Cartão cidadão e passaporte

1141517192031

Comentários

  • @mabego e @isabelfontinha muito obrigada pelas respostas. Abraços!

  • @amanda_tf não precisa agendar, pode desconsiderar o que está escrito na Carta PIN, e aguardar a chegada do Cartão Cidadão na sua residência. Mais informações, aqui: https://saopaulo.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/o-consulado/noticias/carta-pin-o-que-%C3%A9

  • Galera acabei de agendar pra mim e pro meu pai! Entrem lá agora que tá rolando vaga pro fim do mês!!!

  • @teixeiranovais , muuuuuito obrigada pelo link! :D

  • Boa Noite pessoal

    Nos documentos necessários para solicitar pela primeira vez o CC, a certidão portuguesa tenho apenas aquela simples que eu mesma imprimi após a concessão da cidadania, não recebi pelos correios e já imprimi há mais de 12 meses. Como consigo uma com mais de 12 meses?

    Apresento somente cópia ou deve ser original?

    No site dia que o utente consegue sem custo, mas onde?

    Outra coisa, hj fiquei por horas, no período da tarde tentando agendar e aparece somente sem vagas ao tentar calendarizar em SP e Santos, estou tentando atualizar a pagina, mas até agora nada, mais alguma dica?

  • @Bianca4002 , boa noite. Eu passei quase um ano acessando o site antigo do Consulado e por isso não conseguia agendar. Meu caso era agendamento de CC + Passaporte pela 1ª vez.


    Essa semana, finalmente, consegui seguindo esses passos:


    1- Faça seu cadastro aqui para o Consulado de São Paulo:

    Agendamentos Online

    https://agendamentosonline.mne.gov.pt/AgendamentosOnline/app/scheduleAppointmentForm.jsf

    2- Acesse o site às segundas-feiras entre 7h e 9h da manhã para agendar. (É quando liberam vagas)

    Fiquem atualizando a página, eles liberam aos poucos os horários sempre para dali há 2 semanas.

    Eu consegui por volta das 7h20 da manhã de segunda depois de umas 10 tentativas, para dia 30 de janeiro.

    Para o Consulado do Rio de Janeiro eu já consegui também mas não segue essa lógica. Para o de Santos eu não consegui (sou moradora daqui).

    Depois me conte como foi. Esse fórum sempre me ajudou muito. Boa sorte!

  • Sabe me dizer como funciona o do RJ ? porque toda vez que eu entro no site, não possui vagas.

  • @marianemq não sei te dizer. As duas vezes que consegui foi aleatoriamente. Como moro em SP, não busquei muito aqui no fórum sobre o Consulado no Rio de Janeiro.

  • Alguém sabe dizer se o link para marcação tá com algum problema? Tentei acessar ontem e hoje e dá como se a página estivesse com problema.

    Fui através desse link: https://agendamentosonline.mne.gov.pt/AgendamentosOnline/app/scheduleAppointmentForm.jsf

    A minha ideia seria ir através de Recife ou então Fortaleza.

    Alguma dica/recomendação marcar o cartão cidadão e passaporte?

    Grato.

  • Bom dia pessoal

    Alguém mora em outro pais e, depois de conseguir a nacionalidade, pediu o cartão de cidadão e o passaporte por um consulado do pais de residência ? é possivel fazer isso ?

  • Bom dia a todos, peço uma orientação, somos 04, eu minha esposa e dois filhos para solicitar pela primeira vez CC + PEP aqui para consulado do Rio de Janeiro, preciso fazer 04 agendamentos (um já está quase impossível)?

    Outra dúvida, ao conseguir a data de agendamento, eu tenho como informar que será CC + PEP?

    Desde já muito obrigado.

  • Olá @anacloyola, a minha tia e minha prima moravam nos EUA quando adquiriram a nacionalidade portuguesa, e pediram Cartão de Cidadão e Passaporte através do Consulado Português nos EUA.

    Mas minha tia teve alguns problemas, como o número de Segurança Social, que normalmente é atribuído automaticamente quando fazemos o primeiro CC, e ela não recebeu o número e está até hoje atrás disso.

  • Boa tarde tenho uma dúvida para tirar o Cartão cidadão é obrigado eu e minha esposa ( todos 2 com o assento português) a fazer a transcrição do casamento.

  • editado January 2023

    Bom dia pessoal.

    Alguém no grupo tem experiência recente de emissão do CC via consulado?

    Gostaria de saber na prática quanto tempo levou até a chegada do cartão, para poder solicitar o passaporte.

    No consulado informaram prazo de até 70 dias corridos. Achei bastante longo, e considerando-se a dificuldade com a agenda, queria ser mais assertivo para o próximo agendamento.

  • @-jose claudio houve alteração de sobrenome após o casamento? Se sim, é obrigatório transcrever o casamento para constar o nome correto nos documentos, caso não, é recomendável transcrever para manter o estado civil atualizado em seus documentos portugueses.

    @monteiroepm quando você solicitar o CC, já pode solicitar o Passaporte, de uma só vez, não precisa fazer dois agendamentos (se for São Paulo ou Santos). Fazendo os dois juntos, geralmente o Passaporte chega antes que o CC.

  • Opa! @teixeiranovais

    Agradeço a informação. O consulado de BH, onde resido, parece trabalhar de outra forma. Só mesmo com o cartão de cidadão para solicitar o passaporte. Nesse caso, terei que atuar em etapas. Infelizmente esperando um pouco mais. Mas vamos em frente!

  • Recebi o meu primeiro cartão de cidadão, mas não tem NIF, NISS, SNS. Isso é normal?


    Estou confuso porque o site da Segurança Social diz: Quem tem Cartão de Cidadão não precisa de pedir o NISS, porque esse número é atribuído quando faz o primeiro Cartão de Cidadão (indicado no verso do cartão).

  • Olá, pessoal! Vou colocar algumas informações sobre minha experiência que podem ser úteis para outras pessoas.

    Após tentar por 3 semanas seguidas, no dia 16/01 (segunda-feira) às 07:25 consegui agendar minha vaga para renovação de cartão cidadão e passaporte no Consulado em São Paulo. Tem que entrar a partir de 07:00 e ficar atualizando sem parar, eu entrei de curiosidade às 07:35 e já estava tudo esgotado. Consegui agendar para 31/01 (tinha vários horários disponíveis). Não sei se abrem toda semana ou apenas quinzenalmente.

    O atendimento no dia foi tranquilo, para solicitar os documentos sem urgência me passaram prazo de meio ano, com urgência (mais caro) a média de prazo é 45 dias úteis (podendo ser mais ou menos). A solicitação é feita dos dois documentos ao mesmo tempo, não precisa esperar o cartão chegar para pedir o passaporte. Ambos serão enviados juntos ao meu endereço.

    É isso, pessoal, continuem tentando que as vagas irão aparecer. Boa sorte!

  • @Carolina Truzzi , eu fui hoje também no consulado de SP e pedi sem urgência e me falaram 6 meses.. É isso mesmo, pessoal? Todo esse tempo? Não me deram a opção de entregar me casa, tem que retirar lá, eles vão enviar um e-mail avisando. A carta pin é para desconsiderar que já está pronto.

  • @Mi Bastos Acho que é isso mesmo, só entregam em casa se pedir com urgência (foi meu caso).

  • Pessoal, boa tarde.

    Com sorte consegui agendar uma data para tirar o cartão cidadão para o meu filho de 1 ano e 9 meses aqui no Consulado do Rio de Janeiro.

    Porém, ele ainda não tem identidade, apenas a certidão de nascimento junto com o CPF. Tenho também um passaporte brasileiro, esse com foto, mas está vencido.

    É possível eu tirar o cartão cidadão dele com essa documentação?

  • Pessoal, pra quem não pediu urgente em SP, demorou quanto tempo para sair o passaporte e o CC? Obrigada

  • Tenho agendamento no consulado de SP para tirar o passaporte da minha mae, essa semana, mas lembrei que a transcrição do casamento dela ainda nao saiu... enviei em 11/11/2022 mas ainda nao obtiver retorno do Consulado. Minha dúvida é: tenho que esperar a transcrição sair para tirar o passaporte dela, ou ja posso comparecer ao agendamento? Um processo impacta no outra?


    Muito obrigada.

  • @valeriaadaniya

    Se a transcrição ainda não foi feita, o passaporte virá com o nome de solteira - igual ao que consta no assento de nascimento PT dela.

    Somente com a transcrição do casamento que é feito um averbamento no assento de nascimento indicando o casamento e, caso tenha mudado de nome, qual nome passou a usar.

    Para onde mandou a transcrição? Para o consulado de São Paulo capital? Se foi, leva uns 8-12 meses para transcrever.

  • Carlos bom dia,

    obrigada pelo retorno.

    eu enviei para o consulado de Santos que me disseram ser mais rapido....

    eu estou transcrevendo o casamento dela somente para fazer os papeis dos filhos em portugal tambem... hoje no caso ela já é divorciada, e assina com nome de solteira. Caso o passaporte dela venha com nome de casado, ela terá problemas?

  • Pessoal estou fazendo meus papéis para enviar para Portugal.

    estou enviando o Formulario 1C, com dados do meu passaporte, junto com meu passaporte apostilado... mas no meu passaporte ainda havia meu nome de casado do primeiro casamento. hoje ja me divorciei e assino com nome igual de solteiro.

    tem problema eu enviar copia do passaporte assim?

    estou enviando tambem uma via apostilada da minha certidão de casamento, com averbação do primeiro divorcio e o segundo casamento, com meu nome atual.

  • @valeriaadaniya

    Apesar se ainda ser mais rápido que SP capital, os prazos para transcrição em Santos tem aumentado. Parece que já está em uns 4 meses e indo para 6 meses. Se mandou no meio de novembro, não deve ficar pronta até a data do seu agendamento.

  • @anacloyola sim! meu irmão solicitou o dele no consulado português na Irlanda, e inclusive é muuuito mais fácil e rápido para agendar e chega em até 10 dias sem taxa de urgência.

  • Oi pessoal, tudo bem?

    Fiz a solicitação do meu CC + Passaporte em 02/01 e até agora não os recebi em casa.

    Alguém sabe se tem alguma forma de acompanhar o envio?

    Solicitei ambos com urgência, para entregar em casa.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.