Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

139404244451451

Comentários

  • editado November 2015
    Ola! Tenho uma divida vou averbar o casamento da minha bisavo! Para atribuir a cidadania a minha avo! Que nao tem o portugues como declarante na certidao de nascimento!
    E preciso legalizar a certidao de casamento no consulado para ser averbado? Todas as certidoes sao do estado do rio!
    Obrigado!
  • Phillipe,se não me engano todas as certidões tem que ser legalizadas no Consulado,serem de inteiro teor e com firma reconhecida pelo tabelião.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    @Kleber, boa ideia!
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    editado November 2015
    @Philipe Sim. Para averbar casamento = cert. casamento inteiro teor atualizada e legalizada no consulado + certidao de nascimento de inteiro teor do cônjuge brasileiro atualizada e legalizada no consulado
  • Kleber,

    Ponta Delgada aceitou fazer uma transcrição de casamento com uma divergência considerável no nome do nubente! A do Porto não aceitou.
  • Matheus,

    Valeu pela informação, acho que vai ser pelo CRC Ponta Delgada, se eles aceitarem a diferença de nome e data?!
  • É necessário algum formulário específico para averbar/registrar o casamento na Conservatória? Tentei localizar mas não consegui
  • Entendi david! E a copia autenticada do rg na hora da atribuicao tamebem precisa ser legalizada no cosnulado o so a simples copia do cartorio serve?
  • Ana vicente pergunta para as conservatorias que estao aqui no topico elas vao te informar sobre o formulario. Eles respondem rapido!
  • Ana Vicente,vc encontra o modelo de formulário aqui mesmo nesse tópico que foi postado pela Márcia no dia 31 de outubro
  • Philipe Melgarma, cópia do RGI somente autenticada em cartório.Não é necessário legalizar no consulado
  • E no caso do formulario para averbação o que se deve colocar no quadro :

    4-Processo prévio de publicação de editais, perante autoridade Portuguesa: (Sim/Não) ……………..………

    Que a marcia posto no 31/10
    Abrass
  • Philipe Melgar
    Fiz essa mesma pergunta pra Márcia na pg 39 desse mesmo tópico.


    4. Diz respeito a publicação sobre o casamento em Portugal, para saber se tinha alguém (em Portugal) contra o casamento, etc.(se casaram no Brasil, então é não),
    Pg 39 desse tópico postado pela Márcia
  • Maria neilda E a assinatura desse formulario tem que ser feita no consulado?
  • Quando vcs dizem reconhecer assinatura presencial do requerimneto no cartório a pessoal tem que assinar lá na hora?
    Porque eu já reconheci assinatura só levando o documento onde a pessoa tem a firma aberta
  • @Kleber, o reconhecimento da assinatura pode ser por SEMELHANÇA, em que vc já leva assinado e eles conferem pra ver se bate com a assinatura registrada, ou por AUTENTICIDADE, que é quando vc assina PRESENCIALMENTE no cartório.
  • O formulário modelo 1 C para atribuição tenho certeza que só pode ser por autenticidade.Os outros não tenho certeza.Vamos esperar alguém responder
  • @Philipe Melgar, no consulado do Rio de Janeiro, o reconhecimento presencial da assinatura do formulário 1C, pode ser feito gratuitamente. Quando for autenticar algum documento no consulado, leve o formulário preenchido e reconheça a assinatura.

    @Kleber Silva Aguiar, no caso do formulário 1C eles solicitam reconhecimento presencial da assinatura, seja no consulado ou cartório.
  • Dando um Feedback pois iniciei com informações aqui.

    Processo de naturalização, enviei pelo correio e chegou no Porto em 18/08/2015. Hoje liguei e disseram que foi aprovado, devo apenas aguardar a certidão de nascimento.

    Abs.
  • @Alexandre, parabéns!!! Seria interessante postar essa informação no post (Fase, número e data do processo) já aberto.
  • @alexandre o mesmo procedimento tem que ser feito com o formalario para averbação! E parabens!
  • Pessoal,
    no caso do casamento, a assinatura no requerimento também tem que ser presencial, seja no cartório, ou no consulado.

    Lembrando o que já escrevi, acho que cada Conservatória tem seu formulário para requerer o casamento. Pode ser até que algumas Conservatórias usem o mesmo, mas no geral, tem algumas diferenças.
    O consulado do Rio está acostumado com o formulário da 4a de Porto (que é igual ao do consulado), então, o funcionário tende a dizer que o formulário está errado. Quando fiz dos meus sogros, foi assim. Ele reconhece a assinatura, sem problemas, mas diz que o formulário está diferente. Não se assustem!
  • Caramba, ia ligar agora pra linha de registros pra saber o número de assento do processo do meu pai e ele acabou de me dizer que chegou o documento em casa!! Ótima notícia!
  • Marcia, eu fiz no computador o modelo que o CRC-Porto me passou para pedir a transcrição, e hoje meu pai levou pra legalizar no consulado. Eles disseram que o texto estava OK, mas não aceitaram pq imprimi na cor vermelho escuro (bem escuro mesmo, cor de vinho, ficou bem legível), pq estava sem tinta preta na impressora.
    Disseram que só aceitam tinta preta. Afff, sabem ser cri-cri né?
    Claro que é preferível me trancarem isso no consulado do que mandar, dar problema lá e depois acabar gastando com outro envio.
    Mas isso é mais uma prova de como são exigentes, e tudo tem que estar bem de acordo com o que pedem....
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Consulado = LIXO
  • Pessoal, tenho uma dúvida. Estou tirando a minha dupla cidadania pq vou passar uns meses na Alemanha ano q vem. O q eu preciso fazer depois q minha cidadania portuguesa ficar pronta? Tirar o cartão cidadão e o passaporte europeu?
  • E desculpem a pergunta neste tópico, foi o costume! Rsrs.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    @Andressa, sim. E uma vez chegando na Alemanha, tem que se registrar como residente (vão gerar um "CPF" alemão) e pronto. Aliás, se você vai pra Europa, procure fazer CC e Passaporte em Portugal (caso pretenda passar por lá), pois e mais barato e bem rápido.
  • David, eu preciso fazer o CC e o Passaporte ou basta um só?
    E infelizmente não vou passar por Portugal, qual a melhor forma? Pelo Consulado mesmo?
  • @admin Não têm como banir esses usuários que ficam fazendo propaganda? Que coisa chata...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.