Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1271272274276277315

Comentários

  • @JDF ru entendo que esse tempo de residência já sirva de alguma prova de residência sim. Além disso, o processo do seu filho vai sair em menos de 1 ano. Depois que tiver a certidão do seu filho, envio como mais um elemento para comprovar os requisitos, apesar de entender que esse tempo já morando por aí de forma legal já possa ser considerado elemento para demonstrar vínculo.

  • JDFJDF Member
    editado March 2023

    @Destefano Obrigado, ajudou muito.

    Vou dar entrada no meu processo.

  • JDFJDF Member

    @renatoss Obrigado

  • @JDF, você pode também imprimir a página de consulta do processo do seu filho e enviar junto com o seu processo de casamento. O do seu filho provavelmente estará pronto em menos de 1 ano e o seu de casamento não terão nem começado a analisar em menos de 1 ano, então, quando forem analisar verão que o processo do seu filho já estava em andamento quando enviou o seu e poderão consultar o processo com as informações que você enviar, e verão que seu filho já será português também, a essa altura.

    Eu fiz isso com o da minha esposa. Tinha enviado o da minha filha mas ainda não estava concluído, então mandei um print da tela de consulta. O processo da minha esposa hoje já está no passo 6 marrom. Mas, também tem o fato de que quando mandei o processo da minha esposa, tínhamos 5 anos de casado, e durante o processo já tínhamos completado 6 anos, agora no final do processo já estamos fazendo quase 7 anos. Mas acho enviar o print do processo da minha filha deve ter ajudado. O processo da minha filha ficou pronto em 4 meses, na época, quando começaram a analisar o da minha esposa minha filha já era portuguesa há alguns meses.

  • muitissimo obrigado caro @Destefano

  • Meu processo 13xx52/2021 dia 11/01/2023 passou para a bolinha 2 verde . Dia 12/01/2023 bolinha 3 marrom .Dia 13/03/2023 bolinha 4 marrom.

  • editado March 2023

    Bom dia pessoal, retornando ao fórum para solicitar a nacionalidade portuguesa para minha esposa, queria saber se alguém por aqui ja utilizou os serviços de apostilamento da empresa [removido]

    Obrigado e uma ótima manhã...

  • Bom dia pessoal!!!

    Com muita alegria informo que meu processo 551xx/22 passou hoje 14/03/2023 para bolinha 4 marrom, com a seguinte informação : "O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requisitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa." Peço por gentileza a atualização da planilha.

  • JDFJDF Member

    @PedroGaspar , muito obrigado.

  • @Geobert

    Você não precisa de uma empresa para apostilar em outro estado mais barato. Todo mundo entra em contato e manda diretamente para cartórios no DF ou SC, que são estados onde a apostila é mais barata. MG e SP são conhecidos como estados com aposltilas das mais caras no Brasil.

    Busque na lupa do grupo o endereço de cartórios nesses estados onde o pessoal já fez e sabe que funciona bem. Nós mandamos para um em Florianópolis e tudo 100%.

  • editado March 2023

    @CarlosASP

    Obrigado Carlos pela dica, irei fazer isso.

    Uma ótima manhã...

  • @WESLEY bom dia! Parabéns pelo avanço para bolinha 4. O da minha esposa segue na bolinha 3 desde 17/10/22 (5 meses).Só pra eu ter uma outra referência de prazo, o seu ficou por quanto tempo na bolinha 3 marrom? Obrigado!

  • editado March 2023

    @Fred1974 é pouco comum ficar tanto tempo na bola 3 sem que não haja algum tipo de dúvida pelo IRN ou de alguma inclinação para cair em exigência. Por causa disso, oriento ficar de olho para eventual modificação para bola laranja na bola 4. Quando tentaria, caso isso acontecer, contato com o IRN para tentar se antecipar ao prazo dado por eles para resolver eventual problema.

    A bola 3 é onde ocorrem consultas externas, razão pela qual a demora fica em média entre 2 e 4 meses. O seu está no limite dessa média. Pode ser que nada aconteça. Vamos torcer. A orientação não visa te dar uma notícia ruim, mas sim evitar que vc seja pego de surpresa e se previna quanto a isso. Não há de ser nada, mas fique atento a partir de agora.

    Respondendo a sua pergunta: o processo do @WESLEY ficou cerca de 2 meses na bola 3.

  • @Destefano Obrigado! Vou continuar de olho e me antecipar, se for o caso.

  • AFGAFG Member

    Amigos,

    como localizo aqui as últimas informações com relação de documentos para Nacionalidade por Casamento?

    também gostaria de saber se vale mais a pena fazer pelo consulado ou diretamente pela CRC de Lisboa, caso seja esta última a melhor opção, qual o procedimento para envio? O pagamento é por link igual a atribuição para filhos?


    desde já, muito obrigado.

  • @AFG os documentos são os mesmos que estão constantes no site do consulado, considerando que todos são feitos em Lisboa, mesmo aqueles entregues no Consulado.

  • editado March 2023

    No dia 14/03/23, foi refeito o ato ocorrido em 30/11/2022, fazendo com que o processo legislativo de alteração da Constituição da República, para impedir a perda da nacionalidade pelos brasileiros que adquirem outra nacionalidade de forma derivado, como é o caso de quem adquire a nacionalidade portuguesa pelo casamento. Assim, teremos, segundo o regimento interno da Câmara, a formação da Comissão Especial, da seguinte forma: 34 membros titulares e 34 suplentes mais um titular e um suplente.

    O regimento interno prevê o seguinte:

    Art. 202. A proposta de emenda à Constituição será despachada pelo Presidente da Câmara à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, que se pronunciará sobre sua admissibilidade, no prazo de cinco sessões, devolvendo-a à Mesa com o respectivo parecer.

    § 1º Se inadmitida a proposta, poderá o Autor, com o apoiamento de Líderes que representem, no mínimo, um terço dos Deputados, requerer a apreciação preliminar em Plenário.

    § 2º Admitida a proposta, o Presidente designará Comissão Especial para o exame do mérito da proposição, a qual terá o prazo de quarenta sessões, a partir de sua constituição para proferir parecer.

    § 3º Somente perante a Comissão Especial poderão ser apresentadas emendas, com o mesmo quorum mínimo de assinaturas de Deputados e nas condições referidas no inciso II do artigo anterior, nas primeiras dez sessões do prazo que lhe está destinado para emitir parecer.

    § 4º O Relator ou a Comissão, em seu parecer, só poderá oferecer emenda ou substitutivo à proposta nas mesmas condições estabelecidas no inciso II do artigo precedente.

    § 5º Após a publicação do parecer e interstício de duas sessões, a proposta será incluída na Ordem do Dia.

    § 6º A proposta será submetida a dois turnos de discussão e votação, com interstício de cinco sessões.

    § 7º Será aprovada a proposta que obtiver, em ambos os turnos, três quintos dos votos dos membros da Câmara dos Deputados, em votação nominal.

    § 8º Aplicam-se à proposta de emenda à Constituição, no que não colidir com o estatuído neste artigo, as disposições regimentais relativas ao trâmite e apreciação dos projetos de lei. 

  • Não entendi muito bem. Na prática o que esta movimentação do dia 14/03/23 fez em relação ao projeto?

  • @verifel na prática, estamos para iniciar parágrafo segundo. Foi criada a Comissão Temporária, mas ainda sem os integrantes necessários.

  • Boa tarde @Fred1974 ,

    Desculpe a demora em responder, o meu processo ficou na bolinha 3 por quase 2 meses ( 47 dias) considerando o mes de fevereiro de 28 dias, o @Destefano tem razao na orientação feita a voce. Fique atento...

    Boa sorte!

  • Boa tarde @Destefano ,

    Muito bom saber que o processo de Nacionalidade de forma derivada teve andamento no Congresso, confesso que fiquei um pouco perdido nos prazos de cada etapa... Será que temos chance de até meados de 2023 termos uma conclusão?

  • @WESLEY não estou otimista que teremos uma solução para esse ano ainda...

  • Pessoal, boa tarde.

    Desculpem a ignorância, mas fiquei com uma dúvida na última postagem do @Destefano

    O fato de adquirir a cidadania por portuguesa por casamento, faz com que eu perca a nacionalidade brasileira?

  • @mrcsvinicius isso é uma longa história. Se a nacionalidade brasileira for importante para algum ponto na sua vida, o ideal é que se aguarde a conclusão da proposta de alteração da Constituição da República para que se peça a nacionalidade pelo casamento. Apesar de não ser automática, existe o envio de informações entre Portugal e Brasil, bem como qualquer pessoa pode inaugurar uma denúncia em relação a isso é um procedimento de perda de nacionalidade pode culminar nesse sentido.

  • @Destefano essa era uma informação que eu não tinha, eu acabei solicitando sem o auxílio de um escritório a cidadania, está no começo, consta apenas como documentos recebidos, caso fosse um problema perder a cidadania brasileira, eu deveria solicitar o cancelamento do pedido agora, ou apenas em etapas mais pra frente?


    Obrigado mais uma vez pelas suas respostas

  • @mrcsvinicius há uma expectativa muito grande que a constituição seja alterada. Isso é bem provável, mas não parece até agora que isso seja uma prioridade do congresso nacional. Até chegar a bolinha 6 marrom, ainda vai levar um bom tempo para a sua reflexão e a provável alteração da constituição. Com isso, a desistência do pedido pode acontecer mais adiante e até lá vc pode estudar o assunto e analisar o que seria melhor para o seu caso. Nesse tópico, há diversas passagens onde falamos sobre o assunto. Tem diversos pontos que podem ajudar a você a maturar a ideia. Por ora, não vejo motivos para a pressa. O importante é que isso seja feito antes da perda da nacionalidade brasileiro, ou seja, ainda que vc tenha a nacionalidade portuguesa, seria necessário que vc ainda tenha a portuguesa para que não haja uma defesa para vc, pois até após o deferimento da portuguesa, vc poderá renunciar a essa nacionalidade, com o intuito de manter a brasileira.

  • Ola boa noite à todos, gostaria primeiramente agradecer a esse forum pelo ajuda em incentivo que tem dado à todos.


    Minha duvida é. ja montei o processo para adiquir a nacionalidade do meu esposo. no processo tem:

    1-O Formulário preenchido junto com o pagamento e a assinatura reconhecida aqui no Consulado Português de Londres.

    2-A certidão de casamento registrada na Central de registro em Portugal, feito pelo consulado Português de Londres.

    3-A minha certidão de nascimento Português.

    4-Foto copia do Passaporte do meu esposo autenticado no consulado Brasileiro de Londres.

    5-carteira de reservista do Brasil , copia autenticada no consulado Brasileiro de Londres.

    6-Antecedentes criminais feito na Policia Federal no Brasil, com legalização atras e autenticada no consulado Brasileiro de Londres.

    7-Antecedentes criminais daqui de Londres ACRO autenticada e apostilada pelo órgãos responsáveis aqui em Londres.

    8-Certidão de nascimento em inteiro teor, repográfada, apostilada.


    Todos os documentos estão corretos? irei mandar para Portugal, com carta registrada, qual esta sendo a conservatoria mais rápida? alguém sabe? tenho que mandar as originais, no caso da certidões de nascimento? Agradeço muito a esse forum e as pessoas que nos ajudam. Deus abençoes a todos.

  • @Tonyverne31 eu aproveito e faço 2 perguntas:

    1) Por que juntar carteira carteira de reservista do Brasil?

    2) Validou no próprio site da PF a certidão de antecedentes criminais feito na Policia Federal no Brasil?

  • @Destefano obrigado por responder. Na verdade a carteira de reservista eu não preciso mandar, não é mesmo? e sim a certidão de antecedentes criminais validei no proprio site da Policia Federal do Brasil e autentiquei aqui no consulado do Brasil em Londres.

  • Obrigada pelas explicações, @Destefano :)

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.