Transcrição de Casamento - CRC do Porto

12628303132

Comentários

  • Prezados,

    Por gentileza, poderiam indicar onde encontro o requerimento de transcrição de casamento para envio a CRP (Conservatório do Porto).

    Os links do requerimento que foram inseridos neste tópico, não estão mais disponíveis.

    Grata.

  • Olá pessoal

    O processo de transcrição de casamento está demorando em média quanto tempo na CRC do Porto?

    @Claudiopsilva boa pergunta e adoraria saber. Enviei a solicitação para transcrição de casamento para a CRC de Porto e recebi a confirmação de entrega no dia 9 de Maio (52 dias atrás) . Até agora não recebi nenhum contato por parte do CRC. Já enviei dois emails perguntando sobre o andamento do processo mas não passaram nenhuma informação. A única frustração é não saber se tem algum problema com a documentação ou se está demorando mesmo..

    Alguém tem mais informações ?

  • editado June 30

    @gguerini

    Apenas como referência, pois já tem algum tempo.

    Quando transcrevi o casamento dos meu pais em 2023, levou 2 meses para mandarem um email com o link pedindo o pagamento (o que indica que os documentos estão OK) e 1 mês após pagamento recebi pelo correio a certidão de casamento portuguesa transcrita e a devolução dos documentos que mandei.

    Quando transcrevi o meu primeiro casamento em agosto de 2024 levou 1 mês para mandarem o link de pagamento e outro mês para devolverem a certidão com o casamento transcrito e a devolução dos documentos.

    Não adianta esperar que façam contato rápido nem que fiquem respondendo nossos emails pedindo status, não é a forma que gostamos, mas é como eles operam. Se não tiver notícias, a princípio é pq está tudo bem.

  • Eu enviei toda a documentação de transcrição de casamento para o CRC do Porto via DHL, chegou em 21/04. Até agora não me enviaram o link de pagamento ou houve qualquer contato. Enviei um e-mail e não obtive resposta.

  • @adrianasilva27

    bom dia,

    o meu processo chegou exatamente no mesmo dia 21/04 que o seu,

    eu enviei um email no dia 03/06 e tive essa somente essa resposta,

    ("Deverá aguardar a notificação destes serviços.")

    ate hoje 01/07 continuo aguardando o link para pagamento,

    mas como li aqui nos comentários que esses dois meses de julho e agosto

    são meses de ferias e a quantidade de pessoas cai para a metade

    os prazos tmb devem ser bem maiores

    me arrependi muito ter enviado para o Porto minha irmã enviou no mesmo mês para o consulado do RJ

    foi finalizado em 30 dias, ela ja fez agendamentos ja foi duas vezes para fazer cartão cidadão e passaporte e já esta com tudo em mãos.

    e eu aguardando contato e link ainda 😥

    dificil mesmo

  • @AdrianaMacedo


    Se você ainda não fez o pagamento, o processo de transcrição ainda não existe.

    Se não for um problema muito grande, além do gasto, obter novas cópias dos documentos, por que vc não manda um pedido de transcrição para o Consulado do Rio?

    Vai resolver isso muito mais rápido. Só vai mesmo perder o dinheiro dos documentos que enviou para Portugal.

  • @eduardo_augusto

    Boa tarde Eduardo,

    Agradeço muito sua sugestão 🙏,

    Mas no momento não vale apena perder esse dinheiro, diferente da minha irmã eu já tenho o CC e passaporte emitidos, não tenho grande urgência na averbação,

    só vou precisar dessa averbação pronta para o processo de nacionalidade pelo casamento do meu esposo, e esse processo e feito e leva em media de 4 anos, como ainda vou iniciar a emissão das certidões para montar e enviar para Lisboa, estou relativamente calma,

    Essa semana iniciei o processo da minha mãe Base X, pra dar tempo dessa minha averbação "chegar"

    Por enquanto vou deixar lá mesmo, mas si eu perceber ao longo desse mês, finalizando e enviando o processo da minha mãe, que a demora do Porto vai atrasar o envio do processo do meu marido, vou segui sua sugestão,

    Obrigada,

  • Boa noite, pessoal! Tudo bem?


    Vocês já me ajudaram muito aqui, então me senti na obrigação de passar o que me informaram.

    A cidadania da minha mãe saiu final do ano passado. Agora estou pedindo a transcrição do casamento dela pelo CRC do Porto.

    Mandei e-mail pra lá e eles me informaram que todas as certidões precisam estar em inteiro teor digitada, exceto a do Português.

    Também o formulário precisa ser assinado pelo nubente requerente (no caso, minha mãe). Em caso extraordinário, só com procuração.

    Eu tive dúvidas em qual formulário preencher, já que cada site dos consulados pelo Brasil tem um diferente.

    Eles me enviaram dois modelos por e-mail. Acho legal por serem modelos oficiais da conservatória.

    Vou compartilhar com vocês em anexo:


    Muito obrigado até aqui!

  • @brunamichelsn

    Meu processo de Transcrição de casamento já esta lá no Porto, eles me enviaram esses arquivos tmb foram esses que eu usei, pra montar o processo e enviar,

  • Minha mãe deu entrada em set/24, em out/24 enviaram o link para pagamento. Em jan/25 efetuaram contato informando que estavam aguardando uma retificação no assento de nascimento que foi realizada em fev/25, porém até o presente momento a transcrição não foi concluída.

  • @AdrianaMacedo

    Você enviou os dois documentos? Eu mandei apostilhar e vou enviar os dois, mas um deles achei estranho porque não tem espaço pra assinar nem nada assim.

    Primeiro achei que deveria enviar um dos dois, apenas. Mas vou enviar os dois por garantia.

  • Pra fazer o pedido de transcrição de casamento só presencialmente no consulado do Rio, certo? Não tem como enviar pelo correio pra lá?

  • @brunamichelsn


    pelo contrário, a recomendação é sempre enviar pelos correios.

  • @brunamichelsn

    O consulado do Rio não tem atendimento presencial para transcrição. A única forma que aceitam é pelo correio.

  • @brunamichelsn

    boa tarde Bruna

    "Você enviou os dois documentos? "

    sim, enviei ambos (2) os formulários que eu recebi, assinei o que tem lugar para assinatura,

    Quanto ao consulado do RJ pode enviar pelos correios, já comentei aqui isso outras vezes, que minha irmã enviou para o RJ e deu muito certo, foram 30 dias, já eu enviei para o Porto e ate agora nada, e com ferias de verão agora piorou

  • @AdrianaMacedo e você apostilhou os 2 formulários ou só o que tinha a assinatura?

  • Muito obrigada!

    Irei enviar para o consulado do Rio, me parece a melhor opção.

    Segundo relatos aqui está mais agil, certo?

    @ecoutinho @eduardo_augusto

  • Bom dia,

    Estou com a minha documentação separada para transcrever meu casamento!

    E pelo que estou acompanhando o grupo é melhor eu enviar para o consulado do RJ?

    Me orientem por favor, como eu devo fazer?

    Tenho que só colocar todos os documentos junto com o requerimento e enviar para o consulado e aguardar? Ou tenho mais algum documento especial para eu preencher e solicitar que o consulado envie para Portugal?

    Alguma Taxa para Pagar?

    Como eu faço? Me ajudem!!! Quero enviar o mais rápido possível!!!

    😀

  • @Paulecass, basta enviar os documentos e o formulário para o consulado e aguardar. Eles vão mandar um e-mail com as instruções de pagamento.

  • @SergioM tá valendo a pena fazer a transcrição de casamento pelo Consulado ou melhor mandar pro ACP?

  • @Jacqueline Thompson

    O ACP não transcreve casamento. Apenas trata processo de nacionalidade. Você deve estar confundindo com a Conservatória do Registo Civil do Porto (CRC-Porto). Eles levam algo como 3 a 4 meses para transcrever. Foi onde fiz as transcrições da minha família pois na época o consulado do Rio não aceitava documentos de outros Estados fora da área de jurisdição deles.

  • @brunamichelsn

    boa tarde

    Mil desculpas, não vi anteriormente sua pergunta


    @ adrianamacedo você apostilhou os 2 formulários ou só o que tinha a assinatura?


    formulário não si apostila, somente reconhece a assinatura no cartório

    apostilamento somente em certidões ou documentos de identificação tipo RG

  • @Jacqueline Thompson, o consulado do RJ tem levado menos de 1 mês, então acho que é a melhor opção atualmente.

  • ggomesggomes Member

    Bom dia, pessoal.

    Sou português e tenho união estável com uma cidadã brasileira. Já ingressei com o processo jurídico para reconhecimento da união de facto e obtive sentença favorável.

    Poderiam, por gentileza, me orientar quanto ao processo de averbação e demais etapas necessárias para emissão do passaporte e do Cartão de Cidadão?

    Grato a atenção.

  • @Jacqueline Thompson

    boa tarde,

    Enviei o meu processo de averbação para (CRC-Porto) chegou e dia 21/04/25,

    eu enviei um email no dia 03/06/25 e tive essa somente essa resposta,

    ("Deverá aguardar a notificação destes serviços.")

    ate hoje 15/07/25 continuo aguardando o link para pagamento,

    mas como li aqui nos comentários que esses dois meses de julho e agosto

    são meses de ferias e a quantidade de pessoas cai para a metade

    os prazos tmb devem ser bem maiores

    minha irmã enviou no mesmo mês para o consulado do RJ

    foi finalizado em 30 dias, ela ja fez agendamentos ja foi duas vezes para fazer cartão cidadão e passaporte e já esta com tudo em mãos.

    Resumindo Consulado do Rio nesse momento e a melhor opção

  • editado July 15

    @AdrianaMacedo Imagina, obrigada pelo retorno!

    Vi no outro tópico do forum que o consulado do Rio só aceita pedidos dos estados do Rio e Espírito Santo, certo?

    Minha sogra, que assinou o requerimento, é natural do Rio de Janeiro mas mora em Santa Catarina agora.

    Será que ela pode pedir pelo consulado do Rio?

    @ecoutinho

    Obrigada pela ajuda!

  • Boa tarde,

    lendo os comentários aqui, queria confirmar essa informação sobre o consulado do Rio, sou de São Paulo, então eles não aceitam que envie por lá ?

    Qual a melhor opção no momento, enviar para Portugal ou o de sp mesmo?


    Obrigada

  • Boa tarde, pessoal.

    Sobre o novo requerimento para transcrição, na parte que pergunta sobre filhos (destacado na imagem abaixo): Eles querem saber se já existiam filhos em comum na data do casamento OU se desse casamento houve filhos?

    Agradeço a atenção e ajuda.


    @laurapaffi o consulado do RJ só atende requerentes do RJ e do ES, eles ainda destacam no site que " a assinatura do requerente deve ser reconhecida por autenticidade em cartório de nossa área de jurisdição".

    @brunamichelsn como falei acima pra Laura, se o endereço do requerente e o reconhecimento da assinatura não for realizado no RJ ou ES, o consulado do RJ não aceitará o processo.

  • Pessoal, voltei!

    Nesse novo formulário - Dados Estatísticos, também fiquei em dúvida na parte dos filhos. Alguém poderia me ajudar no preenchimento, por favor.

    Obrigado.

  • @lacerda_es , boa noite!

    Filhos não comuns, são filhos de relacionamentos anteriores. Assim, se à data do casamento, você ou seu marido tinham filhos de outro casamento ou relacionamento deve apontar.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.