Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1158615871589159115921596

Comentários

• @GustavoLopes sim é esse mesmo !

Muito Obrigada !!

• @GustavoLopes

Muito bom, hoje foi entregue meu formulário 1C ao ACP.

Postei nos Correios dia 29/05, na modalidade Standard(que por algum motivo é a famosa Carta Registrada), gastei cerca de 48 reais. Ah, e embora os Correios botem medo dizendo que Carta Registrada não costuma ter rastreamento dentro de Portugal, esta é a segunda vez que envio por esta modalidade pra lá e tenho código de rastreio internacionalmente.

Foi entregue hoje às 11h do Brasil(demorou exatas 2 semanas) , estou no aguardo do meu email com Número do processo.

@Shane_Rebelo Houve alguma mudança no teu processo? Ainda continua no ACP ou transferiram pra Lisboa?

• @ecoutinho muito obrigada por responder.

Eu tinha visto o formulário ;) pensei q estivesse desatualizado. A ACP ainda é a mais rápida??

Sobre meu filho, nascido em 1999, o pai foi o declarante. Não fomos casados, e a cidadania recebi pelo meu pai. Não entendi qual razão para fazer está declaração.

Agradecida 🙂 🙏

• @daniel04 O atendimento do Correios do Brasil é péssimo, não tem um padrão. Só pelo nome do serviço "carta registrada" já diz que se trata de um objeto "registrado" que tem o devido rastreamento.

Ainda mais que o Correios brasileiro passa a bola para o CTT, como não teria um rastreamento para controle e rastreio do mesmo ?

Se você for em diversas agências de correios, cada atendente vai dizer uma informação diferente. Lógico que não podemos generalizar, pois existem os bons colaboradores.

Mas que bom que você teve o seu objeto entregue dia 12. Já fiquei sabendo de algumas pessoas que tiveram a entrega do envelope no dia 11 e 12 de junho de 2025. Que pelo meu depoimento você e essas outras pessoas conseguem ter uma noção de quanto tempo levarão para receber o e-mail.

• @Monique Forte Acabei de responder para a @Pammonteiro que a ACP continua sendo a melhor opção sim para 1C filho maior.

• @Monique Forte

Sobre meu filho, nascido em 1999, o pai foi o declarante. Não fomos casados, e a cidadania recebi pelo meu pai.

Vou assumir que ele foi registrado antes de completar 1 ano de nascido. Se for isso não é necessário fazer nenhuma declaração. Se nasceu depois de 1978 e foi registrado antes de completar 1 ano de nascido, a maternidade estabelecida é a que consta na certidão de nascimento.

Não entendi qual razão para fazer está declaração.

Por que é necessário que esteja estabelecida a perfilhação na menoridade com a mãe portuguesa. Quando os pais são casados é só transcrever o casamento, mas no seu caso não há casamento a transcrever. Como ele nasceu depois de 1978, e foi registrado logo ao nascer fica mais fácil.

• Boa Tarde !!

@daniel04 @GustavoLopes

Os correios no Brasil são bem complicados mesmo,

Todos os meus (03) processos anteriores enviei para PT via DHL, o ultimo que enviei em Março (2025) do meu filho menor, teve um custo de R$ 381,00 (reais) bem puxado o valor,

No dia 11/06 postei no correio RJ, o processo do meu filho (maior), ao chegar nos correios a colaboradora insistiu muito para que eu enviasse (palavras dela) de modo mais seguro e rápido 7 a 10 dias, porem com um valor muito maior de R$ 270,00 (reais) eu solicitei carta registrada, ela insistiu falando que minha carta iria ficar jogada em um canto qualquer na alfandega, com uma previsão mínima de entrega de ate 60 dias 😱 , por se tratar de uma carta simples,

Eu ainda questionei nossa que prazo é esse ? ela afirmou que o correio BR não tem obrigação de rapidez nessas "cartas simples" como ela denominou, e tambem me falou que eu não teria como rastrear após a entrada em PT,

Mas por eu estar sempre aqui lendo as postagens , lendo os comentários referente aos prazos, valores de envios, e acompanhamento pelo CTT, insisti muito e em fim consegui enviar em carta registrada,

A minha carta registrada ainda ficou em (R$ 64,40 reais) valor bem mais alto do que eu tenho visto aqui nos comentários, porem valor infinitamente menor que o próprio correio e o DHL.

hoje 13/06 fui consultar no site dos correios com o cod. de rastreio, já esta em SP com um previsão de entrega até o dia 26/06/25 em PT, assim que chegar compartilho aqui com vcs

Agora é muita fé em Deus 🙏, porque nos correios ate seus próprios colaboradores parecem não confiar, kkkkk

Obrigado por compartilharem a experiência de vcs aqui, vale muito cada relato, cada experiência,

Sds Adriana Macedo

• @GustavoLopes

eu enviei o da minha mãe para ACP, processo de 1D. Achei que seria a melhor opção. Será que eu fiz besteira?

pelo que estou vendo eles estão analisando processos de 2021 ainda

• @AdrianaMacedo

Enviar pela DHL, ao meu ver, só compensa se for pra enviar algum documento que caiu em exigência. Eu tinha cotado pra mim, e sairia num valor de R$369, o que seria muito caro! Afinal, não muda nada chegar 10 dias mais rápido, quando o pedido de cidadania vai demorar alguns belos anos pra ser analisado.

Agora, se for pra enviar um documento que caiu em Exigência? Aí sim, eu vejo a vantagem do DHL, pois senão estou enganado, temos um prazo de 30 dias da notificação pra enviar as pendências, ou o pedido é indeferido(mas posso estar enganado quanto à isso)

E quanto aos Correios? Hahaha, clássico. Parece até que a tua atendente tinha que bater alguma meta kkkkkk. É um absurdo.

• Sergio76Sergio76 Member

Boa noite, pessoal.

Existe algum problema em enviar dois processos em um mesmo envelope da DHL (cada processo em um envelope dentro do envelope da DHL)?

• Boa noite, tenho a mesma dúvida. Pode enviar 2 processos , sendo um de menor de idade e outro de maior ?

• editado June 14

@daniel04

o meu processo ainda está no ACP.

• @ecoutinho perdoe-me esqueci de informar o período do registro. Ele foi registrado na mesma semana do nascimento. O pai registrou.

Vi pessoas mencionando o serviço dos correios. Eu fiz tudo pela DHL no passado, pretendo fazer novamente.

Muito obrigada pelas informações e presteza!

• @ecoutinho encontrei nas minhas anotações amais informações que justificam a declaração de que não houve casamento. Será que esta lei ainda é válida? Fiquei receosa.

• @ecoutinho reforçando quero pai é falecido. Eu como leiga entendo que sendo ele falecido, encerra o problema, mas achei interessante te mostrar a instrução que me foi passada anos atrás.

• editado June 14

@Monique Forte

encontrei nas minhas anotações amais informações que justificam a declaração de que não houve casamento. Será que esta lei ainda é válida? Fiquei receosa.

Não há motivo para receio, o caso do seu filho não é o primeiro nem será o último que passa por aqui. Não encontrei referencia a lei alguma nessas anotações, apenas no final uma recomendação a um PL do Brasil (que obviamente não faz diferença alguma na legislação portuguesa). O que interessa para o caso do seu filho é o código de registo civil vigente quando ele nasceu. No caso é o DL 51/1978 que no art 141 diz:

Artigo 141.º

(Nascimento ocorrido há menos de um ano)

1 - A maternidade mencionada no registo, se o nascimento declarado tiver ocorrido há menos de um ano, considera-se estabelecida.

Quem precisa dessa declaração de maternidade são apenas os nascidos antes de 30/03/1978, quando essa redação do código de registo civil entrou em vigor.

reforçando quero pai é falecido. Eu como leiga entendo que sendo ele falecido, encerra o problema, mas achei interessante te mostrar a instrução que me foi passada anos atrás.

O pai brasileiro estar vivo ou ser falecido é irrelevante, nem há problema a ser encerrado pois pelo DL51/78 se ele foi registrado antes de completar 1 ano a perfilhação com a mãe que consta na certidão está estabelecida.

Haveria um problema se seu filho tivesse nascido antes de 1978 e a mãe portuguesa (no caso você) não estivesse mais viva para assinar uma declaração de maternidade. Nesse caso o filho teria que tentar localizar algum documento assinado pela portuguesa quando o filho era menor de idade mostrando que ela realmente reconhecia ele como filho e participou como mãe da criação dele, como boletim escolar, carteirinha de vacinação etc.

• @ecoutinho Muito agradecida pelos esclarecimentos!!!!

@gustavo4576987678 muito obrigada!

• Bom dia, gostaria de saber se estao parados os processos, pois ainda nao foi finalizado um dos dois filhos que mandei junto. Um foi finalizado em 30/04.

• Boa tarde! Se alguém puder me ajudar, estou com dúvida com relação à averbação do casamento e transcrição de casamento.

Na atribuição originária de filho através do pai português, sendo o filho casado, tenho que averbar o casamento na certidão? E tendo o pai português declarado o nascimento, a mãe sendo brasileira, preciso transcrever o casamento dos pais?

Na atribuição originária de filha através da mãe portuguesa, a filha casada mas não tendo adotado o sobrenome do marido, preciso averbar o casamento na certidão de nascimento?

• Boa tarde !

@Leonardo Nunes

Eu enviei para ACP em março dois processos em um envelope só, e recebi a senha rapidamente, ninguem questionou, retrucou ou fez nenhum tipo de comentários não,

Espero que tudo corra bem com os seus processos tmb 🙏

Sds

Adriana Macedo

• @mariavigus também estou com essa impressão

Desde início de junho, não despacham mais processos, nem mesmo 1C

• @mariavigus olhou no site da IRN com a senha que lhe passaram como está o andamento? Precisa ver se não entrou em exigência.

• @Igorfernandes sim, fico vendo o tempo todo. Obrigada!

• Boa noite!

Preciso de uma ajuda com o processo do meu filho Menor de 18.

O processo dele foi recebido no ACP em 17/06/2024, no sistema antigo, antes da migração, cheguei a ver o processo dele completo até a última bolinha (foi mais ou menos em agosto/24 ou setembro/24 que vi isso), mas nunca recebi nenhum e-mail ou documento com a nacionalidade.

Pouco tempo depois o acompanhamento passou para o sistema novo e desde então está na primeira bolinha, como "submetido" e nunca caminhou.

Já tentei enviar diversos e-mails e nunca tive retorno.

Alguém mais nessa situação? O que vocês me orientam fazer nesse caso?

Muito obrigada!

• renannigrorenannigro Member
    editado June 17

Pessoal, boa tarde.

Vejam o status do meu pedido de atribuição de nacionalidade para filho maior de português, submetido em 29/07/2024:

Algum conselho do que devo fazer?

Outros parentes meus já entraram com pedido semelhante no passado e todos tiveram êxito.

Como entrar em contato (e com quem) para tentar verificar o motivo da demora?

Obrigado,

• editado June 17

@renannigro

Sei que não é o que vc gostaria de ouvir, mas parece perfeitamente dentro do esperado. Um pedido de atribuição de filho maior (art 1c) no ACP leva mais ou menos 1 ano para concluir e geralmente fica parado mesmo na primeira bolinha até o último dia, quando então é aprovado e conclui. Seu pedido foi submetido no sistema praticamente em Agosto.

Não acho que faça sentido fazer uma cobrança para verificar demora pois o que vai ouvir é que "não há demora".

Eu ligaria para obter informação se chegasse no meio de setembro (pouco mais de 1 ano) sem movimento.

• @ecoutinho

Obrigado pelos esclarecimentos, amigo.

Na verdade, fiquei feliz. Realmente não tenho tanta pressa. Se em agosto concluir, está ótimo para mim.

Minha filha nasceu em março/25 e eu queria registrá-la antes de completar 1 ano de idade no próprio Consulado, pois, pelo que apurei, parece que é bem mais fácil.

Vou aguardar então.

Abs

• @renannigro

Minha filha nasceu em março/25 e eu queria registrá-la antes de completar 1 ano de idade no próprio Consulado, pois, pelo que apurei, parece que é bem mais fácil.

A menos que haja algum problema com os documentos que você mandou no seu processo que acabe gerando uma exigência, é muito provável que antes do final de 2025 você já esteja inclusive com seu cartão de cidadão em mãos. Fique de olho no site para ver se não aparece nenhuma exigência e se o processo não concluir até meados de Setembro, ligue para ver o status. Por enquanto parece estar tudo dentro do normal.

• @ecoutinho @renannigro Vejam pelo lado " positivo " rsrs:

Meu 1C submetido em 25/06/2024 até agora nada !!!!!!!!

Tem processos atrasando bastante!

• Olá! Já faz anos que não entro neste fórum e não acompanho as discussões.

Em setembro de 2021 ajudei uma familiar com o processo de atribuição como neta.

O processo está "parado" desde setembro de 2024. Está coerente? Caso precise contactar, qual o caminho?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.