Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1273274276278279318

Comentários

  • @Panharry se fosse no 3, era problema. No 4 pode ou não ser problema. No entanto, está demorado esse tempo na bolinha 4.

  • editado March 2023

    alguma ideia de qual número está funcionando hoje em dia?

  • Meu processo também está parado na bolinha 4. "O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requisitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa." desde o ano passado. Não o exato mês que foi para a bolinha 4.

    Creio que esteja bastante atarefados com a quantidade de processos.

  • Estar na bolinha por muito tempo, em tese, é problema, estar na bolinha 4, pode ser exigência ou simplesmente muito trabalho. Os prazos colocados por mim, são geralmente os prazos mínimos praticados, podendo haver variações, até porque se trata de processamento de atos administrativos muitas vezes dependentes de outros órgãos ou setores.

  • Só pra compartilhar os prazos, o processo da minha esposa (358xx/21) ficou 2 meses e meio no passo 3 marrom, passou pro passo 4 marrom e ficou 1 mês, então voltou pro passo 3 marrom, ficou mais quase 3 meses e passou de novo para o passo 4 marrom, e só depois de quase 5 meses é que passou para o passo 6 marrom, onde está agora no momento.

    Então no total foram uns 5 meses no passo 3 e uns 6 meses no passo 4:

    • 12/03/2021: DHL para CRC Lisboa.
    • 16/03/2021: Recebido por Maria do Carmo.
    • 29/03/2021: Chave por e-mail.
    • 06/04/2022: Passo 2 verde.
    • 07/04/2022: Passo 3 marrom.
    • 27/06/2022: Passo 4 marrom.
    • 25/07/2022: Voltou ao passo 3 marrom (depois que enviei e-mail pedindo para corrigir o sobrenome).
    • 13/10/2022: Passo 4 marrom novamente.
    • 03/03/2023: Passo 6 marrom.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/315905/#Comment_315905

  • @PedroGaspar obrigado por compartilhar. O seu processo, com conserto e tudo, está dentro de um esquema de prazo que entendo como sendo normal.

  • Pelo que tenho visto na planilha é normal ficar na bolinha 4 num período entre 7 a 9 meses.

  • @Lucianofilhoba as pessoas não vêem todos os dias e nem sempre colocam na planilha. A planilha está longe de ser algo confiável. Precisa de um compromisso de todos, mas infelizmente não é o que acontece.

  • @Lucianofilhoba se o prazo da bolinha 4 estiver como vc colocou, em 7 meses, ao contrário do que estamos vendo com relação aos netos, os processos estariam aumentando cerca de 4 meses...

    Bolinha 1 - 03 meses da entrega pelos correios

    Bolinha 2 - 09 meses

    Bolinha 3 - 10 dias

    Bolinha 4 - 02 meses

    Bolinha 5 - 03 meses 7 meses

    Bolinha 6 - 02 meses

    Bolinha 7 - variável, podendo chegar a 07 meses.

    Total = de 28 a 30 meses, de 2 anos e 4 meses a 2 anos e 6 meses

  • editado March 2023

    @Destefano, o meu processo tb é aquisição pelo casamento. No momento está na "bolinha 4", e completou 5 meses dia 12/03.

    Pelo que vi tb, no processo de aquisição pelo casamento, passado esse tempo na bolinha 4, pula logo para a bolinha 6.

    Obrigado pela atenção, @Destefano. E por dispor do seu tempo para traçar uma previsão do processo.

  • Da bolinha 4 para 5, não é tão rápido, pode acontecer? pode. Pode ser urgência. Isso não é o parâmetro. O problema é mais quando leva mais de 4 meses da 3 para a 4, @Lucianofilhoba, vai dar tudo certo... Chegar na 4 é que está sendo um sufoco... hahaha

  • Boa tarde pessoal.

    Meu marido e eu nos casamos há sete anos e temos uma filha de três anos. Gostaríamos de iniciar o processo de aquisição da cidadania portuguesa para ambos. Qual a conservatoria que está sendo mais rapida? Obrigada.

  • @thamattos, quem é descendente de português, você ou seu marido? E seria atribuição de filho(a) ou neto(a)?

    Primeiro tem que fazer o processo do descendente direto de um português, que será uma atribuição de nacionalidade. Depois de concluído esse processo, aí vocês podem dar entrada no processo de atribuição da filha, e, ao mesmo tempo dar entrada no processo de aquisição de nacionalidade pelo casamento (porque vocês já têm 7 anos de casamento, e 6 anos sem filhos já serve para comprovar laços com Portugal).

    Para atribuição de nacionalidade creio que a ACP (Arquivo Central do Porto) ainda seja a melhor, mas seria bom que alguém confirmasse, porque já fiz a minha há mais de 3 anos.

    Para aquisição pelo casamento, a única que faz é a CRC de Lisboa, então, pra qualquer lugar que você mande, no final das contas será enviado para lá, então é melhor já mandar diretamente para lá.

    Se o(a) descendente de português for neto(a), acho que só pela CRC de Lisboa também, para fazer processos de netos. No meu caso, por exemplo, o meu avô era o português original, mas, o meu pai solicitou a nacionalidade dele por atribuição, então eu pude também solicitar atribuição de pai para filho, não precisei fazer como neto (que dá mais trabalho e demora mais pra sair).

  • @PedroGaspar Oi!

    Muito obrigada pelo retorno.

    Sou uma cidadã portuguesa por atribuição há 1 ano e quero iniciar o processo de cidadania para minha filha de 3 anos e meu marido. Já sou casada há 7 anos, mas ainda não transcrevi meu casamento e não obtive meu cartão de cidadão e passaporte.

    Posso fazer tudo ao mesmo tempo? Ou melhor esperar a transcrição do meu casamento para depois dar entrada na cidadania dele?

  • @PedroGaspar Oi!

    Muito obrigada pelo retorno.

    Sou uma cidadã portuguesa por atribuição há 1 ano e quero iniciar o processo de cidadania para minha filha de 3 anos e meu marido. Já sou casada há 7 anos, mas ainda não transcrevi meu casamento e não obtive meu cartão de cidadão e passaporte.

    Posso fazer tudo ao mesmo tempo? OU

  • editado March 2023

    @thamattos

    Sua filha: você compareceu ao cartório para registrar o nascimento dela? Se positivo, pode já mandar o processo dela de filha (grátis) para a ACP.

    Caso tenha sido só seu marido que foi o declarante do nascimento dela, terá que esperar a transcrição do casamento.

    Seu marido: como mencionado pelo colega, só tramita na CRCentrais de Lisboa; leva uns 2 anos.

    Transcrição do casamento: em que estado mora? se for RJ ou ES, o consulado do Rio faz rápido. Se mora em outro estado, provavelmente melhor mandar para a CRC Porto (não é a ACP):

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23255/lista-basica-para-transcricao-de-casamento-em-portugal-pela-crc-do-porto/p1

    Tanto o consulado do Rio como a CRC Porto tem feito transcrições rápidas, mas se seu marido tiver muita pressa, poderia enviar já o pedido dele para CRCentrais. Na hora que forem realmente analisar o pedido dele, a transcrição já deverá ter sido completada há muito tempo. E ela vai aparecer automaticamente no seu assento de nascimento PT (ao consultar internamente pelo número dela, vão ver todos os averbamentos, inclusive a transcrição).

    CC e PEP: se quiser que conste seu nome de casada e estado civil de casada, tem que fazer a transcrição antes. Antes da transcrição, para PT você é solteira.

  • Processos de casamento pode ser indeferido de plano se não tiver os documentos essencialmente necessários, como a transcrição de casamento. Há a necessidade de transcrever o casamento como documento essencial para o requerimento de nacionalidade por casamento.

  • @Destefano quais sao os documentos necessarios para aquisição por casamento ? tem formulario a ser preenchido e imposto tambem ? além claro da transcrição de casamento

  • editado March 2023

    @Joaopcaro os documentos são variáveis de pessoa para pessoa, mas alguns são comuns para todos...

    Os documentos obrigatórios para todos são: 1, 2, 3, 6, 7 e o próprio requerimento que vc recebe após o pagamento da taxa de 250 euros.

  • certidão de nascimento, assento de batismo , transcrição do casamento, certificado de antecedentes penais da PF e o que seria esse numero 7 ? qual o nome do imposto de 250 euros ? para eu buscar o modelo @Destefano

  • @leonardocmoreira a certidão nascimento esposa, foi inteiro teor reprográfica ou apenas a digitada?

    Fez de qual país diretamente o processo?

  • @Joaopcaro o número 7 é o seu registro geral de identidade ou passaporte.

    O pagamento para REQUERIMENTO POR CASAMENTO é feito pelo link https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC3

  • @CarlosASP

    Obrigada pelo retorno.

    Entendi sobre a a transcrição e a atribuição da minha filha.

    Sobre a aquisição do meu marido, ele nao está com pressa, mas gostaria de fazer tudo junto , neste caso, fiquei com uma dúvida:

    Na lista de documentos está escrito que precisa enviar a certidão de casamento:

    "Certidão de casamento  (se possível, em cópia integral emitida por fotocópia), que pode ser dispensada se o registo estiver numa conservatória e identificar essa conservatória, o ano e o número do registo."

    Neste caso preciso enviar a certidão brasileira, ou não?

    Muito obrigada novamente.

    Thais.

  • Boa tarde a todos , no dia 2 de Abril de 2023,fará 2 anos que meti a nacionalidade por via do casamento … Será que ainda vou ter de esperar mais tempo para obter a minha cidadania ?o processo ainda está na bolinha 4. Já lá vao quase 10 meses parada na bolinha 4…

  • Boa tarde, tudo bem? Dei entrada no meu processo de nacionalidade por casamento no dia 15 de Fevereiro de 2022 e o processo começou a andar depois de 13 meses ou seja foi pra fase 2 no dia 23/03/2023 e no dia 24/03/2023 pulou pra fase 3. Quanto tempo pra pular pra fase 4 e 5?


  • @Jackson_Luz

    não existe um tempo certo... mas está quase lá. Só aguardar

  • @Jackson_Luz como sempre digo, da 3 para 4, quando está tudo normal, geralmente leva de 2 a meses, sendo mais comum ser mais próximo de 2 meses.

  • @Luisaguiar vc chegou a ligar ou passou email solicitando informações de seu processo? Pelos relatos que vejo aqui no grupo, me parece que está demorando mais do que o normal na bolinha 4. Seria bom verificar se aconteceu alguma coisa ou não.

  • @Janinenc já enviei varios emails e obtenho sempre a mesma resposta :

    Exmo(a). Sr(a).


    Informamos que pelo elevado volume de serviço e a falta de recursos humanos, os processos estão a sofrer um atraso significativo. Não conseguimos neste momento avançar com uma previsão da sua conclusão.

    Mais se informa que pode acompanhar o estado do processo pela consulta online, estando esta actualizada.

  • Vim dar um conferida como estão os prazos e também bate com o status do da minha esposa.

    Entrada em Agosto de 2021 no CNAIM do Porto, no momento está na Bolinha 4. Está na Bolinha 4 pelo menos desde de Dezembro.

    Se manter o ritmo estimo que a nacionalidade dela vai demorar cerca de 2 anos e meio pra sair.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.