Cartão cidadão e passaporte

1121315171831

Comentários

  • Gente, tudo bom?

    vi alguns comentários uma vez aqui sobre a necessidade de tirar passaporte português mas não estou encontrando novamente.

    Não sei se realmente vale a pena requerer o passaporte português e apenas o cartão cidadão para permanência no país ou se ele poderia servir ou ser necessário para alguma outra autorização de entrada. Na Europa, se eu tiver apenas o CC seria o suficiente para viajar?... alguém poderia me dar uma luz?

    Obrigada

  • editado November 2022

    @aleserain só para união europeia ter o passaporte não tem nenhuma utilidade adicional, mas pode ser útil numa situação em que vc perca o cc, é bom ter um documento reserva... Esse problema de agendamento em consulados não é exclusividade do Brasil, tem vários países que tem muita reclamação de demora pra conseguir novo doc também.

  • @Yuri_ entendo.. o meu eu quero tirar os dois porque pretendo morar la mas minha mãe é somente pra viagem e ela ja tem o passaporte brasileiro então não vejo necessidade. Você saberia dizer se tem como cancelar somente o passaporte no agendamento do consulado de SP? ou ela vai até o local no dia e pede apenas o CC?

  • @aleserain Bom dia, se você não recebeu o requerimento na confirmação do agendamento, aqui esta o link https://saopaulo.consuladoportugal.mne.gov.pt/images/cc_e_pep_formulario.pdf nele você vai preencher somente a solicitação de CC.

  • @isabelfontinha Ahhhh é esse que eu tenho que preencher pra levar no dia entao? Ainda não recebi e estava meio perdida da verdade... MuIto obrigada!

  • Olá! Sou nova por aqui..

    Alguém já entrou em Portugal somente com o assento de nascimento (e passaporte brasileiro :)) ? Minha cidadania portuguesa foi deferida agora em outubro 2022 e como vou pra Portugal no início de 2023, me orientaram a tirar passaporte e cartão de cidadão em Portugal. Minha dúvida é se levando meu assento de nascimento consigo entrar no país sem a passagem de volta. Se tudo correr bem, pretendo ficar por lá. Obrigada e agradeço antecipadamente a ajuda! Sorte pra todos nós 🙏🏼

  • @Vandrucioli Apenas com o assento você ja consegue passar pelo lado destinados aos cidadão europeu, dessa forma imagino que não seja necessario a passagem de volta, mas, vamos ver se alguem responde mais alguma coisa a respeito.

    Você pode fazer seu CC em qualquer lugar, o mais rapido é no GAP em Lisboa com certeza, estou indo em dezembro de ferias e vou aproveitar para fazer o meu CC tambem e se der certo o passaporte, depois eu comento aqui a minha experiencia.

  • Vandrucioli

    Eu assisti um video no youtube de uma advogada brasileira falando que dá para entrar só com o assento. Em dezembro vou com meu marido e vamos tentar entrar na fila de cidadão direto, vamos ver se dá certo!

  • Já vi relatos aqui no fórum mesmo que é possível sim, pois o funcionário da imigração consulta no sistema dele que você é cidadã. Verificada a cidadania, ele não pode barrar você de entrar no seu país (Portugal).

    E, assim sendo, não precisa de passagem de volta.

  • Olá meus amigos. Meu cartão cidadão venceu em julho, como faço para renovar?

  • Boa tarde,

    Se alguém puder tirar essas dúvidas, eu agradeço.

    1- Posso por exemplo estar morando em Curitiba e agendar para tirar meu CC no Rio de Janeiro?

    2- Posso tentar tirar CC e passaporte no mesmo agendamento?

    3- Qual o valor desses documentos?

    Desculpa gente, provavelmente já deve ter essas respostas aqui, mas não encontrei.

  • Anderson Antunes

    Para tirar no consulado no Rio, tem que residir no RJ ou no ES

  • @Bru_

    Será que se eu utilizar um ''comprovante de residência de amigos'', tipo uma conta de telefone deles, e alegar que moro com esses amigos, eles aceitariam? Nem todo mundo tem as contas onde mora no próprio nome ou no nome de parentes. Muita gente divide moradia com amigos, etc.

    Está muito difícil agendar no consulado de SP, pois há empresas fazendo o uso de robôs para pegar vagas abertas e vender para clientes. A solução para mim seria RJ. Muito mais fácil o agendamento.

  • Pessoal, estou com um dilema! Meu filho completou 18 anos esse mês e agendamos um dia depois para fazer o passaporte brasileiro (para ter validade de 10 anos). Um dia antes, a PF suspendeu a produção dos PPT por não ter material (papel). Mesmo assim, nós fomos a PF e fizemos o pedido do documento.

    Estivemos no Consulado de Portugal em 10/10 para pedir o passaporte português dele. Pela nossa previsão, esse passaporte deve chegar uma semana antes do Natal. Nós vamos viajar na véspera do Natal.

    Dilema: meu filho não tem passaporte nem de um nem de outro.

    Eu li no site da PF que quem tem dupla cidadania pode sair do BR com RG válido e apresentar o PPT do outro país quando der entrada no destino, no caso, Portugal mesmo.

    Alguém aqui já passou por essa situação? Obrigada.

  • editado November 2022

    @Carla_Ribeiro aparentemente a PF já tá viabilizando verba para normalizar a emissão de passaporte. Mas se não resolver você pode sair sim do Brasil só com o RG brasileiro, e na entrada usar o passaporte português. Afinal, pra viajar pra Argentina e outros países passaporte sequer é necessário, é corriqueiro a PF liberar a saída só com RG.

    A dúvida que eu teria aqui é se o seu passaporte portugues atrasar se em Portugal deixariam você entrar só com o assento + RG, eu sei que assento + passaporte brasileiro é aceito. Mas se tiver já com o passaporte portugues (ou o cartão cidadão) fique tranquila, não tem nada de errado.

  • @Yuri_ RG + AssenTo português acho que não... será?

  • editado November 2022

    @Carla_Ribeiro sendo cidadã uma coisa é negar a sua saída, outra é sua entrada, por isso minha dúvida se até com rg + assento depois de muita enrolação, deixariam entrar... Nos EUA eu sei que tem gente que entra na fronteira de terra até sem documento nenhum, zero, enchem de pergunta e investigar as circunstâncias, mas vc entra (nos EUA que to contando o que já vi)...

    Então RG + assento eu acho que é garantia de dor de cabeça mas eu não vejo eles negando a entrada.

  • @Carla_Ribeiro acho extremamente improvável que a companhia deixe embarcar sem pelo menos um passaporte válido, mas vale entrar em contato para confirmar a informação.

  • Prezados...boa noite!

    Acabei de ver que meu processo de nacionalidade enviado a porto foi aprovado e aguarda que seja criado um registo de Cidadão Português.

    Qual o próximo passo? devo esperar um email com o numero do acento ou tenho que agilizar alguma coisa?

    E uma vez com o numero do acento, qual seria o melhor caminho para tirar o passaporte português?

    Obrigado :)

  • @mauricio_figueiredo

    Tem que esperar a criação do assento de nascimento em PT. A bolinha 7 vai ficar verde. Acho que tem levado por volta de um mês na ACP para isso ultimamente.

    Tem gente que recebe email com assento; tem gente que vem via carta e aí demora mais (e algumas se extraviam).

    Se estiver com pressa, e não receber nada, pode pedir o assento por 10 euros no civilonline depois que a bolinha 7 ficar verde.

    Não se tira passaporte diretamente. Tem que primeiro fazer o Cartão Cidadão (algo como RG, CPF, cartão de SUS, título de eleitor, etc tudo junto). Só depois disso que pode pedir o passaporte PT:

    https://justica.gov.pt/Registos/Identificacao/Cartao-de-Cidadao

    https://irn.justica.gov.pt/online#Passaporte

    Se for a PT, é mais fácil e rápido tirar CC e passaporte lá, Se não for, vai depender da dificuldade de agendar no consulado que atende o estado onde reside:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/categories/consulados

  • Bom dia, alguém conseguiu agendar para o estado de São Paulo agora em novembro? Eu não consigo de jeito nenhum...

  • Bom dia gente, tudo bem? estou tentando agendar o CC no consulado do RJ, mas está uma missão impossível. Tenho uma dúvida, em relação a entrada na Europa. Porque estou planejando uma viagem próxima ano com a entrada na Bélgica ou Madrid. É possível entrar em território europeu somente com a minha certidão com número de assento ou é obrigatório apresentar o CC ou passaporte?  Obrigado! 

  • @sandrodomingues

    Não. Esses países não tem como acessar a base de dados de assentos de nascimentos portugueses.

    Tem que ser voo direto, sem escala nenhuma, para Portugal.

    Olha o tópico aqui:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/300169#Comment_300169

  • Corram no site porque abriram vários horários para CC amanhã

  • @CarlosAlberto muito obrigado pela info. vou ficar de olho para agendar para fevereiro

  • @Yuri_ Para Atualizar meu caso:

    o PPT brasileiro do meu filho foi confeccionado e já retirei! Ufa!

    Hoje recebi uma mensagem do DHL dizendo que a minha encomenda chega segunda, dia 12/12.

    Fiquei receosa, mas entrei no site e coloquei o número informado. Retornou com a informação que “a encomenda” saiu de Lisboa hoje, 07/12 e chegará em meu endereço 12/12!

    Nunca li aqui no fórum sobre alguém que recebeu mensagem do DHL sobre o envio dos documentos.

    isso procede? A DHL manda mensagem mesmo?

    Obrigada!

  • @CarlosASP Eu estoy aguardando 3 meses para meu assento ser criado pelo ACP. Nao he visto e nao tenho informacao de assentos criados depois the Novembre 11. Voce tem algunha informacao? Obrigado

  • Bom dia! Existem dois caminhos para agendamento, é isso? Pesquisando outros consulados vi que é possível, por exemplo, agendar para o escritório de Santos por aqui:

    https://agendamentosonline.mne.gov.pt/AgendamentosOnline/app/scheduleAppointmentForm.jsf

    ou por aqui:

    https://consuladoportugalsp.org.br/intra-manager/requisition/agenda/609843

    É isso mesmo? Qual link vocês conseguiram? Pois antes eu estava tentando apenas pela 2ª alternativa. Na primeira alternativa consigo vaga pro Rio de Janeiro...mas quero para Santos.

  • Pessoal, recebi meu passaporte hoje!

    Estive no Consulado de SP dia 10/10. Dias depois recebi a carta PIN.

    Semana passada recebi uma mensagem do DHL dizendo que receberia dia 12/12!

    Recebi agora a pouco o PPT vindo de Portugal.

    O cartão cidadão eu acredito que virá do Consulado com o envelope que eu deixei lá!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.