Pai português, mãe brasileira, tiveram um filho nascido em 2015, a declarante foi a mãe, na época eles eram separados, na certidão de nascimento da criança consta a filiação paterna e avós paternos,tudo correto.
No assento do Pai português não consta o casamento ( não foi feita a transcrição ainda)
Como devo proceder? Devo transcrever o casamento ?
Estamos montando o processo de nacionalidade do filho.
Obrigada pelas informações e por essa entendo que terei que fazer a transcrição de casamaneto dos meus pais.
Os documentos necessários para esse processo são: certidão de nascimento pai (obito, pois o mesmo falaeceu a mais de 20 anos) e mãe, pagamento da taxa de 120 eur e tem mais algum outro documento necessário?
Para ter 100% de segurança só transcrevendo, mas como se trata de menor de idade, e o português vai assinar o formulário 1c na condição de pai, o que por si só já caracteriza perfilhação na menoridade, há grande chance de passar sem ter que transcrever. Eu não esperaria a transcrição para mandar o processo.
Os documentos necessários para esse processo são: certidão de nascimento pai (obito, pois o mesmo falaeceu a mais de 20 anos) e mãe, pagamento da taxa de 120 eur e tem mais algum outro documento necessário?
Cada lugar (consulado, conservatória etc) tem seu procedimento próprio. Escolha onde vai fazer e se informe diretamente lá (pelo site ou ligando).
Vou enviar para Conservatória do Registo Civil do Porto (CRC-Porto), pelo que vi no site tem que enviar o documento (RG no nosso caso) e a certidão de casamento daqui do Brasil, certo?
Só estou com dificuldade de acesso o link de pagamento, alguém teria para me enviar?
pelo que vi no site tem que enviar o documento (RG no nosso caso) e a certidão de casamento daqui do Brasil, certo?
Está faltando coisa. Tem que mandar um documento de requisição assinado, a csrtidão de nascimento do cônjuge brasileiro e o assento de nascimento do cônjuge português.
Só estou com dificuldade de acesso o link de pagamento, alguém teria para me enviar?
O link para pagamento eles te mandam depois que receberem os documentos e analisarem. Se estiver tudo bem eles mandam o link, se faltar algo vão pedir para vc resolver antes de mandarem o pedido de pagamento.
Entrei em contato via e-mail e estou aguardando, mas fui ver pelo site do Civilonline e tem que pagar. Caso não venha o arquivo por e-mail terei que pagar a certidão sendo que já paguei todo o processo?
Essa certidão por email é uma lenda urbana, deveria vir automaticamente ao final do processo, mas na prática você precisa ficar mandando emails até alguém se dar ao trabalho de te enviar, o que raramente acontece. Da minha família não recebi nenhuma vez.
Te recomendo pagar os 10€ no civil online para não ficar emperrada esperando pela boa vontade de alguém na conservatória.
1 - Falei com meu irmão (que nasceu em 1975) e ele confirmou que já fez a transcrição do casamento de nossos pai e mãe.
2 - O declarante do minha certidão de nascimento, foi meu pai, filho de portugueses, mas que não possuía nem quis obter cidadania portuguesa. A declaração foi feita em 30 de junho, 5 dias após meu nascimento (25/06/71).
Fico só com a dúvida: este é um documento (transcrição do casamento dos pais) que preciso obter um cópia para enviar ou não preciso enviar ?
Preciso de uma ajuda e gostaria de contar com Voces, minha esposa possui nacionalidade portuguesa por descendencia (mae portugesa). Ela tem somente o Assento de Nascimento, neste documento ja consta o nome dela de casada, desta forma para ela pedir o Cartao Cidadao será preciso transcrever o casamento dela?
minha esposa possui nacionalidade portuguesa por descendencia (mae portugesa). Ela tem somente o Assento de Nascimento, neste documento ja consta o nome dela de casada
Esse assento foi emitido com erro, ele deveria ser uma “fotografia” da situação dela ao nascer, mas acho que nem vale a pena pedir retificação. Melhor transcrever o casamento logo, além de cumprir a obrigação legal, ela garante os seus direitos como cônjuge.
para ela pedir o Cartao Cidadao será preciso transcrever o casamento dela?
Não precisa, apesar de alguns consulados inventarem essa regra da cabeça deles. Teria o inconveniente de o cartão sair com nome de solteira, mas como o assento já foi lavrado com o nome atual, ela pode pedir CC e passaporte e fazer a transcrição em paralelo (ou um pouco mais tarde).
Posso usar resse modelo que encontrei aqui no forum? Segue:
Requerimento para transcrição de Casamento celebrado no Estrangeiro
…………………………………………………………………………………………………………….e……………………………..……………………………………………………………….………….….., casados, vêm requerer a transcrição do seu casamento, juntando, para o efeito, a respectiva certidão, e prestando as seguintes declarações:
O Nubente:
Nome: ……………………………………………………………………………………….……………….
Data de nascimento: ……………..…….…………..…… Estado civil: ……………….……..……………
…………………………………………………………………………………………………………….e……………………………..……………………………………………………………….………….….., casados, vêm requerer a transcrição do seu casamento, juntando, para o efeito, a respectiva certidão, e prestando as seguintes declarações:
O Nubente:
Devo mandar uma certidão de breve relato do casamento da mãe junto com os documento pedidos da Nacionalidade das filhas? .... (Mudança no Nome)
Eu não mandaria nada, mas se for para mandar uma certidão de casamento, mande de inteiro teor reprográfica. Certidão em breve relato normalmente não são aceitas em processos de nacionalidade portuguesa.
Comentários
@ecoutinho
Olá , por favor me tira uma duvida:
Pai português, mãe brasileira, tiveram um filho nascido em 2015, a declarante foi a mãe, na época eles eram separados, na certidão de nascimento da criança consta a filiação paterna e avós paternos,tudo correto.
No assento do Pai português não consta o casamento ( não foi feita a transcrição ainda)
Estamos montando o processo de nacionalidade do filho.
obrigado
@ecoutinho boa tarde!
Obrigada pelas informações e por essa entendo que terei que fazer a transcrição de casamaneto dos meus pais.
@dududuedu
Para ter 100% de segurança só transcrevendo, mas como se trata de menor de idade, e o português vai assinar o formulário 1c na condição de pai, o que por si só já caracteriza perfilhação na menoridade, há grande chance de passar sem ter que transcrever. Eu não esperaria a transcrição para mandar o processo.
@AdrianaBasilio71
Cada lugar (consulado, conservatória etc) tem seu procedimento próprio. Escolha onde vai fazer e se informe diretamente lá (pelo site ou ligando).
@ecoutinho ,ok obrigado. Vou dar andamento.
Boa tarde!!
Vou enviar para Conservatória do Registo Civil do Porto (CRC-Porto), pelo que vi no site tem que enviar o documento (RG no nosso caso) e a certidão de casamento daqui do Brasil, certo?
@AdrianaBasilio71
pelo que vi no site tem que enviar o documento (RG no nosso caso) e a certidão de casamento daqui do Brasil, certo?Está faltando coisa. Tem que mandar um documento de requisição assinado, a csrtidão de nascimento do cônjuge brasileiro e o assento de nascimento do cônjuge português.
Só estou com dificuldade de acesso o link de pagamento, alguém teria para me enviar?O link para pagamento eles te mandam depois que receberem os documentos e analisarem. Se estiver tudo bem eles mandam o link, se faltar algo vão pedir para vc resolver antes de mandarem o pedido de pagamento.
@ecoutinho
Obrigada pelas informações.
No caso da minha mãe será:
Tudo bem mandar a certidão de óbito do cônjuge?
E saberiam me dizer se o assento está demorando a chegar? Pois recebemos o e-mail e não veio o arquivo do assento para darmos andamento.
Agradeço a atenção .
@AdrianaBasilio71 , tem que mandar a certidão de nascimento do cônjuge brasileiro.
Quanto ao assento, pode mandar um e-mail para a conservatória solicitando ou pedir no Civilonline.
@SergioM
Bom dia!!
Entrei em contato via e-mail e estou aguardando, mas fui ver pelo site do Civilonline e tem que pagar. Caso não venha o arquivo por e-mail terei que pagar a certidão sendo que já paguei todo o processo?
@AdrianaBasilio71
Essa certidão por email é uma lenda urbana, deveria vir automaticamente ao final do processo, mas na prática você precisa ficar mandando emails até alguém se dar ao trabalho de te enviar, o que raramente acontece. Da minha família não recebi nenhuma vez.
Te recomendo pagar os 10€ no civil online para não ficar emperrada esperando pela boa vontade de alguém na conservatória.
Ecoutinho,
Novamente, grato pela ajuda e orientações.
1 - Falei com meu irmão (que nasceu em 1975) e ele confirmou que já fez a transcrição do casamento de nossos pai e mãe.
2 - O declarante do minha certidão de nascimento, foi meu pai, filho de portugueses, mas que não possuía nem quis obter cidadania portuguesa. A declaração foi feita em 30 de junho, 5 dias após meu nascimento (25/06/71).
Fico só com a dúvida: este é um documento (transcrição do casamento dos pais) que preciso obter um cópia para enviar ou não preciso enviar ?
Boa tarde @ecoutinho
Tudo bem?
Por favor, eu darei entrada na transcrição do meu casamento (a minha esposa é a cidadã portuguesa), no Consulado do Rio de Janeiro.
Saberia informar, se eu posso assinar o requerimento ou deverá ser, obrigatoriamente, a minha esposa.
Obrigado!
@LuisCidadania
Não precisa. Se o casamento foi transcrito, consta em sistema no registo de nascimento de sua mãe o casamento com seu pai.
@Geraldo_Leonel
Saberia informar, se eu posso assinar o requerimento ou deverá ser, obrigatoriamente, a minha esposa.
Qualquer um dos dois....
@ecoutinho Muito obrigado!
@ecoutinho
Muito obrigada por toda ajuda, você é sensacional.
Boa tarde a todos!!
Gostaria de informar que com muita insistência eles me mandaram o assento por e-mail, mas uma etapa deu certo.
Sobre o Documento de Requisição é pelo site do Registo Civil do Porto (CRC-Porto)? Porcurei por lá, mas não encontrei, tem algum nome especifico?
Bom dia a todos!!
Sobre o Documento de Requisição é pelo site do Registo Civil do Porto (CRC-Porto)? Porcurei por lá, mas não encontrei, tem algum nome especifico?
Bom dia
Preciso de uma ajuda e gostaria de contar com Voces, minha esposa possui nacionalidade portuguesa por descendencia (mae portugesa). Ela tem somente o Assento de Nascimento, neste documento ja consta o nome dela de casada, desta forma para ela pedir o Cartao Cidadao será preciso transcrever o casamento dela?
@marcos antonio lopes
minha esposa possui nacionalidade portuguesa por descendencia (mae portugesa). Ela tem somente o Assento de Nascimento, neste documento ja consta o nome dela de casadaEsse assento foi emitido com erro, ele deveria ser uma “fotografia” da situação dela ao nascer, mas acho que nem vale a pena pedir retificação. Melhor transcrever o casamento logo, além de cumprir a obrigação legal, ela garante os seus direitos como cônjuge.
para ela pedir o Cartao Cidadao será preciso transcrever o casamento dela?Não precisa, apesar de alguns consulados inventarem essa regra da cabeça deles. Teria o inconveniente de o cartão sair com nome de solteira, mas como o assento já foi lavrado com o nome atual, ela pode pedir CC e passaporte e fazer a transcrição em paralelo (ou um pouco mais tarde).
Bom dia a todos!!
Bom dia a todos!!
O Nubente:
Naturalidade: ………………………………………………….......................……..……………………..
Filiação: …………………………………………………………………………………………………….
……………………………………………………………………………………..………………….……
Residência habitual: …………………………………...……………………………………..……….……
……………………………………………………….……………………………………………………..
A Nubente:
Nome: ………………………………………………………………………….……………………….….
Data de nascimento: ……………..…………..……… Estado civil: ……………….….……..……………
Naturalidade: …………………………………………………...……..……………………….…………..
Filiação: …………………………………………………………………………….…………………..….
……………………………………………………………………………………..….………………..….
Residência habitual: ………………………………...……………………………………………...….…...
……………………………………………………….…………………………………………………….
Declarante(s): O Nubente, ……………………………………………….………………..…………….
A Nubente, …………………………….…………………………………….…………..
Nacionalidade dos nubentes à data do casamento:
Nacionalidade do nubente: ……………………………………
Nacionalidade da nubente: ……………………………………
Dados relativos à celebração do casamento
Hora e data do casamento: …... horas e ….... minutos, do dia ………... de …………..…….…. de ………
Lugar da celebração: ……………………………………………………….…..………………………….
Celebrante: ………………………………………………………………………………………..……….
Casamento: ………………………………
Processo prévio de publicação de editais, perante autoridade Portuguesa: (Sim/Não) ……………..………
Se um dos nubentes for estrangeiro
Residência à data da celebração:
O nubente: ………………………………………………………………………….…… … …….………
A Nubente: ……………………………………………………………………….…… …...................…..
Primeira residência conjugal: …..……………………….…………………………………………..……...
Mais declararam não terem promovido a transcrição do casamento junto do Consulado de Portugal.
…………………...., ……….. de ……………………….. de 20….
O Nubente:
Naturalidade: ………………………………………………….......................……..……………………..
Filiação: …………………………………………………………………………………………………….
……………………………………………………………………………………..………………….……
Residência habitual: …………………………………...……………………………………..……….……
……………………………………………………….……………………………………………………..
A Nubente:
Nome: ………………………………………………………………………….……………………….….
Data de nascimento: ……………..…………..……… Estado civil: ……………….….……..……………
Naturalidade: …………………………………………………...……..……………………….…………..
Filiação: …………………………………………………………………………….…………………..….
……………………………………………………………………………………..….………………..….
Residência habitual: ………………………………...……………………………………………...….…...
……………………………………………………….…………………………………………………….
Declarante(s): O Nubente, ……………………………………………….………………..…………….
A Nubente, …………………………….…………………………………….…………..
Nacionalidade dos nubentes à data do casamento:
Nacionalidade do nubente: ……………………………………
Nacionalidade da nubente: ……………………………………
Dados relativos à celebração do casamento
Hora e data do casamento: …... horas e ….... minutos, do dia ………... de …………..…….…. de ………
Lugar da celebração: ……………………………………………………….…..………………………….
Celebrante: ………………………………………………………………………………………..……….
Casamento: ………………………………
Processo prévio de publicação de editais, perante autoridade Portuguesa: (Sim/Não) ……………..………
Se um dos nubentes for estrangeiro
Residência à data da celebração:
O nubente: ………………………………………………………………………….…… … …….………
A Nubente: ……………………………………………………………………….…… …...................…..
Primeira residência conjugal: …..……………………….…………………………………………..……...
Mais declararam não terem promovido a transcrição do casamento junto do Consulado de Portugal.
…………………...., ……….. de ……………………….. de 20….
@Anderson Igreja
Pergunta, preciso fazer a transcrição do casamento para as filhas conseguirem a nacionalidade?Como nasceram após 1978 e foram registradas antes de completar 1 ano não é necessário transcrever o casamento para estabelecer perfilhação com a mãe.
@ecoutinho
Obrigado pela ajuda
Devo mandar uma certidão de breve relato do casamento da mãe junto com os documento pedidos da Nacionalidade das filhas? .... (Mudança no Nome)
@Anderson Igreja
Eu não mandaria nada, mas se for para mandar uma certidão de casamento, mande de inteiro teor reprográfica. Certidão em breve relato normalmente não são aceitas em processos de nacionalidade portuguesa.