Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1126912701272127412751451

Comentários

  • @raquelbarc O declarante do nascimento foi o pai ou mãe? Houve alteração no nome após o casamento?

  • @tulipa Processo de filhos (art. 1C) ACP. É o mais recomendado pelo fórum sim.

  • @Antonio Victor Rodrigues Sinceramente, não sei pq você ainda não telefonou para LR... Eu já teria telefonado para tentar saber o que está acontecendo, ainda mais com uma viagem que depende disso.

  • @bianetto Obrigada pela resposta!

    Sabe me dizer se precisa levar certidão de casamento ou transcrever algo para solicitar o cartão cidadão?

  • editado September 2022

    @raquelbarc faz sim, dá uma pesquisada no fórum por "portugues declarante" que você acha relatos. Quando o pai é o portugues e foi o declarante não há problemas.

  • @lucianacorrea04 vc só tem como solicitar o cartão cidadão antes de transcrever o casamento se manteve o mesmo nome do nascimento ao casar. Caso contrário tem que fazer a transcrição antes.

  • @Yuri_ no caso estou com dúvida em relação ao meu pai. Recebemos o registo dele (neto de portugues) e quero agendar para tirar o cartão cidadão dele. No caso, o nome dele é o mesmo pré e pós casamento. Então só preciso agendar no consulado, certo?

  • editado September 2022

    @lucianacorrea04 Pode fazer sim, no caso não precisa da transcrição para tirar o CC

  • @Yuri_ muitissimo obrigada!

  • Numeraram o processo do meu filho, recebido no Porto dia 02/08. Parece que agora vai andar.

  • editado September 2022

    @Lopes_alvs O declarante do nascimento foi o pai ou mãe? Minha mãe. Houve alteração no nome após o casamento? sim, houve mas a certidão de nascimento dela esta averbada com o casamento e a alteração do nome. E se eu enviar uma anexa ao meu processo?

  • @raquelbarc A informação que eu tinha era que, quando a mãe é portuguesa e alterou o nome seria necessário transcrever o casamento, mas, aqui no forum, o entendimento diferente do meu, conforme abaixo:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/18708/documentos-necessarios-para-atribuicao-de-filhos-mae-com-nacionalidade-atribuida-e-pai-brasileiro/p1#:~:text=Se%20o%20pai%20(ou%20a%20m%C3%A3e)%20%C3%A9%20o(a)%20portugu%C3%AAs(a)%20e%20foi%20o%20declarante%20do%20nascimento%20do%20filho%2C%20n%C3%A3o%20precisa%20transcrever%20o%20casamento.

    Vamos ver se alguém teve uma experiencia dessa maneira e/ou pode confirmar isso!

  • @raquelbarc se sua mãe, agora portuguesa, foi a declarante do seu nascimento e seu pai não for português, não precisa transcrever o casamento dela para pedir a sua nacionalidade. Basta apenas você apresentar a certidão de casamento em inteiro teor, que eu recomendaria ser apostilada.

    Mas é importante lembrar que caso ela emita o CC e o PeP sem realizar a transcrição o nome dela constará como de solteira nos documentos.

  • @Lopes_alvs

    eu tentarei fazer meu CC com o nome de solteira. No mesmo dia levarei meus documentos para a transcrição de casamento mas já sou divorciada e já uso o mesmo nome que sairá no registro português. Por opção queria meus documentos com nome de solteira pra não ter que emitir outro depois (após o divórcio em Portugal). Vamos ver se o consulado libera.

  • amigos boa tarde!

    estou acompanhando o fórum para tirar a cidadania do meu pai como filho de português.

    quem declarou o nascimento do meu no cartório foi a mãe dele brasileira e não o pai português, então eu fiz a transcrição de casamento.

    agora algumas dúvidas:

    1. na cópia simples da certidão de nascimento do meu pai que eu tenho aqui, o nome da mãe dele está como Maria Soares, mas na transcrição de casamento está Maria Lourenço Inácio que era o nome de solteira dela, e na parte dos "apelidos adoptados" está ***, ou seja, na transcrição parece que não houve alteração no nome dela de solteira para o nome de casada.
    2. na certidão de nascimento do meu avô português, o nome da mãe dele é Joaquina Barreiro, mas na certidão do meu pai está Joaquina Soares, mesmo sobrenome do marido, avô do meu pai Manuel Soares.

    ainda não solicitei a certidão de inteiro teor do meu pai.

    no primeiro caso, se for necessário retificar o nome da mãe do meu pai não vai ser problema, agora se eu precisar retificar o nome da avó, no caso a Joaquina Barreiro, acho que será difícil

    podem me ajudar?

  • Bom dia pessoal,

    Enviei a documentação do meu tio e minha mãe na mesma dhl ( conjunto de domentos separado para cada um deles) no início de agosto de 2022.

    Mas Até agora não recebi a numeração do processo.

    Será uma numeração para cada um? Será q estão em greve ainda ? Não sei o que fazer.

    Alguém sabe ?

  • Bom, @carlos_pinto

    Com a senha a ansiedade e a angústia abaixam um pouco. Agora só aguardar! Boa sorte.

  • @Rogeriof aeeeeeee Parabéns isso sim é felicidadeeeeee kkkk eu bem sei como é issso, comemorem muito meu amigo Português.

  • @isabelfontinha muito feliz mesmo.

    Agora esperar o assento e começar a nova saga, vou encaminhar a cidadania dos meus dois filhos e de minha esposa!

    Abração.

  • O processo do meu avô foi aprovado! Obrigada a todos pela ajuda no fórum. Eu sou muito ansiosa, tinha certeza que ia dar algo errado. Agora enquanto aguardo o assento, já vou ir pedindo os documentos da minha mãe mas acho que esse processo agora vai com mais tranquilidade da minha parte (ou não, pela mudança dos prazos).

  • @Danipukaro eles estão demorando mais para enviar a senha, pelo que acompanho quem está recebendo a senha por esses dias teve a entrega efetuada no começo de agosto, então daqui a pouco chega a sua vez. Sim, será uma senha para cada pessoa, os processos são separados, e não tem problema enviar mais de um dentro do mesmo envelope, também fiz isso no meu, só é importante ao menos eles estarem visivelmente separados, seja com um clip, envelope ou um saquinho, pra evitar confusão de quem recebe.

  • Oi pessoal!! Queria dizer que o processo do meu pai foi aprovado! Estamos mto felizes!

    agora é só fazer o pedido do assento português nele naquele site do Civil Online?

    Obrigada a todos que me ajudaram aqui no fórum!!!! Muito obrigada, vocês são demais!

  • editado September 2022

    @rmarquine Não. Espere a bolinha 7 ficar verde. Provavelmente eles irão enviar o assento em pdf por e-mail.

    Parabéns pela conquista! Comemore muito!

  • editado September 2022

    @lolly @rmarquine aeeee parabéns e comemorem muitooooo

  • editado September 2022

    @rmarquine parabéns.

    Atualizei na planilha pra ti.

    @lolly parabéns!!!

  • @Danipukaro vc enviou documentos de 2 pedidos num mesmo DHL?

    Estou cotando o envio para documentos do meu pai e da minha irmã, deu R$ 266. Achei que eu teria que enviar separadamente em 2 remessas diferentes. Posso enviar os 2 conjuntos de documentos no mesmo envelope de DHL?


    Se alguém souber me responder agradeço!

  • @carolinepferreira Oi Caroline! Isso, podemos enviar processos no mesmo envelope do DHL, mas cada processo em seu respectivo envelope. Sem clips! Aconselham aqui no fórum a não compartilhar nenhum documento entre os processos e escrever por fora o artigo que está submetendo e o nome do requerente.

    Mas fiquei com uma dúvida, se me permite... Como assim você está enviando o do seu pai e o da sua irmã juntos?

  • Pessoal,


    Só pra compartilhar a minha experiência: o processo do meu pai (neto de portugues) teve uma exigencia que enviei via correios e não dhl e chegou em 10 dias. O meu também, processo de filha, mandei por correios e não dhl e chegou em 12 dias corridos. O valor foi MUITO menor, lembro que paguei menos de R$30,00, apenas compartilhando que para quem está um pouco apertado pode valer a pena. Além de que é possível contratar o seguros dos correios ;) E também tem código de rastreio.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.