eu tinha a mema situacao . Eu obtive um apontamento no AIMA depois de muitas visitas presenciais ao AIMA de minha localidade ( loja do cidadao ). depois de obter o apontamento o proceso para renovar meu cartao de residenca foi muito rapido. Agora estou com mais tranquilidade a espera da cidadania para o ano 2026
@QUITO , minha opinião (de leigo) é que o objetivo do legislador foi correto (deixando de lado, claro, a motivação da lei, que é xenófoba): evitar uma corrida às conservatórias, com todos iniciando processos incompletos só pra dar entrada antes da validade da nova lei. Por exemplo, sem essa previsão de que o processo deveria estar completo, uma pessoa poderia juntar parte dos documentos e dar entrada, "garantindo" a vaga antes da mudança, e só depois juntar os documentos faltantes.
Essa é, penso eu, a intenção genérica do legislador. Mas não parece ser a do governo atual e, a depender do crescimento do Chega (toc, toc, toc), muito menos a de um futuro governo.
Logo, essa previsão se torna uma porta aberta ao abuso. Da mesma forma que, nos EUA, uma série de ilegalidades estão sendo cometidas sem qualquer consequência; da mesma forma que o Ventura colocou cartazes pelo país dizendo que "Aqui não é o Bangladesh" e que "Ciganos têm que trabalhar" (ambos potencialmente contrários à lei anti-discriminação) e nada acontece; da mesma forma que ele usa fake news o tempo todo sem consequências, nada impede que o governo dê uma ordem para que as novas previsões (teste de cidadania, etc) sejam aplicados a todos os processos que caiam em QUALQUER exigência, por mais pueril que seja, pois LEGALMENTE seria defensável (embora questionável) dizer que qualquer processo que caia em exigência "não preenchia, à data da sua apresentação, os requisitos da Lei" (afinal, se caiu em exigência, é porque em tese faltava algo).
Isso vai acontecer? Não sei. Isso PODE acontecer, dado o desprezo que o atual governo e, em especial, o Chega (que não está no governo de direito mas está claramente de fato) tem pela lei, pela constituição e pela democracia? Com certeza que sim.
Gato escaldado tem medo de água fria. 😁
Mas, dito isso, meu conselho (e de muitos outros aqui) permanece inalterado: se já está com tudo pronto e COMPLETO, inicie o processo JÁ, antes da entrada em vigor da lei, para garantir que, ao menos, existe a possibilidade de ele ser analisado à luz da lei atual. O resto está fora de nosso controle, é apenas um lembrete para que não se fique parado, esperando que o processo siga, para de repente ser convocado a fazer um teste de cidadania para o qual não se está preparado. E como já comentei antes: mesmo que ele não venha a ser exigido, é muito importante que os cidadãos conheçam a estrutura político-social do país - logo, mal não fará estudar, mesmo que não se faça o teste.
Alguém pode me ajudar? Quando você envia um documento solicitado, quanto tempo leva para que a informação seja atualizada no sistema? Ou seja, para que o cliente receba o documento? Leva dias ou meses?@ecoutinho
Chama a atenção que o artigo 3.3 (União de facto) avançou um ano em apenas um mês!
Pulou de novembro de 2023 para novembro de 2024.
Enquanto isso o 3.1 (casamento) avançou apenas um mês. O motivo já explicado por outros aqui é de que tem muito menos processos por união de facto do que processos por casamento.
@ClaudioFotos não dá para levar essa tabela com 100% de certeza. Meu processo é por união de facto e foi enviado em abril de 2023. Só entrou em analise em agosto desse ano, com uma exigencia. Final de agosto a exigencia foi cumprida e meu processo foi "para decisão". Mas está parado desde então, diferentemente do que diz ali que o setor faz "analise + decisão". Teve exemplos aqui no forum de processos de União de facto de maio de 2023 que foram finalizados em setembro por algum motivo (priorização ou sorte). Mas posso dizer que até o momento não é meu caso. Acredito que é mais confiavel que pelo menos a analise eles estão fazendo e há uma fila para deferimento pelo conservador que é separada, mais lenta e imprevisivel. Vamos ver.
Me perdoem a ignorância, qual o link que posso verificar o passo a passo para solicitar a cidadania da minha esposa por casamento? Sou casado a 11 anos, tenho a cidadania e os nosso 2 filhos, 1 já tem a cidadania e o outro está com os docs aguardando no ACP Porto.
@ClaudioFotos Esperamos que até ao próximo mês concluam todos os casos da secção 3.3 e que os recursos possam ser alocados à secção 3.1 para processar os casos de casamento.
@jpc será? Eu vi que alguns processos de união de facto submetidos em maio de 2023 já foram concluídos. O meu é de Abril de 2023 e continua para decisão. Só resta torcer mesmo. Mas ainda tenho dúvidas.
Recolhi manualmente todos os dados a partir dos e-mails recebidos da CRC e elaborei o gráfico com base nas respetivas datas de análise em comparação com o mês de submissão.
Obrigado pelas gráficos, permitem visualizar perfeitamente a evolução dos processos por tipo.
É possível que o motivo para esta diferença, além do número bem menor de 3.3 do que 3.1, seja a exigência de que a união de facto seja comprovada pelo judiciário brasileiro (ou de outro país) e tambémpelo judiciário português. Isso praticamente elimina necessidade de verificação minuciosa dos documentos para evitar fraudes.
Um aumento repentino não poderia ser devido a verificações de documentos, a menos que eles automatizassem alguma verificação e processos. Olhe para os dados: em poucos meses, eles passaram de casos de setembro de 2021 para casos de setembro de 2024 de 3.3. Talvez o CRC esteja testando oficialmente a automação e IA no processamento de pedidos de nacionalidade e, considerando que o volume 3.3 pode ser baixo, seja fácil de testar e implementar
Sobre IA e automação, uma cunhada minha havia recebido no primeiro trimestre desse ano a confirmação da cidadania (no caso,filha de português) bem como a certidão de nascimento.
Ela havia feito o pedido em Vila Nova de Gaia, mas a certidão foi emitida pela CRC (não entendo bem como funciona isso). Na certidão faltavam as informações sobre avós, o local de nascimento constava apenas República Federativa do Brasil, e continha a informação "Processado automaticamente pelo sistema".
Daí em agosto agora ela esteve em viagem a Portugal e foi a uma Conservatória para solicitar o Cartão Cidadão. Ocorre que, mesmo apresentando a certidão, eles não conseguiram localizar no sistema o respectivo registo. Falaram que o processo dela havia sido feito por IA e poderia ter ocorrido alguma falha.
Não foi possível fazer o Cartão naquele momento, mas enviaram um email à CRC para questionar. Cerca de um mês depois (veja só a demora até entre eles de se comunicarem) a Conservatória enviou email a minha cunhada falando que estava tudo ok e que poderia solicitar o Cartão.
Então acho que o uso de IA etc, já esteja acontecendo, só que pelo visto com algumas falhas
@flying_dutchman , a não ser que o IRN detalhe o que é "feito por IA" e de que forma, eu não acredito, Pra mim, o que fizeram foi implementar determinadas IAs especializadas (por exemplo, OCR, ou seja, "ler" documentos e transformar em texto como se fosse digitado) e mais nada. Primeiro, porque não há, no arcabouço legal, nada que permita que um computador tome as decisões (ainda bem), segundo porque desde que a "IA foi implementada" as coisas só pioraram e os verdadeiros problemas (completa ineficiência do SEF e agora AIMA, absurda sobrecarga de trabalho dos conservadores por falta de contingente, parque tecnológico ultrapassado, canais de comunicação internos inexistentes, etc) não foram sequer abordados.
A IA, hoje em dia, virou a resposta da moda para dizer que se está fazendo algo quando na verdade não se está fazendo coisa alguma, e passou-se a chamar de IA uma simples rotina de "IF...THEN" para ficar pomposo. E digo isso não porque seja avesso à tecnologia (sou usuário diário e early adopter de muita coisa de IA), mas simplesmente porque isso me parece uma grande enrolação.
Por curiosidade: por que a nacionalidade pelo casamento seria mais sólida que pela união de facto? No meu entendimento elas são exatamente iguais, ambas são nacionalidade derivada, apesar de a união de facto ser um pouco mais complicada para o requerente pois envolve reconhece-la judicialmente.
Não acredito que tenha havido uma decisão de atrasar uma ou adiantar outra. Me parece mais um reflexo de um gerenciamento pobre das filas e da capacidade de produção de cada uma das "linhas de produção" na CRC.
Bom dia! sou novo no fórum! Acredito que o IRN não esteja nem ai com essa planilha de acompanhamento. Acredito que nao atualizam a pelo menos 6 meses. Porém ! Avaliando os últimos processos de casamento disponível na planilha. Verifica-se que as últimas decisões contemplam processos iniciados em 2022.
Ou seja! Acredito que já estão bem mais a frente do que apresentam nesse pdf padrão que enviam a qualquer pessoa (tomara que eu não esteja sendo muito otimista!Rs)
Comentários
@Camille Oliveira
eu tinha a mema situacao . Eu obtive um apontamento no AIMA depois de muitas visitas presenciais ao AIMA de minha localidade ( loja do cidadao ). depois de obter o apontamento o proceso para renovar meu cartao de residenca foi muito rapido. Agora estou com mais tranquilidade a espera da cidadania para o ano 2026
@QUITO , minha opinião (de leigo) é que o objetivo do legislador foi correto (deixando de lado, claro, a motivação da lei, que é xenófoba): evitar uma corrida às conservatórias, com todos iniciando processos incompletos só pra dar entrada antes da validade da nova lei. Por exemplo, sem essa previsão de que o processo deveria estar completo, uma pessoa poderia juntar parte dos documentos e dar entrada, "garantindo" a vaga antes da mudança, e só depois juntar os documentos faltantes.
Essa é, penso eu, a intenção genérica do legislador. Mas não parece ser a do governo atual e, a depender do crescimento do Chega (toc, toc, toc), muito menos a de um futuro governo.
Logo, essa previsão se torna uma porta aberta ao abuso. Da mesma forma que, nos EUA, uma série de ilegalidades estão sendo cometidas sem qualquer consequência; da mesma forma que o Ventura colocou cartazes pelo país dizendo que "Aqui não é o Bangladesh" e que "Ciganos têm que trabalhar" (ambos potencialmente contrários à lei anti-discriminação) e nada acontece; da mesma forma que ele usa fake news o tempo todo sem consequências, nada impede que o governo dê uma ordem para que as novas previsões (teste de cidadania, etc) sejam aplicados a todos os processos que caiam em QUALQUER exigência, por mais pueril que seja, pois LEGALMENTE seria defensável (embora questionável) dizer que qualquer processo que caia em exigência "não preenchia, à data da sua apresentação, os requisitos da Lei" (afinal, se caiu em exigência, é porque em tese faltava algo).
Isso vai acontecer? Não sei. Isso PODE acontecer, dado o desprezo que o atual governo e, em especial, o Chega (que não está no governo de direito mas está claramente de fato) tem pela lei, pela constituição e pela democracia? Com certeza que sim.
Gato escaldado tem medo de água fria. 😁
Mas, dito isso, meu conselho (e de muitos outros aqui) permanece inalterado: se já está com tudo pronto e COMPLETO, inicie o processo JÁ, antes da entrada em vigor da lei, para garantir que, ao menos, existe a possibilidade de ele ser analisado à luz da lei atual. O resto está fora de nosso controle, é apenas um lembrete para que não se fique parado, esperando que o processo siga, para de repente ser convocado a fazer um teste de cidadania para o qual não se está preparado. E como já comentei antes: mesmo que ele não venha a ser exigido, é muito importante que os cidadãos conheçam a estrutura político-social do país - logo, mal não fará estudar, mesmo que não se faça o teste.
Boa tarde!
Bom dia a todos!
Dei entrada na minha solicitação desde 09/2021 e está desde 16/01/25 para decisão. Por favor, alguém sabe dizer como andam os processos atualmente?
Muito obrigada,
@MoniSilva seu processo é pelo artigo 3.1 (casamento) ou 3.3 (união de facto)? Na tabela acima mostra uma referencia do tratamento atual
Alguém pode me ajudar? Quando você envia um documento solicitado, quanto tempo leva para que a informação seja atualizada no sistema? Ou seja, para que o cliente receba o documento? Leva dias ou meses?@ecoutinho
@jpc
Chama a atenção que o artigo 3.3 (União de facto) avançou um ano em apenas um mês!
Pulou de novembro de 2023 para novembro de 2024.
Enquanto isso o 3.1 (casamento) avançou apenas um mês. O motivo já explicado por outros aqui é de que tem muito menos processos por união de facto do que processos por casamento.
@ClaudioFotos não dá para levar essa tabela com 100% de certeza. Meu processo é por união de facto e foi enviado em abril de 2023. Só entrou em analise em agosto desse ano, com uma exigencia. Final de agosto a exigencia foi cumprida e meu processo foi "para decisão". Mas está parado desde então, diferentemente do que diz ali que o setor faz "analise + decisão". Teve exemplos aqui no forum de processos de União de facto de maio de 2023 que foram finalizados em setembro por algum motivo (priorização ou sorte). Mas posso dizer que até o momento não é meu caso. Acredito que é mais confiavel que pelo menos a analise eles estão fazendo e há uma fila para deferimento pelo conservador que é separada, mais lenta e imprevisivel. Vamos ver.
@Rodrigo_Miranda
Obrigado pela informação, espero que consigas logo a tua cidadania.
Pessoal, boa tarde, tudo bem?
Me perdoem a ignorância, qual o link que posso verificar o passo a passo para solicitar a cidadania da minha esposa por casamento? Sou casado a 11 anos, tenho a cidadania e os nosso 2 filhos, 1 já tem a cidadania e o outro está com os docs aguardando no ACP Porto.
Muito obrigado desde já!
@Sergio Miranda
Documentos para Aquisição de Nacionalidade pelo Casamento Modelo 3
@ecoutinho Muito obrigado!
@ClaudioFotos Esperamos que até ao próximo mês concluam todos os casos da secção 3.3 e que os recursos possam ser alocados à secção 3.1 para processar os casos de casamento.
Com base na linha de tendência, parece que estão a utilizar a automação.
@Rodrigo Miranda o meu é por casamento 3.1 já tem mais de 4 anos que dei entrada
@jpc será? Eu vi que alguns processos de união de facto submetidos em maio de 2023 já foram concluídos. O meu é de Abril de 2023 e continua para decisão. Só resta torcer mesmo. Mas ainda tenho dúvidas.
Boa tarde o processo por casamento enviei no mês 4 desde ano e não recebi a senha para acompanhar, isso é normal?
Onde você consegue acessar este gráfico, @jpc ?
Recolhi manualmente todos os dados a partir dos e-mails recebidos da CRC e elaborei o gráfico com base nas respetivas datas de análise em comparação com o mês de submissão.
@jpc
Obrigado pelas gráficos, permitem visualizar perfeitamente a evolução dos processos por tipo.
É possível que o motivo para esta diferença, além do número bem menor de 3.3 do que 3.1, seja a exigência de que a união de facto seja comprovada pelo judiciário brasileiro (ou de outro país) e também pelo judiciário português. Isso praticamente elimina necessidade de verificação minuciosa dos documentos para evitar fraudes.
Um aumento repentino não poderia ser devido a verificações de documentos, a menos que eles automatizassem alguma verificação e processos. Olhe para os dados: em poucos meses, eles passaram de casos de setembro de 2021 para casos de setembro de 2024 de 3.3. Talvez o CRC esteja testando oficialmente a automação e IA no processamento de pedidos de nacionalidade e, considerando que o volume 3.3 pode ser baixo, seja fácil de testar e implementar
@Rodrigo_Miranda agradecido por compartilhar sua experiencia.
@jpc
Sobre IA e automação, uma cunhada minha havia recebido no primeiro trimestre desse ano a confirmação da cidadania (no caso,filha de português) bem como a certidão de nascimento.
Ela havia feito o pedido em Vila Nova de Gaia, mas a certidão foi emitida pela CRC (não entendo bem como funciona isso). Na certidão faltavam as informações sobre avós, o local de nascimento constava apenas República Federativa do Brasil, e continha a informação "Processado automaticamente pelo sistema".
Daí em agosto agora ela esteve em viagem a Portugal e foi a uma Conservatória para solicitar o Cartão Cidadão. Ocorre que, mesmo apresentando a certidão, eles não conseguiram localizar no sistema o respectivo registo. Falaram que o processo dela havia sido feito por IA e poderia ter ocorrido alguma falha.
Não foi possível fazer o Cartão naquele momento, mas enviaram um email à CRC para questionar. Cerca de um mês depois (veja só a demora até entre eles de se comunicarem) a Conservatória enviou email a minha cunhada falando que estava tudo ok e que poderia solicitar o Cartão.
Então acho que o uso de IA etc, já esteja acontecendo, só que pelo visto com algumas falhas
@flying_dutchman , a não ser que o IRN detalhe o que é "feito por IA" e de que forma, eu não acredito, Pra mim, o que fizeram foi implementar determinadas IAs especializadas (por exemplo, OCR, ou seja, "ler" documentos e transformar em texto como se fosse digitado) e mais nada. Primeiro, porque não há, no arcabouço legal, nada que permita que um computador tome as decisões (ainda bem), segundo porque desde que a "IA foi implementada" as coisas só pioraram e os verdadeiros problemas (completa ineficiência do SEF e agora AIMA, absurda sobrecarga de trabalho dos conservadores por falta de contingente, parque tecnológico ultrapassado, canais de comunicação internos inexistentes, etc) não foram sequer abordados.
A IA, hoje em dia, virou a resposta da moda para dizer que se está fazendo algo quando na verdade não se está fazendo coisa alguma, e passou-se a chamar de IA uma simples rotina de "IF...THEN" para ficar pomposo. E digo isso não porque seja avesso à tecnologia (sou usuário diário e early adopter de muita coisa de IA), mas simplesmente porque isso me parece uma grande enrolação.
Ou seja, um desparate total dos serviços. Atrasam a nacionalidade por casamento que é mais sólida e adiantam a união de facto, como entender isto?
@bfranpt
Por curiosidade: por que a nacionalidade pelo casamento seria mais sólida que pela união de facto? No meu entendimento elas são exatamente iguais, ambas são nacionalidade derivada, apesar de a união de facto ser um pouco mais complicada para o requerente pois envolve reconhece-la judicialmente.
Não acredito que tenha havido uma decisão de atrasar uma ou adiantar outra. Me parece mais um reflexo de um gerenciamento pobre das filas e da capacidade de produção de cada uma das "linhas de produção" na CRC.
Bom dia! sou novo no fórum! Acredito que o IRN não esteja nem ai com essa planilha de acompanhamento. Acredito que nao atualizam a pelo menos 6 meses. Porém ! Avaliando os últimos processos de casamento disponível na planilha. Verifica-se que as últimas decisões contemplam processos iniciados em 2022.
Ou seja! Acredito que já estão bem mais a frente do que apresentam nesse pdf padrão que enviam a qualquer pessoa (tomara que eu não esteja sendo muito otimista!Rs)
valeu.