Urgente!

24

Comentários

  • Voce vai enviar o pedido à CRC  de Lisboa  por correio ou vai fazer pelo consulado?

    Se for fazer pelo consulado siga a risca as instrucoes do site.

    Se for fazer por correio vai precisar:

    - uma copia da certidao de nascimento do seu avo ou o numero do assento dele

    - a  certidao de nascimento em inteiro teor do seu pai autenticada no
    Escritorio do Itamaraty en Sao Paulo (ERESP) e legalizada no consulado
    de Portugal

    - uma copia do RG do seu pai autenticada em cartorio e legalizada no consulado

    - o formulario 1 C devidamente preenchido. Veja as instrucoes que o acompanham

    - se quiser coloque a copia do BI do seu avö
    No correio compre um vale chamado DINHEIRO CERTO no valor de 175 euros. Coloque uma copia do recibo dentro do envelope de documentos que mandará à CRC. Guarde uma copia.
    Envie o envelope ao endereco que aparece no 1C atraves de SEDEX MUNDI.

    Todas as informacoes acima mais dados sobre o dinheiro certo, novo endereco do ERESP, etc. estao no guia de ajuda da comunidade.
    Entre no site do ERESP e do Consulado para ver como mandar os documentos para autenticacao e depois para a legalizacao.
  • Ah! como o seu avo obteve a cidadania por atribuicao nao é necessario mandar a certidao de nascimento portuguesa dele, pois seu registro esta na CRC e eles perfeitamente com o numero de assento podem ve-la pelo sistema integrado de informacao do qual dispoem.
  • Denise, o que você acha, CRC ou Consulado SP, qual é melhor ou mais rápido, dizem que se eu fizer pelo CRC para poder pegar o BI tenho que ter alguem em Portugal que retire para mim, verdade? Eu pretendo fazer pelo Consulado, mesmo meu avô sendo viúvo o que não consta no BI dele.
  • Eu já tenho a certidão de nascimento em inteiro teor (na qual meu avô foi o declarante e com o casamento de meu pai averbado) Antecedentes Criminais, Xerox do BI do meu avô(que consta que ele é casado, mais ele hoje é viúvo) Formulário 1C (só não esta preenchido), cópia autenticada do RG, as fotos 3x4, e comprovante de residencia, se precisar da certidão de nascimento do meu avô, tem que ser a Portuguesa? ou serve a Brasileira?
  •  

    Douglas,

    A vantagem de fazer pelo consulado de SP é q já pede num  mesmo processo a  nacionalidade, a  transcrição do casamento,o  BI, e  o passaporte, assim ganha-se tempo. A desvantagem é que o gasto é feito de uma só vez.

    Pela CRC é feito primeiro a nacionalidade ( registro de nascimento) depois tem que transcrever o casamento e caso seja de interesse do seu pai,  pedir o BI e passaporte. Assim, os gastos são feitos aos poucos, em cada etapa.

    Os documentos são esses mesmos que você postou. Veja se o BI do seu avô está na validade.  Como seu avô já tem o BI , não precisa da certidão, mas caso queira mandar tem q ser a portuguesa.

    Em relação a ser mais rápido,  Veja o meu caso: Mandei os documentos da minha mãe para a CRC de Lisboa em 20/12/11, em 11/04/12 chegou a certidão portuguesa dela, foram quase 4 meses, relativamente rápido, mas ela tinha apenas o registro. 

     Agora em 17/05/12 mandei para o consulado de SP os documentos para fazer a trancrição+ BI + passaporte, no dia 09 de agosto ela foi ao consulado assinar o cartão cidadão, e dia 30/08 retornará para assinar o passaporte., que deve chegar em 5 dias úteis depois de assinado. Serão  3 meses e pouco, mas ela terá tudo pronto.

  • Douglas,
    Eu fiz 7 processos de cidadania por atribuicao usando a CRC porque moro fora do Brasil. Fiz duas transcricoes de casamento pelo consulado em Sao Paulo, porque minha mae estava la.
    Se eu morasse em Sao Paulo teria feito tudo pelo consulado. Menos estresse, menos tempo de espera.
    Para mandar por correio a Lisboa voce necessita exatamente o que mencionei acima. Processos de atribuicao nao exigem antecedentes criminais, nem fotografia, nem comprovantes de residencia.


  • Pessoal vou mandar para o Consulado em São Paulo mesmo, vou mandar a cópia do BI do meu avô sem mudar o estado civil dele de casado para viúvo caso tenha que mudar acredito que no decorrer do processo vão me avisar, né.
  • O BI do avo nao esta vencido? Verifique. Se estiver vencido o Consulado vai exigir que renove. Voce poderia alegar que ele tem 90 anos. Talvez aceitem, mas teria que conversar com eles.
    Se o BI estiver vigente nao mencione o falecimento da vovó.
    Reuna todos os documentos que estao no site para pedido de nacionalidade para filho de portugues casado (esse é o caso do seu pai, ne?)

  • Sim este é o caso do meu pai, vou fazer como você me orientou, tenho algumas dúvidas de como legalizar certidões no Itamaraty,muito obrigado, sempre atenciosa!

  • No BI do meu avô esta escrito "VALIDADE VITALICIO"
  • Sõ tem que autenticar a certidao de nascimento em inteiro teor no ERESP. Isso faz-se por correio. Deve escrever uma cartao indicando o documento que vai legalizar e para que vai ser utilizado. Em caso de duvida mande um e-mail para o ERESP (Escritorio de Relacoes Exteriores em Sao Paulo) cujo "novo" endereco esta no guia de ajuda. O servico é gratuito.
  • Maravilha esse Consulado de São Paulo. Vele a pena investir nesse tipo de serviço, de extrema rapidez....
  • Obrigado José, estou aguardando a certidão para mandar ao Itamaraty, assim que chegar dou entrada via consulado sp.
  • Como devo preencher o Formulário 1C?
    tem um lugar pedindo em que freguesia e concelho nasceu o pai português, mais meu avô nasceu no Brasil e não em portugal ele tem cidadania por atribuição.
  • Douglas,

                     o consulado de SP não pede o formulário 1C.

  • desculpe pela bagunça pessoal, vocês já passaram por isso, e devem me entender, mais desisti de fazer pelo consulado devido a burocracia, vou fazer pelo CRC
  • No formulario coloque  Sao Paulo, Sao Paulo.
  • No meu caso então seria Lins, São Paulo      
    pois meu avô nasceu em Lins

    Ah, chegou a certidão em inteiro teor do meu pai, vou tirar as duas cópias e autenticar, para mandar junco com a original para o ERESP, é o procedimento certo né?
  • Douglas, de onde vc tirou esse negócio de 2 cópias?

    Procurei em todos os links postados anteriormente e não encontrei nada sobre cópia de certidão de nascimento.

  • Guilherme, quando eu mandar a certidão em inteiro teor devo mandar somente a original? não devo mandar cópia autenticada?

    de uma olhada no item 4-veja quais documentos são necessário para.......
  • Douglas, vc está falando disto:

    4. QUAIS SÃO OS REQUISITOS PARA A LEGALIZAÇÃO DOS DOCUMENTOS NO ERESP?

    4.1 DOCUMENTOS EXPEDIDOS EM CARTÓRIO DE NOTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO (Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Certidão de Óbito, Certidão de inteiro teor, Escritura Pública de Declaração, Carta convite, entre outros.

    i.        legalizamos, exclusivamente, a via original ou a cópia autenticada;

    ii.       legalizamos, exclusivamente, documentos expedidos por Cartório de Notas do Estado de São Paulo.

     

    ************************************************

     

    No seu caso: Certidão de Nascimento, a via original. Não pode ser a cópia, porque a CRC pede a original.

  • Vlw Guilherme era disso mesmo.
  • Pessoal acabei de mandar a certidão de inteiro teor do meu pai ao Itamaraty, agora é esperar voltar legalizada
  • imageDouglas Marques Dias:
    Guilherme, quando eu mandar a certidão em inteiro teor devo mandar somente a original? não devo mandar cópia autenticada?

    de uma olhada no item 4-veja quais documentos são necessário para.......
    Não manda cópia. Manda-se o original. Só. 
  • Douglas,
    Voce leu bem as instrucoes do site? Ai tambem informam que tem que mandar os selos do correio correspondentes para a devolucao do documento.
  • Li sim mandei junto a certidão uma solicitação de legalização, e estes selos para devolução entrarão em vigor a partir do dia 15/09

    Denise, depois que a certidão for legalizada no Itamaraty, tenho que legaliza-la no consulado certo? E qual o procedimento para legalizar no consulado?
    Vou fazer o processo pela CRC, desisti do consulado.
  • Voce tem que legalizar no consulado:
    1- certidao de nascimento em inteiro teor
    2- fotocopia autenticada do RG
    Veja como enviar os documentos   por correio ao consulado no site deles. Está tudo bem explicadinho em "legalizacoes".
    Lembre que o formulario 1C tem que ter a firma do requerente autenticada por AUTENTICIDADE num cartorio ou no consulado.
  • Ok, finalmente parece que as coisas estão se encaixando, com a ajuda da comunidade, obrigado
  • Pessoal, a certidão chegou hoje do Itamaraty, agora vou legaliza-la no consulado!!!!!!  =]
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.