Urgente!

Meu bisavô erá português meu avô ja tem por atribuição falta tirar a do meu pai estou providenciando os documentos, gostaria de saber se preciso da certidão de nascimento do meu avô e se precisa ser de inteiro teor, pois meu avô é muito idoso e recentemente fez uma cirurgia então não terá como ele ir a um cartório.
«134

Comentários

  • Douglas vai depender de onde vc vai enviar o processo poisno consulado vai ter que pedir o cartao cidadao primeiro, se for direto em portugal
    vai ter que pedir a certidao portuguesa isso da para pedir online direto em portugal ou via consular
    adriana
  • Douglas, quando seu avô obteve a cidadania, ele deve ter recebido uma cópia do assento de nascimento dele (a nossa certidão).É uma folha branca tipo a4, contendo os dados de registro dele.Se tiver o número do assento dele, basta esse número, ou uma cópia xerox do assento.

    Abços

    Carlos Ferreira
  • Pessoal muito obrigado todos, a comunidade esta de parabéns!
  • uma cópia da identidade portuguesa dele serve?

  • Se voce tem uma copia da identidade portuguesa do seu avo e que esteja vigente voce ja tem uma dos documentos necessarios. Consulte o site do consulado como lhe disse no outro post.
    Alias, use só um post com o seu caso para que as informacoes fiquem concentradas.
  • Se o seu avó é português confome voce cita por atribuição, então voce tem que mandar a certidão portuguesa do seu avó, como documento principal entre os outros documentos, para poder acentar o seu Pai. A do seu Pai é que tem quer ser de inteiro teor.
    Não se esqueça de autenticar toda a papelada, principalmente as assinaturas.
    A turma da CRC, gosta de tudo certinho.
    A certidão do meu Pai portuguesa, eu escaniei e mandei para a CRC através de e-mail, e em (2) duas dias eles o acentaram, mais cada caso é um caso.
    Boa sorte Douglas, faça tudo como manda o figurino, tranquilo sem pressa, confira toda a documentação antes de mandar, que voce vai conseguir realizar o seu intento...
    Estamos aqui para ajudar.
    Feliz 2012 a voce e toda a familia.
  • Denise Obrigado pela dica passarei a fazer desta maneira a partir de hoje.
    José Alberto, então a certidão do meu avô tem que ser a Portuguesa ou a certidão Brasileira dele serve pois eu tenho uma Brasileira aqui original só que deve ter uns 9 meses que eu tirei ela.
    Obrigado pela atenção de todos a comunidade esta sendo a minha salvação!
  • MODERADORES: existem 2 topicos sobre o mesmo assunto. Acho que seria interessante concentrar todas as informações num so...
  • O que vocês acham pessoal?

  • Pessoal o que vocês acham melhor CRC, ou Consulado de São Paulo, Tomando por base as informações a cima?
  • Douglas,

                    sugeri que vc fizesse, somente a atribuição de seu pai em PT, porque lá no 1° post deste tópico vc colocou: "meu avô é muito idoso e recentemente fez uma cirurgia então não terá como ele ir a um cartório".

                     Se a ida de seu avô ao consulado não é um problema, então faça pelo consulado de SP.

  • Pessoal desculpem pela "encheção" venho pesquisando a um bom tempo, é que não quero cometer erros, não vejo a hora estou numa expectativa muito grande, a já ia me esquecendo tenho uma certidão do meu bisavô Português Nato original que pedi no arquivo distrital mais acho que não ajudaria em nada já que apenas um documento do meu vô bastava.
    Qualquer novidade notifico vocês. Muito grato pela comunidade!
  • Douglas,

                     essa certidão não ajuda em nada. A ansiedade, realmente, é muito grande. Muitos de nós, eu me incluo, também passamos por isso.

  • O que interessa é o seu avó ser PORTUGUÊS legítimo, provado através de certidão, obtida em Portugal.
    A Naturalidade Portuguesa dele é o que interessa para a CRC e para voce acentar o seu pai, depois voce e os seus descendentes.
    Antes de qualquer atitude sua mande as xerox da certidões autenticadas para a CRC e não as originais, preste bem atenção.
    Boa sorte, voce vai conseguir.
  • Com muita perseverança vou conseguir, meu bisavô é português, meu avô fez o processo de atribuição há uns 8 anos atrás.
    Obrigado 
  • Douglas,
    Voce mencionou em algum lugar que tem a IDENTIDADE portuguesa (Bilhete de Identidade) do seu AVO. Veja nessa identidade se aparece o estado civil correto dele. Se nao apararecer teriam que fazer a transcricao de casamento dele antes de enviar os documentos a Portugal ou ao Consulado para a atribuicao do seu pai.
    No guia de ajuda estao as dicas para fazer pela CRC de Lisboa e no site do consulado o que voce precisa para fazer por la. Se ainda persistem duvidas tambem pode ligar ou mandar um e-mail para o consulado.
    Boa Sorte.

  • No Bilhete de Identidade do meu avô consta casado mais minha avó faleceu a uns 2 anos, tenho que fazer transcrição? e se tiver que transcrever, meu pai pode ser o requerente?Pois meu avô tem 90 anos.
    Obrigado! E parabéns para a comunidade novamente.
  • Douglas só a título de informação voce tem que correr logo com o processo, pois caso o seu avó venha a falecer, antes de Naturalizar o seu pai, devido a idade avançada, baú, baú pro seu processo por atribuição. Ai voce só poderá fazer por Naturalização cujo o processo é bastante demorado. Corra o atrás do prejuízo meu, acentando logo o seu Pai, e liquide a fatura.
    Entre enviar os documentos pela CRC ou Consulado de São Paulo., o mais rápido com certeza é o Consulado de SP.
    Boa Sorte, estamos torcendo por voce.
  • Mais porque? Meu avô ja tem a Nacionalidade dele por atribuição, então mesmo se ele venha a falecer, meu pai teria o direito não é?
    E se eu der entrada ainda com meu avô vivo e após isso meu avô falecer e não tiver sido concluido o processo?
  • Pessoal e se quando eu for solicitar a minha meu vô tiver falecido eu perco o direito?
  • lembrando que a minha é por atribuição
  • Douglas,

                     o José Alberto se equivocou.

                     Quanto à transcrição do óbito da sua avó, o problema é que o consulado de SP pede o estado civil atualizado no BI, o que ocasionaria a necessidade da emissão de um novo Cartão de Cidadão.

                   

  • imageJosé Alberto Bar Dias dos Santos:
    Douglas só a título de informação voce tem que correr logo com o processo, pois caso o seu avó venha a falecer, antes de Naturalizar o seu pai, devido a idade avançada, baú, baú pro seu processo por atribuição. Ai voce só poderá fazer por Naturalização cujo o processo é bastante demorado. Corra o atrás do prejuízo meu, acentando logo o seu Pai, e liquide a fatura.
    Entre enviar os documentos pela CRC ou Consulado de São Paulo., o mais rápido com certeza é o Consulado de SP.
    Boa Sorte, estamos torcendo por voce.
    Pessoal mesmo se meu avô estivesse morto, levando em conta que ele já tem a cidadania por atribuição, meu pai também teria direito a atribuição dele, e após isso eu teria direito a minha, certo?
  • Valeu Guilherme, nossa fiquei tenso!
  • Pessoal alguém sabe como preencher o Formulário 1C? Se souberem me ajuda.
  • Pessoal levando em consideração que na certidão de nascimento do meu pai o declarante foi meu avô, e tem o casamento dele e minha mãe averbado, e também que tenho uma cópia do BI do meu avô, ou seja tenho o numero de assento dele, quais documentos desta lista que eu retirei do site do consulado de SP será necessário


    Para isso deve enviar os seguintes documentos:

    • Requerimento preenchido (clique aqui para obter o modelo);
       
    • 2ª Via (original) da Certidão de Nascimento de Inteiro Teor (não servirá a certidão simples) do requerenteemitida há menos de 1 ano com firma reconhecida pelo Itamaraty (para saber como reconhecer a certidão pelo Itamaraty, clique aqui), mais uma fotocópia autenticada da mesma, onde conste quem foi o declarante do nascimento à data da feitura do registo e comprove que a filiação foi estabelecida na menoridade;
       
    • 2ª Via (original) da Certidão de Nascimento do pai (ou mãe) brasileiro(a) emitida há menos de 1 ano  - se os dois pais já tiverem a nacionalidade portuguesa não precisará enviar esta certidão;

    • 2ª Via da Certidão de Nascimento do seu marido (ou esposa) brasileiro(a) emitida há menos de 1 ano (original) - se o mesmo já tiver a nacionalidade portuguesa não precisará enviar esta certidão;
       
    • 2ª Via (original) da Certidão de Casamento de Inteiro Teor (não servirá a certidão simples) emitida há menos de 1 ano, se tiverem casado no Brasil;
       
    • enviar 2 fotocópias autenticadas da carteira de identidade (RG). Se o RG não for recente, juntar também duas fotocópias autenticadas do passaporte actualizado (página onde consta a assinatura e a seguinte com foto e identificação);
       
    • fotocópia do Bilhete de Identidade ou do Cartão do Cidadão ou do Passaporte português de um dos pais (aquele que for português). Este documento deverá estar dentro do prazo de validade;
       
    • Comprovante de residência na área de jurisdição do Consuladooriginal ou fotocópia autenticada da última conta telefónica;

    • envelope de Sedex já com o seu endereço marcado no destinatário (para a devolução dos documentos);
       
    • Duas fotografias 3X4 cm para a inscrição consular;
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.