quando o documento foi emitido, a data de emissão ou o que? Eu cogitei colocar o CC, mas vi que era melhor usar os documentos brasileiros

• @glisboa olá,

Emitido por …. (detran) aos… se refere a data da emissão do documento de identidade .

• Ao mandar o pedido de transcrição do casamento, é preciso mandar o passaporte ou Rg do cônjuge português? Caso seja preciso, necessita de apostilamento ? Ou só com a certidão de nascimento portuguesa já basta?

Pois a documentação que reuni tem a certidão de casamento inteiro teor e reprográfica, a certidão de inteiro teor de nascimento da cônjuge estrangeira, o rg da cônjuge estrangeira, e minha certidão de nascimento simples portuguesa e uma cópia simples do meu passaporte brasileiro. Agradeço a ajuda.

• @MalloneBarros, não precisa, inclusive você já está com vários documentos que não são solicitados. Transcrição de casamento tem que ver onde será feita, porque cada lugar tem um procedimento.

Pra fazer no consulado do RJ tem a lista no próprio site deles:

https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/registo-civil-nacionalidade#transcri%C3%A7%C3%A3o-de-casamento-entre-cidad%C3%A3o-%C3%A3-portugu%C3%AAs-a-e-estrangeiro-a

• Hoje foi o segundo dia em que o carteiro tentou entregar o envelope no consulado e nao foi atendido :'/

Torcer para que amanhã de tudo certo

• Pacote entregue desde o dia 09/12 e ate agora nao recebi nada do consulado, devo começar a me preocupar?

Tem algum canal de contato onde posso perguntar sobre?

• Bom dia

Só para constar, eu acabei enviando minha documentação para o Consulado de Santos, (que aceita documentação de pessoas que não residem no estado de São Paulo), e foi muito rápido. Com duas semanas que receberam os documentos já me enviaram por e-mail o assento de casamento e a transcrição.

• @glisboa como esta? Algum retorno do consulado? O meu foi entregue na segunda feira 15/12. Não recebi e-mail. Há relatos de quem recebeu no outro dia.

• @MalloneBarros até agora nada!! Eu imagino que agora só ano que vem :/

Curioso que eu esperava que a esta altura pelo menos o email para pagar eles teriam enviado

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.