Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1160716081610161216131624

Comentários

• @jpvecchi

Parabens!!! Demorou, mas finalmente saiu o bendito despacho!!!

Muito bom!

• @jpvecchi você reclama de barriga cheia. Se você fosse esperar todos os eventos antes de enviar o seu, vc ainda estaria aguardando o seu processo. O processo da sua mãe, 1D, terminou em outubro de 2024. Aí teria a transcrição de casamento. Vamos colocar um prazo bem curto, 1 mês, teria terminado em novembro de 2024. Com isso vc mandaria o seu processo em novembro e talvez ainda não tivesse conseguido receber o seu. Considere trabalhar a data do fim da transcrição de casamento como sendo a data de envio do seu processo, que vc vai se sentir muito melhor.

Dito isso: parabéns!!!

• Quem espera um dia alcança! Nada mais gratificante de alcançar o objetivo.

Feliz por você @jpvecchi ! Mais um etapa finalizada!

Parabéns e curta muito essa conquista.

• editado August 19

@jpvecchi

Agora que vc já deve ter comemorado bastante e curado a ressaca da festa regada a ginginha e bagaceira, com uma multidão dançando o Vira madrugada a dentro, eu faço a pergunta de $1Mi:

“Não sente remorso por tirar nossa diversão de pegar no seu pé com o processo que não terminava?! Está feliz agora, seu egoísta?!” 🥹😢

• Olá pessoal

Realizei a assinatura do formulário 1c hoje no cartório e o funcionário colocou o selo da autenticação na pagina de trás da assinatura pois disse que não podia colocar o selo sem cima das letras da instruções teria algum problema isso ?

outra duvida seria que estou enviando o assento de nascimento da progenitora ( mãe portuguesa ) o casamento dela já esta transcrito , porem esse assento que estou enviando consta o nome de solteira e não aparece a averbação da transcrição de casamento nessa folha , preciso enviar o assento da transcrição de casamento dela também ou eles já verificam pelo numero do assento e sabem que já esta transcrito ?

• @alinegutschow

o funcionário colocou o selo da autenticação na pagina de trás da assinatura pois disse que não podia colocar o selo sem cima das letras da instruções teria algum problema isso ?

Não. Fique tranquila.

preciso enviar o assento da transcrição de casamento dela também ou eles já verificam pelo numero do assento e sabem que já esta transcrito ?

Não se preocupe, pode mandar apenas o assento de nascimento que você tem. Eles vão olhar o número do assento, consultar no sistema e lá constará o averbamento do casamento.

• @jpvecchi

Parabéns, amigo! Estávamos lado a lado na fila de neto: o do meu pai saiu em agosto, o seu demorou um pouquinho mais, mas saiu logo depois. Depois de todo o trâmite e da organização da documentação, enviei o meu em dezembro e ainda estou aguardando. Pelo visto, compensou ter enviado antes e só depois juntar a certidão. Concordo com o @Destefano : somos realmente muito sortudos. Há pessoas com processos de neto iniciados antes dos nossos que ainda esperam aprovação. E olha só: o seu saiu dois meses depois do meu e mesmo assim você conseguiu me ultrapassar! 😂 Parabéns pela aprovação, mais do que merecida!

• Oi Pessoal,

Estou iniciando o processo de cidadania para os meus filhos menores, ha alguns anos lembro ter lido que para filhos menores não era cobrado TAXA, seria isso mesmo?

Se sim, onde pego esse formulario que isenta da taxa?

Desde ja agradeço a atenção.

• Olá @eduardo_augusto ,

Sabe me dizer se realmente não tem taxa? Basta enviar os documentos?

• @Ing1982

Se vc conferir o formulário para filhos menores de 18 anos vai encontrar:

• @ecoutinho

Muito Obrigada!

• Dados oficiais do IRN

• Complementando as informações do @caiofaria

Do total de processos em análise:

• 31% correspondem a pedidos de naturalização por descendentes de judeus sefarditas portugueses;
    • 20% a pedidos de naturalização por tempo de residência legal em Portugal (há pelo menos cinco anos);
    • 15% a pedidos de atribuição a filhos de portugueses nascidos no estrangeiro;
    • 14% a pedidos de aquisição pelo casamento ou união de facto com um português;
    • 12% a pedidos de atribuição a netos de portugueses nascidos no estrangeiro;
    • 6% a pedidos de aquisição por filhos menores ou incapazes de pai ou mãe que adquiriu a nacionalidade portuguesa;
    • 2 % outros fundamentos previstos na Lei da Nacionalidade.

• @jpvecchi parabéns pela sua conquista.

A cidadania de meu pai ainda não saiu 23918/24 (Local do pedido: Arquivo Central do Porto Nome do requerente: PAULO RODRIGUES ANTUNES Submetido 26-02-2024)

Além da carta enviada você realizou mais algum passo?

Será que deveria enviar uma carta?

Agora que percebi que tem um texto com os seguintes dizeres: "O pedido já passou por todas as transações com exceção da transação "proposta da Decisão". O texto parece bom, mas não sei o significado na prática

• Nossa @GustavoPRA

Seu caso está estranho demais.

26/02/2024...

Já tentou ligar na LR ?

Não fiz mais nada além de enviar E-mail e a carta!

• @GustavoPRA

O texto "O pedido já passou por todas as transações com exceção da transação "proposta da Decisão" é informativo do que está acontecendo naquele estágio do processo, o estágio 3, mas o seu ainda não está "ticado", então não chegou lá ainda.

Seria bom ligar, já passou muito tempo, temos visto em média em 1 ano concluindo.

• Boa noite pessoal, precisava de uma ajudinha de vocês depois de toda uma jornada começando no processo de cidadia da minha mãe e terminando no meu, peguei ano passado para fazer o do meu irmão menor de idade, coloquei meu e-mail no "cadastro" do processo e recebi as infos do mesmo no e-mail, porém perdi tudo relacionado, como faço para saber a chave do processo e seu andamento ? minha mãe vai ter de entrar em contato com o arquivo distrital ou eu posso fazer isto ?

• @michael_scott04

Sua mãe, como a provável responsável pelo processo, pode ligar na Linha de Registros e pedir os dados. Veja o guia abaixo:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23737/obter-informacoes-sobre-o-andamento-do-processo-linha-registos

Preste atenção às dicas para o horário de ligar (não adianta antes do expediente horário de Lisboa).

A única atualização desde que o guia foi escrito é que não existe mais Skype. Use Viber ou similar para poder ligar a baixo custo, pois em geral tem espera.

• Ola boa noite a todos. Por favor preciso de uma ajuda, se possível alguem puder me ajudar ficaria imenso agradecido. O processo de meu pai (neto de cidadão portugues) foi transferido ao ACP desde ano passado. O processo se iniciou em julho de 2021 em Lisboa. A ajuda que preciso seria qual modelo de carta para procuração posso ter? Vou viajar ao Porto e gostaria de ir pessoalmente ao ACP com a procuração para eu poder obter informações do processo, pois, meu pai já tem 78 anos e estamos na fase 1 desde 2021. Muito Obrigado

• @pedrobargonn

A ACP suspendeu o atendimento presencial. Nao adianta ir la, vai bater com a cara na porta.

Ligue na Linha Registos.

Dito isso, esta tudo atrasado mesmo. Se o processo é de setembro 2021 pra frente, ainda nao deve ter sido analisado mesmo.

• @eduardo_augusto @ecoutinho @CarlosASP Boa tarde, vocês sabem o que fazer quando receber a carta da autoridade tributária e da aduaneira ?

• @paulohml

Na maior parte dos casos, nada.

A não ser que você tenha alguma relação financeira com PT, como rendimentos, bens etc lá.

• @CarlosASP tem o numero nif na carta, mais não recebi a carta pin.. achei estranho… vc sabe se eu recebo junto com o cartão cidadão?

• @paulohml

Isso não sei, pois fiz presencialmente em PT.

Outros foristas que fizeram via consulado (por qualfez?) devem saber.

• @paulohml

Se não tiver bens (imóveis ou veículos) em Portugal e nem tiver renda lá, pode simplesmente ignorar. Se ainda assim quiser ser avisado sobre qualquer atualização sobre seu NIF pode entrar no portal gov.pt e aderir (ativar) as notificações eletrônicas e ser comunicado por email caso a AT precise entrar em contato.

• editado August 22

@paulohml @CarlosASP

tem o numero nif na carta, mais não recebi a carta pin.. achei estranho… vc sabe se eu recebo junto com o cartão cidadão?

A carta PIN chega separada do cartão de cidadão, por medida de segurança, e é importante guardá-la. Lá tem os códigos para uso do cartão (usando leitor de smartcard, recomendo comprar um pois é barato, algo como R$150, e é uma mão na roda) assim como o código para cancelamento do cartão em caso de perda.

• @CarlosASP @ecoutinho entendi, eu posso ativar as notificações via e-mail só depois que o cartão chegar?

• @paulohml

Você só consegue ativar as notificações depois que seu cartão de cidadão estiver ativo pois precisará se autenticar no gov.pt usando ele (com leitor de smartcard) ou usando a CMD (Chave móvel digital, que também precisa do CC para ser ativada).

Precisará do CC e dos códigos da carta pin para fazer isso, mas não se preocupe, não há motivo algum para pressa. Inclusive se vc não tiver bens ou renda em PT ativar as notificações é totalmente opcional.

• @ecoutinho entendi, é porque na carta fala que tenho até 15 dias para colocar um representante em meu nome em portugal

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.