Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1129412951297129913001452

Comentários

  • @catebisnaghi

    O processo dela é de menor de idade, que anda muito mais rápido. Pode acompanhar na planilha de filhos ACP a velocidade dos de maiores de idade que chegaram lá em datas semelhantes à sua:

    https://planilha.cidadaniaportuguesa.com/filhos

    Olhe a data em que foi ENTREGUE e não a da senha para comparar os andamentos; descarte os que são de menores de idade.

    Aparentemente tem levado uns 5 meses e meio para sair da 1 para maiores de idade, O seu deve estar para começar a andar. Lembre também que há uma dúzia de conservadores na ACP; cada um tem seu ritmo, pode sair de férias etc. Isso afeta o andamento individual. E nem todo mundo atualiza os dados de seus processos na planilha.

  • RosyeRosye Member
    editado November 2022

    @catebisnaghi Faz 8 dias que meu processo foi pra bola 2, se o seu mudar nos próximos dias ainda sim estará andando mais ou menos juntos, pode acontecer de demorar para chegar na 2 mas depois ser rápido para ir para a 4 como já vi alguns casos aqui que levou apenas dois dias.

    @CarlosASP É um processo de filho maior mesmo, mas eu que tenho acompanhado porque ele não tem muito tempo kkk.

  • editado November 2022

    @KATIAMARTINS esse endereço no formulário não é do ACP, é do CNAI. Envie para Rua da Cunha ou até mesmo a Setubal, o atendimento presencial ainda é na Setubal e acabam aceitando coisas via postal, mas gera atraso no recebimento de senha e não vejo sentido enviar pra lá.

  • @Yuri_ @CarlosASP Obrigada pelas explicações ! Amanhã irei enviar.

    Obrigada

  • @KATIAMARTINS, no mês de maio eu enviei meu processo para (Rua Visconde de Setúbal, 328, código postal 4200-498 Porto), agora no mês de novembro minha certidão de nascimento deu problema por estar um pouco ilegível, me pediram para mandar uma nova mas digitada. Me informaram da mudança de endereço e me passaram esse que lhe passei. Mas você pode colocar crédito no skayp e ligar pela manhã bem cedo (+351) 211 950 500 demora um pouco para atender mas vale a pena. Se ligar as 6:00 você e mas Rapido (entorno de 20 a 25 minutos esperando).

  • @Joaopauloabreu


    Oi , consegui ligar e mandaram enviar pra rua do Cunha !

  • A quem estava interessado nos prazos de registro:


    Hoje saiu o registro do meu marido - bolinha 7 verde, 28 dias depois da bolinha 6 verde!

  • Pessoal,

    No caso de filha de portuguesa, registrada pelo pai brasileiro em que os pais não foram casados, ainda assim é possível obter a cidadania?

    A mãe portuguesa ainda é viva.

  • @Deboradoblas

    os documentos que enviei foram:

    • Certidão de nascimento de inteiro teor reprografica, com firma reconhecida e apostilha de Haia
    • Certidão de nascimento mãe portuguesa (cópia simples) 
    • Cópia da transcrição de casamento (cópia simples) 
    • Cópia autenticada do passaporte dos pais e apostilha de Haia
    • Copia autenticada do passaporte menor e apostilha de Haia
    • Formulário menor com assinatura dos pais com firma reconhecida por autenticidade


  • @Bru_

    Poderia por gentileza informar a data em que os documentos para a instrução do processo de seu marido deram entrada no ACP...

  • @Nilton Hessel


    Datas - processo de filho 1C: (já tá na planilha)


    Enviado por correios do RJ, demorou menos de 1 semana para chegar no ACP e, depois, foi menos de 1 semana para chegar a chave de acesso. Não anotei essas datas de envio e de chegada na conservatoria

    Recebimento da chave de acesso: 29/04/2022

    Bolinha 2: 13/10/2022

    Bolinha 4: 14/10/2022

    Bolinha 6: 26/10/2022

    Bolinha 7 verde: 23/11/2022

  • @Yuri_ Enviei ontem tudo para a Rua do Cunha. Agora é aguardar.

    Ainda não sei como que acompanha o processo.

    Vejo que vcs falam em bolinhas.....

  • editado November 2022

    @KATIAMARTINS eles vão te enviar uma senha e site para vc acompanhar essas tais bolinhas rs. Depois de entregue tem levado umas 2 semanas pra chegar a senha no seu e-mail, mas esse tempo dá uma variada. Fica de olho na caixa de spam que é muito normal de cair lá.

  • editado November 2022

    @willfont

    Tem direito sim, mas para poder te indicar a documentação necessária é preciso saber mais detalhes

    1) O registro foi efetuado antes do nascido completar 1 ano?

    2) Qual o ano de nascimento do nascido?

  • Olá pessoal!

    Atualizacao de Processo meu (beatriz Bonfim) e da minha irma (gabriele bonfim) (filho maior)

    Recebido dia 20/05/2022.

    Chave recebida dia 30/05/2022.

    Bolinha 2 dia 17/11/2022.

    Bolinha 4 dia 22/11/2022 (marrom/laranja) com a informacao

    "O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requisitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa."

    Ja atualizado na planilha pra qm esta acompanhando por lá..

    Agora é ver quanto tempo até sair da bolinha 4...

  • Olá, pessoal.

    Bom dia!

    Vou entrar com pedido de nacionalidade. Pelo que vi nas outras mensagens do grupo a tramitação mais célere é pela conservatória de Porto. Certo?Surgiu uma dúvida: no caso da certidão do meu pai que é português posso enviar somente a certidão de nascimento e cartão cidadão dele. Ambos apenas em cópia simples? No caso da certidão de nascimento dele (pai português) não precisa ser certificada?

    Obrigada.

  • editado November 2022

    @Tricia10

    Sim, pelo ACP é o mais rapido, no sentido que é mais monitorado (com planilha aqui no forum) e seguro. Algumas pessoas tentam por outras conservatorias... mas nao tem-se a informacao estimada de tempo..o que pode ou nao ser mais rapido.

    Somente a cópia simples do assento de nascimento do teu pai é o suficiente.

    Seu pai é o declarante na sua certidão de nascimento correto?

  • editado November 2022


  • editado November 2022

    @Bru_

    Eu não faço uso de planilhas de andamento de processos de Nacionalidade...

    Com as informações que você passou já consigo ter uma ideia da referência que busco...(Que a meu ver é a única que importa)...Quanto tempo se passou entre a chegada dos documentos na Conservatória e a aprovação do processo / criação do Registo de nascimento português...

    Muito obrigado pela atenção...!!!

  • Pessoal, boa tarde!

    Tudo bem?

    Estou fazendo meu processo de atribuição para mim. Porém, atualmente moro em Roma e como aqui nao consigo apostilar os documentos, queria confirmar quais precisam de apostila para pedir no Brasil.

    Já tenho a minha certidao de nascimento apostilada. Também preciso da apostila no requerimento e na copia do passaporte? Ou apenas o reconhecimento de firma/autenticacao no consulado funcionaria?

    Muito obrigada!!

  • Bom dia a todos, alguém aqui fez o pedido de nacionalidade portuguesa por tempo, gostaria de saber sobre quanto tempo para criar o número de registro por favor? obrigado pela atenção.

  • Bom dia,

    O processo de menores de alguém caiu em exigência por não ter enviado a cópia do RG ou passaporte dos filhos e os RGs dos pais?

  • Bom dia!

    Meu processo 72057 / 2022 foi concluido hoje. Bolinha 7.

    Gostaria de saber o que preciso fazer agora, pois vou dar entrada no processo da minha filha que esta morando em Berlim.

    Preciso aguardar a minha Certidão de Nascimento para dar entrada no processo dela?? Tenho que fazer a Transcrição de Casamento antes? Caso sim para onde encaminho a documentação?

    Sabem me informar se é melhor minha filha dar entrada lá Cidadania dela lá em Berlim ou mandarmos tudo para o ACP?

  • Bom dia!

    Vou enviar documentos complementares para o processo de atribuição da minha filha menor. Vi algumas pessoas comentando que o endereço do ACP mudou e gostaria de saber se este endereço está correto?

    ARQUIVO CENTRAL DO PORTO

    Rua do Cunha 404

    4200 - 270 Porto Portugal

    Desde já, agradeço!

  • [ATUALIZAÇÃO NA PLANILHA - EMISSÃO DO ASSENTO] Com muita alegria e gratidão a todos desse grupo, em especial aos moderadores que ajudam a todos incansavelmente, venho aqui informar que o assento da minha mãe foi emitido hoje! Processo dela 100% finalizado. Quem puder atualizar na planilha, eu agradeço!

    Processo 61xxx/22 - 1C

    Bolinha 01 - Data da senha 02/05/2022

    Bolinha 02 - 17/10/2022

    Bolinha 04 - 20/10/2022 (foi da 2 direto para a 4)

    Bolinha 07 MARROM - 24/10/2022 (foi da 04 direto pra 07) "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."

    Bolinha 07 VERDE - 25/11/2022 - Assento de Nascimento recebido por e-mail nesta data


  • @mourare ...

    Felicitações pela conclusão do processo...!!!

    E...Obrigado por compartilhar as datas de referência aqui no local adequado...Na página de discussão correspondente ao seu tipo de processo aqui no Fórum...

  • @Cristina2022 ...

    "...Preciso aguardar a minha Certidão de Nascimento para dar entrada no processo dela??..."

    Você quer fazer do jeito certo...??? ...Se a resposta for SIM...Confira todos os dados de sua Certidão de Nascimento Portuguesa ANTES de qualquer outra ação...!!!

    "...Tenho que fazer a Transcrição de Casamento antes? ..."

    Se você foi DECLARANTE DO NASCIMENTO DE SUA FILHA...***PROVAVELMENTE NÃO vai precisar transcrever...

    ***A necessidade ou não da transcrição pode ser necessária por outros motivos...Como algum tipo de divergência na documentação a ser utilizada nos processos em causa...

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    OBS...Poderia por gentileza...A exemplo do que fez a colega @mourare ...Disponibilizar as datas principais de referência de seu processo...

    SÓ OQUE É RELEVANTE...:

    A - DATA DA CHEGADA DOS DOCUMENTOS NA CONSERVATÓRIA...;

    B - DATA DA APROVAÇÃO / NOTIFICAÇÃO DE EXIGÊNCIA...(Se teve exigência...Qual o motivo)...

    C - DATA DA CRIAÇÃO DO REGISTO DE NASCIMENTO PORTUGUÊS...

  • @Talitaqf ...

    "...Já tenho a minha certidao de nascimento apostilada...."

    CERTIDÃO DE NASCIMENTO DO INTERESSADO/REQUERENTE ATUALIZADA...(COM TODAS AS AVERBAÇÕES)... NA CONFIGURAÇÃO REPROGRÁFICA ...(COM DATA DE EMISSÃO INFERIOR A UM ANO NA DATA DE ENTRADA DA DOCUMENTAÇÃO NA CONSERVATÓRIA)...APOSTILADA...


    "...Também preciso da apostila no requerimento e na copia do passaporte? Ou apenas o reconhecimento de firma/autenticacao no consulado funcionaria?..."

    REQUERIMENTO DEVE SER ASSINADO PRESENCIALMENTE PELO INTERESSADO / REQUERENTE...NADA MAIS QUE ISSO...

    Abaixo o link com as orientações oficiais do IRN...(Em destaque a parte que trata das assinaturas)...:

    https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/Modelo%201C%20-%20maior%20de%2018%20anos.pdf?ver=2019-06-06-151615-410

    Quadro 5 1.

    O reconhecimento presencial da assinatura pode ser feito:

    - perante funcionário do serviço com competência para receber o impresso;

    - em Cartório Notarial ou Conservatórias do registo português;

    - em Consulado de Portugal no estrangeiro; 

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    "...Estou fazendo meu processo de atribuição para mim. Porém, atualmente moro em Roma e como aqui nao consigo apostilar os documentos, queria confirmar quais precisam de apostila para pedir no Brasil...."

    PARA ATRIBUIÇÃO DE FILHO DE CIDADÃO PORTUGUÊS SÃO ***BASICAMENTE TRÊS DOCUMENTOS...:



    CERTIDÃO DE NASCIMENTO DO CIDADÃO PORTUGUÊS...

    CERTIDÃO DE NASCIMENTO DO INTERESSADO / REQUERENTE...APOSTILADO

    CÓPIA DO DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO DO REQUERENTE...APOSTILADO



    ***SE O REQUERENTE TEVE ALGUMA ALTERAÇÃO DE NOME AO LONGO DE SUA VIDA...(ADOÇÃO DO SOBRENOME DO CÔNJUGE AO SE CASAR...POR EXEMPLO)...DEVE ENVIAR O DOCUMENTO QUE JUSTIFIQUE A DIFERENÇA ENTRE O NOME COM O QUAL FOI REGISTRADO AO NASCER...E O NOME QUE CONSTA NA CÓPIA DO DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO ENVIADO PARA COMPOR O PROCESSO...

  • editado November 2022

    @Maxonsoares ...

    Você quer dizer...Processo por tempo de residência em Portugal...???


    Processos do Artigo 6º Nº 1 da Lei de Nacionalidade - (Tempo de Residência)


    Se for isso mesmo...Tem uma discussão aberta sobre esse tipo de processo...:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/308311/#Comment_308311

  • Boa tarde.

    Houve alguma alteração no endereço do ACP?

    No site está constando Rua do Cunha 404; mas sempre achei que esse endereço fosse de uma das conservatórias, para fins de transcrição.

    Desde já agradeço,

    Sergio

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.