Tive meu processo submetido em 31/07/25 e hoje (06/08/25) ainda não consta o local do pedido. É normal essa demora? Vi aqui no fórum o pessoal comentando que atualizava no dia seguinte.
Esta levando mais de uma semana pra atualizar o local, o ultimo processo ( C1 ) que mandei para ACP mês passado, levou 7 dias corridos, de uns colegas aqui levaram mais dias pra atualizar o local, e a grande maioria graças a Deus se manteve no ACP,
há muito tempo não leio comentários aqui com essa informação, que esta atualizando no dia seguinte.
O processo da minha mãe (Base X), foi para CRC Lisboa chegou dia 30/07/25, só sei que chegou pelo rastreio dos correios, ainda estou no aguardo da senha,
só com muita paciência mesmos, vai mandando noticias e incluindo nas planilhas
Como o colega disse, não há razão de ficar ansiosa por causa de um dia ou uma semana de diferença em envio de senha. Se fosse um mês, aí sim poderia ser motivo de investigar o que ocorreu.
Suas premissas de como os pedidos são processados ao chegarem na ACP não correspondem ao que se vê em geral. Cada processo é único (a não ser que tenham sido apensados) e não vão correr exatamente nos mesmos tempos. Por isso, a planilha colaborativa aqui do fórum serve para dar uma ideia aproximada da velocidade de processos que entraram em datas similares. Mas não deve ser tomada como verdade absoluta, por diversas razões.
Aliás, mesmo depois de receber a senha, já se acostume com a ideia de que não deverá haver nenhum movimentação durante muito tempo. Se for processo 1C (de filho maior), eles tem ficado parados por quase um ano e, de repente, andam várias bolinhas em poucos dias ou até no mesmo dia.
Como já estou residindo em Portugal e penando muito na mão da AIMA, qualquer coisa me deixa aflita, rs. Mas agradeço sempre as informações e atenção de vocês!
Já inseri o processo do meu irmão na planilha e espero em breve colocar o meu também.
@jpvecchi Puxa vida! Estou acompanhando sua saga e torcendo para tudo se desenrolar da melhor forma. Eu moro em Portugal há pouco mais de um ano e entendo muito sua angustia. Agosto as coisas param de uma forma surreal por aqui...
Hoje meu filho que mora no Japão me enviou uma notificação que ele recebeu de Lisboa! Ele já tem a cidadania. E entrou com pedido do Cartão Cidadão e Passaporte no consulado de Portugal em Tokyo. Não entendi o porque dessa notificação. Lembrando que o processo dele foi enviado por mim do Brasil. Em 2024 ele veio nos visitar e aproveitou para assinar o requerimento em cartório.
Essa comunicação é padrão, desde o ano passado todo mundo que mora fora da UE recebe ao emitir o CC que vem com um NIF (CPF português).
Se ele não possui bens (imóveis, veículos), nem tem rendimentos em Portugal (seja de salário ou de empresas que possua) ele pode simplesmente ignorar.
Ele pode se quiser optar pelas notificações eletrônicas, que basicamente significa que ele vai receber email da Autoridade Tributária (a Receita Federal de Portugal) caso eles precisem entrar em contato por qualquer motivo relacionado ao NIF dele. Eu fiz essa opção, apesar de não ser obrigado. Para fazer ele precisa usar a CMD ou o CC num leitor de smartcard e se autenticar no portal gov.pt e aderir às Notificações eletrônicas.
@AdrianaMacedo, por favor quem foi que recebeu a sua documentação de transcrição lá em Porto?
enviei meu processo para CRC Porto, entregue dia 21/04/25, somente hoje 06/08/25 recebi o email.
Há uma luz no fim do túnel, enviei a minha para CRC Porto e chegou dia 12/05/2025, até hoje nada de link para o pagamento. Quem sabe em uns 20 dias isto acontecerá comigo então?
Estava até com medo de ter sido extraviado, já que ninguém lá confirmava que tinha realmente recebido.
Quanto ao link de pagamento @MAYARACELLI, isto pode ser problema momentâneo de sistema, vi que um dos colegas de tanto insistir conseguiu, como foi o caso do @IgorMolina abaixo e vi também algumas pessoas dizendo que entraram em contato por e-mail e acabaram enviando novamente o link de pagamento.
Após muitas tentativas consegui fazer o pagamento. Fiquei recarregando a pagina ate dar certo
Bom dia minha prima conseguiu pagar hoje, deixou o computador ficar buscando até que uma hora entrou mas acordou hj as 5:30 da manhã? eu estava vendo agora o sistema voltou a estar com problemas , fica a dica de acordar cedo e deixar o link ficar buscando ok boa sorte a todos ....
Estou assumindo que ele já é português. Ele precisa atualizar a morada (endereço) do Cartão de Cidadão. Tem duas formas de fazer:
Online (a mais simples): Ele usa a CMD ou o cartão de cidadão e faz a alteração direto no site gov.pt (https://www.gov.pt/servicos/alterar-a-morada-do-cartao-de-cidadao). Pode também se autenticar no computador usando o cartão de cidadão + leitora de smartcard. Eu recomendo comprar uma leitora. Custa barato (uns R$200) e permite vc utilizar o cartão de cidadão para se autenticar nos sites do governo pelo computador. É ótimo para quando a CMD não está funcionando (por exemplo se trocar o celular).
Via consulado: Pode agendar uma visita ao consulado que atende a região que ele vive e comparecer lá com o cartão de cidadão e pedir a troca de endereço.
Depois que solicitar a troca de endereço eles mandam uma carta para o endereço novo com um código. Essa carta é para confirmar que realmente a pessoa mora no endereço que informou.
Pessoal, acredito que não seja nesse grupo, mas não sei onde tirar essa dúvida.
Ontem o meu processo de filho foi finalizado, e como estou indo pra Portugal em 3 semanas gostaria de saber se consigo na mesma marcação dar entrada no cartão cidadão e passaporte enquanto estiver lá.
Ontem o meu processo de filho foi finalizado, e como estou indo pra Portugal em 3 semanas gostaria de saber se consigo na mesma marcação dar entrada no cartão cidadão e passaporte enquanto estiver lá.
Parabéns.
Não dá para fazer no mesmo agendamento. Primeiro faz o cartão de cidadão, depois com o cartão de cidadão em mãos pede o passaporte. Dá para fazer tudo em dois dias em Lisboa, mas tem que chegar super cedo na loja do cidadão e pagar taxa de urgência urgentíssima. Salvo engano vc pega o cartão de cidadão no fim da tarde no campus da justiça e já aproveita para pedir o passaporte (também pagando taxa de urgência) para retirar no dia seguinte no aeroporto de Lisboa. Se der uma pesquisada aqui no fórum vai ver uma postagem de alguém que colocou os detalhes de como fazer.
Há uma luz no fim do túnel, enviei a minha para CRC Porto e chegou dia 12/05/2025, até hoje nada de link para o pagamento. Quem sabe em uns 20 dias isto acontecerá comigo então?
Estava até com medo de ter sido extraviado, já que ninguém lá confirmava que tinha realmente recebido.
Eu acredito que vc ainda esta dentro do prazo de receber seu link para pagamento, já que o seu processo chegou duas semanas mais ou menos após o meu
Meu problema agora é, não consigo pagar através do link,
Ao se retirar o CC no Campus da Justiça no final do dia, nem sempre se consegue naquele momento dar entrada no pedido do passaporte. Vai depender do horário exato em que te entregarem o CC e como estão as vagas de atendimento para pedir o passaporte. No meu dia exato, já tinham encerrado a entrada de novos pedidos naquele dia.
Óbvio que se deve tentar isso, mas o mais prudente é contar que tenha que dar entrada no pedido do passaporte no dia seguinte (tem que ser antes das 11:00 da manhã) e, como dito, pagar a taxa mais cara de urgência (100 euros) e aí buscar ("levantar" como se diz em PT) o passaporte no aeroporto de Lisboa depois das 17:00 desse mesmo dia.
Recomendo também ter uma margem de dias em Lisboa para eventuais imprevistos. Às vezes, o sistema cai, tem algum erro no assento ou qualquer outra coisa que atrase o processo. Não esquecer de fins de semana, feriados locais etc.
Você pode tentar outra coisa também, mas nem sempre funciona e depende da boa vontade do lugar onde pedir o CC (isso varia muito de um funcionário para outro). Ao pedir o CC, perguntar a que horas os dados já estarão processados no sistema (o que acontece antes de você receber o CC físico no final do dia). E perguntar se pode voltar nesse mesmo lugar onde pediu o CC depois desse horário para dar entrada no pedido do passaporte. Sei de umas poucas pessoas que conseguiram, mas não é para contar com isso.
Não se esqueça que tem que pagar tudo em dinheiro (euros).
Com tantos processos 1C terminados muito após ao meu, simplesmente não deixa-me de externar minha total INDIGNAÇÃO, sendo nem sequer uma EXPLICAÇÃO o ACP Porto venha a me dar como utente, titular de um DIREITO.
Mas enfim... como não resta NADA a fazer... só aguardar mesmo.
Acredito que só após as tais " férias de verão no hemisfério norte " que terei alguma solução!
@texaslady@CarlosASP@eduardo_augusto@ecoutinho Boa noite meus amigos. Tomei a liberdade de marcá-los pois são uns dos que mais já me ajudaram em outras dúvidas. Fui perguntado por uma conhecida sobre uma situação diferente. Ela quer entrar com o pedido de neto porém desanimou devido ao fato de seu avô português não ter registrado o seu filho (pai dela) por uns motivos "bestas". Ao nascer o filho mais velho, o português registrou um nome que não era da vontade da mãe. No nascimento do filho mais novo, no caso o pai dela, a mãe se antecipou e registrou o filho por conta própria e acabou não colocando o português como pai no registro. Relatei o caso em outro tópico e o @ecoutinho gentilmente me esclareceu que possa existir a possibilidade caso eles estivessem casados no momento do ocorrido, e que talvez uma transcrição de casamento e retificações das certidões de nascimento poderiam solucionar o caso. Acontece que eles eram sim casados normalmente. Então ele deu uma possível luz em algo que ela pensava não ter mais saída. Porém agora ela não sabe qual a melhor forma de fazer isso, se vale a pena tentar, e por onde começar.
Gostaria de saber por gentileza se algum de vocês já viu algo semelhante, e quais sugestões vocês dariam para pelo menos ela tentar, já que parece estar disposta ao risco. No caso ela só não tentaria se a chance de obter a cidadania fosse zero.
Por onde vocês começariam? Talvez tentar de cara essas retificações das certidões mostrando a certidão de casamento e talvez outros documentos? Talvez só judicialmente e não administrativamente? Ou faria a transcrição de casamento primeiro? Ou realmente vocês acham dificil dar em algo?
Muito obrigado desde já e também pela atenção que sempre deram. Aguardo uma resposta pra poder pelo menos apresentar a ela um plano de ação. Grato.
Não é chance zero, mas há sim risco de não ter sucesso. Sendo direto: Não questiono a história familiar da briga do casal, mas uma mulher casada registrar um filho sem constar o nome do marido como pai vc há de concordar que é algo que no passado trazia um peso social enorme tanto para a mulher quanto para a criança, por isso é algo que pode levantar questionamentos do conservador se esse filho realmente era do português (não estou fazendo juízo de valor, estou apontando a hipótese que provavelmente o conservador vai considerar). Não acredito que uma explicação de que a mãe fez isso porque estava aborrecida com o marido seja o suficiente para convencer o conservador.
A única forma de tentar é deixar a documentação e o processo o mais “certinha” possível.
O caminho a seguir se for tentar é:
1 - Transcrever o casamento, caso ainda não estiver transcrito. Filhos nascidos durante o curso do casamento a princípio são do pai (a menos que a mãe diga que não é, e aqui está a pegadinha: nesse caso a mãe disse que o filho não era do marido)
2 - Retificar a certidão de nascimento do filho para incluir o nome do pai. Se a retificação vai ser feita administrativamente ou não só dá para saber conversando com o cartório. Meu palpite é que vão exigir que seja judicial pois não é uma retificação pequena e eu acredito inclusive que será melhor se for judicialmente mesmo, para passar mais segurança de que não foi uma retificação “cozinhada”.
Com essas duas coisas feitas, é juntar a documentação e mandar para a conservatória.
Eu deixaria também na manga, para usar apenas em caso de questionamento do conservador, algum documento assinado pelo português participando da vida do filho (documento escolar, testamento, emancipação, etc). Geralmente é mais raro encontrar documentos desse tipo em que o pai assina, mas nesse caso acho importante procurar exaustivamente.
@LeonardoCorreia O processo 1-C da sua filha aconteceu MESMO em Lisboa? Porque levou 361, o que não tem sido comum em processos processados pelo CRC Lisboa.
Confirma isso pra gente porque eu imagino que outras pessoas além de mim se surpreenderam com esse prazo de processamento em Lisboa.
Bom dia a todos, saiu a cidadania de meu filho e queria agradecer, pela ajuda de voces ( se nao conseguiria) especialmente os que nao estao mais e todos os atuais como: leticialele, guimoss, gandalf, ecoutinho e leramoss.
Comentários
@BPiazza
Não vejo motivos para tamanha ansiedade, terem chegado no mesmo envelope não quer dizer que ambos receberão a senha no mesmo momento.
Quando mandei o meu com minha filha apensado cada processo recebeu senha em dias diferentes, o do meu irmão e sobrinhos idem.
Provavelmente você vai receber sua senha nos próximos dias.
@matheusmartins
Boa tarde !
Li seu comentário,
Tive meu processo submetido em 31/07/25 e hoje (06/08/25) ainda não consta o local do pedido. É normal essa demora? Vi aqui no fórum o pessoal comentando que atualizava no dia seguinte.
Esta levando mais de uma semana pra atualizar o local, o ultimo processo ( C1 ) que mandei para ACP mês passado, levou 7 dias corridos, de uns colegas aqui levaram mais dias pra atualizar o local, e a grande maioria graças a Deus se manteve no ACP,
há muito tempo não leio comentários aqui com essa informação, que esta atualizando no dia seguinte.
O processo da minha mãe (Base X), foi para CRC Lisboa chegou dia 30/07/25, só sei que chegou pelo rastreio dos correios, ainda estou no aguardo da senha,
só com muita paciência mesmos, vai mandando noticias e incluindo nas planilhas
boa sorte na sua jornada !
@BPiazza Na verdade, estou num " azar danado " que creio só será RESOLVIDO após as benditas férias de verão no Norte.
Enviei meu processo 2 meses ANTES do meu irmão, e o dele JÁ ACABOU, sendo que o meu ainda encontra-se na 1ª fase.
Desesperador e angustiante, ainda mais se tratando que ninguém dá notícias do meu caso!
@ecoutinho
Isso mesmo, pai nao português.
Muito obrigada pela ajuda!
@BPiazza
Como o colega disse, não há razão de ficar ansiosa por causa de um dia ou uma semana de diferença em envio de senha. Se fosse um mês, aí sim poderia ser motivo de investigar o que ocorreu.
Suas premissas de como os pedidos são processados ao chegarem na ACP não correspondem ao que se vê em geral. Cada processo é único (a não ser que tenham sido apensados) e não vão correr exatamente nos mesmos tempos. Por isso, a planilha colaborativa aqui do fórum serve para dar uma ideia aproximada da velocidade de processos que entraram em datas similares. Mas não deve ser tomada como verdade absoluta, por diversas razões.
Aliás, mesmo depois de receber a senha, já se acostume com a ideia de que não deverá haver nenhum movimentação durante muito tempo. Se for processo 1C (de filho maior), eles tem ficado parados por quase um ano e, de repente, andam várias bolinhas em poucos dias ou até no mesmo dia.
@ecoutinho @CarlosASP Obrigada!!
Como já estou residindo em Portugal e penando muito na mão da AIMA, qualquer coisa me deixa aflita, rs. Mas agradeço sempre as informações e atenção de vocês!
Já inseri o processo do meu irmão na planilha e espero em breve colocar o meu também.
Abraços e obrigada novamente!
@jpvecchi Puxa vida! Estou acompanhando sua saga e torcendo para tudo se desenrolar da melhor forma. Eu moro em Portugal há pouco mais de um ano e entendo muito sua angustia. Agosto as coisas param de uma forma surreal por aqui...
Espero que você traga boas notícias logo!
@texaslady @ecoutinho
Venho novamente pedir orientações!
Hoje meu filho que mora no Japão me enviou uma notificação que ele recebeu de Lisboa! Ele já tem a cidadania. E entrou com pedido do Cartão Cidadão e Passaporte no consulado de Portugal em Tokyo. Não entendi o porque dessa notificação. Lembrando que o processo dele foi enviado por mim do Brasil. Em 2024 ele veio nos visitar e aproveitou para assinar o requerimento em cartório.
Mas ele mora no Japão há 8 anos.
Se alguém puder me orientar em como proceder .
Obrigada
@RoseMoraes
Essa comunicação é padrão, desde o ano passado todo mundo que mora fora da UE recebe ao emitir o CC que vem com um NIF (CPF português).
Se ele não possui bens (imóveis, veículos), nem tem rendimentos em Portugal (seja de salário ou de empresas que possua) ele pode simplesmente ignorar.
Ele pode se quiser optar pelas notificações eletrônicas, que basicamente significa que ele vai receber email da Autoridade Tributária (a Receita Federal de Portugal) caso eles precisem entrar em contato por qualquer motivo relacionado ao NIF dele. Eu fiz essa opção, apesar de não ser obrigado. Para fazer ele precisa usar a CMD ou o CC num leitor de smartcard e se autenticar no portal gov.pt e aderir às Notificações eletrônicas.
@AdrianaMacedo, por favor quem foi que recebeu a sua documentação de transcrição lá em Porto?
enviei meu processo para CRC Porto, entregue dia 21/04/25, somente hoje 06/08/25 recebi o email.
Há uma luz no fim do túnel, enviei a minha para CRC Porto e chegou dia 12/05/2025, até hoje nada de link para o pagamento. Quem sabe em uns 20 dias isto acontecerá comigo então?
Estava até com medo de ter sido extraviado, já que ninguém lá confirmava que tinha realmente recebido.
Quanto ao link de pagamento @MAYARACELLI, isto pode ser problema momentâneo de sistema, vi que um dos colegas de tanto insistir conseguiu, como foi o caso do @IgorMolina abaixo e vi também algumas pessoas dizendo que entraram em contato por e-mail e acabaram enviando novamente o link de pagamento.
Após muitas tentativas consegui fazer o pagamento. Fiquei recarregando a pagina ate dar certo
Bom dia minha prima conseguiu pagar hoje, deixou o computador ficar buscando até que uma hora entrou mas acordou hj as 5:30 da manhã? eu estava vendo agora o sistema voltou a estar com problemas , fica a dica de acordar cedo e deixar o link ficar buscando ok boa sorte a todos ....
Hoje meu processo foi finalizado! Eu o enviei dia 16/08/2024, recebido em 22/08 e foi processado no ACP. Já atualizei a planilha.
Agradeço aos que mantêm esta plataforma e aos que colaboram com o conteúdo. A realização deste sonho eu devo a todos voces!
@ecoutinho boa tarde, meu pai está recebendo as cartas de Portugal no endereço antigo , vc sabe como mudar o endereço ?
@ecoutinho
Gratidão pela informação . Já passei para meu filho.
@paulohml
Estou assumindo que ele já é português. Ele precisa atualizar a morada (endereço) do Cartão de Cidadão. Tem duas formas de fazer:
Depois que solicitar a troca de endereço eles mandam uma carta para o endereço novo com um código. Essa carta é para confirmar que realmente a pessoa mora no endereço que informou.
Pessoal, acredito que não seja nesse grupo, mas não sei onde tirar essa dúvida.
Ontem o meu processo de filho foi finalizado, e como estou indo pra Portugal em 3 semanas gostaria de saber se consigo na mesma marcação dar entrada no cartão cidadão e passaporte enquanto estiver lá.
Obrigado
@leoferreira87
Ontem o meu processo de filho foi finalizado, e como estou indo pra Portugal em 3 semanas gostaria de saber se consigo na mesma marcação dar entrada no cartão cidadão e passaporte enquanto estiver lá.
Parabéns.
Não dá para fazer no mesmo agendamento. Primeiro faz o cartão de cidadão, depois com o cartão de cidadão em mãos pede o passaporte. Dá para fazer tudo em dois dias em Lisboa, mas tem que chegar super cedo na loja do cidadão e pagar taxa de urgência urgentíssima. Salvo engano vc pega o cartão de cidadão no fim da tarde no campus da justiça e já aproveita para pedir o passaporte (também pagando taxa de urgência) para retirar no dia seguinte no aeroporto de Lisboa. Se der uma pesquisada aqui no fórum vai ver uma postagem de alguém que colocou os detalhes de como fazer.
@Ale
boa tarde
li suas perguntas
Há uma luz no fim do túnel, enviei a minha para CRC Porto e chegou dia 12/05/2025, até hoje nada de link para o pagamento. Quem sabe em uns 20 dias isto acontecerá comigo então?
Estava até com medo de ter sido extraviado, já que ninguém lá confirmava que tinha realmente recebido.
Eu acredito que vc ainda esta dentro do prazo de receber seu link para pagamento, já que o seu processo chegou duas semanas mais ou menos após o meu
Meu problema agora é, não consigo pagar através do link,
hoje esta dando a informação pagamento cancelado
já mandei e mail para CRC mas não tive resposta,
complicadíssimo
@AdrianaMacedo
Oi, Adriana! Obrigado pelo seu retorno.
Vim compartilhar que meu local de pedido atualizou hoje (07/08), 7 dias depois do pedido submetido e consta: Arquivo Central do Porto!
Ufa! Agora, se tudo der certo, é esperar 1 aninho... rs
@leoferreira87 @ecoutinho
Ao se retirar o CC no Campus da Justiça no final do dia, nem sempre se consegue naquele momento dar entrada no pedido do passaporte. Vai depender do horário exato em que te entregarem o CC e como estão as vagas de atendimento para pedir o passaporte. No meu dia exato, já tinham encerrado a entrada de novos pedidos naquele dia.
Óbvio que se deve tentar isso, mas o mais prudente é contar que tenha que dar entrada no pedido do passaporte no dia seguinte (tem que ser antes das 11:00 da manhã) e, como dito, pagar a taxa mais cara de urgência (100 euros) e aí buscar ("levantar" como se diz em PT) o passaporte no aeroporto de Lisboa depois das 17:00 desse mesmo dia.
Recomendo também ter uma margem de dias em Lisboa para eventuais imprevistos. Às vezes, o sistema cai, tem algum erro no assento ou qualquer outra coisa que atrase o processo. Não esquecer de fins de semana, feriados locais etc.
Você pode tentar outra coisa também, mas nem sempre funciona e depende da boa vontade do lugar onde pedir o CC (isso varia muito de um funcionário para outro). Ao pedir o CC, perguntar a que horas os dados já estarão processados no sistema (o que acontece antes de você receber o CC físico no final do dia). E perguntar se pode voltar nesse mesmo lugar onde pediu o CC depois desse horário para dar entrada no pedido do passaporte. Sei de umas poucas pessoas que conseguiram, mas não é para contar com isso.
Não se esqueça que tem que pagar tudo em dinheiro (euros).
Informando:
Processo IC maior sendo concluído hj 07/08/25.
Demos entrada em 25/09/24
ACP
Ficou até hj na 1a bolinha.
Vou atualizar na planilha.
@texaslady @ecoutinho @eduardo_augusto
Com tantos processos 1C terminados muito após ao meu, simplesmente não deixa-me de externar minha total INDIGNAÇÃO, sendo nem sequer uma EXPLICAÇÃO o ACP Porto venha a me dar como utente, titular de um DIREITO.
Mas enfim... como não resta NADA a fazer... só aguardar mesmo.
Acredito que só após as tais " férias de verão no hemisfério norte " que terei alguma solução!
@jpvecchi
Realmente é lamentável o que está acontecendo. Espero que eles se mexam logo e aprovem esse processo.
Continue apresentando queixas. Vc tem uma caso muito bem fundamentado para causar constrangimento e fazer eles se mexerem.
@texaslady @CarlosASP @eduardo_augusto @ecoutinho Boa noite meus amigos. Tomei a liberdade de marcá-los pois são uns dos que mais já me ajudaram em outras dúvidas. Fui perguntado por uma conhecida sobre uma situação diferente. Ela quer entrar com o pedido de neto porém desanimou devido ao fato de seu avô português não ter registrado o seu filho (pai dela) por uns motivos "bestas". Ao nascer o filho mais velho, o português registrou um nome que não era da vontade da mãe. No nascimento do filho mais novo, no caso o pai dela, a mãe se antecipou e registrou o filho por conta própria e acabou não colocando o português como pai no registro. Relatei o caso em outro tópico e o @ecoutinho gentilmente me esclareceu que possa existir a possibilidade caso eles estivessem casados no momento do ocorrido, e que talvez uma transcrição de casamento e retificações das certidões de nascimento poderiam solucionar o caso. Acontece que eles eram sim casados normalmente. Então ele deu uma possível luz em algo que ela pensava não ter mais saída. Porém agora ela não sabe qual a melhor forma de fazer isso, se vale a pena tentar, e por onde começar.
Gostaria de saber por gentileza se algum de vocês já viu algo semelhante, e quais sugestões vocês dariam para pelo menos ela tentar, já que parece estar disposta ao risco. No caso ela só não tentaria se a chance de obter a cidadania fosse zero.
Por onde vocês começariam? Talvez tentar de cara essas retificações das certidões mostrando a certidão de casamento e talvez outros documentos? Talvez só judicialmente e não administrativamente? Ou faria a transcrição de casamento primeiro? Ou realmente vocês acham dificil dar em algo?
Muito obrigado desde já e também pela atenção que sempre deram. Aguardo uma resposta pra poder pelo menos apresentar a ela um plano de ação. Grato.
@ecoutinho sim ele já é português, vou trocar o endereço por esse site , obrigado.
@brunommdc
Não é chance zero, mas há sim risco de não ter sucesso. Sendo direto: Não questiono a história familiar da briga do casal, mas uma mulher casada registrar um filho sem constar o nome do marido como pai vc há de concordar que é algo que no passado trazia um peso social enorme tanto para a mulher quanto para a criança, por isso é algo que pode levantar questionamentos do conservador se esse filho realmente era do português (não estou fazendo juízo de valor, estou apontando a hipótese que provavelmente o conservador vai considerar). Não acredito que uma explicação de que a mãe fez isso porque estava aborrecida com o marido seja o suficiente para convencer o conservador.
A única forma de tentar é deixar a documentação e o processo o mais “certinha” possível.
O caminho a seguir se for tentar é:
1 - Transcrever o casamento, caso ainda não estiver transcrito. Filhos nascidos durante o curso do casamento a princípio são do pai (a menos que a mãe diga que não é, e aqui está a pegadinha: nesse caso a mãe disse que o filho não era do marido)
2 - Retificar a certidão de nascimento do filho para incluir o nome do pai. Se a retificação vai ser feita administrativamente ou não só dá para saber conversando com o cartório. Meu palpite é que vão exigir que seja judicial pois não é uma retificação pequena e eu acredito inclusive que será melhor se for judicialmente mesmo, para passar mais segurança de que não foi uma retificação “cozinhada”.
Com essas duas coisas feitas, é juntar a documentação e mandar para a conservatória.
Eu deixaria também na manga, para usar apenas em caso de questionamento do conservador, algum documento assinado pelo português participando da vida do filho (documento escolar, testamento, emancipação, etc). Geralmente é mais raro encontrar documentos desse tipo em que o pai assina, mas nesse caso acho importante procurar exaustivamente.
Quando o filho do português nasceu?
@LeonardoCorreia O processo 1-C da sua filha aconteceu MESMO em Lisboa? Porque levou 361, o que não tem sido comum em processos processados pelo CRC Lisboa.
Confirma isso pra gente porque eu imagino que outras pessoas além de mim se surpreenderam com esse prazo de processamento em Lisboa.
Agradeço
Bom dia a todos, saiu a cidadania de meu filho e queria agradecer, pela ajuda de voces ( se nao conseguiria) especialmente os que nao estao mais e todos os atuais como: leticialele, guimoss, gandalf, ecoutinho e leramoss.
Pessoal, bom dia. Alguém sabe se é possível falar por telefone com o Arquivo Central do Porto para tirar dúvidas sobre estado de processos?
Tentei ligar algumas vezes para um número de telefone que consta no site mas nunca atendem...
@matheusmartins
Bom dia !
obrigada pelo retorno Matheus,
Graças a Deus ficou no Porto, feliz por vc,
agora vamos aguardar de 10 a 12 meses, já já esta pronto,
sucesso pra todos nós 🙏