Acompanhamento de recebimento de chaves/número de processo

1246

Comentários

• Bom dia.

Em espirito de colaboração, trago a informação de que a minha mulher, cujo pedido 1D foi entregue no dia 5/11/24 em Lisboa, recebeu no dia 20/08/25 o n° do processo e a chave de acesso. Portanto, 9 meses e 15 dias.

• Acho que há um gargalo no processo de digitalização dos processos que chegam e que são digitalizados ao lado dos que estão acumulados e que eram analisados os próprios documentos físicos durante todo o percurso. Acho que em algum momento o ritmo do trabalho vai se acelerar.

Mas, como eu estou dizendo, isso é o que eu acho, não o que eu sei.

Bom dia.

• @Cláudio Melo

Se puder, por gentileza incluia os dados e mantenha atualizado na nossa planilha. Isso ajuda todo mundo!

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22146/planilha-de-acompanhamento#latest

• @Cláudio Melo Obrigado por postar.

Pois é.. o meu é de 15-11-2024. Até agora, nada. Mas é bom saber que "estão" já em algum ponto de novembro de 2024.

• Estou realmente preocupado, fiz o processo da minha esposa pois ela é neta de portugues, enviamos em Fevereiro ou Março, e ate agora nao temos nada, nenhum email com senha e numero do processo para acompanharmos.

• @Leocinza10

Não há o que se preocupar (se tiver mandado para Lisboa).

Lisboa está mandando agora as senhas e números de processos que chegaram lá no início de nov/2024. Está tudo muito atrasado no momento. Pode ver os vários comentários anteriores nesse tópico sobre isso.

De todo modo, sempre olhe o spam e lixo do email que colocou no formulário. Muitas senhas acabam lá.

Nota: não é necessário postar a mesma coisa em vários tópicos. Na verdade, só tumultua o andamento do fórum.

• Boa tarde a todos!

Vamos a algumas notícias obtidas diretamente da conservatória dos registos centrais na última sexta-feira.

Os processos estão a ter um atraso gigantesco devido a falha de comunicação entre AIMA e IRN e MJ.

Essa comunicação é a responsável por gerar os processos de antecedentes criminais e a certidão de não permanência em território europeu por tempo superior ao permitido legalmente.

Soma-se a isso o facto de por dia entrarem mais de 1000 processos nas conservatórias, sendo eles por todos os artigos.

Por dia são liberados no máximo 800 processos, logo a conta não fecha. A cada semana soma-se um dia a mais de espera pelo processo.

Os processos são analisados por ilhas separadas e por prioridades diferentes, segundo a mesma colega a ordem de prioridade dos processos segue mais ou menos a seguinte linha:

1- filhos menores - 1 a 3 meses

2- filhos maiores - 1 a 2 anos

3- Base X - casamento antes de 1981 - 3 a 6 meses

Os casos acima são tratados como prioritários e tem seu tempo de análise reduzido pois são tratados de forma direta independente de ter conexão com os serviços da AIMA. São de direito adquirido e não necessitam de validação adicional. Fora isso qualquer conservatória pode tratar dos casos. Logo recebem o número de processo mais rápido que os demais processos.

Apos os casos acima. Segue ordem de análise dos casos que somente podem ser tratados pela conservatória dos registos centrais ( onde está o maior problema dos atrasos ).

4- Casamento com cidadão português - 4.5 anos

5- Netos - 4.5 anos

6- Tempo de residência - 4.5 a 5.5 anos

7- Por filhos nascidos em Portugal e residência a mais de 5 anos - 5 a 6 anos

8- Judeus - 6 anos

Apenas lembrando que isso são dados desta última sexta-feira.

A respeito dos números de processo, no momento estão a numerar processos da primeira semana de outubro de 2024.

Todos os processos pendentes estão a ser digitalizados para que possam correr pelo novo sistema que utiliza IA para validar as informações.

O grande problema é que os processos novos somente irão ganhar agilidade quando o gargalo dos processos antigos for vencido. Segundo fontes no IRN não antes de 2027/2028 para começar a ser sentida celeridade no processo.

Existem processos de 2018 ainda pendentes de validação.

Soma-se a tudo isso ainda a falta de 140 conservadores. Foram contratados mais 85, porém somente estarão a trabalhar em 2026 pelo mês de outubro, pois ainda estão em formação.

Resumo: ou as regras de acesso a cidadania mudam e se limita quantidade de pessoas que poderiam ter acesso, ou ninguém mais conseguirá ter. O prazo apenas irá aumentar a cada dia, pois a quantidade de processos que entra é muito maior que a quantidade de processos que sai.

• @Vpinheiro96

Obrigado pelo relato. Acho importante para ajustar as expectativas sobre prazos e diminuir a ansiedade de quem tem processos tramitando.

Nos vários tópicos aqui se comentou sobre alguns dos pontos que você trouxe.

Novos conservadores e oficiais: há uma boa demora entre se anunciar e acontecer um concurso, as pessoas serem chamadas, treinadas e começarem a efetivamente ser produtivas no processo de análise. Não adianta ver a manchete "novos funcionários"; não muda a realidade da noite para o dia.

Entram mais processos que saem (por conclusão ou indeferimento). A aritmética é simples: o volume dos pendentes cresce.

Enquanto não se digerir a "avalanche de 2022" (boa parte causada pela mudança para sefarditas), fica realmente mais complicado ainda.

No lado de diminuir a entrada, as novas regras para sefarditas já devem ter diminuído consideravelmente os novos pedidos por esse artigo. Mas seguem os efeitos "secundários" (como no caso de netos). Cada neto (cuja flexibilização no fim de 2020 expandiu muito quem tinha direitos) ou sefardita aprovado pode gerar novos processos de cônjuges, filhos etc.

A parte que me deixa curioso é o gargalo na digitalização de documentos; imagino que isso se reflita na demora das senhas. Será uma questão de pessoal, meios físicos ou combinação de ambos? Não sei qual a proporção de processos que chegam físicos versus os online (via advogados, que já viriam digitalizados).

• @Vpinheiro96 , primeiro, obrigado pelas notícias.

Quanto ao comentário final da sua mensagem:

Resumo: ou as regras de acesso a cidadania mudam e se limita quantidade de pessoas que poderiam ter acesso, ou ninguém mais conseguirá ter. O prazo apenas irá aumentar a cada dia, pois a quantidade de processos que entra é muito maior que a quantidade de processos que sai.

Há uma terceira opção: o Estado português criar vergonha na cara (sim, sei que é uma expressão forte, mas creio que adequada) e:

• Organizar processos
    • Fazer com que os "problemas de comunicação" (que são, de fato, absoluta incompetência no estabelecimento dos canais de comunicação) sejam resolvidos
    • Investir em equipamentos (por mais de uma vez tivemos notícias de que os computadores usados no IRN são arcaicos)
    • Investir em pessoal, pagando melhores salários e contratando mais gente (com melhores salários haverá candidatos, a falta deles é pela remuneração insuficiente), tanto de forma permanente quanto, em maior quantidade, por tempo definido para lidar com os processos pendentes
    • Parar de culpar as pessoas que buscam seu direito legal (os candidatos à cidadania) pelo problema. Isso é equivalente a culpar os doentes pela crise no SNS.

Falo com conforto porque já sou português (meu processo de neto se encerrou há anos, quando as coisas funcionavam, saindo em cerca de dois anos) . É VERGONHOSO que esta situação esteja assim há pelo menos cinco anos sem que NADA seja feito de concreto para resolvê-la, em vez de tratá-la como se ela fosse um fato da vida, uma realidade da natureza, que não há como evitar. Lembra muito todo o resto, como a crise da habitação (que se estende por anos sem que haja medidas concretas para atacá-la) e a do SNS, que já citei acima. Enquanto tudo o que o Estado fizer for lamentar, sem fazer as mudanças necessárias, obviamente nada será resolvido.

Me chama ainda a atenção esse trecho:

Foram contratados mais 85, porém somente estarão a trabalhar em 2026 pelo mês de outubro, pois ainda estão em formação.

Mais de um ano de formação? Sem minimizar a importância ou a dificuldade do trabalho, me parece mais do que excessivo. Não é possível que em, por exemplo, três meses, uma pessoa não consiga, participando de treinamento diário, iniciar o trabalho, especialmente se focarem no que é de fato importante no momento em vez de querer que as pessoas aprendam tudo antes de poderem começar no básico. Será que uma pessoa não consegue, em três meses (e estou sendo generoso), aprender o suficiente para avaliar um processo e a validade de seus documentos, tirando eventuais dúvidas com conservadores mais experientes? Afinal, aqui no forum temos um monte de gente que poderia ir trabalhar no IRN e fazer um serviço excelente, e nunca tiveram treinamento algum.

Por fim, reforço que nada disso aí em cima é com você 😊. Estou apenas desabafando. Você é só o mensageiro das notícias que, gentilmente, as trouxe para o forum.

• editado September 8

@Vpinheiro96

Obrigadocpelas informações, muitas delas batem com o que se tem observado.

No mais, apenas discordo da sua conclusão no seu parágrafo final de que a única saída é reduzir o volume de entrada de pedidos limitando o acesso à cidadania.

Se entram 1000 processos ao dia e a capacidade atual é de analisar 800, concordo com o @andrelas : o estado precisa criar vergonha na cara e se preparar para analisar 1200 ou 1500. Isso se faz com investimento em gente e em processos/sistemas (possivelmente em orgãos externos ao IRN, como a AIMA e MJ).

Qualquer Detran de Estado pequeno no Brasil trata volume muito maior que esse sem dificuldade e as coisas funcionam (mesmo com os problemas que conhecemos e reclamamos).

• Bom dia!

Depois de quase 300 dias de espera, recebi a senha e o número do processo para nacionalidade por casamento. Recebimento em Lisboa (enviado pela DHL) no dia 15/11/2024. Senha e número recebidos em 09/09/2025. Planilha atualizada.

• @ElizabeteColaço

Enviei os documentos do meu pai para Porto via Correios em 07/08/25, chegou la em 29/08/25 e em 05/09/25 recebi a chave de acesso. Nem acreditei, estava esperando receber lá pra março. Agora é aguardar sem expectativas os próximos passos!🙌

• @Fernando_traz obrigada por compartilhar!!

Atualizando:

** A CRC tem demorado cerca de 10 meses para envio de chave/senha/número de processo. Sabemos que essa é a demora para 1D, mas provavelmente para todos os outros que não possuem urgência ou não são de menores de idade. **

e contando...!

• Meu processo de cônjuge 3.1 foi enviado via Correios e entregue em Lisboa em 21/11/2024, Hoje, 15/09/2025 recebi a chave de acesso. Quase 10 meses depois.

• Prezados,

Enviei através da DHL dia 03/07/2025 (Formulario 1D) e foi recepcionado em Lisboa (CRC) dia 09/07. Mandei email e responderam que estavam com um backlog muito grande. Hoje dia 16/09 ainda não recebi a senha para acompanhamento do meu processo.

• A título de informação, acabamos de receber a senha de acompanhamento de um processo de cônjuge entregue por DHL na CRC Lisboa em 26/11/2024, ou seja, 295 dias de espera. A numeração atribuída foi a 45.8xx/2025.

• Obrigada por compartilhar!

Neste exato momento a CRC está enviando as senhas dos processos recepcionados no fim de Novembro/24. Logo entram em Dezembro! Parece estar andando com consistência agora.

@ANDRE_LUIZ_DIAS se continuar nesse passo, a previsão de recebimento pro seu é Maio/2026. Realmente só aguardar!

• Enviei processo de cônjugue da minha nora,em dezembro de 2024,recebido em 09/12,até agora não recebi senha,aguardando.

• Meu pedido de visto 1C foi enviado pelo consulado em 14 de março de 2025 oa CRC . 192 dias e ainda sem senha. Vejo pelo gráfico de agosto que eles estão analisando os casos enviados a partir de março de 2024. Alguém tem o gráfico de setembro ou quando o gráfico de outubro estiver disponível, por favor, poste-o? Obrigado.

• @D_Carreiro, se enviou o processo pelo consulado, não vai receber senha mesmo, só tem senha quem envia diretamente para a conservatória (1C por transcrição)

Nas tabelas tem que olhar a linha por via consulado e a data que mostra é a data que o consulado enviou para Lisboa para integração, que costuma ser em torno de 1 ano a 1 ano e meio depois da pessoa dar entrada.

• @D_Carreiro

Se você deu entrada em um pedido de nacionalidade 1C pelo consulado, não deve receber senha nenhuma.

Se obteve a informação que o consulado enviou o seu processo para "integração" na CRCentrais Lisboa em março de 2025 e olhou a tabela divulgada (que mostra que estão analisando os processos enviados em março de 2024), então você já sabe que deve levar mais ou menos um ano até chegar a vez do seu processo.

Essas tabelas mostram apenas que alguns processos (mas não todos) enviados na data indicada estão sendo analisados.

As tabelas em geral são atualizadas em meados do mês seguinte. Ou seja, a informação para setembro deve aparecer em meados de outubro, Elas são compartilhadas nesse tópico:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/26989/status-de-andamento-de-processos-crc-lisboa-e-acp/p25

• @SergioM @CarlosASP

Obrigado pelas respostas. Pensei que todos recebiam um número para acompanhar o progresso. O e-mail do consulado em março dizia que me enviariam a minha certidão de nascimento quando fosse aprovada. Parece que vou ter de esperar para ver.

• Pessoal,recebi email com o número do processo,e a senha,hoje,enviado 09/12/2024.

• Bom dia pessoal, recebi e-mail com o número do processo e a senha dia 24/09/25.

Pedido foi recebido em Lisboa no dia 09/12/2024.

• Enfim chegou a vez do meu!!!!

Envelope recebido na CRC em 06/12/2025.

Senha recebida em 25/09/2025. Ou seja, menos de 10 meses.

Parece que está andando mais rápido agora! Eles estão mandando os do início de Dezembro/24 neste exato momento.

** A CRC tem demorado cerca de 9 à 10 meses para envio de chave/senha/número de processo. Sabemos que essa é a demora para 1D, mas provavelmente para todos os outros que não possuem urgência ou não são de menores de idade. **

Aos que forem comentando aqui, não deixem de atualizar a planilha lá no https://planilha.cidadaniaportuguesa.com/ também!

• Só para ajudar o pessoal, recebi hoje minha senha!

Envelope recebido na CRC em 03/02/2025, então pelo que vi do pessoal aqui, é o mais recente que enviaram senha!

O meu era sem urgência, 1-C.

• Bom dia a todos!

Enviamos o pedido 1D do meu pai para ACP-PORTO via DHL que chegou lá no dia 23/09/2024 e até hoje ele não recebeu a senha. Em dezembro fiz uma ligação para linha de registos onde fiquei 40 minutos na espera para me atenderem e perguntaram nome completo e data de nascimento e comunicaram que ainda não tinha sido lançado no sistema e que eu ligasse em Janeiro de 2025, na qual ainda não ligamos pois a ligação custou um absurdo! Hoje meu pai com 68 anos já está querendo juntar todos os documentos novamente pois acha que colocou os dados do pagamento errado, da taxa de 175 euros e que foi descartado o pedido dele sem nos informar mas que enviamos o comprovante junto aos documentos. Enfim, hoje fazem 1 ano e 7dias não sabemos o que fazer! Muito triste e decepcionante!

Se pagarmos para juntar toda a papelada novamente, teremos que pagar a taxa de 175 euros para o IRN?

• @JoãoMarcelo

Eu não faria nada antes de ligar de novo para a Linha de Registro para ter certeza do que aconteceu.

Demora mesmo para ser atendido. Tente ligar logo na hora que começa o horário comercial em Lisboa para diminuir o tempo de espera.

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23737/obter-informacoes-sobre-o-andamento-do-processo-linha-registos

Use um aplicativo como o Viber para fazer ligações internacionais. Sai muito barato e é fácil de usar. É muito parecido com o Skype citado no guia acima (mas o Skype acabou):

https://account.viber.com/pt/

Há outros similares como Talk360 etc

• Recebi hoje a senha de acesso para acompanhamento do meu processo, agora é aguardar.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.