Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1129913001302130413051452

Comentários

  • @Beatriz Bonfim o meu está desde o dia 20/11 nessa posição ("bolinha 4 marrom) e até agora nada também. Como os processos são físicos e são muitos, deve haver uma divisão de trabalho nas Conservatórias e como uns funcionários são mais rápidos que outros os processos acabam sendo julgados sem seguir uma ordem cronológica rígida. Só isso justifica que casos iguais não sejam julgados cronologicamente. Afinal, tirando os casos das filas prioritárias e dos processos que caem em exigência, não faria sentido processos mais recentes serem julgados antes que outros mais antigos.

  • @Alex_meireles eu trabalho em um órgão público e parte do meu trabalho é analisar uma quantidade “x” de processos administrativos semelhantes diariamente. Faço parte de uma equipe virtual de 20 servidores.

    Existem colegas que analisam rapidamente os processos; outros tem ritmo mais devagar; alguns são mais exigentes e interpretam a legislação de forma mais literal; outros são mais tranquilos e menos exigentes; um dia podemos estar doentes ou preocupados com alguma coisa e isso interfere na produtividade e até mesmo no julgamento.

    O ponto que quero compartilhar é que a análise não é feita por máquinas; são pessoas completamente diferentes umas das outras e sim, pode-se ter “sorte” ou “azar” dependendo com qual conservador seu processo cair.

  • Pessoal tenho uma dúvida com relação ao prazo. O processo começa a contar do recebimento na ACP ou no momento em que se recebe a senha pelo e-mail?


    Obrigado!

  • @Nilton Hessel e @Destefano gostaria de dar o feedback sobre o processo da minha mãe, em que mudou de nome aos 11 anos de idade (acrescentando o sobrenome materno, pois foi registrada ao nascer apenas com o paterno). Enviei o processo exatamente conforme as orientações de vocês, inclusive com a carta/declaração justificando a mudança de nome. Os documentos chegaram em ACP 02/06 e agora dia 15/12 meu processo se encontra na bolinha 7.

    Quis dar o feedback caso alguém tenha uma situação parecida com a da minha mãe, e principalmente para agradecer vocês por toda a paciência e pelas orientações. Muitíssimo obrigada!!!!

  • @Gabriela Zanatta vou inserir o processo da sua mãe na planilha. Pode dizer o primeiro e ultimo nome dela, idade, data da senha e data da bolinha 4 e os três primeiros numeros do processo?

  • @fgpires , sim, com certeza, amigo. Nós não somos máquinas e, por inúmeros motivos, uns acabam sendo mais rápidos que outros. Não estou criticando isso. Apenas expus que a não observância da ordem cronológica para fins de julgamento dos processos certamente é um reflexo da divisão de trabalho.

  • Saberiam me dizer se já foi iniciado os pedidos de nacionalidade online?

  • Caro @Alex_meireles, também não quis criticar nenhuma posição; achei que seria oportuno colocar uma visão mais humana do processo.

    Todos estamos muito ansiosos com nossos processos e torcemos e ajudamos como podemos.

    eu mesmo entro todos os dias pra acompanhar meu processo na expectativa de mudar a bolinha; um dia vai mudar! Kkk

    Só queria lembrar aos colegas que os conservadores são pessoas que tiram férias, ficam doentes, as vezes de saco cheio com o chefe, inflação subindo, …

    Abraços a todos

  • @fgpires hehehe certamente. Eu também entro diariamente para ver eventual mudança de bolinha hehe. Uma hora o nosso processo vai finalizar (e com decisão positiva). Como o meu está na bolinha 4 marrom ("o seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requisitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa") desde o dia 20/11, eu acredito que nessa próxima semana eu já tenha alguma novidade. Um abraço.

  • ola pessoal, bom dia!!!

    Recebi o email para acompanhamento do processo, e ao entrar no site para acompanhar o processo, consta uma previsão de conclusão bem mais longa que o previsto... será que teve alguma alteração nestes prazos, ou é comum que a informação contenha um prazo mais longo para depois encurta-lo?

    "Para adultos, atualmente deve prever entre 24 a 29 meses, desde a entrega do pedido de nacionalidade até ao registo final da nacionalidade, para os pedidos que apresentam logo todos os documentos necessários e o requerimento corretamente preenchido".

  • @axis esse prazo é colocado pela CRC de Lisboa. Como são eles os competentes, em tese, todo sistema é informado pelo prazo de Lisboa. No entanto, quando Lisboa delega para alguns lugares a competência para fazer determinados processos, esse trâmite acaba sendo muito menor em alguns lugares que possuem Conservadores, que é o caso do Porto.

  • @Destefano, obrigado!! no caso o processo foi enviado para o ACP

  • @fgpires , acabou de ser deferido :)))



    • Olá pessoal
    • Atualizacao de Processo meu (beatriz matias Bonfim) e da minha irma (gabriele matias bonfim) (filho maior)
    • Recebido dia 20/05/2022.
    • Chave recebida dia 30/05/2022.
    • Bolinha 2 dia 17/11/2022.
    • Bolinha 4 dia 22/11/2022 (marrom/laranja)
    • Bolinha 7 dia 19/12/2022 (marrom/laranja) terminado

    Agora é aguardar que o assento seja criado!

    Por hora muito obrigada a todos aqui no Fórum!

  • Puxa @Alex_meireles que grande notícia! Meus parabéns!!!

    Nós que “vivemos” este processo sabemos muito bem o tamanho dessa vitória!

    Que lhe traga muitas felicidades!


  • @fgpires pois é hehe. Diariamente eu entrava para consultar. Espero que o seu e os dos seus familiares sejam deferidos o mais rápido possível. Abraço.

  • Obrigada @Alex_meireles e @Rosye

    E @Alex_meireles parece que o nosso processo estava nas mãos do (a) msm conservador (a) rs pois estavamos na msm situacao e saiu no msm dia! Parabens a ti pela nacionalidade! Agora é aguardar o assento! Pelo q tenho visto...uns 30 dias?

  • @Beatriz Bonfim hehehe pois é... o nosso saiu no mesmo dia! :) Pelo que me informei com algumas pessoas, realmente o assento de nascimento só daqui uns 30 dias. Mas agora o "pior" já passou. Enquanto eu não via a decisão de deferimento eu não sossegava rs, pois ainda poderia dar algum problema. Mas agora que já deferiram já era... falta pouco agora. Parabéns pela nacionalidade. bjs.

  • @Beatriz Bonfim @Alex_meireles parabéns para vocês!!!

    Não é raro termos presentes de final de ano. Vamos torcer. Vai que eles dão esse presente para vocês até dia 30/12!!!!

  • Bom dia! Informo que o meu processo (de maior) foi aprovado agorinha mesmo:

    Recebido: 30/maio

    Senha: 06/junho

    Bolinha 2: 24/novembro

    Bolinha 4: 01/dezembro

    Aprovação: 21/dezembro

    Vale mencionar que meu processo foi enviado após a aprovação do processo de neto do meu pai, mas antes que fosse criado seu registo de nascimento, que enviei em um segundo momento, antes que passasse à bolinha 2. Fiz assim pois meu RG estava prestes a completar 10 anos e, morando fora do Brasil, seria dificil tirar um documento recente com a filiação. Estava um pouco receoso se isso causaria algum problema mas felizmente correu tudo bem.

    Agora comemorar e aguardar o assento. Obrigado a todos por todo o suporte sempre!

  • @thiagobranco que interessante esse seu relato. Isso pode ajudar a muitas pessoas. Digo isso porque não é raro ter casos onde existe uma dependência a um outro processo ainda pendente de finalização.

    Aliás, gostaria de saber como foi a sua prática. Você indicou o número do processo do qual era dependente? Sabe me dizer se houve apensação ou se houve apenas a consulta ao processo do seu pai? Pensando aqui, não deve ter rolado apensação porque o processo do sei pai foi de neto, com trâmite em Lisboa.

  • @Destefano numa das comunicações do meu pai com a CRC, na qual ele pedia uma previsão para a criação do assento, disseram explicitamente que não haveria problema estar mandando meu processo, já que com certeza o assento seria criado antes que começassem a analisar e que poderia então suplementar em um segundo momento,

    Eu imprimi esse e-mail e enviei junto com o resto dos docs. Fica a dúvida se teria funcionado mesmo sem isso...

  • @thiagobranco perfeito. Obrigado por informar

  • @thiagobranco e o processo de sua irmã? tem as mesmas datas? ou ainda não foi aprovado? Recebido: 30/maio

    Senha: 06/junho

    Bolinha 2: 24/novembro

    Bolinha 4: 01/dezembro

    Aprovação: 21/dezembro

  • @nunogomes então to torcendo para que o dela finalize hoje ou amanhã. Chegaram juntos mas nas outras etapas notei que estava 2-3 dias atrás do meu. Assim que tiver alguma mudança eu atualizo vocês aqui.

  • Boa tarde pessoal.

    Acabei de conferir o processo da minha filha que encontra-se na Bolinha 04 desde 25/11.


    Ates aparecia assim: O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requisitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa.



    Agora apareceu :

    O seu processo não está completo, tal como foi notificado.

    O seu pedido estará nesta fase até à receção e registo pelos nossos serviços da documentação em falta.

    Se no prazo indicado ainda estiver incompleto, será objecto de indeferimento.



    Sabem o que fazer?

    Ainda não recebi nenhum e-mail.


    Eles avisam qual documento esta faltando?


    Obrigado

  • eu queria saber no meu caso, minha avobe portuguesa, ai primeiro fiz o processo para minha mae, ja foi concluido...Porem minha mae e casada com meu pai (ambos brasileiros), no caso ela agora ja cidada portuguesa tambem. Para eu dar entrada no meu processo de nacionalidade portuguesa, preciso transcrever o casamento dela?

  • editado December 2022

    @thaiaga

    No seu outro comentário:

    mas entao, quando eu fiz o processo dela de nacionalidade portuguesa foi agora a pouco tempo ja com o documento dela com o nome de casada, inclusive mandei pra la a certidao dela de casamento apistilada e tal tudo para o processo de nacionalidade dela. Quero saber se para o meu processo vou precisar tambem da transcricao do casamento dela.

    Ninguém nasce "casado" em Portugal.

    Pois o documento enviado é a certidão de nascimento. Torna-se portuguesa com o nome de solteira. E só é adicionado o sobrenome de casada ao se transcrever casamento.

    Explique isto melhor...

  • @mabego eu enviei a certidao de nascimento e tambem a de casado, pois apos o cassmento e feita uma alteracao na certidao de nascimento aditando o nome de casado..Tanto que pra bater certinhi o doc que enviei decidentidade dela foi um novo que ela tirou ja com o nome de casada

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.