O meu processo chegou no CRC de Porto em 21/04. Ontem eu recebi finalmente o link de pagamento. No final do dia, fiz o pagamento. O site estava bastante lento e ficou processando meia hora antes de finalizar o pagamento. Mas deu certo.
Eu tentei ontem via computador por volta das nove da noite no Brasil. Eu abri o link, coloquei que ia pagar por Visa ou Master e preenchi um cadastro com nome endereço. A página ficou processando um tempo e foi pro preenchimento do número do cartão, paguei com um cartão débito em euro virtual, ai pediu um código que foi enviado pelo app do cartão, coloquei o número, já passou no cartão o valor na hora, mas a página ficou processando e a confirmação que deu certo veio meia hora depois por email e na página.
@AdrianaMacedo também estou com esse problema. Enviei e-mail informando que não conseguia fazer o pagamento e ninguém respondeu. Agora quando entro no link consta como pagamento cancelado.
Alguém sabe como posso entrar no link de pagamento pelo site do IRN ou o link é um para cada um diferente?
@ adrianamacedo também estou com esse problema. Enviei e-mail informando que não conseguia fazer o pagamento e ninguém respondeu. Agora quando entro no link consta como pagamento cancelado.
tmb enviei e mail nao me responderam,
tmb nao sei o que fazer
difilcil mesmo
si tiver alguma novidade volto aqui pra contar, mas pra já nada
ontem no final do dia enviei mais um e mail para CRC e hoje foi respondido,
foi enviado um novo link e graças a Deus após varias tentativas consegui pagar a taxa,
já encaminhei o comprovante agora e aguardar resposta,
e quem sabe na melhor das hipóteses um arquivo com a averbação já concluída,
a esperança é a ultima que morre
digo isso porque normalmente averbação nao enviam nada, a penas e informado que foi concluido o processo, aconteceu com a minha irmã ela solicitou eles disseram que não enviam e que fica no sistema.
vamos aguardar cenas do proximo capitulo,
volto aqui pra informar vcs e me enviem noticias dos seus processos por favor
Boa tarde, pessoal. Acabei de receber o fim do meu processo e estou agendada para pedir meu cartão cidadao dia 21/08 aqui no consulado de Salvador. Uma vez com o cartão, já posso pedir a transcrição do casamento? Vcs acham melhor pedir pelo correio no Porto ou via consulado mesmo? E para minhas filhas menores, só quando meu marido tiver tb, né? To meio perdida
@ecoutinho Muito obrigada. Eu mudei o nome mas a documentação enviada para solicitação de cidadania já foi toda com meu novo nome e com a certidão de casamento em inteiro teor. Vou me informar sobre a cidadania para minhas filhas no consulado aqui de Salvador. Soube que não é garantia, procede mesmo? Teria que ter vínculos efetivos com Portugal? As duas menores (10 e 14), e fiz o processo muito por causa delas...
@KarinaBL vc conseguiu fazer o pagamento da taxa ?
@adrianasilva27 apos o pagamento recebeu alguma resposta ou retorno ?
Como comentei paguei a taxa enviei o comprovante já identificado com os Nubentes, mas ate hoje nenhuma resposta, e mail, nada nada nem um sinal de fumaça
@AdrianaMacedo acredita que não consegui? A Sonia, do CRC Porto, me enviou uma mensagem para agiardar uns dias e pedir novamente o link porque estava dando erro para muitas pessoas. E me informou que iria entrar de férias. Talvez seja por isso que ninguém te responde...
Enquanto aguardo o retorno dela, pedi para p e-mail geral, mas fui completamente ignorada.
@AdrianaMacedo Verdade. Algo tão simples, mas eles complicam demais.
Com certeza é a mesma pessoa e acho que ela é a única, porque me pediu que em suas férias eu falasse com o e-mail geral e não com outra pessoa. Mas claro que ninguem responde.
O jeito é aguardar a Sonia e contar com a boa vontade dela porque quando ela voltar, vai estar sobrecarregada....
A quem interessar acabo de receber o link de pagamento do processo de transcrição de casamento da minha mãe recebido na CRC Porto em 30/04/25 e não tive dificuldades para pagar usando cartão Visa internacional.
Um outro ponto é que enviei a certidão de casamento dela e as certidões de nascimento emitidas há mais de um ano (mas apostiladas logo após serem emitidas, em menos de um ano) e os documentos foram aceitos. Não cogitei enviar para o Consulado do Rio justamente pela questão de estarem "vencidos" e deu tudo certo!
@AdrianaBasilio71 , preenchi o formulário no computador e depois imprimi.
Coloque o último endereço em que ele viveu. Aproveite que está com "a mão na graxa" e mande junto a certidão de óbito do seu pai em inteiro teor digitada e apostilada e peça junto a transcrição do óbito dele (transcrição de óbito não tem taxa, é gratuito). Assim vc deixa tudo certinho em Portugal.
@AdrianaMacedo oie, consegui fazer o pagamento através do Multibanco. Recebi uma confirmação que receberam e só. Será que temos que esperar a Sra Sonia voltar de férias para dar continuidade. Você já recebeu algum retorno deles?
Comentários
Bom Dia prezados colegas,
enviei meu processo averbação de casamento para CRC Porto,
entregue dia 21/04/25, somente hoje 06/08/25 (aconselho mandar para o consulado RJ 40 dias)
recebi o email 06/08 me enviando o link da cobrança dos $ 120,00 (euros)
Feliz, porque significa que a documentação já foi toda verificada e esta correta, 🙏
porem como nada são 100% flores, como li comentários em outra sala ontem 05/08 dos colegas
@IgorMolina e @MAYARACELLI que nao estão conseguindo pagar as taxas, e eu tmb não estou conseguindo pagar,
o sistema esta todo travado não completa o pagamento,
gostaria de saber si alguem mais esta com o mesmo problema ? ou si tem alguma sugestão
desde já sou grata.
O meu processo chegou no CRC de Porto em 21/04. Ontem eu recebi finalmente o link de pagamento. No final do dia, fiz o pagamento. O site estava bastante lento e ficou processando meia hora antes de finalizar o pagamento. Mas deu certo.
@adrianasilva27
bom dia !
Já nos falamos lá atrás,
por coincidência nossos processo chegaram no mesmo dia, e recebemos senha no mesmo dia,
porem não consegui de jeito nenhum fazer o pagamento, já no final do dia acusava site fora do ar.
vc tentou pagar pelo computador ou celular ? eu só tentei via computador !
vou continuar nas tentativas hoje .
@AdrianaMacedo
Eu tentei ontem via computador por volta das nove da noite no Brasil. Eu abri o link, coloquei que ia pagar por Visa ou Master e preenchi um cadastro com nome endereço. A página ficou processando um tempo e foi pro preenchimento do número do cartão, paguei com um cartão débito em euro virtual, ai pediu um código que foi enviado pelo app do cartão, coloquei o número, já passou no cartão o valor na hora, mas a página ficou processando e a confirmação que deu certo veio meia hora depois por email e na página.
@AdrianaMacedo também estou com esse problema. Enviei e-mail informando que não conseguia fazer o pagamento e ninguém respondeu. Agora quando entro no link consta como pagamento cancelado.
Alguém sabe como posso entrar no link de pagamento pelo site do IRN ou o link é um para cada um diferente?
@KarinaBL
hoje o meu esta exatamente assim como o seu ....
@ adrianamacedo também estou com esse problema. Enviei e-mail informando que não conseguia fazer o pagamento e ninguém respondeu. Agora quando entro no link consta como pagamento cancelado.
tmb enviei e mail nao me responderam,
tmb nao sei o que fazer
difilcil mesmo
si tiver alguma novidade volto aqui pra contar, mas pra já nada
@AdrianaMacedo complicado isso. Eles não respondem o e-mail. Estou pensando em ligar para lá.
@KarinaBL e @adrianasilva27
bom dia,
ontem no final do dia enviei mais um e mail para CRC e hoje foi respondido,
foi enviado um novo link e graças a Deus após varias tentativas consegui pagar a taxa,
já encaminhei o comprovante agora e aguardar resposta,
e quem sabe na melhor das hipóteses um arquivo com a averbação já concluída,
a esperança é a ultima que morre
digo isso porque normalmente averbação nao enviam nada, a penas e informado que foi concluido o processo, aconteceu com a minha irmã ela solicitou eles disseram que não enviam e que fica no sistema.
vamos aguardar cenas do proximo capitulo,
volto aqui pra informar vcs e me enviem noticias dos seus processos por favor
abraços
@AdrianaMacedo também me enviaram.um novo link, porem ainda não consegui fazer o pagamento. Você fez pelo visa mastercard ou multibanco?
Se vc conseguiu, há uma luz no fim do túnel kkkkk
@KarinaBL
boa tarde Karina !
P: "Você fez pelo visa mastercard ou multibanco?"
fiz o pagamento pelo visa mastercard.
não desiste vai tentando,
a @adrianasilva27 insistiu muito e tmb conseguiu, parece que o pagamento dela foi concluido na parte da noite,
tenho certeza que vc tmb ira conseguir, fé em Deus sempre !
mande noticias
@AdrianaMacedo ah maravilha. Vou tentar a noite toda kkkkk
Boa tarde, pessoal. Acabei de receber o fim do meu processo e estou agendada para pedir meu cartão cidadao dia 21/08 aqui no consulado de Salvador. Uma vez com o cartão, já posso pedir a transcrição do casamento? Vcs acham melhor pedir pelo correio no Porto ou via consulado mesmo? E para minhas filhas menores, só quando meu marido tiver tb, né? To meio perdida
@Likabahia
Você mudou de nome ao se casar ou manteve o nome de solteira?
Uma vez com o cartão, já posso pedir a transcrição do casamento?A princípio, pode pedir a transcrição imediatamente.
Vcs acham melhor pedir pelo correio no Porto ou via consulado mesmo?O consulado do Rio costuma ser o caminho mais rápido.
E para minhas filhas menores, só quando meu marido tiver tb, né?Pode fazer o pedido das suas filhas imediatamente. A do seu marido só quando o casamento estiver transcrito.
Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Menores Formulário 1C
@ecoutinho Muito obrigada. Eu mudei o nome mas a documentação enviada para solicitação de cidadania já foi toda com meu novo nome e com a certidão de casamento em inteiro teor. Vou me informar sobre a cidadania para minhas filhas no consulado aqui de Salvador. Soube que não é garantia, procede mesmo? Teria que ter vínculos efetivos com Portugal? As duas menores (10 e 14), e fiz o processo muito por causa delas...
@Likabahia
Como você obteve cidadania? Por ser filha/neta ou por outra via (sefardita, tempo de residência, casamento etc)?
@ecoutinho Via sefardita
@KarinaBL e @adrianasilva27
bom dia !
Vcs receberam alguma resposta do CRC Porto ?
@KarinaBL vc conseguiu fazer o pagamento da taxa ?
@adrianasilva27 apos o pagamento recebeu alguma resposta ou retorno ?
Como comentei paguei a taxa enviei o comprovante já identificado com os Nubentes, mas ate hoje nenhuma resposta, e mail, nada nada nem um sinal de fumaça
@AdrianaMacedo acredita que não consegui? A Sonia, do CRC Porto, me enviou uma mensagem para agiardar uns dias e pedir novamente o link porque estava dando erro para muitas pessoas. E me informou que iria entrar de férias. Talvez seja por isso que ninguém te responde...
Enquanto aguardo o retorno dela, pedi para p e-mail geral, mas fui completamente ignorada.
@KarinaBL
Bom dia !
Nossa é tudo muito complicado né,
coisas que no meu entendimento parecem simples viram uma dificuldade absurda,
Como comentei paguei a taxa 08/08 enviei o comprovante já identificado com os Nubentes, mas ate hoje 21/08 nenhuma resposta, e mail nada nada,
deve ser essa mesma pessoa que saiu de férias que esta fazendo a minha averbação,
não vejo a hora de agosto acabar pra acabarem as férias
pra ver si volta a "normalidade" deles,
vamos aguardar ne, é o que resta,
@AdrianaMacedo Verdade. Algo tão simples, mas eles complicam demais.
Com certeza é a mesma pessoa e acho que ela é a única, porque me pediu que em suas férias eu falasse com o e-mail geral e não com outra pessoa. Mas claro que ninguem responde.
O jeito é aguardar a Sonia e contar com a boa vontade dela porque quando ela voltar, vai estar sobrecarregada....
Bom dia a todos!
Os formulários vocês preencheram a mão ou pelo computador e depois imprimiram?
@ecoutinho
Você saberia informar os prazos atuais para transcrição de casamento na conservatória do Porto?
Obrigado!
@Filipe
Tenho visto por aqui algo como 4 a 5 meses…Atualmente acredito que a melhor opção é o consulado do RJ se estiver no Brasil.
@AdrianaBasilio71
Bom dia
P: Os formulários vocês preencheram a mão ou pelo computador e depois imprimiram?
todos os processos que eu fiz ate hoje, sempre preenchi a mão mesmo em letra de forma, nunca tive problemas não.
Boa tarde, pessoal!
A quem interessar acabo de receber o link de pagamento do processo de transcrição de casamento da minha mãe recebido na CRC Porto em 30/04/25 e não tive dificuldades para pagar usando cartão Visa internacional.
Um outro ponto é que enviei a certidão de casamento dela e as certidões de nascimento emitidas há mais de um ano (mas apostiladas logo após serem emitidas, em menos de um ano) e os documentos foram aceitos. Não cogitei enviar para o Consulado do Rio justamente pela questão de estarem "vencidos" e deu tudo certo!
@AdrianaBasilio71 , preenchi o formulário no computador e depois imprimi.
Pessoal, bom dia!!
Obrigada pelo retorno, fiz tudo pelo computador mesmo.
Ultima duvida eu espero kkk
Preciso preencher o endereço atual do meu pai, porém ele é falecido, o que eu coloco?
@AdrianaBasilio71
Coloque o último endereço em que ele viveu. Aproveite que está com "a mão na graxa" e mande junto a certidão de óbito do seu pai em inteiro teor digitada e apostilada e peça junto a transcrição do óbito dele (transcrição de óbito não tem taxa, é gratuito). Assim vc deixa tudo certinho em Portugal.
@ecoutinho Bom dia!!
Quem é portuguesa é a minha mãe, mesmo assim é melhor já manda a certidão de óbto dele?
Se sim, envia junto com a transcrição de casamento? Manda todos os documentos juntos?
@AdrianaMacedo oie, consegui fazer o pagamento através do Multibanco. Recebi uma confirmação que receberam e só. Será que temos que esperar a Sra Sonia voltar de férias para dar continuidade. Você já recebeu algum retorno deles?