Transcrição de Casamento - Escritório Consular em Santos

1646567697079

Comentários

  • @teixeiranovais obrigado , se eu enviar para SANTOS SP eles aceitam e quanto tempo demora +- ?

  • @teixeiranovais Santos seria melhor e se for la no formulário coloco SANTOS ao invés de São Paulo é isto?

  • @MAYARACELLI se você morar nos estados de SP e MS, Santos é a melhor opção, eles estão fazendo a transcrição em 40-45 dias, de acordo com os últimos relatos de alguns foristas. Eu mandei a transcrição da minha mãe na semana passada, vamos ver se o tempo se mantém.

  • @teixeiranovais Obrigada pela atenção....boa tarde a todos...

  • pessoal, boa noite!

    não estou conseguindo abrir o boleto p pgto do processo de transcrição do casamento… clico para “gerar boleto” e abre uma página em branco. no computador e no celular fica igual…

    ja aconteceu com alguem? sabem como resolver?

  • Pessoal, será que tem como meu pai assinar o requerimento pedindo a transcrição do meu casamento e enviar para Santos? É que eu estou no exterior agora (Austrália) ele está em SP. Assim ele poderia pegar meus documentos de casamento que são de SP, apostilar tudo, assinar o requerimento, reconhecer firma e já enviar para o escritório consular em Santos.

  • @dududuedu

    Obrigado pela resposta! Fiz o que indicou e aguardo agora a resposta do escritório de Santos.

    Abração

  • @fortense , excelente !!! agora só aguardar essa transcrição do casamento , após isso poderá dar entrada no pedido de Cartão cidadão e Passsaporte. Encaminhei também um pedido de Transcrição para Santos e foi recebido lá em 02 de Setembro. Estou na expectativa de quanto tempo vai demorar esse procedimento .

    Abraços

  • Transcrição de Casamento.

    Enviada dia 28/07, via Sedex com AR.

    Recepcionada em 29/07, no Escritório Consular de Santos.

    Transcrição Concluida em 26/09.

    Processo Recebido em casa 27/09

    Foram 59 dias decorridos para sua Conclusão.

  • Obrigado por compartilhar as informações aqui @rnovaes ...

  • @rnovaes Boa tarde, como soube quando a transcricao foi concluída? ou só verificou no dia que recebeu o processo em casa?

  • Boa tarde @Rod26,

    Nesse novo site do consulado não tem como acompanhar o andamento. Apenas recebemos em casa a conclusão da transcrição.

  • Atualizando

    Transcrição de Casamento (Consulado Santos)

    27/07/2022 - envio por Sedex

    28/07/2022 - entregue no Consulado de Santos)

    28/09/2022 - Recebemos o Assento de Casamento finalizado (2 meses)

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/15464/transcricao-de-casamento-escritorio-consular-em-santos/p63

  • Pelo que os colegas postaram, meu processo que chegou lá dia 05/08, semana que vem deve ser concluído...

  • Bom dia a todos.

    Estou preenchendo o form para mandar a trancrição de casameto dos meus bisavós, e surgiram algumas dúvidas. Se alguém puder ajudar, agradeço muito.

    1. Requerente - Pode ser eu, que sou o Bisneto? Ou é melhor colocar meu pai, que é o Neto da Portuguesa.
    2. Endereço dos Nubentes - Ambos são falecidos há muito tempo. É só deixar em Branco esses campos nesse caso?

    Muito obrigado!

  • Me tirem uma dúvida. Eu estou fazendo a minha transcrição de casamento (eu sou a portuguesa), com meu marido brasileiro. Agora, quando estava colocando os docs no envelope, observei que a certidão de nascimento de meu marido brasileiro não consta nosso casamento averbado. Será que terei problemas?

  • @fanegrao

    1) O Requerente pode ser qualquer pessoa que possa pedir um processo de nacionalidade (filho, neto, cônjuge, geralmente). Bisneto não pode.

    2) Coloque os endereços que está no casamento brasileiro a ser transcrito em PT.

    Cuidado para nao confundir com o do Requerente.

    Marquei o @Nilton Hessel para confirmar.

    Abraços

  • @giselecpires

    Antigamente, o Consulado de Santos exigia isso, se não me engano.

    Eu olharia as paginas anteriores desse tópico para confirmar ou entraria em contato por email ou telefone para confirmar.

    Outra opção é ver as instruções do site. É bem detalhado.

    Marquei (de novo, rs) o @Nilton Hessel para opinar.

    E os foristas @rnovaes , @mercatelli , @isabelfontinha para opinarem, pois fizeram transcrições recentes.

    Abraços

  • @giselecpires ...

    O @guimoss tem razão...No site antigo a orientação aparecia EM DESTAQUE...:

    "...A Certidão de Nascimento do Nubente Estrangeiro deve estar ATUALIZADA com a Averbação do Casamento..."

    Já no site atual essa informação não aparece...Oque...NA MINHA OPINIÃO...Não quer dizer que a averbação não seja necessária/exigida...

    além do que...Em se tratando de uma Transcrição de Casamento...Me perdoe...Mas me parece uma questão completamente previsível que Portugal exija que a averbação do Casamento esteja constando na Certidão de Nascimento do Nubente Estrangeiro...

    Eu tenho mais de cinquenta processos de familiares e agregados concluídos...Incluindo transcrições de casamento...Sem ter recebido uma única notificação de exigência até hoje...Um dos fatores que relaciono com o aproveitamento de 100% nos processos da família é que sempre me pareceu um contra senso enviar uma certidão desatualizada para a instrução de um processo tão importante como são os processos de Nacionalidade Portuguesa de minha família...

    Mas veja bem...Eu não estou AFIRMANDO que seu processo terá problemas por conta desse detalhe...Apenas estou compartilhando minha opinião a respeito...

    E minha opinião é que se "...Em time que está ganhando não se mexe..."...

    E...A meu ver...É sempre válido lembrar da máxima...Em se tratando de Processos de Nacionalidade Portuguesa...CADA PROCESSO É ÚNICO...CADA CASO É UM CASO...

    Finalmente...Eu não mandaria a Certidão sem estar atualizada...Mas...Como sempre...A decisão cabe a cada um...

    Boa sorte...!!!

  • @fanegrao ...

    "...Requerente - Pode ser eu, que sou o Bisneto? Ou é melhor colocar meu pai, que é o Neto da Portuguesa..."

    R...:Até onde vai meu conhecimento...Bisneto não pode requerer...E...Mesmo se pudesse...O valor gasto com documentos adicionais para a comprovação da descendência portuguesa desse bisneto tornaria o processo bem mais dispendioso...

    Endereço dos Nubentes - Ambos são falecidos há muito tempo. É só deixar em Branco esses campos nesse caso?

    R...:Preencha os respectivos campos com FREGUESIA...CONCELHO e DISTRITO de nascimento dos Cidadãos Portugueses...As informações estão...(Ou deveriam estar)...Nos Registos de nascimento envolvidos no processo...

  • @Nilton Hessel e @guimoss


    Obrigado pela resposta. Vou pedir para meu pai, como Neto, assinar o formulário da transcrição do casamento da avó dele, para apos isso submeter o processo de nacionalidade dele.

    Outra duvida:

    No site não pede documentação de requerente para enviar para Santos. Precisa enviar também algum documento do requerente? Ou apenas preencher o formulario e assinar no cartório e enviar os docs que o site pede?

    Obrigado!


    O site pede:

    Para transcrever o seu casamento deve enviar-nos por correio os seguintes documentos:

    1. Requerimento  preenchido e assinado 
    2. Certidão de Casamento de inteiro teor original, digitada, emitida há menos de 1 ano, devidamente apostilhada;
    3. Cópia do pacto antenupcial (se existir) devidamente apostilhado;
    4. Certidão de Nascimento digitada e original do(a) nubente que não possui a nacionalidade portuguesa, emitida há menos de 1 ano;
    5. Envelope para devolução de documentos com os dados do requerente no destinatário;
    6. Comprovante de pagamento.


  • @fanegrao

    Minha situação é idêntica a sua.

    Minha mãe é neta de portuguesa.

    A orientação que me passaram aqui no fórum é que apenas o neto de português tem legitimidade para solicitar a transcrição. Assim sendo, eu enviei uma certidão de nascimento em inteiro teor, digitada e apostilada da minha mãe, onde se comprova que ela é neta da portuguesa.

    Além dessa certidão, todos os documentos que você elencou.

    Estou esperando, acho que semana que vem chega o pacote aqui em casa rsrs

  • @fanegrao ...

    Se quem solicita...E assina o requerimento de transcrição é o Neto do Cidadão Português...Deve anexar uma Certidão de Nascimento em Inteiro teor para comprovar a descendência em Linha Direta com o Cidadão português...

    ***Quando o requerente é o filho...Basta uma cópia do RG...

    Só estou meio desatualizado acerca da configuração dessa Certidão...Precisaria dar uma consultada em páginas anteriores para ver se pode ser a via IT digitada e se se faz necessário o apostilamento...Ou não...

    Tenho absoluta certeza que essa informação já foi publicada aqui no Fórum dezenas de vezes...Só não estou com tempo de procurar a informação...

  • guimossguimoss Beta
    editado September 2022

    @fanegrao @Nilton Hessel

    R...:Preencha os respectivos campos com FREGUESIA...CONCELHO e DISTRITO de nascimento dos Cidadãos Portugueses...As informações estão...(Ou deveriam estar)...Nos Registos de nascimento envolvidos no processo...

    Posso estar enganado, mas o endereço dos nubentes não está na certidão brasileira de casamento.

    Acho que não é a naturalidade dis nubentes (Concelho e freguesia).

    ===

    No site não pede documentação de requerente para enviar para Santos. Precisa enviar também algum documento do requerente? Ou apenas preencher o formulario e assinar no cartório e enviar os docs que o site pede?

    O que o @Nilton Hessel falou está certo.

    Ten que enviar uma certidão de nascimento do Requerente, para provar o vínculo do parentesco.

    Eu pediria a de IT Reprográfica nesse sentido, pois Santos devolve os docs (se vc cumprir as regras para isso) e vc pode usá-lo no pedido de nacionalidade.

    Só mandaria a digitada, se o nascimento do Requerente estiver ilegível. O mesmo vale para o pedido de nacionalidade, mas nesse caso tem que enviar as duas (digitada e reprográfica).

    Se for filho, o RG tb serve.

    Abraços

  • @guimoss ...

    @fanegrao ...

    Eu não me recordo de ter visto nenhuma serventia exigir o endereço completo dos nubentes para realizar as Transcrições de Casamento...Por essa razão sempre oriento o pessoal a indicar CIDADE E ESTADO...


    ***Geralmente os requerimentos pedem o seguinte...:

    ***Esses campos mencionados abaixo estão no requerimento da página oficial do Consulado Geral de Portugal em São Paulo...:


    DADOS DO NUBENTE


    (.........................................)

    (.........................................)

    (.........................................)

    (.........................................)


    Se nasceu em Portugal: FREGUESIA : (Bairro) CONCELHO DE : (Cidade) DISTRITO : (Estado)


    Se nasceu no Brasil ou Exterior:  CIDADE/ESTADO/PAÍS

  • @Nilton Hessel

    Obrigado pela informação.

    No Rio, é pedido o endereço dos nubentes no formulário, que costuma aparecer na certidão brasileira de casamento, bem como a questão da Naturalidade.

    E não sendo indicado, as informações permaneceriam em branco.

    Mas, o sistema de Santos tem as suas diferenças.

    Então, vc deve estar certo neste caso.

    Abraços

    @fanegrao

  • @mercatelli Opa, quando chegar a sua transcrição nos avise. A minha mandei logo depois da sua. Abs.

  • Pessoal, primeiramente parabéns pelo trabalho desse fórum.

    Com a ajuda e dicas de todos, terminei a retificação dos documentos e preenchi o formulário. Estou praticamente pronto para assinar e enviar, tendo meu pai como requerente da transcrição, que é Neto da Portuguesa.

    Segue em anexo 1. Nascimento Portuguesa, 2. Nascimento do Brasileiro, 3. Casamento deles e o 4. Formulario.

    Alguém poderia dar uma olhada e ver se preenchi certo o form?


    Pretendo apostilhar e enviar para Santos.

    Muito obrigado!

  • @fanegrao ...

    Essa Certidão de Casamento que você compartilhou acima foi emitida em Breve Relato...É só essa que você tem...???

    Para Transcrições é necessário a Certidão de Casamento em Inteiro Teor DIGITADA...

    Falta a Certidão de nascimento do requerente/Neto...Para comprovar o parentesco com o Cidadão português...

    O formulário parece ok...Mas há campos a serem preenchidos...(Dados do Requerente...)...Creio que você saiba disso...

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.