Consulados - Acompanhamento de Processos

14748495052

Comentários

  • Boa tarde caríssimos

    sobre o processo do meu marido ja faz 2 anos e 7 meses que demos entrada que nao nos dizem nada estou sempre a mandar mensagem e sou ignorada sempre que faco a consulta isso desde 24/05/23 que estava na bola 2. E em Junho que estivemos lá nos serviços centrais de Lisboa a moca que nos atendeu ja nao me lembro do nome disse que p processo estava na etapa 4 mais que o sestema nao esta a fazer actualizações. Mais ate ontem dia 08/0124 que entro no email deles e o processo continua na mesma bolinhas n- 2. Mando o email e eles so dizes que estao a verificar O processo de 22/23 mais o do meu marido e de 2021 e porque que ainda não verificarão e se há algum problema.

  • Bom dia, pessoal! O processo do meu pai (neto de português), foi iniciado em novembro de 2021, e até agora, não teve andamento, continua em "recebido". Alguma sugestão? Vale a pena ligar? O processo dele foi transferido de Lisboa para Porto.

  • @Pedrosa

    Nada a fazer. Apenas aguardar. O IRN está entupido de processos.


    @hillarybs

    Ainda não chegaram no seu processo, ainda estão analisando processos de neto de Março/Abril de 2021. Não adianta ligar, eles não tem nenhuma informação adicional, e ligar não cria nenhuma pressão neles.

  • Oi @hgfernandes, meu processo começou e entrou em integração exatamente no mesmo dia que o do seu pai!

    No último contato que tive com a CRC (15/11/2023), recebi a informação de que o processo não havia sido integrado e não poderiam me dar qualquer tipo de informação ou prazo.

    O contato com o oficial, pelo menos comigo, foi pedindo a certidão pelo civil online - mesmo com a certidão não disponível, quem responde sua solicitação é um oficial de registros. Daí em diante tenho me comunicado por email com o responsável que me enviou a informação original sobre a certidão.

  • Oi @leedvermaak, consegui contato via civilonline, paguei a taxa de 10 euros, e me retornaram que não tinha sido integrada. O oficial fez a consulta nacional e não tinha nada emitido.

    Mas creio que deve estar para sair, teve uma pessoa que o processo de integração começou 24/10/2022 e foi finalizado em 05/12/2023.

  • Olá, meu processo também está arado. Meus emails são ignorados e não consigo contato telefônico com o consulado em SP.

    O mais estranho é que conheço pessoas que começaram o processo após o meu e já estão até com passaporte



  • Bom dia pessoal , só para compartilhar que meu processo que estava 2022-11-16 10:50:41Aguarda integração, CRCentraiscons.anaflavia , saiu hoje. No site do consulado ainda consta aguardando mas o registro civil já confirmou o assento. Levou 1 ano e 2 meses . 😁

  • Oi Valves, e como você descobriu? Pediu o assento pelo registro civil? Eu mandei e-mail para o CRC e não recebi nenhuma resposta.

  • Oi @leedvermaak, teve alguma atualização sobre seu processo?

  • Oi, @hgfernandes! Estou esperando até a segunda-feira que vem pra enviar um email para a conservatória. Como um processo que começou uma semana antes terminou no dia 22/01, achei melhor esperar um período de dez dias úteis.

    Você recebeu alguma comunicação ou teve atualização?

  • Só tive aquele retorno do dia 11 de janeiro que ainda não tinha sido integrado. Meu pai está tentando ligar lá, mas sem sucesso.

  • Oi gente! Venho com alegria dizer que finalmente meu assento foi integrado!

    Obrigada por toda a ajuda aqui no fórum e boa sorte a todos que estão no processo. 😊

    @hgfernandes, tente mandar um email para a conservatória e conferir o processo de seu pai! Eles demoraram 3 dias para me responder, mas recebi a resposta que tanto queria, hehe

  • editado February 7

    @leedvermaak que noticia boa, finalmente!!!

    Acabei de ver o do meu pai saiu dia 02/02.

    Atualizou no site do consulado.

    Agora começa a saga da minha, mas essa vou entregar direto na conservatória a documentação.

    Obrigado a todos!!!

  • Bom dia,

    Meu processo, iniciado em janeiro/2022 e enviado para integração em abril de 2023, continua na fila para integração. Alguém cujo processo foi enviado em 2023 para Portugal, já recebeu o assento?

  • O meu processo foi enviado para integração no dia 10/03/2023. Ainda não recebi o assento.

  • Bom dia @rlmflores, o meu foi para integração dia 06/03/2023 e até agora nada.

  • Pessoal , qual seria o significado por integrar?

  • Meu processo foi Iniciado em Fevereiro de 2022 em São Paulo (na época me disseram que levaria 18 meses até o assento de nascimento), pelo que vi aqui, o processo deve andar entre abril e maio.


  • @Gfreitaj

    É inserir os dados da pessoa no sistema de registro e criar o assento de nascimento. Os consulados não podem fazer isso, eles encaminham para a CRCentrais Lisboa.

  • @CarlosASP nesse caso já foi verificado e analisado?

  • @Gfreitaj

    A integração do assento é a última fase do processo. Já foi analisado, deferido etc.

    É uma questão meramente burocrática agora, mas infelizmente a integração de um assento de um processo iniciado em consulados pode levar muitos meses, como você pode notar pelos comentários acima.

    Há um novo sistema, em fase de implantação, para acelerar isso. Mas não se sabe como está realmente funcionando até agora para os processos oriundos de consulados.

  • Bom dia, enviei meu processo em dezembro de 2021, como filho de portugues, no consulado de SP e nao recebi o email com a senha (ou ficou no SPAM) e nunca recebi nenhuma informação. O que me recomendam? Obrigado

  • @amaral_fabricio olá,

    recebi em 02 de abril uma mensagem automatica do Consulado de SP, talvez algumas destas informações sejam uteis para vc , de qualquer forma envie um email para:

    dúvidas - Consulado Geral de Portugal em São Paulo 

    duvidas.saopaulo@mne.pt

    segue trecho da mensagem recebida:

    POR FAVOR, LEIA, SUA RESPOSTA PODE ESTAR NESTE E-MAIL.

     Prezado(a)

    Seu contato é muito importante para nós. No momento atual estamos com nossos canais sobrecarregado, fazendo com que seu retorno seja mais demorado do que o habitual. 

    Pedimos que aguarde sem a necessidade de enviar demasiados e-mail e a vários destinatários diferentes, pois, iremos responder o mais breve possível.

     

    Lembramos que: Todas as informações de serviços prestados pelo Consulado estão disponíveis no site https://saopaulo.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/ , no menu principal acesse “Serviços Consulares” e depois o assunto desejado, leia atentamente toda a informação e se ainda tiver alguma dúvida específica volte a nos contactar.

    A tabela de emolumento é atualizada todos os meses, os valores constantes nela são validos do 1º ao último dia do mês, se seu pedido for recebido no consulado após virada de tabela será cobrado a diferença do valor, caso seja necessário.

     

    Em caso de urgência entre em contato no +55 11 3084-1800 opção 1, agendamento, duvidas de procedimento e andamento de pedidos não são urgência. Utilize este canal com consciência.

     

    Não é possível acompanhar o andamento dos processos de “TRANSCRIÇÃO CASAMENTO/ÓBITO E NACIONALIDADE” durante o processamento no Consulado Geral de Portugal em São Paulo. Quando o processo está terminado é enviado um ofício informando o requerente.

    O Consulado Geral de Portugal em São Paulo recebe uma quantidade de pedidos muito elevada. Os processos são executados por ordem de chegada, não sendo possível estipular um prazo para análise e conclusão.

    O tempo estimado para conclusão do pedido de “TRANSCRIÇÃO CASAMENTO/ÓBITO “é de até 12 meses + ou - desde que a documentação esteja correta. 

    O tempo estimado para conclusão do pedido de “NACIONALIDADE” é de 12 a 24 meses em caso de menores e 24 a 36 meses para maiores, desde que a documentação apresentada esteja correta.

     O Consulado está tratando de pedidos de NACIONALIDADE recebidos em setembro/2022 e TRANSCRIÇÃO CASAMENTO/ÓBITO recebidos em maio/2023.

    Os pedidos anteriores a estas datas estão sendo tratados pelos funcionários do setor correspondente, se não recebeu nenhum contato é porque não foi necessário e recebera os documentos com ofício quando for concluído. Ressaltamos que os pedidos de nacionalidade de 2021 estão pendentes de resposta da Conservatória dos Registos Centrais em Lisboa, temos de aguardar a finalização por parte deles para comunicar ao requerente.

    Se não se enquadra na situação acima, envie novo e-mail com o assunto específico, ex.: Nacionalidade janeiro/2021, no corpo do e-mail coloque nome completo do requerente, data de nascimento e filiação, sem este dado não é possível localizar pedidos e passar qualquer informação, e-mail sem estas informações não serão respondidos.

    Agradecemos a compreensão

     

    Equipa Consulado Geral de Portugal em São Paulo

  • @dududuedu, obrigado pela resposta. Desde Setembro/23 eu enviei alguns emails ao consulado perguntando sobre o meu processo, e sempre recebia uma resposta automatica dizendo que eles estavam tratando dos pedidos recebidos em Outubro de 21. Em fevereiro, pela primeira vez recebi uma resposta dizendo que estavam tratando os pedidos de Agosto de 2022. Hoje enviei novo email seguindo as diretrizes que vc postou aqui e recebi a resposta automatica dizendo que estao tratando os pedidos enviados em Outubro de 2022. O meu pedido foi entregue em Dez/21. Estou entendendo que entregar o pedido diretamente no consulado em SP é o caminho mais demorado, pois pela planilha as pessoas que enviaram a carta em dez/21, esperaram cerca de 6 meses para receber o assento. Obrigado.

  • Como faz para acompanhar o processo no site do consulado?

  • @amaral_fabricio


    Não existe acompanhamento de processos de nacionalidade pelo site do consulado. O único jeito de saber como está é escrevendo, ligando, ou indo no consulado...

  • @eduardo_augusto, vejo muitas pessoas postando aqui, que acompanham pelo site do consulado. Ligando e escrevendo, sem chance (nao atendem e nao respondem). Para ir até lá, só com agendamento, porem nao tem agendamento para pedido de informação. Talvez eu não esteja sabendo fazer. Obrigado

  • editado April 19

    @amaral_fabricio


    Revisando aqui as mensagens do fórum, realmente observei que pelo menos no consulado de são paulo existe uma opcao de acompanhamento pelo site. não sei se essa opcao existe nos outros consulados.


    @raphaeldepaula , @rom


    vocês poderiam por favor postar aqui o link da página do consulado onde vocês tem acesso ao acompanhamento do processo?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.