Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1126612671269127112721452

Comentários

  • @Mreis eu tambem estou o dia inteiro todos os dias tentando sem conseguir nada, incrivel isso e um absurdo também, o do Rio de Janeiro toda vez que eu entro tem vaga, queria saber o que acontece com SP e Santos que nunca tem vaga, a janela de agenda nem abre. Meu marido falou que a gente como cidadão Português, deveria mandar reclamação para a embaixada, assim alguém pode fazer alguma coisa. Assim que o meu registro sair eu vou fazer isso com certeza.

  • editado September 2022

    @dennisasilva Alguma novidade do seu assento?

  • @isabelfontinha você sabe se alguém que mora em São Paulo pode agendar pra tirar no RJ?

    Caso não possa, eu sei que existe as ''permanências consulares'' que visitam cidades do interior de SP e litoral ao longo de várias datas do ano preestabelecidas. Alguém que mora na capital, por exemplo, ou na cidade de Santos que são duas cidades com consulado fixo, pode agendar para ir em uma permanência consular de, digamos, Campinas? aqui: https://saopaulo.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/permanencias-consulares

  • @imdaaniel ,

    o procedimento abaixo é o mesmo para sua avó pedidndo como filha e depois o seu pai pedindo como filho. Porém sua avó, tendo sido casada e tendo mudado de nome, terá que fazer a transcricão do casamento depois que receber o assento português para que seu pai possa pedir a nacionalidade dele.

    Quanto a ir ao consulado assinar os requerimentos, sim será gratuíto, mas terá que fazer agendamento online e ultimamente todos os procedimentos em consulado estão demorando bastante.

    Aqui vai a lista de documentos e instruções:

    1-Certidão de nascimento Inteiro Teor Cópia Reprográfica certificada e Apostilada;

    2- Cópia Simples  assento de nascimento  do progenitor português;

    3- Cópia do RG certificada e apostilada; (menos de 10 anos de emissão)

    4- Form-1C impresso colorido frente e verso na mesma folha, preenchido sem rasuras, com assinatura presencial no cartório certificada por AUTENTICIDADE;

    5- PAGAMENTO da taxa de €175. Pague os emolumentos com cartão de crédito e receberá o Formulário 1C com o recibo no cabeçalho. Imprima-o , frente e verso, sem rasuras e leve ao Cartório para assinar e reconhecer a assinatura por autenticidade. https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    O cartão pode ser de qualquer pessoa, preenchendo corretamente o nome e e-mail do Requerente no campo apropriado.

    6- cópia impressa do e-mail que vai receber após o pagamento deve ser enviada junto com o processo.

    Endereco para envio:

    Arquivo Central do Porto

    R. do Visc. de Setúbal 328, 4200-498 Porto, Portugal

  • @Yuri_ Obrigada pela orientação, não tive tempo de responder antes.

    Enviei um email ao cartório pontuando todos os erros e ameaçando fazer a denúncia e eles já aceitaram arcar com os custos da retificação.

    Quanto ao segundo cartório, de fato, terei que pagar.

  • Fala pessoal, como estão? Espero que bem!

    Nossa! Estou muito preocuoado/ansioso com essa demora da entrega das senhas!

    Sei lá! É que pelo menos com a senha, você sabe que o processo existe e ele tá lá rolando, mesmo que demore. Sem a senha, parece que você enviou os documentos e eles foram pro limbo. Você não tem retorno nenhum, somente o comprovante de entrega da DHL.

    Só to escrevendo isso aqui mais por desabafo mesmo, pois sei que muitos estão com o mesmo problema e aguardando. Que dê tudo certo para nós

  • @loRdY_JG

    estou na mesma situação, amanhã faz 1 mês que o processo do meu filho chegou no ACP e nada de senha. É o sexto processo que faço e nunca demorou tanto. A título de comparação, recebi as senhas dos meus outros dois filhos um dia após após a chegada no ACP.

  • Galera, boa noite! Meu pai é o português, mas o declarante do meu nascimento foi minha mãe brasileira, hoje eles estão separados.. Mando o assento da minha mãe com a averbação de casamento para facilitar ou isso só prejudicaria meu processo? Porque pelo consulado, eles pedem a certidão do não português, já pela conservatória é a certidão do português, ai ficou a dúvida.. Quem puder esclarecer, desde já agradeço, já estou com tudo pronto pra enviar a documentação pra Porto

  • Boa noite pessoal,


    Li as ultimas postagens e estou no processo de aguardo de senha também @NUNES90 , @loRdY_JG e @carloslaranjeira79 .

    O meu chegou em Porto no dia 03/08/2022, estou agoniada porque dá a impressao que nem chegou lá ainda, mesmo com a confirmaçao dos correios haha Eu enviei e-mails para lá com os meus dados solicitando a senha e obtive a seguinte resposta:


    'Exmo(a) Senhor(a) 

    Informamos que na presente data o pedido de nacionalidade de Vª Exª, ainda não se encontra informatizado.

    Devido à forte procura pela Nacionalidade Portuguesa, como é de resto de conhecimento publico, o tratamento do pedido e consequente envio da chave, encontra-se fortemente afetada, atraso este, quantificável em meses.

    Informamos igualmente que aquando do seu tratamento, o qual é efetuado por ordem de antiguidade, a respetiva chave de consulta, será enviada para o endereço de e_mail indicado no impresso.

    Com os melhores cumprimentos

    O Oficial de Registos

    Filipe Magalhães'



    Só nos resta aguardar haha assim que receberem a senha se puderem avisar aqui, assim vamos acompanhando =D

  • Galera, ainda vale a pena fazer pela ACP, ou melhor por outra conservatória? Meu antecedente português era do Distrito da Guarda.

  • @carloslaranjeira79

    Pois é pessoal, só resta aguardarmesmo e tentar ter paciencia!

    @lucianacorrea04 o meu também chegou esse dia. Também enviei e-mail, mas não obtive resposta.

    Obrigado por postar seu e-mail de resposta aqui. Isso me tranquilizou um pouco, apesar do conservador dizer que o atraso pode ser quantificável em meses!

  • Olá pessoal,

    Estou na mesma situação que muitos aqui. Meu processo foi entregue na ACP via DHL no dia 16/08 e até o momento nada de senha do processo. Se não fosse o depoimento de outros foristas relatando a mesma coisa, já estaria desesperada! hahaha

    Que azar absurdo, a impressão que dá é que realmente estamos num limbo, muito ruim a sensação. Ansiosa para receber alguma informação deles logo.

  • @Matheus07 eu estou com essaq mesma ideia que você, hoje vou descobrir e depois posto aqui, essa talvez seja uma opção.

  • @ThamiresPaula_112325 Alguma novidade no seu processo?

  • bom dia a todos , tive um problema quando fiz minha cidadania em Almada e fechou o balcão e foi transferida, ficou parado durante meses e só consegui resolver fazendo uma reclamação nesse link abaixo

    Antes lembre-se que eles tem um prazo máximo a cumprir, se tiver ainda dentro desse prazo o melhor é aguardar, deixa para reclamar se já tiver pelo menos uns 6 meses ou mais e se não tiver a senha ou registrado o processo. mande um e-mail solicitando a senha de acesso para ACP porto primeiro as vezes eles demoram um pouco a responder. Lembre de nesse e-mail mandar seus dados Nome completo, filiação e data de nascimento.

    Como eles fizeram greve o mês de agosto toda segunda e sexta os processo deram uma parada, voltaram a andar mais rápido novamente, sendo que adultos demoram mais. acompanhem a tabela ela serve como uma referencia dos prazos, leiam ela toda corram para o lado para ver as observações e mantenha ela sempre atualizada pois ajudam muito a outros terem essa referencia. assim foi comigo.

    Na minha experiencia a tabela ajudou muito, estou com a cidadania de 2 filhos menores que estão sendo finalizados no fim do prazo legal por eles estipulados .

    Espero ter ajudado a quem está passando por essa situação.

  • editado September 2022

    Realmente me parece que estão bem devagar, faz 22 dias que voltaram as atividades em pleno vapor e ainda está em velocidade de férias, esperemos que volte ao normal logo...

  • @lucianacorrea04 @NUNES90 @loRdY_JG @carloslaranjeira79

    A unica solução possivel e aguardar. Pelo que vi os processos de voces ainda são de Agosto. O meu chegou na ACP em 13/07 e ainda tambem não foi informatizado (numerado e senha).

    Liguei pelo menos umas 4 vezes para a linha de registro nesse periodo, pela planilha ja estou com 71 dias de recebido. Agora meio que vou tentar me controlar e ligar so em Outubro.

    Mas posso te dizer que a ansiedade bate forte.

  • @lucianacorrea04 @NUNES90 @loRdY_JG @carloslaranjeira79 @carlos_pinto , é difícil mesmo aguentar.

    A senha para processos de neto (1D) atualmente leva de 5 a 6 meses para ser recebida.

    É natural que os prazos comecem a aumentar cada vez mais em todos os processos, infelizmente. As notícias disponíveis informam que não há investimentos nas conservatórias, faltam contratações novas para os funcionários que se aposentam. Além disso, compartilho do entendimento do @gandalf , os novos processos estão seguindo uma progressão geométrica: netos para filhos, para netos e bisnetos dos primeiros e assim vai...

  • editado September 2022

    Sobre o atraso pras senhas, já dei um palpite aqui e vou copiar ele de novo. Pra mim é simplesmente técnica pra conseguir manter os prazos +- estáveis na aparencia apesar do mês de férias + greve. Antes de ter senha vc nem existe...

    E Lisboa já adota isso faz bastante tempo e de maneira permanente. Pessoal leva 4-5-6 meses pra receber senha...

    "É totalmente um palpite meu aqui, mas acho que estão atrasando o envio das senhas pra conseguirem manter o prazo dos processos devido esses meses de férias+greve+maior quantidade de processo dos sefarditas... Fila pra fila, e que não tem registro..."

  • editado September 2022

    @Matheus07 teoricamente não pode, pois só atendem a região associada. E o formulário pede endereço. Porém vamos ser sinceros, tem muita gente que usa endereço de qualquer parente da região do consulado pra conseguir agilizar isso, não pedem nem comprovante de residência mesmo pra pedir o primeiro cc... E o parente recebe o cc/passaporte pra ela

  • editado September 2022

    @imdaaniel mesmo com esse atraso atual das senhas a melhor ainda é o ACP, qualquer outro dos cartórios menor não tem constância de prazo e já teve gente demais se arriscando em outros casos que do nada o cartório para de aceitar processos e atrasa absurdamente o seu até transferirem pra outro. Ou até mesmo coisas como afastamento temporário/aposentadoria do único conservador. Eu não me arriscaria.

  • 43 dias e nada de assento, alguém aí teve o assento criado ?

  • @Ricosne @carlos_pinto

    Ansiedade é um problema grande mas eu acredito que deve ter uma ordem para numerar esses processos e enviar as senhas por e-mail. Já é de conhecimento de todos que o número de processos para a aquisição da cidadania portuguesa aumentou consideravelmente ( hoje me arrependo de não ter dado início no processo a 3 anos atrás).

    Inclusive todos já devem ter visto que futuramente existirá a possibilidade de fazer tudo online evitando assim processos de "papel" aumentando a velocidade dos processos.

    Até mais e vamos ter fé pois já deu tudo certo !

  • Pessoal,

    Mandei dois processos com as cópias de documento sem o apostilamento, somente com a autenticação.

    Será que cai em exigência?

  • @ViniciusCorrea @viniciusnaccor qual documentos você enviou cópia autenticada?

  • @carlos_pinto

    Amigo meu tá na mesma situação que você, Processo dele foi entregue pela DHL no ACP dia 11/07 e até hoje sem senha. Já mandou vários e-mails mas nunca responderam.

  • @Guigafonseca Seu processo chegou em 20/08 por via postal/DHL e já foi numerado?!

  • @AndreAAlmeida

    No campo observações diz que foi protocolado na conservatória por um procurador, deve ser por isso que ele conseguiu o número de processo tão rápido.

  • Pessoal, já separei as certidões e documentos necessários. Já imprimi o formulário 1C, preenchi e reconheci a firma por Autenticidade. Minha dúvida é: Como eu faço o pagamento dos 175 euros por vale postal?

  • Oii pessoal, o processo da minha mãe está aprovado desde 02/08 e nada do assento , ansiedade a mil, praticamente os meus documentos prontos, aguardando o documento dela.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.