No formulário atual há uma caixinha onde pergunta se há ligação efetiva com a comunidade portuguesa.
No caso, a ligação é presumida dado o tempo de casamento. Deve ser marcado sim, ou não (pois marcando sim haveria exigência de documentos que comprovem tal ligação)?
O processo da minha esposa chegou na CRC meados de janeiro e até agora nada de senha.
Os e-mails que enviamos foram simplesmente ignorados.
Existe alguma informação atualizada em relação a essa demora toda, por favor ?
Cobram caro e antecipadamente, mil exigências e demora absurda já são marcas registradas dos processos de nacionalidade. Mas a total falta de respeito ao sequer retornarem após meses e meses de receberem os processos , é um descaso e desrespeito sem limites. .
O processo da minha esposa chegou na CRC meados de janeiro e até agora nada de senha.
Sim, estão bastante atrasados com envio de senhas na CRC. Ainda estão enviando senhas de processos que chegaram lá em novembro de 2024...
Atendimento ao "cliente" não é o forte deles.
Ver acima.
Cobram caro e antecipadamente, mil exigências e demora absurda já são marcas registradas dos processos de nacionalidade. Mas a total falta de respeito ao sequer retornarem após meses e meses de receberem os processos , é um descaso e desrespeito sem limites.
Anos e anos de descaso com o IRN - não tem funcionários, não tem recursos materiais, em muitos casos trabalhando em prédios já bastante deteriorados. Não tem muito o que fazer. Mas quando se tornar português, lembre-se disso na hora de votar...
Creio que não até porque estamos sem relatos de mudança de processos de setembro, quanto mais outubro, o meu tb é outubro e muitos estão acreditando que teremos boas notícias no mês 08, mas creio que não teremos esse ano.
Em relação ao assento, será que já está disponível?
Provavelmente sim, mas eles não mandam automaticamente (como prometem). Te recomendo pedir via civil online, custa 10 euros mas geralmente sai de um dia para o outro.
Seria uma injeção de ânimo se realmente sair em Agosto, mas como no nosso caso a nacionalidade está atrasada em 1 ano, não tenho mais como precisar uma data ou ficar contando com algo, uma coisa que sabemos é que vai sair, só não sabemos quando.
Olá! Acompanho este grupo de perto. Alguém poderia me informar se houve alguma mudança no processo de novembro de 2022, já que ele ainda aparece como "enviado" para mim? Obrigado.
Pois é, a última notícia de envio de senhas apontava para meados de outubro/2024. Mas já faz um bom tempo que ninguém menciona qualquer novidade de recebimento aqui no forum ou na planilha.
Alguém do finalzinho de outubro ou começo de novembro recebeu nas últimas semanas?
Parece que pararam de enviar de novo. Lamentável. E a sensação é de que esses processos estão numa espécie de limbo. Sem ao menos um número de processo, há insegurança. Já passa de seis meses desde o último recebimento de processo e respectivo envio de senha, pelo que parece.
@Fernando_traz Sou do começo de dezembro e tudo o que recebi foi um email confirmando que o processo chegou, foi faturado corretamente e que devo aguardar que seja digitalizado. Antes disso fui a 3 balcões que podem receber, inserir no sistema e encaminhar para Lisboa,porém todos "recusaram", alegando que é mais rápido enviar. Apesar disso, sempre que passo no IRN para perguntar se há notícias, garantem que ficará pronto em até 2 anos. Parece que o novo sistema causou esse efeito. Talvez estejam segurando para não acabar passando etapas a frente dos que estão atrasados. Não sei,mas é o que me parece.
Uma boa notícia que tenha recebido algum sinal deles. Mas preocupante ao mesmo tempo para mim, pois meu processo chegou lá antes, em meados de novembro, e não recebi absolutamente nada.
Bom dia pessoal. Recebi esta informação da Conservatória, hoje. Eu entendi que a nacionalidade por casamento foi concedida. É isto? Tenho alguma ação para tomar? Obrigado
@Fernando_traz Peço desculpas,pois não expliquei direito. Eu recebi como resposta após enviar um email para verificar se foi mesmo faturado ou se houve erro,pois estava preocupada com a demora da senha e falta de respostas. Foi para este endereço:rcentrais.contabilidade@irn.mj.pt
Por acaso responderam,mas foi o único. E nada da senha.
@IsabelaBraga , olhei a planilha de andamento e realmente não teve nenhum processo de setembro/21 terminado - na minha lembrança já tinha, foi um engano
Comentários
Pessoal, uma outra dúvida.
No formulário atual há uma caixinha onde pergunta se há ligação efetiva com a comunidade portuguesa.
No caso, a ligação é presumida dado o tempo de casamento. Deve ser marcado sim, ou não (pois marcando sim haveria exigência de documentos que comprovem tal ligação)?
Boa noite amigos. A analise chegou na segunda quinzena de outubro de 2021?
@Alexandre Lima agende no consulado e ela diz que foi concluído e não recebeu o assento , leva um documento de identificação.
Olá Pessoal
Cobram caro e antecipadamente, mil exigências e demora absurda já são marcas registradas dos processos de nacionalidade. Mas a total falta de respeito ao sequer retornarem após meses e meses de receberem os processos , é um descaso e desrespeito sem limites. .
@HCINTRA
O processo da minha esposa chegou na CRC meados de janeiro e até agora nada de senha.Sim, estão bastante atrasados com envio de senhas na CRC. Ainda estão enviando senhas de processos que chegaram lá em novembro de 2024...
Os e-mails que enviamos foram simplesmente ignorados.Atendimento ao "cliente" não é o forte deles.
Existe alguma informação atualizada em relação a essa demora toda, por favor ?Ver acima.
Cobram caro e antecipadamente, mil exigências e demora absurda já são marcas registradas dos processos de nacionalidade. Mas a total falta de respeito ao sequer retornarem após meses e meses de receberem os processos , é um descaso e desrespeito sem limites.Anos e anos de descaso com o IRN - não tem funcionários, não tem recursos materiais, em muitos casos trabalhando em prédios já bastante deteriorados. Não tem muito o que fazer. Mas quando se tornar português, lembre-se disso na hora de votar...
@Sergio76
Marque “Sim” e não precisa mandar documentação adicional alguma.
@geoberth
Creio que não até porque estamos sem relatos de mudança de processos de setembro, quanto mais outubro, o meu tb é outubro e muitos estão acreditando que teremos boas notícias no mês 08, mas creio que não teremos esse ano.
Olá Pessoal, depois de quase 4 anos o processo do meu marido saiu ontem.
Enviamos a documentação por correio em Ago/21e recebemos a senha em Dez/21. A partir dai tivemos as seguintes movimentações:
Em análise Jan/23
Para decisão Set/ 24 - após conclusão essa data mudou para 03/06/25
Concluido Jun/25
@Flavrod
Provavelmente sim, mas eles não mandam automaticamente (como prometem). Te recomendo pedir via civil online, custa 10 euros mas geralmente sai de um dia para o outro.
Como solicitar certidões pelo civilonline
@FlavrodFlávia, parabéns! Parece que o processo de seu marido é de 05/01/2021, certo? Poderia atualizar o status na nossa planilha?@diegomendes23
, meu processo também é de outubro. Torcendo que saia mesmo até agosto!@QUITO
Seria uma injeção de ânimo se realmente sair em Agosto, mas como no nosso caso a nacionalidade está atrasada em 1 ano, não tenho mais como precisar uma data ou ficar contando com algo, uma coisa que sabemos é que vai sair, só não sabemos quando.
Olá! Acompanho este grupo de perto. Alguém poderia me informar se houve alguma mudança no processo de novembro de 2022, já que ele ainda aparece como "enviado" para mim? Obrigado.
@HCINTRA @eduardo_augusto @Talk2lurch @antonioafre
Pois é, a última notícia de envio de senhas apontava para meados de outubro/2024. Mas já faz um bom tempo que ninguém menciona qualquer novidade de recebimento aqui no forum ou na planilha.
Alguém do finalzinho de outubro ou começo de novembro recebeu nas últimas semanas?
Parece que pararam de enviar de novo. Lamentável. E a sensação é de que esses processos estão numa espécie de limbo. Sem ao menos um número de processo, há insegurança. Já passa de seis meses desde o último recebimento de processo e respectivo envio de senha, pelo que parece.
Mas o Estado já recebeu as taxas, não é...
@Fernando_traz Sou do começo de dezembro e tudo o que recebi foi um email confirmando que o processo chegou, foi faturado corretamente e que devo aguardar que seja digitalizado. Antes disso fui a 3 balcões que podem receber, inserir no sistema e encaminhar para Lisboa,porém todos "recusaram", alegando que é mais rápido enviar. Apesar disso, sempre que passo no IRN para perguntar se há notícias, garantem que ficará pronto em até 2 anos. Parece que o novo sistema causou esse efeito. Talvez estejam segurando para não acabar passando etapas a frente dos que estão atrasados. Não sei,mas é o que me parece.
Boa tarde,
Estou com uma dúvida a aquisição pelo casamento quando o casal já possui filhos pequenos pode ser solicitada com 3 anos de casamento ou apenas 5 anos?
@lucastgp
O prazo cai para 3 anos de casado se os filhos (que tem que ser do mesmo casal) já tiverem a nacionalidade PT.
@CarlosASP Obrigado!!
ecoutinho, realmente já estava disponível. Como moramos em PT, já agendamos o cartão cidadão
@Flavr@QUITO , vou procurar a planilha.
O processo dele estava com senha de recebimento 31/12/2021
@KCM
Uma boa notícia que tenha recebido algum sinal deles. Mas preocupante ao mesmo tempo para mim, pois meu processo chegou lá antes, em meados de novembro, e não recebi absolutamente nada.
@Flavrod processo por aqui deu entrada em 1/10/21, senha em 19/10/21, análise começou em 9/12/22 e está para decisão desde 28/9/24
tomara que esteja perto da conclusão
Basicamente temos:
julho a set/21 - sendo finalizados
final de 2021: esperançosos
2022: aguardando
2023: aguardando
jan a out/2024: aguardando
nov/24 a jun/25: ainda sem senha de consulta
@Solange4 vc tem conhecimento de algum processo de set21 finalizado? O meu é de 7/9/21. Obrigada
@eduardo_augusto
Obrigado Eduardo, vc como sempre sensacional. Parabéns.
Bom dia Tenho senha de 12/2021. Estou no 3 bolinha. Alguém de mesmas datas já recebeu?
Bom dia pessoal. Recebi esta informação da Conservatória, hoje. Eu entendi que a nacionalidade por casamento foi concedida. É isto? Tenho alguma ação para tomar? Obrigado
@Fernando_traz Peço desculpas,pois não expliquei direito. Eu recebi como resposta após enviar um email para verificar se foi mesmo faturado ou se houve erro,pois estava preocupada com a demora da senha e falta de respostas. Foi para este endereço:rcentrais.contabilidade@irn.mj.pt
Por acaso responderam,mas foi o único. E nada da senha.
@IsabelaBraga
ola,
ainda estou à espera 16 de agosto de 2021@Alexandre Lima
@IsabelaBraga , olhei a planilha de andamento e realmente não teve nenhum processo de setembro/21 terminado - na minha lembrança já tinha, foi um engano