Consulados - Acompanhamento de Processos

1484950515254»

Comentários

• @rom

Muito legal, parabéns!

No Assento, consta a data de finalização do processo? Demorou muito tempo para o consulado avisar depois da finalização?

• @rom e @Lellos, o processo de voces estava na ACP ou CRC? Obrigado

• @amaral_fabricio acho que todos os processos oriundos de consulados são integrados na CRC.

• @rlmflores

No assento consta a data da integração.

Recebi o assento pelo correio uma semana após a integração.

Obs. No período entre a data da integração e o recebimento do assento, notei uma atualização no site do Consulado. Passou a constar: "Processo concluído. Documentos enviados".

@amaral_fabricio

CRC

• @rlmflores se não tenho a senha para consultar e meu processo cair em exigencia, voce sabe o que acontece? Obrigado

• @amaral_fabricio não sei dizer, presumo que o consulado entraria em contato.

• Meu processo foi Iniciado em Fevereiro de 2022 em São Paulo (na época me disseram que levaria 18 meses até o assento de nascimento), pelo que tenho acompanhado por aqui, deve sair em novembro desse ano.

• Oi pessoal, só atualizando aqui, o processo que eu estava acompanhando, iniciado em 05/01/2022, foi finalizado. O site do consulado nem atualizou ainda - aliás nem atualizou que foi para Portugal.

Recebi uma carta pelo correio confirmando a integração e contendo o número do processo.

• @rlmflores você deu entrada no seu processo por SP? dei entrada no meu em janeiro 2022 (boleto pago e documento entregue dia 8 de fevereiro de 2022) o processo segue como "aguardando integração"

• Oi @silviagarcia,

Isso, foi por São Paulo - documentação entregue em 07/01/2022 (boleto marcado como pago 1 dia útil depois).

Imagino que deve estar próximo de finalizar o seu, imaginando que foi mandado com um mês de diferença. Em que data foi enviado para integração? O meu foi enviado em 28/04/2023.

• @rlmflores foi encaminhado para integração dia 01/09/2023... bem depois do seu.. talvez eu deva considerar esse prazo. Foram 15 meses após a integração.. se for assim o meu chega em outubro/novembro.

• Boa noite pessoal!

Estou com um processo no consulado de São Paulo

dei entrada no dia 20/04/2022.

O processo foi encaminhado para integração no dia

20/10/2023.

Minha dúvida é, será foi encaminhado para integração, ele já foi aprovado?

Estou com dúvida pois neste processo não enviamos a certificado de casamento da requerente e ela mudou de nome depois do casamento..

e o casamento não estava averbado na certidão de nascimento dela.

Em 2022 o consulado não pedia a certidão, mas hoje acompanhando grupos vejo que as conservatórias estão pedindo.

o que vocês acham? Algum destes processos aprovados passaram por esta situação?

• Alguém que tenha concluído recentemente um processo de nacionalidade no consulado pode informar-me se o assento emitido vem com informações completas ou se vem também com informações incompletas, como acontece com os processos concluídos nas conservatórias?

• Boa noite!

@silviagarcia Quando o seu sair, posta por aqui!

Pela data da integração acredito que o meu sairá logo após!!

• @Ticao16 o meu ainda não chegou, mas o da minha irmã, que deu entrada exatamente na mesma data que eu chegou! Ela recebeu a documentação ontem (23/10)

• Olá pessoal, boa tarde!

O processo de cidadania do meu pai que entrou para integração em 26/09/23 acabou de ser concluído. Consegui contato telefônico com o consulado e eles informaram que o documento será postado nos correios amanhã.

• @silviagarcia qual é a forma do assento? tem informações completas ou vem com asteriscos?

• @Shane_Rebelo a minha irmã recebeu uma carta na casa dela com o numero do assento!

Agora é regularizar o casamento e registrar a filha dela. Inclusive, uma dúvida, para o pedido de nacionalidade da filha dela, é preciso fazer todo o processo novamente? ou é mais simples?

• Olá, venho com boas novas, os processos das minhas irmãs foram finalizados sendo que a que entrou primeiro com o pedido não recebeu a carta e só ficou sabendo após a minha outra irmã que fez o pedido depois receber a carta, e ai sim decidiu enviar e-mail para a rcentrais.consulados@irn.mj.pt recebendo resposta de solicitação arquivada, e tb não teve atualização no site. Segue o print das datas do processo para vcs se guiarem do tempo de demora.

• @silviagarcia se possível, quando tiver acesso ao assento emitido pelo consulado, pode dizer-me se tem a informação completa? o consulado onde vivo não está a aceitar o novo assento "processado automaticamente" sem correcções, por isso, quando for pedir a nacionalidade, quero saber se devo ir à conservatória ou ao meu consulado. obrigado!

• @silviagarcia , sera que teu processo ja saiu? Obrigado

• editado April 27

Meus quatro filhos adultos (de 18 a 24 anos) se inscreveram pessoalmente no Consulado de Toronto em novembro de 2023, com minha esposa. Minha esposa é cidadã portuguesa e nosso casamento está registrado em Portugal desde 2008. Meu pedido de cidadania está em andamento desde outubro de 2024 e só recentemente foi listado como "submetido" neste mês.

Disseram-nos que levaria pelo menos 5 anos para mim e 2 anos para nossos filhos. Também nos disseram que não haveria como verificar o andamento dos pedidos dos nossos filhos, pois era feito pelo consulado.

Alguns meses após o envio, cada um deles foi contatado pelo consulado para informar a hora de nascimento, então presumimos que eles atrasaram o envio até fevereiro de 2024, quando forneceram essas informações. Os e-mails foram para as caixas de spam, então sugiro que todos verifiquem as suas.

Também nos disseram que não seriam concluídos juntos e que não havia garantia de que todos seriam aceitos, embora todos tivessem os mesmos critérios.

Muito frustrante, mas é assim que funciona.

• @19joey58

Infelizmente, o atendimento nos consulados é lento e tem pouca transparência.

Em relação ao seu processo, você deu entrada também no consulado?

• editado April 28

Obrigado.

Não me permitiram apresentar o meu pedido no consulado, pois é por casamento.

Ele foi enviado para Lisboa em outubro do ano passado e só recebi a minha senha na semana passada. Pelo menos sei que eles a têm, enquanto os meus filhos não podem verificar o seus aplicativos

• @19joey58 o consulado de Vancouver também é frustante. Dei entrada na transcrição do meu casamento em 30/ago/2024 e nenhuma atualização até agora. Eles me informaram que Lisboa têm demorado mais de um ano para transcrição.

Alguém sabe se eu preciso aguardar a transcrição do casamento para dar entrada no processo de meu filho menor?

• @Gama

Como é menor, nasceu depois de 1978. A lei para nascidos a partir de abril de 1978 é mais simples, desde que a criança tenha sido registrada antes de um ano de idade. Aqui uma citação à essa lei:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/367349#Comment_367349

Verificaria como consta o nome do pai ou mãe PT na certidão de nascimento da criança (de que país é? BR? Canadá?) em comparação com o assento de nascimento PT desse pai/mãe. Se estiver idêntico, aí mais tranquilo ainda. Já mandaria direto o pedido para a ACP, deixando de lado o consulado:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24048/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-menores-formulario-1c

Se tiver mudado, aí precisa algo para justificar a mudança do nome (por exemplo, mandar a certidão de casamento dos pais junto com o pedido). Isso é o que o pessoal aqui no BR faz para eventos passados no BR. Caso esses eventos (nascimento da criança, casamento) tenham se passado em outro país (Canadá?), não sei se muda algum detalhe.

Talvez @texaslady e @ecoutinho, que acredito viverem fora do BR, saibam se tem algo diferente.

• texasladytexaslady Beta
    editado April 30

@Gama , @CarlosASP ,

Não muda nada com relação a transcrição do casamento com eventual mudança de nome e/ou estabelecimento de filiação. Mas se a transcrição não tiver sido feita é melhor enviar uma cópia da certidão de casamento apostilada.

E respondendo a pergunta do @Gama , ele pode sim enviar o processo do filho sem a transcrição. O que pode acontecer é se houver alguma divergência, o conservador pode pedir a transcrição de casamento para sanar alguma dúvida com relação a filiação, por inconsistências de nomes, datas, etc. Neste caso se a mesma ainda não tiver saído no momento da análise do processo do filho, teria que solicitar mais tempo ao conservador. Caso esteja tudo consistente, tem boas chances de não precisar da transcrição, já que os pais são casados e se o registro foi feito na menoridade, o que com certeza deve ter sido, já que tanto aqui nos EUA como no Canada o próprio hospital providencia a certidão simples. E a certidão completa pode ser solicitada depois, mas o registro é feito nos primeiros dias de vida de qualquer forma e os pais em geral já saem do hospital com a certidão.

• @19joey58 e @texaslady Obrigado pelos esclarecimentos.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.