Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1398399401403404409

Comentários

• editado September 27

@Patgouvinhas

Como os outros colegas disseram: para reconhecer a união estável em Portugal terá que contratar um adv no Brasil para reconhecer judicialmente e depois contratar um advogado em Portugal para homologar a sentença brasileira.

É mais fácil e mais barato ela se casar no Brasil e depois transcrever o casamento em Portugal.

• @Patgouvinhas união de facto tem que ser reconhecida no Brasil primeiro (se viveu em união de estável no país) e depois que sair a sentença, terá que ser homologada no tribunal da relação de Lisboa por meio de ação conduzida por advogado inscrito em Portugal. Se sua filha casar, o cônjuge terá que aguardar no mínimo 3 anos para solicitar a nacionalidade, se tiver filhos. Se não, se não me engano são 5 anos.

• Processo conjuge 2023 finalizado pessoal! Obrigado a todos por todo apoio! Sucesso a todos vcs

• @mlazevedo13 O meu também avançou depois do cumprimento da notificação. Agora é torcer para sair rapido 🙏

• Bom dia pessoal!!

@guedesmarcia @ecoutinho a União Estável foi feita em cartório. Sei que eles se casando seria mais fácil e mais barato. No entanto, eles perderiam esse tempo de União Estável, pois começaria a contar da data do casamento, certo? No caso de converter em União estável via judicial no Brasil, eles perderiam esse tempo também???

• editado September 28

@Patgouvinhas Se reconhecer a união estável no Brasil, contará o tempo de convivência alegado na ação e reconhecido na sentença Brasileira. Depois que sair a sentença Brasileira ela deverá ser homologada na Justiça Portuguesa, via Tribunal da Relação de Lisboa. Com a homologação seu genro terá a Certidão de homologação de sentença estrangeira que tem peso semelhante a Certidão de casamento transcrita para Portugal. Então contará para efeitos de nacionalidade o tempo da união de facto reconhecido. Se sua filha casar, ela muda o estado civil e passará a ser exigido o tempo de casamento de no minimo 3 anos, tendo filhos em comum. Ou seja, vai depender do que seu genro quer. Se tem o tempo suficiente já de união de facto e não se importa em gastar, vai de homologação da união de facto em Portugal. Se puder esperar mais 3 anos no minimo, casa e transcreve o casamento em Portugal. Meu caso eu decidi gastar, pois já tenho filho em comum e vivo há anos em união de facto. Se o advogado tocar corretamente, a ação no Brasil (pelo menos aqui no Paraná) sai em menos de 6 meses. Pode ser que tudo esteja ok (incluindo a homologação em Portugal) em pouco mais de 1 ano. Mas um advogado ligado a isso poderia estimar melhor o prazo médio para os dias atuais.

• @Rodrigo_Miranda

Considerando que a filha da @Patgouvinhas tem apenas 1 ano de união estável, me parece muito gasto para “aproveitar” esse 1 ano de união estável. Para mim parece fazer mais sentido casar e esquecer esse 1 ano de uniao estável que já passou.

• @ecoutinho eu não havia visto esse detalhe de 1 ano só. Se eles tem filhos eu casaria e aguardaria os 3 anos minimos para dar entrada. Certamente sairá mais barato. Se não tem filhos vai demorar mais. Diria que é cedo para pensar em pedido de nacionalidade no caso especifico. Primeiro eles tem que decidir se casam ou não.

• Boa noite. Meu processo de aquisição de nacionalidade pelo casamento foi submetido em julho de 2024 e até hoje não passou da bolinha 1, é normal essa demora? Sou casada ha 18 anos com cidadao português e tenho um filho de 16 anos português.

É verdade que os processos de aquisição de nacionalidade pelo casamento está ultrapassando os 5 anos?

• @Luciana56

é normal essa demora?

Não deveria, mas infelizmente é normal. O processo vai ficar parado nessa primeira bolinha por uns 4 a 5 anos e só vai começar a se mexer quando estiver em vias de ser concluído.

É verdade que os processos de aquisição de nacionalidade pelo casamento está ultrapassando os 5 anos?

Estão levando entre 4 a 5 anos atualmente.

• Hola buenas , estoy al tanto de sus comentarios y la verdad que me quedé más tranquilo desde que formo parte del grupo , por eso se los agradezco un montón ,capaz me pueden dar un pronóstico y aproximadamente una fecha, tendré noticia antes del 2026? Qué opinan ?

• @Luciana56

Complementando sobre os prazos: o pessoal compartilha no tópico abaixo tabelas mostrando o andamento de processos na ACP e CRCentrais Lisboa (informação gerada pelas conservatórias). Essas tabelas saem em geral no meio do mês e se referem ao mês anterior.

Aqui a tabela de Lisboa (único local para processos por casamento) com posição em Agosto de 2025 (a de setembro só sai em meados de outubro):

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/uploads/875/EPX8ZBG4E34H.png

Para casamento, olhe Nac A - Artigo 3.1. Pode ver que os conservadores estão examinando agora alguns (mas não todos) dos processos que chegaram lá em agosto de 2021. E a análise preliminar pelos oficiais (uma etapa prévia) para os de outubro de 2021

Só uma observação: as tabelas apenas indicam que começaram a examinar alguns processos destas datas. Os processos caem na mão de conservadores e oficiais diferentes, cada um com sua velocidade, época de tirar férias, ficar doente etc. Então é normal alguns processos andarem algo mais rápido que outros.

O tópico onde se compartilha essas tabelas (as da ACP são bem mais curtas que as da CRCentrais Lisboa, para você não as confundir):

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/26989/status-de-andamento-de-processos-crc-lisboa-e-acp#latest

• Pessoal, teve essa atualização do processo do meu marido, o que significa? Deu certo?

Ainda não aparece com a data de conclusão, ficamos preocupados

• jpcjpc
    editado September 29

@camioca Parabéns.

Concluíram a etapa em que transcrevem o seu assento de nascimento para o registo civil português.

• @jpc muuuito obrigada! Achei que esse dia nunca iria chegar!!!!

Processo dele é de 08/09/2021, em análise 05/09/2022 é para decisão 28/09/2024 e a conclusão ainda não marcaram mas deve ser hoje. Depois atualizaremos a planilha certinho.

Muito obrigada a todos pelas constantes atualizações e explicações, amo demais o fórum! Sigo na luta agora pela nacionalidade da minha mãe mas essa só pedimos esse ano então com certeza está bem bem beeeem longe de sair.

Boa sorte a todos que aguardam, espero que o dia de vocês chegue em breve, boa notícia é que eles estão trabalhando mesmo.

• @Destefano foi meu processo! processo de 2023 concluido agora esse mes. 2 anos e 6 meses. Caiu em exigencia em Setembro e solicionado em setembro mesmo. Obrigado a todos pelos conselhos e apoio. Marquei agora consulado Portugues em Boston para tirar Cartao Cidadao e Passaporte pois moro no Texas EUA, Desejo sorte a todos e paciencia.

• Parabéns @mlazevedo13. Boa tarde amigos. Qual seria o mês de análise atualmente? Confesso que estou perdido?

• @geoberth Obrigado camarada!! boa sorte na sua jornada

• @mlazevedo13 o seu caso é bem peculiar, considerando o lapso de tempo curto e ainda ter caído em exigência.

• editado September 29

@Destefano @geoberth

O caso do @mlazevedo13 é artigo 3.3 (união de facto) como ele mesmo informou aqui.

Pela planilha referente ao mês de agosto divulgada aqui, vê-se que eles estão trabalhando os processos de art 3.3 que entraram em Nov/2023, portanto acredito que não haja nada de diferente no caso, apenas é outro artigo e outra fila.

• @ecoutinho Exatamente meu amigo. Acredito que a uniao de facto tenha tido uma fila diferente. Tambem agilizei de forma muito rapida minha exigencia, pois estava em Portugal na data.

• @mlazevedo13

Sim, a fila é outra... Veja a tabela com a posição de cada fila em Lisboa no mês de agosto.

Observe que a fila de casamento (art 3.1) ainda estava em 2021, já a de união de facto (art 3.3) já estava em novembro/2023.

• @ecoutinho comentei isso em agosto quando recebi a notificação como a do@mlazevedo13 . O meu também é união de facto como o dele. Está com equipes diferentes. Por isso tá andando bem quando comparado aos do artigo 3.1

• @ecoutinho entendi... não tenho sido tão assíduo como já fui um dia... rsrs

• Olá, tem alguém esperando a partir de agosto de 2021?

• @ecoutinho poderia me tirar uma dúvida?

Sou técnico judiciário e estou em dúvida se preencho NÃO na resposta ao questionamento "Exerceu funções públicas sem caráter predominantemente técnico a Estado estrangeiro?" no formulário para aquisição de nacionalidade pelo casamento.

Outra questão é que sou casado desde dezembro/21 com casamento já averbado em Portugal. Já demos entrada no processo de aquisição de nosso filho que tem dois anos e seis meses. Então para provar a ligação efetiva com Portugal o melhor seria aguardar o deferimento da nacionalidade de meu filho ou enviar a certidão de nascimento dele apostilada já seria suficiente?

Pessoal gostaria de agradecer a todos pelos debates de alto nível e pela disposição de todos em se ajudar por aqui.

Grande abraço a todos!

• @DSMachado

Sou técnico judiciário e estou em dúvida se preencho NÃO na resposta ao questionamento "Exerceu funções públicas sem caráter predominantemente técnico a Estado estrangeiro?"

Eu não sei dizer. Acredito que suas funções sejam realmente técnicas (diferente de militares, diplomatas que são carreiras tipicamente de Estado etc) e portanto o correto seria no seu caso preencher "NÃO", mas não me sinto confortável em responder com certeza.

Então para provar a ligação efetiva com Portugal o melhor seria aguardar o deferimento da nacionalidade de meu filho

Recomendo que aguarde. Se enviou o processo dele para o ACP, provavelmente em até 6 meses o processo dele conclui.

enviar a certidão de nascimento dele apostilada já seria suficiente?

Enviar a certidão de nascimento brasileira apostilada é o mesmo que dizer: "meu filho não é português", que é exatamente o oposto que vc deseja.

• Muito obrigado @ecoutinho!!

Tive dúvidas por conta do debate que @Solange4 e outros colegas tiveram sobre a declaração de função pública com natureza técnica.

Sou muito grato a todos os integrantes dessa comunidade!!

Grande abraço.

• @DSMachado, também sou servidor do Judiciário e, complementando sua dúvida, além de preencher não nesse campo seria necessário preencher a profissão como "servidor público"? Porque, em caso positivo, teria que enviar uma declaração de que as funções são técnicas e não sei como seria o teor disso..

• @DSMachado, sua atividade é estritamente técnica. Não tenha o menor receio disso.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.