Busca de Registro de Batismo

Boa tarde meu caros colegas,

Venho aqui encarecidamente pedir a expertise de vocês para me ajudarem a procurar o registro de batismo do meu bisavô. Já tentei muito, já fui em varias fotos de vários registros de Batismo, mas ainda nao consegui achar. Sei que os senhores/senhoras são muito mais proficientes que eu, então de verdade, agradeço desde já quem puder me ajudar!

Nome: Belmiro Pinto Coelho (meu bisavô)

Pai: Custódio Nogueira

Mãe: Maria Freire de Jesus

Casado com: Izaura Figueiredo Drummond

(dados obtidos na certidão de casamento, do dia 7/71885, na cidade de Dionísio/MG)

Na certidao, consta que ele se casou aos 40 anos, e isso me faz concluir que ele nasceu entre 1854-1856. Ele era um negociante, e vivia em Dionisio mesmo.

Sabe-se que ele é do Porto através de vários relatos, mas sem prova fisica ainda.

E consegui encontrar no familysearch varios com o nome Custódio Nogueira, mas um em particular me chamou atenção. https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6V14-2KRF

Me chamou atenção por ser batizado em 8 de Outubro de 1834 (o que o faria ter gerado meu avô aos 20/21 anos, o que possível antigamente imagino)....E este Custódio foi batizado em Candemil, Amarante, Porto, Portugal. A

No Family Search também encontrei o Belmiro Pinto Coelho e a Izaura Figueiredo, mas apenas como pais do Dacio Pinto Coelho em sua certidão de obito, no Rio de Janeiro. https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:77C7-YGMM

Ainda estou atras do passaporte do Belmiro, mas nao consegui!

Se alguem puder me ajudar, eu simplesmente não teria como agradecer!!! De verdade, algum ser iluminado pode me dar algum norte?

Obrigado!!!

Comentários

  • editado March 2023

    @IgorFerreira

    Pode postar esse casamento que você achou para ver se tem mais alguma informação?

    É de 1885 mesmo? Casamento religioso?

    ===============================

    Qual o nome dos pais de Custódio Nogueira para confirmarmos esse registro?

    A íntegra do registro deste Custódio que você achou (de Candemil, Amarante, Porto) está aqui: https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=537210 -- m0012.tif e tem o nome dos pais e avós dele para compararmos.

    ===============================

    Se quiser folhear os livros de Candemil em busca de Belmiro, os batismos estão on line: https://tombo.pt/f/amt07

  • Nossa, primeiramente, muito obrigado por me responder tao rapido.

    E logo de cara ja peco desculpas. Digitei errado, o casamento e de 1895. Aconteceu em Dionisio, Minas Gerais. Eu nao sei se é religioso, pois eu tenho a certidao de casamento. Vou postar aqui.


    Vou folhear agora os livros de Candemil!!

    Muito muito MUITO obrigado! E desculpa pelo erro grotesco de digitacao!

  • Os pais do Custodio Nogueira nao temos o nome.

    E eu achei estranho o fato dos pais dele (Custodio Nogueira e Maria Freire de Jesus) nao terem nem o Pinto nem o Coelho que o Belmiro tem!!! Eu tenho procurado muito por Custodio Pinto, e Maria Freire, ou Custodio Coelho e Maria de Jesus.

    Por incrivel que pareça, e achei um casamento que mostrava o Pai da noiva chamado Custodio Pinto Cardoso e a mai era Maria de Jesus. A noiva se chama Antonia de Jesus Maio, casada em 1897 com Alvaro Alcino da Costa (filho de Angelo Alcino da Costa e Regina Rosa). Muuuita coincidencia ne? achei em Casamentos de Campanha https://docs.google.com/spreadsheets/d/1W588a3a5f9GXFDEpZ0hntynOitUSwf2l-f7NmR18r2M/edit#gid=1101401846

    Foi o maximo que cheguei ate agora! mas nao sei se esse eh o Custodio de fato

  •  https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=537210 -- m0012.tif olha so que interessante. Logo acima desse custodio q eu falei, tambem tem dois Gemeos: joaquim e Custodio! Que coincidencia!

  • editado March 2023

    @IgorFerreira

    Esse casamento que você encaminhou é o civil, em 1895. Provavelmente deve ter um registro casamento deles no religioso (na igreja católica), que também pode trazer informações adicionais sobre a origem dele.

    Você sabe o nome de algum IRMÃO do seu bisavô? Ou irmão do seu avô? Pergunto isso pq nem sempre conseguimos caminhar em linha reta, com documentos de irmãos/tios as vezes conseguimos descobrir os nomes dos ascendentes que estão faltando...

    Também achei estranho não ter nenhuma coincidência entre os sobrenomes de Belmiro e de seus pais... é incomum, mas não é impossível, já que na época as pessoas utilizavam os sobrenomes de maneira livre e sem muita lógica...

    Seria importante descobrir os nomes dos pais de Custódio Nogueira / Maria Freire de Jesus para fazermos mais buscas...

    =============================

    Possível registro de um neto do casal Custódio Nogueira / Maria Freire em Baltar, Paredes, Porto:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6N6X-VJYD

    Imagem em https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=819700 m011.tif (n.º 16 - Firmino). Veja que toda família é natural da própria freguesia de Baltar...).

    Outro neto: https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=819698 (m0103.tif - n.º 56 - Manoel).

    ===========================

    Os livros de Baltar estão em: https://tombo.pt/f/prd03

    Olhando rapidamente encontrei um Belmiro que poderia ser o seu avô:

    https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=819688 m055.tif (Belmiro - no meio da segunda página).

    Ele é de 1855, o que bateria com o nascimento do seu Belmiro (Casamento 1895 - 40 anos de idade = 1855). O padrinho foi Manoel Coelho Pereira, o que talvez possa explicar o "Coelho"...

    Outro indício é que você ou alguém da sua familia colocou recentemente no FamilySearch que ele seria natural do Porto:

    =============================

    De todo modo tudo tem que ser confirmado, apesar dos indícios não estou seguro de cravar que esse batismo que te mandei acima é o do seu avô Belmiro, especialmente pela questão dos sobrenomes e por não termos os nomes dos avós dele para confirmar.

    Sugiro a você por agora:

    a) tentar pedir o desarquivamento do processo de habilitação de casamento que deu origem a esse assento de casamento no cartório de Campanha (por ser muito antigo pode ser que não exista mais...), porém vale a pena tentar. Os noivos apresentavam documentos para se casar e estes ficavam nesse processo, não é garantido ter o nascimento dele lá mas tem uma chance de ter ao menos uma indicação mais precisa de sua origem.

    b) tentar localizar na paroquia do local do casamento (ou na Diocese a que pertence) o registro do casamento RELIGIOSO desse casal. Os registros esclesiásticos muitas vezes constavam o local (paroquia) onde a pessoa foi batizada.

    Em ambos os lugares (cartorio/igreja) você terá custos, porém creio que valha a pena pagar pra ver...

  • Gente, eu to em choque!! Serio, MUITO OBRIGAAADO. Vc devia ser detetive!!!! SÉRIO MESMO!!!!

    A minha mãe que é a neta do Belmiro. E eu conversei com ela hoje sobre os possíveis irmãos do Belmiro, e que vc achou um possível neto do custódio chamado Firmino e outro Manoel. Ai nisso uma fagulha veio e ela disse se lembrou de dois IRMAOS DO BELMIRO:

    Manoel Pinto Coelho - por isso a fagulha - e José Pinto Coelho (e ela ja sabia as cidades q eles moravam, só não se lembrava dos seus nome!!). Tinha mais um irmão que ela não consegue se lembrar! Mas enfim, eu vou procurar por eles no livro de Baltar, Paredes que voce me mandou!!! Alem do familysearch, é claro! Alem de que nós vamos procurar nos cartorios de onde esses irmãos foram registrados (em suas respectivas cidades!)

    Mas a idade de 1855 bate certinho. E ele veio com os irmãos com 7 anos de idade pra cá!

    Eu achei interessante que nesse arquivo do Manoel (neto do Custodio), tá escrito que o um Belmiro Nogueira foi o padrinho. Achei nesse site o registro de 1912 de um Belmiro Nogueira Pinto. https://nosportugueses.pt/pt/apelido/2963/pinto/b.

    A gente vai fazer tudo o que vc falou. Vamos pagar pra ver, como vc disse!!!

    Mas vc renovou as minhas esperanças como uma fênix, e eu nao tenho palavras pra te agradecer por isso!!!!!!!!!!

    Serio, MUITO OBRIGADO DE VERDADE!!!!!!!

  • Ps: Achei no family search um Maria Freire Pinto Coelho, nascida em 1810 no Porto!!! Sera que pode ser a mae deles? O problema e que nao teria o "de Jesus" neh...

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6XRJ-5GKN

  • PS 2:

    Madrugando neste livro de Baltar, ACABEI DE ACHAR VARIOS REGISTROS DE POSSIVEIS IRMAOS DO BELMIRO, TODOS FILHOS DO CUSTODIO NOGUEIRA COM MARIA FREIRE!

    DEtalhe, UM DELES, de 1842, de um MANUEL !!!!! Minha mae disse que um dos irmaos do Belmiro se chamava Manuel Pinto Coelho!

    MANUEL, filho de Custodio Nogueira e Maria Freire

    https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=486444 - m00047.tif - meio da Pag.1 - Esse e um livro anterior ao que vc me mandou.

    Outros possiveis irmaos que encontrei:

    FRANCISCO, (1843) - Falecido...

    https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=486444 - m00060.tif

    FELICIDADE, (1846, mas tem 2 registros!!!!)

    https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=486444 - m00067.tif pag 2 E AINDA m000145.tif, pag 1 MUITO ESTRANHO!!

    JOAQUIM, (1847)

    https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=486444 - m00151.tif

    MARIA DA CONCEIÇÃO (1856)

    https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=819688 - m.0065.tif - pag2

    SEBASTIAO (1852)

    https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=819688 - m.0032.tif


    AGORA ESTOU A PROCURA DO JOSE e VOU FICAR LIGANDO PARA TODOS OS MEUS PARENTES ATE ACHAR O NOME DO OUTRO IRMAO QUE MINHA MAE NAO SE LEMBRA!!!!

    Estou EXTREMAMENTE empolgado!! MUITO OBRIGADO!!!! VOCES SAO EXPERTS DE VERDADE!

  • PS3: CORRECAO.

    Madrugando neste livro de Baltar e no livro anterior ao que vc me mandou, ACABEI DE ACHAR VARIOS REGISTROS DE POSSIVEIS IRMAOS DO BELMIRO, TODOS FILHOS DO CUSTODIO NOGUEIRA COM MARIA FREIRE! E ACABEI DE ACHAR OS REGISTROS DE AMBOS O JOSE E DO MANUEL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    JOSE, (entre 1837-42) filho de Custodio Nogueira e Maria Freire

    https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=486444 - m00026.tif - no FINZINHO da pagina 1 (entre 1837 e 1842)

    MANUEL (1842) filho de Custodio Nogueira e Maria Freire

    https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=486444 - m00047.tif - meio da Pag.1 - Esse e um livro anterior ao que vc me mandou.

    Outros possiveis irmaos que encontrei:

    FRANCISCO, (1843) - Falecido, filho de Custodio Nogueira e Maria Freire

    https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=486444 - m00060.tif

    FELICIDADE, (1846, mas tem 2 registros!!!!), filho de Custodio Nogueira e Maria Freire

    https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=486444 - m00067.tif pag 2 E AINDA m000145.tif, pag 1 MUITO ESTRANHO!!

    JOAQUIM, (1847), filho de Custodio Nogueira e Maria Freire

    https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=486444 - m00151.tif

    MARIA DA CONCEIÇÃO (1856), filho de Custodio Nogueira e Maria Freire

    https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=819688 - m.0065.tif - pag2

    SEBASTIAO (1852), filho de Custodio Nogueira e Maria Freire

    https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=819688 - m.0032.tif


    ESTOU TAO FELIZ, VCS NAO TEM IDEIA!!!! MUUUUUUUUUUITO OBRIGADO!!

  • editado March 2023

    @IgorFerreira

    Fico feliz de poder ajudar!

    Mas como disse, não se empolgue muito ainda pois não sabemos se esse Belmiro (de Baltar) e todos os irmãos dele são de fato os seus parentes. José, Manuel, etc eram nomes muito comuns e como as famílias costumavam ser numerosas não era difícil ter um irmão "Manuel" e outro "José" em 90% dos casos kkk... achando outros registros de irmãos de Belmiro em Baltar não garante que são irmãos do "seu" Belmiro, apenas prova que são irmãos daquele Belmiro batizado em Baltar entende?

    O que te sugeri é que você pegue a documentação de algum irmão do seu avô - alguém que você ou sua familia conheçam - para poder tentar descobrir os nomes dos pais de Custodio Nogueira e Maria Freire, para aí sim confirmar se esse Belmiro (de Baltar) é de fato o "seu" Belmiro.

    Outra opção que deve considerar seria tentar localizar o passaporte de Custódio Nogueira e sua família... pode ser que lá conste o nome da esposa e dos filhos para confirmar as suas suspeitas.

  • EU entendo. Eu to tentando nao me empolgar tatno, mas nao consigo, hahaha. Neh possivel q o Belmiro, de exato nascimento de 1855 (o que o fria ter 40 anos em 1895), teria dois irmaos Jose e Manoel (e mais outro que veio ao Brasil, que pode tanto ser o Joaquim quanto o Sebastiao), e todos com pais Custodio Nogueira e Maria Freire, todos do Porto........seria muita coincidencia se nao fosse.....

    Mas entendo a sua preocupacao, e sua expertise me diz q ainda nao posso "relaxar"!

    Mas. esperanca ta amil, rsrs.


    Obrigado novamente e assim que tiver uptades te aviso!!

  • Isso @IgorFerreira , se for esse o "seu" Belmiro só te falta "fechar o elo da corrente" - obtendo o nome dos avós de Belmiro Pinto Coelho (seu bisavô) para confirmar que coincidem os pais do Belmiro batizado em Baltar.

    A Conservatória certamente irá lhe exigir isso também...

    Falta pouco pra você agora, se Deus quiser! Abs

  • ARFDFARFDF Member

    @mabego

    Boa tarde a todos.

    Preciso de uma ajuda para a busca de certidão de batismo.

    Nome: Elvira Rodrigues

    Data de batismo: 1 de janeiro de 1911

    Lugar do batismo: São Bartolomeu, Lisboa, Portugal

    Data de nascimento23 de dezembro de 1910

    Dúvidas: O que seria o local de São Bartolomeu? Freguesia, Igreja etc

    Onde devo pesquisar no arquivo distrital de Torre do Tombo?

  • editado March 2023

    @ARFDF

    Elvira: https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=5931092 m008.tif

    Paroquia: Beato, Concelho de Lisboa, Lisboa. O orago dessa freguesia ("padroeiro") é São Bartolomeu.

    Peça pelo CRAV, veja aqui o guia: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22056/solicitacao-de-certidao-no-crav

    Se precisar da referencia do livro, é essa: PT-ADLSB-PRQ-PLSB07-001-B46

    OBS: Lisboa atualmente está no Arquivo Distrital da Torre do Tombo

  • ARFDFARFDF Member

    @ AlanNogueira

    Muito obrigado mesmo pela ajuda.

    Vou providenciar agora mesmo o pedido da certidão.

  • ARFDFARFDF Member

    @AlanNogueira Poderia me esclarecer outra dúvida. Para dar entrada nos processos de nacionalidade de filho e netos, devo providenciar várias cópias de certidões certificadas junto ao Arquivo Distrital ?

  • @ARFDF

    Eu tiraria uma para cada processo de filho. Os netos depois farao juntando a certidao do pai, que apos terminar o processo terá virado portugues. Os filhos não precisam juntar certidão de avô, só do pai ou mãe portuguesa.

  • ARFDFARFDF Member

    Bom dia pessoal. Venho mais uma vez recorrer ao auxílio deste grupo, agora numa missão mais complexa, que é localizar o assento de batismo de Felix Moreira de Carvalho, nascido em Portugal por volta de 1861, região de Trás os montes. Ele veio para o Brasil em data desconhecida provavelmente sem os pais. Casou no Brasil ( Rio de Janeiro) e teve 15 filhos. Segue em anexo dados da árvore do family search que criei. Em nenhuma certidão dos nascimentos dos filhos, consta a data ou localidade de nascimento do pai português.

    Já fiz busca no Remessas( Cepese), Portal Português, Arquivo Nacional etc. Já são mais de dois anos em busca do bisavô de minha esposa.

    Estou no aguardo de informações de um senhor chamado Antônio Lacerda, historiador, professor na diocese de Nova Iguaçu, local onde o português fixou residência e teve seus primeiros filhos registrados na cidade do Rio de Janeiro.

  • ARFDFARFDF Member

    @AlanNogueira

    Não localizei o documento de certidão de casamento de Felix Moreira de Carvalho e sua esposa Maria Luiza de Souza. Só sei que foi publicado o proclame em 20/06/1881.

  • @ARFDF

    Nao vai achar certidão de casamento de 1881, será somente o casamento religioso. Procure nas igrejas da região onde moravam, tem vários batismos de filhos, procure os mais velhos e veja onde foram batizados, provavelmente os pais se casaram na mesma paróquia.

  • Ola AlanNogueria!!!! Tudo joia?

    Olha, primeiramente, queria agradecer por tudo que voce me ajudou ate agora! Vc esta sendo um ANJO!!!!!

    Eu apenas gostaria de te dar um uptdate na situaçao minha: eu nao consegui mais nenhum documento do meu bisavo, o Belmiro Pinto Coelho. O cartorio disse que nao encontrou os documentos que geraram a certidao de casamento civil. A gente ainda está procurando na igreja pelo casamento religioso (la constaria os nomes dos avos do Belmiro?? É isso?).

    Eu ainda estou a procura do passaporte do Custodio Nogueira, o tataravo, como voce disse, mas eu ainda sou muito inexperiente. Vc saberia aonde procurar por isso?

    E minha ultima pergunta é: com todas as coincidencias que te falei (a idade bateu perfeitamente, assim como o nome dos irmãos), seria necessario mesmo encontrar um documento do nosso Belmiro que conste o nome dos avós dele (meus trisavós?)

    Fico aqui no aguardo das suas reflexoes, mas agradeço demais pela ajuda ate o momento!!

    Muito muito obrigado!!!

  • @IgorFerreira

    Reli aqui todo o tópico para relembrar o seu caso...

    Resumidamente, conseguimos achar um batismo de um Belmiro

    Belmiro que poderia ser o seu avô:

    https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=819688 m055.tif (Belmiro - no meio da segunda página).

    O que te sugeri era que confirmasse que "este" Belmiro é mesmo o "seu" Belmiro, entende?

    Como vc faz isso? Com base em outros documentos, com por exemplo as certidões de casamento dele (comparando a filiação), certidões dos filhos dele (comparando nomes dos avós paternos do filho com os pais desse Belmiro), etc É isso que o Conservador vai analisar em Portugal para deferir ou não sua nacionalidade, você precisa provar documentalmente que é neto de um cidadão portugues.

    Na igreja acredito que não teria os nomes dos avós, mas possivelmente o nome da igreja onde foi batizado em Portugal.

    Passaportes do Porto: https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/ e https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/details?id=411567

    Se tem certeza que é ele, então não precisaria buscar mais nada... so pedir as certidões e dar entrada no processo :-)

    Como pedir documentos nos Arquivos Distritais pelo CRAV

    Lista básica de documentos para ATRIBUIÇÃO de NETOS – 1D

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.