Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1124312441246124812491452

Comentários

  • editado August 2022

    [Imagem removida pela moderação]

    @Ramondce , não publique o número do processo e seu nome completo!! O Fórum é público e não se sabe quem acessa!!

    Boa noite. Foi pra segunda bolinha hoje :)) Será que quanto tempo mais até a 7?

  • @Ramondce , o processo costuma pular da bolinha 2 para a 6 em uns 5 meses e, 30 dias após, sai o registo,

  • @gandalf meus suplícios no envelope foram atendidos! Processo da minha irmã chegou ontem e foi numerado hoje de manhã ainda como menor! O meu chegou na quarta-feira e ainda não recebi a chave, mas pelo que li aqui está demorando bastante mesmo, então estou tranquilo.

    Agradeço mais uma vez pela ajuda! Logo logo todos os Almeidas serão tugas :)

  • @AndreAAlmeida

    Maravilha! Que bom que deu tudo certo. Viu só? Eles são sensíveis e fazem o que podem quando tem urgência real.

    Fiquei rindo aqui dos "meus suplícios". Não sei se foi intencional ou resultado do desespero. "No envelope" não pode ser suplício. Rsrs

    Súplicas = pedidos insistente e humilde, desesperado

    Suplício = martírio, tortura, grave punição corporal ordenada por sentença

  • @Leticialele entendi. Então vai levar 1 ano pra concluir o processo. Pq enviei em março rs. Mas tá bom. O importante é sair

  • @Ramondce

    Não foi isso que ela disse...

    Ela disse que o processo leva uns 5 meses, da entrada do processo até a aprovação, e mais algumas semanas para o assento.

    Cerca de 170 dias no total, se não tiver exigências.

    A bolinha 2 é uma dessas fases intermediárias, onde se tem pouco controle. Ela pode pular rapidamente direto para 6-verde.

    Se você informar o NºProcesso (123xx/22), a data de recepção, só a data do email em que recebeu a senha, pode ser colocado na planilha e você acompanha o seu processo em relação a outros que caminham junto.

  • editado August 2022

    @Ramondce

    Se minha estimativa estiver certa,

    proc=41xxx/22 - Ramondce - recebido=21/03/2022 - senha=25/03/22 - Previsão de aprovação: 20/08/22

    Deve ter uma surpresa pra você ou na próxima sexta-feira (19/08), ou no máximo até (26/08).

    Da data em que for aprovado, mais 2 semanas para o assento.

    Se vai fazer CC e PEP no consulado, pode começar a buscar agendamento pra depois de 15/set.

  • Bom dia @Leticialele

    Fiz uma confusão danada! Quando te perguntei, confundi com pedido de nacionalidade para filho, em que o documento dos pais é necessário. Vou questionar em separado pra ver se tá tudo certo.

    1) pedido de cidadania pro meu amigo (maior): reunir os documentos e enviar o processo lá dos Estados Unidos. Será necessário transcrever o casamento, porque a mãe é a portuguesa e o pai (brasileiro) foi o declarante do nascimento, certo?

    2) transcrição do casamento da mãe dele para efeito do pedido de nacionalidade: o pai já é falecido e era divorciado no Brasil há mais de 40 anos. Pra pedir a nacionalidade, basta transcrever o casamento, certo?

    2) transcrição do casamento da mãe dele: ela pode apenas transcrever o casamento e deixar a averbação do divórcio pro futuro (o interesse dela é apenas passar a nacionalidade para o filho)?

    Se ela tiver interesse, deverá averbar o divórcio em Portugal com advogado inscrito na OAP, certo?

    A averbação do óbito só poderia ser feita depois da transcrição do casamento e da averbação do divórcio?

    Agradeço desde sempre sua disponibilidade em responder.

  • @Rodrigo79 , bom dia!

    1) pedido de cidadania pro meu amigo (maior): reunir os documentos e enviar o processo lá dos Estados Unidos. Será necessário transcrever o casamento, porque a mãe é a portuguesa e o pai (brasileiro) foi o declarante do nascimento, certo? Correto

    2) transcrição do casamento da mãe dele para efeito do pedido de nacionalidade: o pai já é falecido e era divorciado no Brasil há mais de 40 anos. Pra pedir a nacionalidade, basta transcrever o casamento, certo? Basta transcrever o casamento.

    2) transcrição do casamento da mãe dele: ela pode apenas transcrever o casamento e deixar a averbação do divórcio pro futuro (o interesse dela é apenas passar a nacionalidade para o filho)? Se ela desejar, pode averbar o divórcio, não é obrigada.

    Se ela tiver interesse, deverá averbar o divórcio em Portugal com advogado inscrito na OAP, certo? Correto

    A averbação do óbito só poderia ser feita depois da transcrição do casamento e da averbação do divórcio? Sim, e pode averbar o divórcio e o óbito do ex-marido, ao mesmo tempo.

  • Boa tarde a todos,

    Sabem quanto tempo demora para o processo da naturalização (317 - Art. 6º n.º 1 - Naturalização ) ?

    Resido em portugal há mais de 5 anos, e entreguei o pedido em abril de 2022 no Campo de justiça de Lisboa, fui atribuido o nº de processo 51xxx/22, mas agora o processo se encontra na Arquivo Central do Porto.

    Após 4 meses, ainda se encontra no 1 passo, (1ª bolinha verde), é normal?

    Obrigada pela atenção.

  • @gandalf muito obrigado pela informação e por ter removido a imagem. Não me atentei que tinha esquecido de tampar as informações

  • Oi pessoal, bom dia!

    meu amigo acabou assinando 2x nos campos do formulário 1C. Isso tem problema? É a mesma assinatura… Ele fez isso na frente do rapaz do cartório de já reconheceu por autenticidade.

  • Bom dia @Leticialele e@gandalf , tudo bem com vocês ? Bom dia a todos .

    Agora estou aqui no de filhos , rsrsr, esperei 03 anos e meio e enfim finalizou o da Simone minha esposa( como neta em Lisboa ), agora vamos para o Porto C1, rsrr.


    O processo do meu filho, foi entregue no IRN do Porto em 25/07/2022, via DHL , gostaria de saber quanto tempo eles estão demorando para numerar o processo ? e o tempo para finalizar o processo ?, aproximado claro . Acham necessário eu ligar lá para obter o número ? Vocês podem me passar o número , por favor é claro.

    Muito Obrigado mais uma vez .


    Grande abraço , muito obrigado mais uma vez pela atenção .


    Eder

  • @Ramondce

    O que o faz pensar que fui eu? Eu não tenho super-poderes. Provavelmente foi a Leticialele.

    Eu fiquei foi no prejuizo, porque ela removeu a imagem, e vc não postou o NºProcesso. 410xx/22

  • @Rodrigo79 @Leticialele

    Todo o restante está certo, só esse que preciso corrigir. Não é grande coisa.

    A averbação do óbito só poderia ser feita depois da transcrição do casamento e da averbação do divórcio? Sim, e pode averbar o divórcio e o óbito do ex-marido, ao mesmo tempo.

    Não. O evento da vida civil da mãe seria o divórcio. Só faria a homologação do óbito se ela ficasse viúva.

    No momento que o divórcio for homologado, o casamento é desfeito, fica estado civil divorciada, e não há como homologar o óbito, porque ela já não é mais casada, e o marido é brasileiro.

  • @Rodrigo79 , o @gandalf está correto!! Eu é que estou ficando gagá!!!!

  • Entendi rs.


    Tomara que saia até final de agosto mesmo. Já vou começar tentar agendar no consulado pra emitir o CC

  • @Yaoyao

    Sim é normal. Não há muitos processos por art-6.1 relatados no fórum.

    Geralmente no ACP levam de 12-18 meses. Tem um relato de 10 meses na planilha de filhos ACP, Linha 399

    O tópico é esse. Busque nas últimas paginas.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10565/processos-do-artigo-6%C2%BA-n%C2%BA-1-da-lei-de-nacionalidade-tempo-de-residencia/p19

  • @Eder Sandro

    Não se cansou de clicar, clicar, clicar?

    Estão em greve parcial, e a menos que haja urgência evidente, está levando bastante tempo pra numerar. Não deve se normalizar até o final de agosto.

    Mas tenho uma previsão para você. Deve ser aprovado poucos dias antes do natal, e assento talvez em dezembro/22 ou Janeiro/23.

    Qual a idade de seu filho? Como pagou, como mandou? Na planilha linha 738, e será movido assim que tiver o NºProcesso.

  • @jubsal

    Não tem problema assinar nas duas linhas. Pode mandar como está.

  • editado August 2022

    @gandalf

    Boa tarde, meu filho tem 22 anos, paguei via cartão de crédito, enviei via DHL, foi recebido no IRN do Porto em 25/07/2022.

    Ficamos no aguardo do N- Processo .

    Grato mais uma vez .


    Eder

  • @Yaoyao o meu processo por tempo de residência é de março, numero 37xxx/22, tambêm se encontra na bolinha 1.

  • @Leticialele @gandalf

    Agradeço demais vocês.

  • Lembro a todos que hoje é feriado em PT. Assunção de Nossa Senhora.

  • Bom dia a todos!

    Hoje o processo do meu filho completa 185 dias, a partir do recebimento da senha. Foi aprovado em 22/07/22, porém o registo ainda não foi criado. Ansiedade no topo!!!

  • Bom dia. Minha mãe consguiu a cidadania portuguesa recentemente, graças a ajuda deste forum. Gostaria de uma outra ajuda, já estou averbando o casamento de minha mãe, pois não foi ela quem declarou o meu nascimento. Quais os documentos que devo enviar para o arquivo Central do Porto que requerer minha cidadania portuguesa? Tenho dois filhos menores, quais os documentos deles que devo providenciar para requerer a nacionalidade deles? Posso enviar o dos meus filhos junto com o meus? Desde já agradeço a atenção.

  • @antonioafre aqui tem a relação dos que enviar para o processo de filho maior:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/259540/#Comment_259540

    O processo dos seus filhos pode ser enviado após o seu ser aprovado, aqui tem o tópico sobre a informação de filhos menores de idade:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/6022/atribuicao-para-menores-de-idade#latest

  • @Mreis Bom dia! Estou na mesma aqui... O do meu pai foi aprovado em 21/07 e sigo no aguardo do assento. Só falta isso para eu enviar o meu processo!

  • @Mreis @jubsal

    Creio que podem ligar na Linha de Registos nessa quarta-feira, que já deverá estar pronto. Provavelmente sairá amanhã. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/297136/#Comment_297136

    Só falam com o requerente. Se for menor com os pais.

    Se estiver pronto, eles fornecem por telefone o Nº do Assento, e em seguida pode pedir o assento pelo civilonline para conferir os dados.

    Boa sorte!

  • @gandalf mesmo sem o feriado, hoje seria dia de greve, então para prazos e espectativas acaba não influenciando muito.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.