Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1127312741276127812791452

Comentários

  • Mandei meu pacote no começo de Julho. Ainda nada de senha...

  • Envie meus documentos em 21/9 e foi entregue em 30/9.


    Atualizei a planilha..... agora aguardando numero do processo

  • Bom dia,

    Alguém poderia me informar se existe necessidade de apostilar o formulário após o reconhecimento de firma por autenticidade? Ou o apostilamento é somente para os documentos de identificação e certidão de inteiro teor?

    Desde já agradeço pela ajuda,

  • @regi1507 não precisa apostilar o formulário, pois ele é um documento português. Apenas documentos brasileiros precisam do apostilamento.

  • @simoesm Bom dia! É melhor você verificar isso, porque deve ter alguma coisa errada. Hoje eu recebi a chave de acesso, sendo que os meus documentos foram recebidos pela ACP em 09/08/22.

  • @Ricosne

    Bom Dia ! Depois de ler o link indicado, entendi que minha filha (portuguesa) pode fazer a atribuição de seu filho que esta a caminho, desde que ela e o pai (novo companheiro após o divorcio) da criança, vão juntos ao cartorio e declarem que o filho é deles (não sei se sai na certidão que ambos são declarantes) por que o pai é ingles e quer fazer a atribuição para o filho tambem. Se ela não homologar o divorcio do primeiro casamento em portugal, no assento desta criança, o nome da mãe vai sair com o sobrenome do primeiro marido, correto?

  • editado October 2022


  • @Murilloreis não deve ser nada não, pensei em ligar essa semana se nada acontecer. Dá notícias kkkkk

  • editado October 2022

    Bom dia, enviei os documentos via DHL no dia 29/09 e foi entregue hoje 03/10 na ACP. Apenas 2 dias úteis! Agora estou no aguardo da senha.

    Já posso adicionar na planilha?

  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta

    @carolinepferreira bom dia, seu processo já está adicionado aqui. Caso queira editá-lo você mesma, é só acessar seu perfil e clicar no botão "Acessar Planilha de Acompanhamento". Mais detalhes neste tópico.

  • @Yuri_ Bom Dia! Com relação ao divorcio de sua mãe, ela fez através de advogado brasileiro ou direto com portugues ? Pode informar a grandeza dos custos? Foi consensual ou litigioso ?

  • Olá, todos!

    Sou novo aqui no grupo. Eu e meu irmão estamos para dar entrada no pedido de nacionalidade na condição de filhos, pois nossa mãe recebeu o assento dela recentemente.

    Como eu e ele fomos registrados pelo meu pai (não pela mãe portuguesa), talvez precisemos transcrever o casamento de meus pais, certo?

    Já moramos em POrtugal. Alguém sabe como a transcrição é feita por aqui? O posto mais próximo da CRC para nós é o de Lisboa.

    Depois que conseguirmos fazer a transcrição, basta encaminhá-la com os demais documentos requeridos? Ou precisaremos enviar a certidão de casamento que veio do Brasil também?


    Obrigado! :)

  • editado October 2022

    @cadmon Tenho poucas informações a respeito, sei que ela encontrou alguém aqui no Rio de Janeiro, mas precisa com certeza ter advogado em Portugal com o devido registro, foi uma representante aqui e outra pessoa lá em Portugal. Foi divórcio consensual e além disso parece que agiliza o processo coletando a assinatura do ex-marido para dar entrada, ela não é obrigatória mas demora mais sem isso.

    Sobre os custos não sei te informar.

    Eu acho que a maioria desses escritórios que cuidam de cidadania também fazem isso, pois pra ser procurador e entregar pessoalmente por lá em conservatória a requisição de nacionalidade é obrigado a ser advogado, já deve ser rotina pra eles providenciarem a homologação de divórcio também.

  • Boa tarde galera..

    meus documentos foram recebidos pela ACP no dia 9/8 (via dhl) e recebi a senha de acesso hoje (3/10).


    apenas uma info para ajudar quem esta aguardando ainda


    abraço

  • editado October 2022

    @Admin

    Gostaria de saber se agora está proibido linkar aqui no fórum a planilha do excel? Sei que ela foi desenvolvida e é mantida por um ex-membro do fórum e deve haver rusgas por causa disso e uma tentativa de desvinculação total (banir não só a pessoa, mas também a planilha que ela criou).

    Só pergunto para não correr o risco de banimento de forma desavisada. E acredito que isso possa ocorrer com outros membros também que não saibam dessa proibição nova e acabem linkando a velha conhecida planilha do excel

  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta
    editado October 2022

    @Matheus07 sim, foi isso que eu quis dizer aqui mesmo. Por favor não linkem mais para as antigas planilhas do excel. Como todos sabem eu vinha permitindo continuar a linkar para as antigas planilhas sem problemas, mesmo sendo gerenciadas por um membro banido, até porque não havia uma alternativa. Mas agora ela passou a ser usada como uma ferramenta de prospecção para outro fórum, e me desculpe, mas aí é o limite da minha tolerância. Todos são livres e encorajados a beberem de diversas fontes e participarem de quantos quiserem entre os diversos grupos sobre cidadania portuguesa que existem pela internet . Mas não considero razoável permitir a contínua divulgação aqui de um grupo gerenciado por membros banidos.

    Ainda não incorporei na nova planilha todas as colunas que haviam no excel, mas todas serão em breve, apenas priorizei o que a maioria das pessoas que me ajudaram apontaram como essencial. E o novo sistema possui enormes vantagens que o excel nunca vai permitir como ser muito mais leve, ser utilizável em celulares, integração com o login do fórum, e ninguém precisar ter "medo" de mexer para não estragar. Sem falar na liberdade de filtrar e ordenar à vontade. Se algo muito importante e urgente estiver faltando para você, por favor abra uma discussão para que possamos falar sobre.

    De qualquer forma, que fique claro que ninguém será banido de forma "desavisada" por nenhum motivo. Todo problema será tratado inicialmente através do diálogo, como sempre foi.

  • @Lopes_alvs exatamente. As cópias autenticadas apenas

  • Parabéns @Admin , a nova planilha além de bem moderna , é muito mais versátil !!

  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta

    @Agrela_74 obrigado!

  • @JoeMacieira Segundo as informações que consegui aqui no fórum, precisa sim transcrever o casamento antes de pedir a nacionalidade de filho, caso quem registrou não seja português, e o casamento tiver ocorrido antes do nascimento.

    Após a transcrição de casamento, o assento do português passa a ter uma averbação, então a partir do assento da mãe portuguesa, irá constar o casamento e a ligação necessária com o pai, para pedido da nacionalidade.

  • @jubsal ,

    Meu filho é maior de idade.

  • editado October 2022

    Processo do meu pai foi aprovado hoje!! Agora vou começar a reunir a documentação para dar inicio ao meu processo para assim que sair o registro enviar.

    Já atualizei la na planilha.


    Muito obrigado a todos do forum que contribuem para disseminar conhecimento e facilitar os processos.

  • Boa tarde! Tudo bem?

    Ontem fiz o pedido de certidão de nascimento do meu avô português pelo Registo Civil. Um amigo que já reside em Portugal fez o pagamento através de transferência bancária. O pagamento foi aprovado imediatamente e já recebi o comprovante. Vocês sabem quanto tempo demora para eles enviarem a certidão?

  • Obrigado pela resposta, @carolinepferreira !

    Depois que conseguirmos fazer a transcrição, basta encaminhá-la com os demais documentos requeridos? Ou precisaremos enviar a certidão de casamento que veio do Brasil também?

    Sabe dizer se a certidão de nascimento do meu pai também é necessária, nesse caso?

  • @andrade_nana ...

    A resposta depende de que tipo de certidão se trata...

    Se a solicitação foi feita ao Arquivo Distrital siga o andamento e os prazos informados na página do CRAV...

    Se foi no civilonline.pt o arquivo chega por e-mail logo depois da confirmação do pagamento...

  • @Nilton Hessel foi pelo site civilonline.pt, mas o arquivo com a certidão ainda não chegou. Apenas o comprovante de pagamento.

    Devo esperar pelo menos 24 horas? Ou já algo que posso fazer?

    Obrigada pela ajuda.

  • Boa tarde, desculpa a insistência nisso, mas não tive resposta e realmente fico meio sem entender se é normal.

    Entregue 28/3, senha 4/4 e bolinha 4 marrom 29/8.

    Pelos relatos aqui e planilha, vários da mesma data e até após, foram aprovados e o da minha mãe, ainda nada.

    Sei que no site justiça.gov.pt, diz que é até 24 meses pra todo o processo, mas a primeira coisa que vem na cabeça é ligar lá e perguntar se tem algum problema, mas creio que não tenho nenhum argumento pra cobrar, pois está no prazo. Mas tem alguma explicação uns irem rápido e outros não?

  • @Murilloreis tive meu processo finalizado em 1º de setembro de 2022, tendo o processo sido recebido em 11 de fevereiro de 2022. Em agosto de 2022 houve uma greve em que a maioria dos processos ficaram paralisados por aproximadamente um mês. O meu processo foi para a 4 no dia 1º de junho de 2022 e passando para a 6 no dia 22 de julho de 2022 e para 7 em 1º de setembro de 2022. Portanto, na bolinha 4 por um mês e vinte dias.

    No geral a sistemática mudou na minha e a do meu irmão que fez comigo em referência a do meu pai, tio e primo que foram aprovados também esse ano no mês de janeiro e abril. No deles todos os movimentos ocorreram dentro de um mês da bolinha 4 a 7.

    A do meu outro irmão que mandou no princípio de abril (acho que recebido no dia 11 de abril) também está na bolinha 4 desde o princípio de setembro.

    Levando em consideração o tempo de 207 dias do meu processo desde o recebimento até a aprovação, o seu processo ainda está na média, pelo que eu vi o seu ainda estaria com 190 dias, e tem outros processos com mais ou menos tempo (o que atribuo a existir várias "bancas" de examinadores distintas no Porto), a pior das hipóteses que vi no mês de fevereiro foi de 229 dias para concluir o processo.

    Mandei e-mail e liguei, assim como algumas pessoas a época. A resposta foi sempre no sentido que não tinha nenhuma exigência e que só aguradar que seria aprovado/ concluído.

    Não deve tardar muito. Espero que finalizem logo o seu. Boa sorte!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.