Transcrição de Casamento e solicitação de Cidadania para Neta de Portuguesa

Boa noite!

Já estou com toda a documentação para solicitar a Transcrição de Casamento em portugal.

Minha dúvida é, posso dar entrada na Transcrição de Casamento e já solicitar a Cidadania, tudo ao mesmo tempo? ou devo sempre tratar os processos separadamente?

Meu caso está assim:

  1. fazer transcrição do casamento em portugal do portugues com brasileiro (onde devo pedir?)
  2. pedir cidadania para neta de porgutues
  3. pedir cidadania para bisneta do portugues
  4. pedir cidadania para conjuge e filho da bisneta de portugues.

como sugerem fazer? quanto tempo isso deve durar e por onde devo seguir.

Obrigado pela atenção pessoal!

Comentários

  • editado April 29

    @Camiladomt

    Uma questão inicial: você sabe se tem mesmo que fazer a transcrição do casamento do PT? Nem sempre é necessário,

    Se o cidadão PT foi o declarante (a pessoa que foi no cartório registrar a criança e assinou o livro de registro) do filho/a BR, antes de um ano de idade, normalmente não é necessário transcrever o casamento. Também não pode ter divergências nos nomes das pessoas, especialmente os PT, nas diversas certidões envolvidas.

    Se não foi o declarante, aí tem que transcrever.

    Sobre tempo; isso vai longe. Só um processo de neto está levando uns 3 anos.

  • @Camiladomt


    fazer transcrição do casamento em portugal do portugues com brasileiro (onde devo pedir?)

    Ver o comentário do @AlanNogueira , acima


    pedir cidadania para neta de porgutues / pedir cidadania para bisneta do portugues / pedir cidadania para conjuge e filho da bisneta de portugues. como sugerem fazer? quanto tempo isso deve durar e por onde devo seguir.


    Nas regras de hoje, os pedidos de neto tramitam apenas na Conservatória dos Registos Centrais (CRC), em Lisboa. Os pedidos de cônjuge e de filho, podem tramitar na CRC ou na ACP, mas sabe-se que na CRC demoram mais. Ou seja, mandar todos os processos ao mesmo tempo (a chamada "apensação"), pode levar a um atraso. Mas não se sabe se as regras vão mudar, e os procedimentos internos estão sendo revisados, pode ser que no futuro valha a pena mandar tudo junto... ou esperar um concluir para iniciar o outro...

    Em todo caso, considerando os prazos praticados hoje, para concluir todos esses processos que você mencionou, pode considerar entre 4 e 6 anos. Pessoalmente acredito que os prazos vão diminuir, mas essa é a situação no momento.

  • me disseram que se o processo for feito por advogado, pode ser feito online e eles conseguem enviar para o local que está sendo feito mais rápido? é possível isso e onde devo acessar para dar andamento desta forma?

  • @Carlos

    para verificar se não há necessidade, o que preciso enviar de imagem para que você consiga ver e me ajudar nessa? se possível.

    tenho todos os documentos comigo aqui.

  • @Camiladomt

    Sobre a questão da transcrição e quem foi o declarante do nascimento:

    normalmente você mesmo pode ver isso. Você tem a certidão de nascimento do filho/a do PT? Em inteiro teor (e não a "simplificada", chamada de "breve relato")?

    Primeiro olhe que dia que a criança, filho/a do PT, nasceu. Depois olhe que dia foi feito o registro do nascimento. Tem que ser antes de um ano de idade da criança.

    Na certidão vai aparecer algo assim: "No dia xx/xx/xx Fulano de Tal compareceu no cartório etc etc". Ou algo assim "foi declarante Fulano de Tal". E essa pessoa assina no fim do registro também. Essa pessoa é o "declarante" do nascimento. Para evitar a transcrição, esse declarante tem que ser o cidadão PT de quem se puxa a cidadania. Confira também se os nomes que aparecem em todas certidões das 3 gerações (o PT, o filho do PT e neto do PT) batem entre si.

    Para evitar a transcrição, tem que cumprir esses dois requisitos: registro antes de um ano de idade e o declarante ser o ascendente PT.

    Sobre onde mandar o processo: para processos de netos, não tem isso de "mandar onde anda mais rápido". Só tem um lugar para mandar: a CRCentrais em Lisboa, como os colegas explicaram. Mandar online (o que exige pagar um advogado) não acelera a tramitação total do processo; vai levar o mesmo tempo que se você mandar diretamente via DHL ou correios (que é o que a maioria nesse fórum faz).

    Use um advogado se tem dinheiro sobrando, se não tem tempo nenhum para fazer o processo sozinha, se realmente se sentir incapaz de tocar o processo (a maioria no fórum toca), ou caso o seu processo tenha alguma coisa muito incomum que fuja ao feijão com arroz. O feijão com arroz as pessoas aqui do fórum já sabem muito bem como lidar com elas, sem ter que pagar ninguém para isso.

    Veja o guia do fórum para fazer processo de neto sem intermediários:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24046/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-formulario-1d

  • @CarlosASP

    Boa noite! verifiquei aqui e a certidão tem mais de um ano do nascimento para o registro em cartório.

    vou seguir com a transcrição mesmo, vou seguir a orientação do link que me enviou.

    obrigado demais!!

  • @CarlosASP Vi algumas coisas sobre envios por Porto, Consulado de Santos, Lisboa e pessoalmente também, realmente a única forma para iniciar a transcrição é por Lisboa? digo porque meu processo ainda envolve 5 pessoas para a Cidadania.

    1. fazer transcrição do casamento em portugal do portugues casado com brasileiro, onde devo pedir?


    alguém tem algum link de como prosseguir com isso?

  • @Camiladomt

    Você também pode fazer a transcrição em consulados no BR mesmo. Em que estado mora? Cada consulado tem procedimentos e requisitos de documentação um pouco diferentes.

  • fiz por santos, enviei ontem a documentação.

    posso dar andamento em outro processo enquanto esse ainda nao finaliza?

    qual seria o próximo passo?

    acredito que seria pedir a cidadania da minha mae (neta de portuguesa).. seria isso?

  • @Camiladomt

    voce poderia entrar com o pedido de sua mãe, neta de PT, enquanto está sendo feita a transcrição do casamento do PT, pois, normalmente, quando forem realmente olhar o processo de neta, a transcrição já deveria estar concluída. Ao ser concluída, você deve enviar a transcrição para “juntada” no processo de sua mãe.

    o risco que corre é dar algum problema na transcrição, alguma exigência etc. Se esperar Santos concluir a transcrição, você pode verificar se está tudo correto.

    voce que sabe se vale a pena correr esse risco em troca de economizar o tempo de espera para santos fazer a transcrição

  • editado May 16

    @Camiladomt

    Pelos relatos recentes, Santos tem feito transcrição tão rápido que sinceramente não acho que valha a pena mandar em paralelo. Espere uns dias, receba a certidão de casamento, confira tudo e aí mande o outro processo com segurança.

  • vou aguardar santos mesmo!

    depois quando chegar eu faço o processo de cidadania pra minha mãe então, certo? por onde devo pedir? e o que será necessário?

    já vou agilizando a documentação também.

    obrigado!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.