Viajar a Portugal somente com assento de nascimento

123457»

Comentários

  • Boa noite mais uma vez meus amados irmãos portugueses,estou com passagem comprada via TAP para Portugal em outubro,estive no consulado em 10/02 para fazer o CC mais passaporte.Sai de lá apenas com o formulário do cartão cidadao,aquele que parece um espelho do documento,me deram 25 dias úteis para chegada do cartão, más não me agendaram uma data para retirada.Foi informado que a data de retirada seria informada via email quando o cartão chegasse.É de conhecimento de muitos aqui no fórum que o consulado de São Paulo esta a prestar um serviço muito abaixo do esperado,nem o telefone estão a atender mais, tenho receio até de não ter o CC em mãos e o passaporte até outubro.Agora vem a pergunta,esse formulário do CC onde consta a foto e todos os dados mais o registo de nascimento seriam suficientes para passar na imigração como cidadão português?

    Com o melhores cumprimentos


    Juliano

  • @Juliano84 , se for direto para Portugal, sim.

    Faça o passaporte lá.

  • Boa tarde @Leticialele

    O problema é que já está tudo pago para o consulado de são Paulo

  • @Juliano84 , quando o CC chegar, peça o passaporte com urgência. Fiz o meu passaporte pelo Consulado do Rio, paguei urgência e chegou em 7 dias, em minha casa, pela DHL, direto de Portugal.

  • @Leticialele foi com pedido de urgência, graças a Deus,pq se com urgência já é assim, imagine sem kkk Meu receio é não receber o documento a tempo da viagem!

  • @Juliano84 , só resta rezar!!

  • @Leticialele após pegar a biometria do CC,vc precisou ir mais uma vez ao consulado ou o passaporte chegou automático em sua casa?

  • @Juliano84 , quando fui buscar o cartão cidadão (demorou 25 dias para chegar), fiz a biometria para o passaporte e tirei foto. Sete dias depois, recebi o passaporte em meu endereço, entregue pela DHL (paguei urgência)

  • O meu probel agora é a data para buscar kkk @Leticialele

  • Vou aproveitar aqui então para perguntar, há algum problema em comprar uma passagem só de ida com o passaporte brasileiro e depois apresentar também o assento, CC e/ou passaporte português à imigração?


    Além disso, eu deveria comprar pela TAP ou posso fazer isso por outra empresa?


    Grato

  • @Miguelfvs , se você já tiver o CC e o passaporte, saia do Brasil com o passaporte brasileiro e entre em Portugal com o passaporte português!!

  • @Leticialele e não tem problemas comprar o vôo com passaporte br e apresentar o pt?

  • @Miguelfvs , você pode comprar o voo com qualquer documento. Saia e entre no Brasil com o passaporte brasileiro . Entre e saia de Portugal (ou de qualquer outro país) com o passaporte português. Faço isso toda vez que viajo!!

  • editado August 2022

    @Miguelfvs

    Se você estivesse comprando passagem de ida e volta, não faz diferença. Pode apresentar o passaporte que quiser a a Cia aérea não vai criar nenhum problema.

    Para comprar passagem só de ida, a Cia aérea vai querer ver seu documento da UE (no caso CC ou PEP) antes do embarque, para ter certeza que não terá que repatriar de volta ao Brasil, de graça, se sua entrada for barrada. Se é cidadão, eles ficam tranquilos, pq não acontecerá.

    Se você vai descer em PT, primeira parada na Europa, eles aceitam com apenas o assento, e os documentos brasileiros.

    No BR você apresenta os docs brasileiros.

    Na primeira parada na Europa, vc apresenta seus docs europeus (CC, ou PEP, ou em Portugal pode ser passaporte BR+assento).

    A questão que sempre surge, é quando o português vai junto com o cônjuge brasileiro, e vão entrar juntos. Ele tem direito como cidadão (passagem só de ida se quiser), e o cônjuge entrará como turista nas regras de turista (com passagem de ida-e-volta, seguro, etc).

  • Entendi, obrigado @gandalf e @Leticialele

    No caso eu estou aguardando a finalização da documentação pela ACP, está programado para final de setembro e outubro, mas gostava que poder avaliar as opções de já comprar uma passagem mais barata.


    Se me permitem, quando o processo é finalizado pela ACP eu terei em mãos meu assento? Pergunto por que gostaria de poder viajar e fazer o CC e PEP diretamente em Portugal, como li que alguns aqui da discussão fizeram. O consulado sempre me deixa na mão e isso me faz apreensivo, então queria saber disso e, inclusive, o que vocês recomendariam.


    Grato

  • editado August 2022

    @Miguelfvs

    Quando Finalizar, com 7-verde, ou lhe mandam o assento por e-mail, ou você pode pedir pelo CivilOnline, e lhe mandam por e-mail em 24h úteis, por €10. Pode esperar chegar pelo correio, e demora 3-4 semanas, mas muitos se extraviam.

    Fazer os documentos diretamente em PT, ainda que seja possível, é mais caro, tem que agendar mais de 30 dias antes, se quiser ter chances de ser atendido e conseguir em 2 dias. Tem custo de hospedagem, traslado, etc. O custo do CC em urgência é bem mais caro.

    Mas se está disposto a tomar um vôo pra isso, são apenas detalhes.

    Não é trivial, são 2 dias bem estressantes. Talvez não consiga em 2 e precise de 3 dias. Tem que estar muito atento pra conseguir em 2.

  • @gandalf agradeço a resposta honesta. Eu teria a casa de uma colega para ficar, vou ficar hospedado lá como primeira residência e que gostaria de já atrelar a meu NIF.

    Meu grande receio está ao tempo e problemas com o consulado. Gostaria de viajar com tudo já meio acertado, mas estou com a pulga de insegurança para com realizar tanto o CC quanto PEP com o consulado e ficar meses sem nenhum andar do processo.

  • Pessoal, vou para Portugal aí vem a dúvida... Não tenho passaporte europeu. Posso entrar com o cartão cidadão e passaporte Brasileiro?

    2* dúvida... Minha esposa vai comigo pode passar pela fila europeia comigo?


    3* Ela precisa de passagem de volta? Estou levando certidão de casamento apostilada e tudo mais para tirar a cidadania dela lá.

  • @Wander Rocha para Portugal pode entrar na fila de cidadão português, entra sem problemas com cartão cidadão. A esposa em Portugal não é problemas, pode haver problemas se a entrada for por outro pais

  • @Yuri_ Então ela não precisa da passagem de volta ??

  • editado October 2022

    @Wander Rocha que eu saiba isso não é política oficial mas entrando por Portugal já li relatos de gente sem passagem de volta entrando sem problemas, até funcionário de consulado informar que não teria problema. O que eu não arriscaria é entrando por outro país da europa sem passagem de volta e sem ter como comprovar ser turismo. Por Portugal eu não me preocuparia.

  • Olá gente, minha situação é um pouco peculiar mas gostaria da ajuda de vocês.

    Estou nos estados unidos e pretendo ir para Portugal o ano que vem, eu casei no Brasil e depois vim para os EUA.

    Eu tenho CC mas está vencido, com ele vencido acredito que não posso entrar em Portugal? Ou será que vale como documento ainda?

    Eu não transcrevi o meu casamento em Portugal ainda, pretendia fazer quando chegasse lá, mas agora lendo os comentários pelo fórum ficou a dúvida se meu esposo pode entrar comigo sem a transcrição e eu portando apenas a certidão de casamento original, porque não esta apostilada, será que teria problema em entrar? Em teoria visto de turista pede passagem de volta, mas pelo que eu vi nos casos de cônjuges não é estritamente necessário.

    Obrigado desde já!

  • Boa noite, viajei com cartão cidadão sem passaporte vermelho, vim com minha esposa e a mesma veio sem tirar a cidadania, trouxemos a certidão de casamento apostilada. Não é necessário passagem de volta para nenhum dos dois. Algumas pessoas põem medo aqui, entrei na fila da imigração européia só olhou o passaporte da minha esposa, como temos o mesmo sobrenome nem a certidão pediram, mas tragam a certidão apostilada não arrisquem. A única pergunta feita foi qual cidade estava indo, e seja bem vindo. Se tiver a mesmas situação da minha não precisa ter medo. Se você é cidadão seu cônjuge também é, e não podem mandar voltar se tiver comprovação.

  • Boa tarde pessoal!

    Poderiam me ajudar a entender se será possivel a minha entrada em portugal?

    No meu caso já possuo número de assento emitido pela conservátoria de registro em mãos.

    Vou viajar no final deste mes a Portugal pela companhia aérea azul, e gostaria de saber se preciso de passagem de volta e se será possível a entrada somente com este documento (número de assento) em mãos pela fila de europeus

    desde já obrigado,

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.