O pedido que postei também foi recebido pela ACP em 04-06-2025, mas ainda não recebi o e-mail com número do processo/senha de acompanhamento.
Dúvida: Devo incluir meu pedido na planilha (mesmo ainda sem número do processo) ou aguardo esse e-mail para fazê-lo?
Aproveito pra relatar minha experiência até aqui:
1-Documentos no envelope pardo, para 1D:
1.1 Formulário azul (recebi por e-mail após o pagamento da taxa. Já veio preenchido o e-mail cadastrado no topo do formulário e o número do recibo de pagamento)
Quadro 1
1.1a No campo (5) CEP: anotei o 1⁰ digito antes dos quadradinhos
1.1b No campo (7) Emitido por: "Polícia Federal (SR/PF/RJ)"
Quadro 3
1.1c No campo (5) Documento comprovativo de conhecimento da Língua Portuguesa: deixei em branco
1.1d No campo (s/n) Outros documentos: "Assento de casamento Avó/Avô portugueses (Confirmação Apelidos)"
*esqueci de citar a Certificado de Vida emitida pelo Consulado Português no RJ
1.1h anotei em sequencia de 4 dígitos com 1 espaço vazio entre eles, a última sequência com 5 dígitos
1.1i Marquei o quadradinho: Moeda Euro
1.1j Dados bancários adicionais: "Banco Intermediário: Commerzbank AG Swift: COBADEFF"
Quadro 6
1.1k O declarante repetiu a mesma assinatura nos 2 campos e o cartório carimbou ambas (só depois eu vi num vídeo que bastava uma assinatura, o campo é duplo para assinatura de pais, em caso de filho menor)
1.2 Copia Colorida Passaporte, apostilada
1.3 Certificado de Vida emitida pelo Consulado Português no RJ
1.4 Cert Nasc Reprografica do Requerente, apostilada
1.5 Assento Baptismo do avô português emitido pelo ADP e enviado para o RJ (carimbo azul e carimbo "branco" alto relevo)
1.6 Cert Nasc Reprografica do pai do Requerente, apostilada
1.7 Assento de casamento Avó/Avô portugueses, para confirmar dos apelidos portugueses e retificar o nome da avó paterna na certidão de nasc. do requerente, emitido pelo Consulado Português do RJ (casamento de 1924, porém ainda não constava na base de dados do IRN)
1.8 Certificado de antecedentes criminais emitido pelo site da PF, apostilado (li que o código QR teria validade de 6 meses e precisaria apostilar, mas tb li que não precisaria, na dúvida, apostilei)
2. Envio dos documentos para PT:
2.1 Coloquei tudo num envelope pardo. Nos dados do remetente inclui o email e telefone. Nos dados do destinatário inclui o email e telefone.
2.2 Postei dia 26/mai/2025, na agência dos Correios (ECT) fui informado pela atendente que a carta registrada simples (~R$45) gerava código, mas sem informação de rastreio, apenas o status de entrega. Por esse motivo optei pela carta registrada expressa (~R$240). Li relatos recentes que a carta registrada simples também rastreia (já que o trecho internacional é feito pela EMS e em Portugal pelo CTT), então aparentemente fui feito de ot@rio. Não me espantaria caso exista algum tipo de comissão aos atendentes.
2.3 No app dos Correios, em 3/jun/2025, apareceu status: Objeto não Entregue - Endereço Insuficiente (Objeto será devolvido ao remetente).
2.4 No app do CTT (correio português) o status era: Em trânsito - Chegou ao centro operacional - Centro operacional 4470 Maia. Na dúvida liguei para o atendimento do CTT (+351210471616) onde foi aberto um chamado para verificação. Na dúvida também abri uma reclamação por e-mail. No dia seguinte, 4/jun/2025, apareceu no app o status: Entregue - O envio foi entregue. O processo de envio terminou. Centro operacional Maia. Entregue a: Arquivo Central Do Porto
*tb recebi um e-mail avisando sobre a entrega no ACP. Nem no app, nem no e-mail foi informado o nome do recebedor.
Até o momento, 23/jun, continuo aguardando o e-mail com o código do processo/senha de acompanhamento.
Obs: no app dos Correios (ECT) continua até hoje o status "Objeto não Entregue - Endereço Insuficiente (Objeto será devolvido ao remetente)."
Conforme o art 141 do DL 51/1978, se o filho foi registrado até completar 1 ano de nascido, a perfilhação materna está estabelecida com o nome da mãe que constar na certidão de nascimento, portanto não é necessário transcrever o casamento dos pais para estabelecer a perfilhação.
Consultei o art. 141, porém minha dúvida permanece: Isso só é válido para a mulher que não contraiu matrimônio ou que manteve seu nome original no casamento?
Muito obrigado por todas as informações já postadas!
Base X é uma legislação muito específica. Só vale para mulheres que casaram com homens PT antes de 03 de outubro de 1981.
Mas, para quem se encaixa nela, é uma ótima opção. É um processo grátis e tramita muito rápido; economiza anos em relação aos outros processos de casamento.
Obrigado por compartilhar seu relato. Imagino a chateação que passou na hora.
Acho bem importante, pois deixa claro que, viajar só com o assento e esperar ser tratado como PT, tem algum grau de risco e fica na dependência do agente de imigração com que se deparar.
Pessoalmente, não é o que eu gosto de arriscar depois de uma longa jornada transatlântica. Gosto sempre de ter os documentos já comprovados em mão e não ficar na dependência da interpretação de ninguém.
Consultei o art. 141, porém minha dúvida permanece: Isso só é válido para a mulher que não contraiu matrimônio ou que manteve seu nome original no casamento?
Não. É válido sempre, a única condicionante é que o nascimento tenha ocorrido há menos de um ano do registo. Se houvesse outras condicionantes (só para solteiras, só para quem não mudou nome, só para quem torce para o Benfica) estaria na lei.
Caso o registo seja tardio, após 1 ano do nascimento, aí vale o art 142 e há mais restrições.
Pessoal, fui surpreendido esses dias por uma postagem no Instagram "Patrocinada" de uma empresa que parece prestar consultoria para aquisição de Nacionalidade, com advogados e etc...
Onde diz que nosso pedido de Nacionalidade deve ser decidido em no máximo 5 meses. Eles também dizem que a Lei Portuguesa prevê que os pedidos sejam decididos no prazo de 90 dias úteis, algo que não é respeitado e nenhuma modalidade de aquisição. Com isso, esse escritório criou uma petição pública para exigir o cumprimento da lei por quem pertence. Eles pedem para que interessados assinem o abaixo-assinado que está em um link no perfil do instagram deles. Eu já entrei no link e vi que realmente é possível assinar, mas fiquei cabreiro pelo fato deles criarem um post "patrocinado" para ajudar interessados que façam ou não com eles o seu serviço de consultoria.
De um lado, consigo enxergar um senso de coletividade e empatia, mas em contrapartida vejo que estão jogando papel em ventania, demonstrando uma espécie de entendimento superior se comparado a outros prestadores de serviço do mesmo nicho, atraindo a atenção de interessados, como por exemplo: "Essa empresa ai é boa, vou fazer com eles para conseguir tirar minha nacionalidade em 90 dias úteis"
O que vocês acham disso ?
Se os Adms e Moderadores me autorizarem, posso postar o link desse vídeo no Instagram e até mesmo o tal link com o abaixo-assinado.
Cada um é livre para assinar se achar que deve, mas eu optei por não participar.
Particularmente acho uma má idéia por dois motivos: 1 - a proposta de "solução" para o problema é ruim; 2 - no atual clima se o parlamento tiver que mexer no tema nacionalidade certamente não será para tornar nossa vida melhor ou mais fácil (vide o anúncio do governo português de ontem).
Uma coisa curiosa é que além de post patrocinado, vi em alguns grupos (acho que no FB) gente pedindo assinaturas de forma muito agressiva. Independente do que penso sobre a proposta, achei muito esquisito.
O desejo é justo e correto mas a petição não dá uma solução real ao problema. Leia o tópico acima, lá vai encontrar pontos de vista diferentes do meu e com isso faça sua própria avaliação.
Não consigo te dizer se acredito no efeito positivo dessa petição.
Dei uma olhada no link que passou sobre o que já foi discutido por aqui. Eu concordo com diversos pontos de vista.
Na dúvida, não assinarei.
Lógico que aqueles que possuem prazos maiores, seja por NETO, CASAMENTO e RESIDÊNCIA devem escolher assinar. Convenhamos que o prazo está um absurdo para essas modalidades de aquisição.
Aparentemente os processos deram uma pausa. Estava vendo processos da metade de Julho andando, mas agora faz um tempinho que não vejo processos sendo concluídos.
boa noite , alguem sabe me informar em qual mes esta os pedidos de nacionalidade por tempo de residencia no ACP , dei entrada em agosto de 2023 e ate hoje continua na bolinha 1 , desde ja muito obrigado .
Quanto tempo está demorando para chegar a senha de um processo de filho menor enviado para a ACP?
Processo da minha filha menor chegou em 12/05 na ACP, esperei uma semana e nada. Mandei email com as informações e no dia seguinte me enviaram a senha.
Olá pessoal, estou ajudando uma amiga que enfim conseguiu achar a certidão de nascimento do bisavô dela, temos 2 dúvidas.
A avó dela ainda é viva, então irá fazer o processo de filha na ACP, ela foi registrada pelo pai com menos de 1 ano de idade, mas ambos eram portugueses, pode ser feito o processo sem transcrição do casamento dos pais?
Segunda dúvida: Na certidão de nascimento da avó dela o nome dos avós estão diferentes da certidão portuguesa, na certidão portuguesa está Carolino Augusto Fernandes e Maria Augusta xxxx ( que não conseguimos ler) na certidão brasileira está Carolino Augusto e Maria Augusta sem sobrenomes, é necessário retificar?
Li no quadro 2 que poderia deixar em branco se enviar a cópia do assento de nascimento...mas então esses campos devem ser preenchidos?
O jeito mais fácil é mandar uma cópia simples do assento de nascimento do pai português e no quadro 2 pode apenas marcar X na opção “pai português” deixando o resto em branco.
@Ale o meu processo caiu em exigencia pq aparentemente eu nao preenchi a minha data de nascimento no quadro 1 :-/
Eu estou para enviar o formulario novamente com tudo preenchido (Ja verifiquei 200x) e estou colocando a certidao de resgistro da minha mae no envelope, na epoca que dei entrada eu mandei só com as informações no quadro 2 e dessa vez eu vou escanear o documento antes de mandar pra poder validar caso caia em exigencia de novo.
Eu estou em duvida se escrevo uma carta para a conservadora formal, ou se posso escrever algo mais simples só informando que estou respondendo a exigencia do dia 05/06/2025 do processo XYZ/2024. Achei os modelos de respostas de outras threads com muita informação e formal demais... alguem teve expericnia de responder solicitação? Precisou escrever uma carta, ou só colcoar uma informação com numero do processo ja basta?
@Bruna Bettini Não trabalho com advocacia, mas vou falar da minha experiência:
Se a avó da sua amiga é filha de dois pais portugueses, creio que tem de se saber onde e quando eles se casaram. Se o casamento foi em Portugal, não há o que transcrever, podendo só indicar o Assento de Casamento português. Mas se eles se casaram no Brasil, recomendam transcrever pois pode cair em exigência. É importante saber também, em que ano ela nasceu - Parece que se antes de 1978, aí a transcrição é regra.
Sobre os sobrenomes; Acho que depende do conservador que for analisar, mas não me parece tão grave, talvez impliquem por se tratar de uma perda de apelidos. O maior problema que tive foi com funcionários do Consulado. Aconteceu do conservador português aceitar a cidadania com algumas letras diferentes no nome, mas o funcionário brasileiro do Consulado exigiu que uma retificação fosse feita para emissão de Cartão do Cidadão e Passaporte.
Recomendo dar uma olhada no fórum para saber mais.
Comentários
@Geraldo_Leonel
Não precisa esperar. Mande o processo para o ACP o mais rápido que puder e dispare a transcrição em paralelo.
@Bentinho
O pedido que postei também foi recebido pela ACP em 04-06-2025, mas ainda não recebi o e-mail com número do processo/senha de acompanhamento.
Dúvida: Devo incluir meu pedido na planilha (mesmo ainda sem número do processo) ou aguardo esse e-mail para fazê-lo?
Aproveito pra relatar minha experiência até aqui:
1-Documentos no envelope pardo, para 1D:
1.1 Formulário azul (recebi por e-mail após o pagamento da taxa. Já veio preenchido o e-mail cadastrado no topo do formulário e o número do recibo de pagamento)
Quadro 1
1.1a No campo (5) CEP: anotei o 1⁰ digito antes dos quadradinhos
1.1b No campo (7) Emitido por: "Polícia Federal (SR/PF/RJ)"
Quadro 3
1.1c No campo (5) Documento comprovativo de conhecimento da Língua Portuguesa: deixei em branco
1.1d No campo (s/n) Outros documentos: "Assento de casamento Avó/Avô portugueses (Confirmação Apelidos)"
*esqueci de citar a Certificado de Vida emitida pelo Consulado Português no RJ
Quadro 5
1.1e Marquei "Por transferência..." (3⁰ quadradinho)
1.1f "Banco Itaú"
1.1g "ITAUBRSPXXX"
1.1h anotei em sequencia de 4 dígitos com 1 espaço vazio entre eles, a última sequência com 5 dígitos
1.1i Marquei o quadradinho: Moeda Euro
1.1j Dados bancários adicionais: "Banco Intermediário: Commerzbank AG Swift: COBADEFF"
Quadro 6
1.1k O declarante repetiu a mesma assinatura nos 2 campos e o cartório carimbou ambas (só depois eu vi num vídeo que bastava uma assinatura, o campo é duplo para assinatura de pais, em caso de filho menor)
1.2 Copia Colorida Passaporte, apostilada
1.3 Certificado de Vida emitida pelo Consulado Português no RJ
1.4 Cert Nasc Reprografica do Requerente, apostilada
1.5 Assento Baptismo do avô português emitido pelo ADP e enviado para o RJ (carimbo azul e carimbo "branco" alto relevo)
1.6 Cert Nasc Reprografica do pai do Requerente, apostilada
1.7 Assento de casamento Avó/Avô portugueses, para confirmar dos apelidos portugueses e retificar o nome da avó paterna na certidão de nasc. do requerente, emitido pelo Consulado Português do RJ (casamento de 1924, porém ainda não constava na base de dados do IRN)
1.8 Certificado de antecedentes criminais emitido pelo site da PF, apostilado (li que o código QR teria validade de 6 meses e precisaria apostilar, mas tb li que não precisaria, na dúvida, apostilei)
2. Envio dos documentos para PT:
2.1 Coloquei tudo num envelope pardo. Nos dados do remetente inclui o email e telefone. Nos dados do destinatário inclui o email e telefone.
2.2 Postei dia 26/mai/2025, na agência dos Correios (ECT) fui informado pela atendente que a carta registrada simples (~R$45) gerava código, mas sem informação de rastreio, apenas o status de entrega. Por esse motivo optei pela carta registrada expressa (~R$240). Li relatos recentes que a carta registrada simples também rastreia (já que o trecho internacional é feito pela EMS e em Portugal pelo CTT), então aparentemente fui feito de ot@rio. Não me espantaria caso exista algum tipo de comissão aos atendentes.
2.3 No app dos Correios, em 3/jun/2025, apareceu status: Objeto não Entregue - Endereço Insuficiente (Objeto será devolvido ao remetente).
2.4 No app do CTT (correio português) o status era: Em trânsito - Chegou ao centro operacional - Centro operacional 4470 Maia. Na dúvida liguei para o atendimento do CTT (+351210471616) onde foi aberto um chamado para verificação. Na dúvida também abri uma reclamação por e-mail. No dia seguinte, 4/jun/2025, apareceu no app o status: Entregue - O envio foi entregue. O processo de envio terminou. Centro operacional Maia. Entregue a: Arquivo Central Do Porto
*tb recebi um e-mail avisando sobre a entrega no ACP. Nem no app, nem no e-mail foi informado o nome do recebedor.
Até o momento, 23/jun, continuo aguardando o e-mail com o código do processo/senha de acompanhamento.
Obs: no app dos Correios (ECT) continua até hoje o status "Objeto não Entregue - Endereço Insuficiente (Objeto será devolvido ao remetente)."
@ecoutinho
Conforme o art 141 do DL 51/1978, se o filho foi registrado até completar 1 ano de nascido, a perfilhação materna está estabelecida com o nome da mãe que constar na certidão de nascimento, portanto não é necessário transcrever o casamento dos pais para estabelecer a perfilhação.
Consultei o art. 141, porém minha dúvida permanece: Isso só é válido para a mulher que não contraiu matrimônio ou que manteve seu nome original no casamento?
Muito obrigado por todas as informações já postadas!
Prezados, ao ver os status da planilha me deparei com a aba "base X". O que seria isso?
Grato.
@dudugonça
Base X é uma legislação muito específica. Só vale para mulheres que casaram com homens PT antes de 03 de outubro de 1981.
Mas, para quem se encaixa nela, é uma ótima opção. É um processo grátis e tramita muito rápido; economiza anos em relação aos outros processos de casamento.
@AdrianaMacedo
Obrigado por compartilhar seu relato. Imagino a chateação que passou na hora.
Acho bem importante, pois deixa claro que, viajar só com o assento e esperar ser tratado como PT, tem algum grau de risco e fica na dependência do agente de imigração com que se deparar.
Pessoalmente, não é o que eu gosto de arriscar depois de uma longa jornada transatlântica. Gosto sempre de ter os documentos já comprovados em mão e não ficar na dependência da interpretação de ninguém.
@Sergio76
Mandei de um filho menor da família em meados de maio para ACP e em umas 2 semanas veio a senha.
Mas não vi comentários aqui no fórum sobre os que chegaram lá em junho. Não sei se os prazos aumentaram.
@SergioADP
Consultei o art. 141, porém minha dúvida permanece: Isso só é válido para a mulher que não contraiu matrimônio ou que manteve seu nome original no casamento?
Não. É válido sempre, a única condicionante é que o nascimento tenha ocorrido há menos de um ano do registo. Se houvesse outras condicionantes (só para solteiras, só para quem não mudou nome, só para quem torce para o Benfica) estaria na lei.
Caso o registo seja tardio, após 1 ano do nascimento, aí vale o art 142 e há mais restrições.
Bom dia a todos,
Meu processo foi submetido em Fev de 2024 e até agora nada
Conforme sugestão daqui, tentei ligar, mas não consegui no número 351 211 950 500.
Diz que o número está bloqueado ou não pode receber essa chamada.
Alguém sabe o que pode ser?
Boa tarde a todos.
Pessoal, fui surpreendido esses dias por uma postagem no Instagram "Patrocinada" de uma empresa que parece prestar consultoria para aquisição de Nacionalidade, com advogados e etc...
Onde diz que nosso pedido de Nacionalidade deve ser decidido em no máximo 5 meses. Eles também dizem que a Lei Portuguesa prevê que os pedidos sejam decididos no prazo de 90 dias úteis, algo que não é respeitado e nenhuma modalidade de aquisição. Com isso, esse escritório criou uma petição pública para exigir o cumprimento da lei por quem pertence. Eles pedem para que interessados assinem o abaixo-assinado que está em um link no perfil do instagram deles. Eu já entrei no link e vi que realmente é possível assinar, mas fiquei cabreiro pelo fato deles criarem um post "patrocinado" para ajudar interessados que façam ou não com eles o seu serviço de consultoria.
De um lado, consigo enxergar um senso de coletividade e empatia, mas em contrapartida vejo que estão jogando papel em ventania, demonstrando uma espécie de entendimento superior se comparado a outros prestadores de serviço do mesmo nicho, atraindo a atenção de interessados, como por exemplo: "Essa empresa ai é boa, vou fazer com eles para conseguir tirar minha nacionalidade em 90 dias úteis"
O que vocês acham disso ?
Se os Adms e Moderadores me autorizarem, posso postar o link desse vídeo no Instagram e até mesmo o tal link com o abaixo-assinado.
Esse vídeo já apareceu para algum de vocês ?
Achei importante falar sobre isso com vocês.
Abraço !
@GustavoLopes
Esse assunto já foi bastante discutido aqui: Petição ao Parlamento: Pela obrigação do cumprimento dos prazos legais para decisão dos processos
Cada um é livre para assinar se achar que deve, mas eu optei por não participar.
Particularmente acho uma má idéia por dois motivos: 1 - a proposta de "solução" para o problema é ruim; 2 - no atual clima se o parlamento tiver que mexer no tema nacionalidade certamente não será para tornar nossa vida melhor ou mais fácil (vide o anúncio do governo português de ontem).
Uma coisa curiosa é que além de post patrocinado, vi em alguns grupos (acho que no FB) gente pedindo assinaturas de forma muito agressiva. Independente do que penso sobre a proposta, achei muito esquisito.
O desejo é justo e correto mas a petição não dá uma solução real ao problema. Leia o tópico acima, lá vai encontrar pontos de vista diferentes do meu e com isso faça sua própria avaliação.
@ecoutinho
Não consigo te dizer se acredito no efeito positivo dessa petição.
Dei uma olhada no link que passou sobre o que já foi discutido por aqui. Eu concordo com diversos pontos de vista.
Na dúvida, não assinarei.
Lógico que aqueles que possuem prazos maiores, seja por NETO, CASAMENTO e RESIDÊNCIA devem escolher assinar. Convenhamos que o prazo está um absurdo para essas modalidades de aquisição.
@GustavoPRA FEVEREIRO de 2024???? Qual artigo? 1C no PORTO?
Se for... tá atrasadíssimo! Estão oficialmente analisando 06/2024!
Olá, Boa Noite!
Preciso mandar o processo para os meus filhos menores, alguém tem o checklist de documentos a serem enviados? O formulario também muda correto?
Agradeço se alguem conseguir me orientar.
@Ing1982
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24048/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-menores-formulario-1c
alguém tem a tabela atualizada dos processos da ACP?
Aparentemente os processos deram uma pausa. Estava vendo processos da metade de Julho andando, mas agora faz um tempinho que não vejo processos sendo concluídos.
@PedroCCZ
Saiu uma reportagem que a ACP está em colapso devido a falta de funcionários. Devem ter dado essa pausa devido as férias de verão.
Boa noite à todos! Minha cidadania acabou de ser concluída! Conservadora Alexandra Fernandes.
Estou muito muito feliz! Gostaria de agradecer a todos vocês pelo apoio, ajuda, conselhos e tudo que me levou a esse resultado maravilhoso!
agradeço em especial ao @ecoutinho! Sempre prestativo, com foco no que tem que ser feito.
Planilha atualizada!
Agora, rumo a cidadania do meu filho!
@Valeria_Peixoto
Parabéns!!! Comemore bastante com um bom vinho verde e sardinhas na brasa.
@ecoutinho obrigada!!
🙏🏻👏
boa noite , alguem sabe me informar em qual mes esta os pedidos de nacionalidade por tempo de residencia no ACP , dei entrada em agosto de 2023 e ate hoje continua na bolinha 1 , desde ja muito obrigado .
@Sergio76
Quanto tempo está demorando para chegar a senha de um processo de filho menor enviado para a ACP?Processo da minha filha menor chegou em 12/05 na ACP, esperei uma semana e nada. Mandei email com as informações e no dia seguinte me enviaram a senha.
Olá pessoal, estou ajudando uma amiga que enfim conseguiu achar a certidão de nascimento do bisavô dela, temos 2 dúvidas.
A avó dela ainda é viva, então irá fazer o processo de filha na ACP, ela foi registrada pelo pai com menos de 1 ano de idade, mas ambos eram portugueses, pode ser feito o processo sem transcrição do casamento dos pais?
Segunda dúvida: Na certidão de nascimento da avó dela o nome dos avós estão diferentes da certidão portuguesa, na certidão portuguesa está Carolino Augusto Fernandes e Maria Augusta xxxx ( que não conseguimos ler) na certidão brasileira está Carolino Augusto e Maria Augusta sem sobrenomes, é necessário retificar?
Desde de já agradeço.
@ecoutinho @texaslady
@glisboa tudo bem?
Por favor me tire uma dúvida.
Estou para enviar o Formulário 1C de filhos menores. Não havia preenchido a data de nascimento do pai português xx/xx/1977
Li no quadro 2 que poderia deixar em branco se enviar a cópia do assento de nascimento...mas então esses campos devem ser preenchidos?
Seu processo caiu em exigência por isso?
E a parte de Freguesia e Concelho?
Só coloco então a data de nascimento, o n° do assento de nascimento xxxxx de 2024 e assinalo o quadro Conservatória de Registos Centrais de Lisboa?
Pretendo mandar amanhã esses documentos para Portugal mas estou muito em dúvida sobre isso.
Grata a quem puder me ajudar.
@Ale
Li no quadro 2 que poderia deixar em branco se enviar a cópia do assento de nascimento...mas então esses campos devem ser preenchidos?O jeito mais fácil é mandar uma cópia simples do assento de nascimento do pai português e no quadro 2 pode apenas marcar X na opção “pai português” deixando o resto em branco.
@mcabrita
Tô pensando em mandar uma mensagem pra ACP também. Embora no meu caso ainda faça só 2 semanas que o meu processo foi entregue.
Tu mandou pra algum email específico deles?
@ecoutinho
Farei isso.
Muito obrigada mesmo pela ajuda🙏
@Ale o meu processo caiu em exigencia pq aparentemente eu nao preenchi a minha data de nascimento no quadro 1 :-/
Eu estou para enviar o formulario novamente com tudo preenchido (Ja verifiquei 200x) e estou colocando a certidao de resgistro da minha mae no envelope, na epoca que dei entrada eu mandei só com as informações no quadro 2 e dessa vez eu vou escanear o documento antes de mandar pra poder validar caso caia em exigencia de novo.
Eu estou em duvida se escrevo uma carta para a conservadora formal, ou se posso escrever algo mais simples só informando que estou respondendo a exigencia do dia 05/06/2025 do processo XYZ/2024. Achei os modelos de respostas de outras threads com muita informação e formal demais... alguem teve expericnia de responder solicitação? Precisou escrever uma carta, ou só colcoar uma informação com numero do processo ja basta?
@Bruna Bettini Não trabalho com advocacia, mas vou falar da minha experiência:
Se a avó da sua amiga é filha de dois pais portugueses, creio que tem de se saber onde e quando eles se casaram. Se o casamento foi em Portugal, não há o que transcrever, podendo só indicar o Assento de Casamento português. Mas se eles se casaram no Brasil, recomendam transcrever pois pode cair em exigência. É importante saber também, em que ano ela nasceu - Parece que se antes de 1978, aí a transcrição é regra.
Sobre os sobrenomes; Acho que depende do conservador que for analisar, mas não me parece tão grave, talvez impliquem por se tratar de uma perda de apelidos. O maior problema que tive foi com funcionários do Consulado. Aconteceu do conservador português aceitar a cidadania com algumas letras diferentes no nome, mas o funcionário brasileiro do Consulado exigiu que uma retificação fosse feita para emissão de Cartão do Cidadão e Passaporte.
Recomendo dar uma olhada no fórum para saber mais.