Certidão de nascimento do RJ sem saber o cartório: como encontrar???

1181921232435

Comentários

  • @Mirianmaia

    Também só achei esses dois irmãos mais velhos, Osmar e Joel, no AN; ambos registrados na antiga freguesia de Inhaúma (atual 11 RCPN) em 1932 e 1933. Vi no registro de Joel uma observação que os pais eram "casados nesta pretoria".

    No Detran consta que João usou a certidão de casamento para emitir o RG - mas os dados da certidão estão zerados.

    Talvez tentasse no novo 15 RCPN, pois foi desmembrado do 11 RCPN no final de 2021:

    O 15º Registro Civil, criado a partir de um desmembramento da área do 11º Registro Civil, funcionará no Penha Shopping, na Av. Brás de Pina, nº 150. O cartório abrangerá atendimentos dos bairros de Vila Kosmos, Vila da Penha, um trecho de Vicente de Carvalho, Penha Circular, Penha, Brás de Pina, Vista Alegre, Cordovil, uma parte de Colégio, Irajá, Parada de Lucas, Vigário Geral, Jardim América, Acari, Parque Columbia, Pavuna e Olaria.

    Será que a família morou em algum período fora do atual município do Rio (por exemplo, na Baixada)? Pois a base de dados do AN só abrange o antigo Distrito Federal (atual município do Rio) - não tem nada do resto do estado do Rio de janeiro. Falo isso pois vi na árvore no Family Search o óbito do irmão Arci, nascido por volta de 1935, cujo nascimento também não aparece no AN.

    Aqui está o link para a lei que estabelece a área de atuação de todos os RCPNs do município do Rio, inclusive os novos 15 e 16 RCPNS que só começaram a funcionar no fim de 2021, desmembrados do 11 e 14 RCPN, respectivamente:

    http://alerjln1.alerj.rj.gov.br/contlei.nsf/69d90307244602bb032567e800668618/c943210eb033da58832581cb005d5046?OpenDocument

    Acho que o novo 16 RCPN não tem muito a ver com a área da sua família, mas aqui vai de todo modo:

    O 16º Registro Civil, criado a partir de um desmembramento da área do 14º Registro Civil, funciona na Avenida de Santa Cruz, Nº 1.566, em Realengo. A serventia prestará atendimentos referentes aos bairros de Realengo, Magalhães Bastos, Padre Miguel, Bangu, Senador Camará, Santíssimo, Senador Vasconcelos e uma parte de Campo Grande.

  • @Mirianmaia

    ja tentou o 15o da Penha?

    Foi criado recentemente e recebeu parte do acervo do 11o RCPN. Consegui lá, com ajuda aqui do pessoal do fórum, alguns documentos da 7a Pretoria (Freguesia de Iraja), talvez o seu possa estar por lá também.

    atendem bem por e-mail: 15rcpnrj@gmail.com

  • @CarlosASP

    Muito obrigada por suas sugestões! Enviei agora um email para o 15RCPN na Penha solicitando a busca. Se não responderem, irei pessoalmente. A família de meu pai morava em Pilares na época do nascimento de meus tios Osmar, Joel, Arci e do meu pai. Tenho a certidão de batismo de meu pai que informa que moravam lá. Meu pai nasceu na maternidade de Cascadura. Quando ele tinha cerca de 4 anos, a família se mudou para o Cachambi. Nunca residiram em outro município. Com base nessas informações, o mais provável era que ele também tivesse o seu nascimento registrado no cartório de Cascadura. Já realizei 4 buscas lá, acreditando que não tivessem pesquisado direito. A sua sugestão para que eu pesquise na Penha me encheu de esperança. Mais uma vez, agradeço muito a sua ajuda e o manterei informado sobre os resultados.

  • @AlanNogueira, boa tarde!

    Obrigada pela sugestão! Enviei e-mail para o 15RCPN ontem e estou aguardando se vão responder.

  • @Mirianmaia

    Busco tbm informações da minha família e residiram sempre no cachambi tbm, na rua murilo... Tô na mesma busca que tí da Sétima Pretória cível do distrito federal freguesia de Irajá e Jacarépaguá, preciso desarquivar a habilitação de casamento para tentar descobrir de onde veio meu bisavó, minha avó não lembra.... Desesperador, ela falou q pode ser Viseu, já tentei achar e nada e nas certidões de casamento e òbito só consta Português de Portugal....

  • AmorimFabioAmorimFabio Member
    editado June 2022

    Amigos, boa noite! Meu ascendente português é o bisavô. Abaixo são os dados do filho do português (meu avô). Não tenho a certidão de nascimento dele pois foi trocada pela de casamento em 1976. Tinha esperança de encontrar a certidao de nascimento de meu avô também. Alguém pode me ajudar? Desde já eu agradeço!

    Nome: Custódio Amorim (Português)

    Nascimento: 1897 (estimado)

    Morte: 24/07/1964 (Rio de Janeiro)

    Pai: José Antonio de Amorim

    Mãe: Ermelinda Emília

    Localidade: Viana do Castelo


    Nome Filho: José de Souza Amorim

    Nascimento: 29/04/1940 (Policlínica de Botafogo)

    Morte: 15/12/2020

    Pai: Custódio Amorim

    Mãe: Augusta de Souza

    Localidade: Rio de Janeiro

  • @AmorimFabio

    Jose de Souza Amorim foi registrado no atual 4 RCPN em 1940.

    http://www.cartoriocatete.com.br/

    Há uma cópia no Arquivo Nacional; o site está instável há um tempo e não consigo ver os detalhes (número, livro etc), mas dá para ver que foi registrado em 1940 mesmo. Como esse foi o ano que ele nasceu, não deve ser difícil para o 4 RCPN achar.

    Se por acaso houver alguma dificuldade, volte aqui e tento de novo puxar a imagem da certidão de nascimento,

    Se estiver procurando algo do português também, aqui não é o tópico certo; pessoas que ajudam a procurar certidões em PT podem não ver. Coloque aqui:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/categories/certidoes-portuguesas

  • Carlos meu sincero agradecimento!

    Peço desculpas pelo erro. Tentei fazer a busca no portal do arquivo nacional e realmente os arquivos digitais não estão abrindo. Mas já é muito bom saber disso e podemos entrar em contato com o cartório! Muito obrigado!

  • @Kleber Silva Aguiar ... você poderia me ajudar a localizar a certidão de nascimento do meu pai?

    Roberto Fernandes Marques da Silva

    Filiação: Jose Marques da Silva e Zelia Fernandes da Silva

    Nascimento: 16/02/1954

    Local: Rio de Janeiro.


    Ele disse que nasceu em Cavalcante, o que levaria para a cartório da 11ª circunscrição. Mas, já estive lá e falaram que não há nenhum registro dele. Já rodei outros e tbm não localizo. Já tentei localizar pelo family search mas, não encontro ou não estou sabendo procurar direito.

  • Boa tarde. Estou a procura da certidão do meu pai no Rio de janeiro. Já paguei taxa em alguns cartórios, mas ainda não encontrei . Já fui no cartório que ele casou e disseram não ter mais os dados dos documentos apresentados na ocasião do casamento. Vocês poderiam me ajudar ?

    Nome dele : Fernando Garcia Pereira

    Nascimento 08/07/33

    Filho de João Garcia Pereira e Maria de Lourdes Garcia

    A informação que tenho é que ele nasceu em Irajá ou Madureira

  • @ReginaSumar

    O irmão Harding foi registrado em 1925 na antiga 8a circunscrição, atual 8 RCPN:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-DYJQ-4LK?i=30&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A79SL-ZSW2

    Pode ser que Fernando também tenha sido no mesmo local.

    http://www.8rcpn.com.br/cgi-bin/8rcpn.dll/default

  • Boa tarde pessoal. Minha irmã, gostaria de saber qual cartório foi registrada. como descubro isso. Outra coisa consigo saber o local que ela nasceu e o horario que esta na certidão de nascimento, sem ter que tirar uma certidão nova?

  • @cesarleal2004

    Dá uma olhada no RG (documento de identidade) dela. Muitos deles vão ter listado o "documento de origem". Geralmente ou vai ser a certidão de nascimento ou de casamento, com os dados de folha, livro, cartório que emitiu.

  • Ajudem-me a encontrar o cartório que registrou a certidão de nascimento da minha mãe, ela nasceu no Engenho de Dentro no Rio de Janeiro. O cartório de Madureira, que ficou com a certidão dela depois do casamento, não tem mais o documento.

    Nome de Solteira: Ana Maria da Silva

    Nome de Casada: Ana Maria da Silva Pinheiro

    Pai: José Francisco da Silva

    Mãe: Wanda Verçosa da Silva

    Nascimento: 01/08/1948

  • Bom dia. Também estou com dificuldade de encontrar a certidão de nascimento do meu pai já falecido. Apesar de ter todos os documentos dele em mãos nenhum diz exatamente qual o bairro que ele nasceu e com isso não consigo localizar seu nascimento. Tenho RG dele de 1976, carteira de trabalho, certidão de casamento (já localizei esta no cartório da Rua Graça Aranha no Centro do Rio, porém ainda não consegui ir lá e ninguém atende telefone) e de óbito. Quem puder me auxiliar agradeço.

    Carlos Augusto Lopes Guerra (nascimento 16/06/1956 - Rio de Janeiro - RJ).

    pai: José Maria Moreira Guerra

    mãe: Cecília Lopes Guerra

  • RafagsRafags Member

    @Kleber Silva Aguiar

    Meu nobre, vi que tens a manha em encontrar registros, procuro uma certidão de casamento dos nubentes porturgueses abaixo.

    Ja olhei em todos os indices das 13 circunscrições do RJ, mas sem sucesso, me ajudem pelo amor de Deus.... rs


    Portugueses:

    ELE: Manoel Alves de Lima, nascido em 04/02/1890, Freguesia de Facha, Ponte de Lima, Viana do Castelo (pai: Francisco josé alves junior mae: Roza Carolina de Souza Varejão)

    ELA: Maria Augusta Lima Dias, nascida em 25/12/1890. Freguesia de Carregal, Sernancelhe, Viseu (pai: Francisco Gomes, mãe: Patrocínia de Jesus Dias)

    1ª - Filha brasileira: Glória de Jesus Lima Dias, nascida em 25/09/1913 no cartório da 7ª pretoria de Inhauma, Rj. 

    Os outros 03 filhos foram registrados e Paraiba do sul e Tres Rios, mas nas certidões dos mesmos também não há informação sobre onde os pais casaram. Em todas as CN , inclusive na de 1913 fala que eram "portugueses, casados"


    Na certidão de batismo da "maria" consta que o casal era Civilmente Unidos também... 

  • @AlcinoP

    Não consegui achar olhando as bases de dados mais comuns. Tentei até só como Verçosa (por ser menos comum que Silva), mas não apareceu nada que tivesse uma Wanda ou Vanda ou algo aparecido.

    Tentaria 3 cartórios:

    O 9 RCPN (São Cristovão). Os pais dela casaram lá em maio de 1946:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-DT8S-RYK?i=40&cc=1582573

    Engenho de Dentro é dividido em 2 cartórios, dependendo endereço; pode tentar no 10 RCPN e no 11 RCPN.

  • @CarlosASP e demais

    Infelizmente, o 15º RCPN respondeu hoje que o registro de nascimento de meu pai não foi localizado. Estava com tanta esperança,,, Já solicitei busca nos cartórios do centro, Ilha, Estácio, Méier, Madureira, Penha e Cascadura (4 buscas neste). Como meu pai nasceu em uma maternidade em Cascadura e a família morou em Pilares e depois no Cachambi, o mais provável era que estivesse no cartório no 11º RCPN em Cascadura. Tentei buscar o processo de habilitação do casamento de meus pais, mas o cartório me informou que os documentos para a habilitação foram incinerados. A cidadania de minha mãe está com o nome de solteira e ela alterou o último sobrenome dela pelo do meu pai após o casamento. Essas informações sobre a alteração do sobrenome dela constam na certidão de casamento e também foram averbadas na certidão de nascimento de minha mãe, assim como o óbito de meu pai. Irei a Lisboa neste mês de férias. Seria possível conseguir, diretamente em alguma conservatória em Portugal, transcrever o casamento de meus pais e dar entrada na minha solicitação de cidadania apenas com as certidões de casamento e de nascimento de minha mãe? O que vocês acham? Alguém poderia sugerir alguma alternativa para o meu caso? Agradeço muito qualquer ajuda.

  • @Mirianmaia

    Realmente não sei como fica a possibilidade de transcrição sem a certidão de nascimento dos 2 nubentes. A @Leticialele pode dar uma melhor orientação.

    Talvez tenha que pedir buscas nos 16 RCPNs do município do Rio. Iria pela ordem de proximidade geográfica dos locais mais prováveis. Aqui vai a lista da área de abrangência de todos os 16.

    Notei que na lei fala que no 11RCPN tem Cascadura (parte). Mas não achei onde estaria a outra parte de Cascadura. Será que no 14 RCPN, já que lá tem Madureira e Oswaldo Cruz (trecho); foi nesse que já pediu busca também?:

    http://alerjln1.alerj.rj.gov.br/contlei.nsf/69d90307244602bb032567e800668618/c943210eb033da58832581cb005d5046?OpenDocument

  • @Mirianmaia , pode tentar a iranscrição com o suprimento da certidão de nascimento do cônjuge estrangeiro, Peça um "certificado de notoriedade", conforme dispõe o art. 266 e seguintes do Código do Registo Civil português.

    Terá que juntar as certidões negativas, apostiladas, de todos os RCPN do Rio de Janeiro.

    Mande a transcrição para a CRC do Porto (NÃO É O ACP)

    Conservatória do Registo Civil do Porto

    Palacete das Pestanas

    Rua Gonçalo Cristóvao, 371

    4000-270 Porto

  • Boa tarde a todos.

    Estou iniciando o processo de obtenção de cidadania por ser neto de portuguesa e, para tanto, necessito da certidão de nascimento do meu pai. Não sei qual cartório ele foi registrado essa informação não consta na certidão de casamento dele.

    Ruben Pardo Lima - nascido em 20/03/1928 , no antigo estado da Guanabara, atual Rio de Janeiro - RJ.

    Manoel Pardo y Pardo

    Deolinda Lima Pardo

    Fico muito grato por qualquer ajuda.

  • editado July 2022

    @Moret

    Aqui está; foi na antiga terceira pretoria (freguesia de Santo Antonio):

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-DTN9-XYZ?i=67&cc=1582573

    Hoje em dia é o 3 RCPN, no centro do Rio. Já mande uma cópia dessa imagem quando pedir ao cartório, para não ter como dizer "não achamos".

    Em 1928 ainda não era "Estado da Guanabara", mas sim "Distrito Federal". Só virou Guanabara depois de 1960, com a mudança da capital para Brasília.

  • Alguém pode me ajudar a encontrar a certidão de nascimento da minha mãe: Marta Pereira de Freitas, 06/10/1966, Rio de janeiro/ São Gonçalo.

  • Busca de certidão de nascimento do meu avô brasileiro

    Boa tarde! Alguém pode me ajudar também já fiz diversas buscas e todas sem sucesso @Kleber Silva Aguiar vi que vc tem bastante conhecimento. Se puder me ajudar serei muito grato.

    Nome: Deusdedith Ferreira de Oliveira

    Pai: Francisco Paulo de Oliveira

    Mãe: Alzira Ferreira de Oliveira

    Nascimento: 02 de dezembro de 1930

    Natural de Fortaleza - CE

  • Gente, alguém pode me ajudar??? Estou a procura da certidão de nascimento do meu avô, nasceu no rio de janeiro, mas não sei onde.


    NOME: ARMANDO CUSTODIO

    PAI: ABILIO CUSTODIO

    MÃE: IDALINA RIBEIRO GUIMARÃES

    DATA DE NASCIMENTO: 19/12/1931

  • @nadinirodrigues123

    Os pais casaram em 1931 no atual 3 RCPN.

    O irmão Francisco foi registrado pelo pai em 1934, 2 semanas depois de nascer, no atual 4 RCPN. O endereço da família era Rua das Laranjeiras.

    Tentaria nesses dois RCPNs.

  • Boa tarde pessoal, preciso encontrar o cartorio que minha sogra foi registrada, para tirar a certidão de nascimento dela

    . Sei que ela foi registrada em 1962.

    Nome : Marina Bezerra de Araujo

    Data de nascimento. 28 de abril de 1962

    Pais.: Manoel Bezerra de Araujo e Francisca Rosa Bezerra.

    Casada no dia 8 de dezembro de 1979 na igreja, mas no cartorio 20 de dezembro de 1979, com Antonio Pires barbosa, ele e português.

  • OLÁÁ!

    Preciso de ajuda com a certidão do casamento do meu bisa com a segunda esposa dele: Leopoldina Ferreira Lucas (nome de casada)

    O nome dele era: Manoel Augusto Padrão Lucas. (português)

    Tenho a certidão do primeiro casamento, mas não tenho do segundo.

    Como ele faleceu casado com Leopoldina, vou constar essa certidão de casamento no processo de cidadania da minha mãe.

    Eles casaram no RJ, Brasil.

    Qualquer ajuda será bem vinda!!

  • editado July 2022

    @Nery42

    Tem certeza que precisa disso? Sua mãe é descendente do primeiro ou segundo casamento?

    Se for do segundo, poderá precisar sim. Mas se for do primeiro, não.

    Caso seja do primeiro casamento e precise de alguma certidão para "fixar o nome" do português na vida adulta, use a do primeiro casamento. Deixe o óbito dele de fora do processo, pois não é requisito.

    Acabei de ter aprovado um processo de neta na minha família. A mesma situação: eram descendentes do primeiro casamento, o português casou de novo e a segunda esposa que aparece como sua viúva no óbito.

    Fiz como dito acima: não mandei óbito e usei o primeiro casamento para fixar seu nome completo como adulto.

  • Olá boa tarde! A algum tempo atrás seguindo a grande ajuda do @CarlosASP( que sou imensamente grata), sobre onde estaria o registro de nascimento da minha avó paterna, que é o único que falta para eu começar a organizar os documentos para dar entrada no pedido de atribuição de neto para o meu pai. Fiz o pedido de busca no 1RCPN( que é onde um outro irmão dela, que nasceu em data próxima está registrado) o mesmo me retornou dizendo que não encontrou o registro da minha avó. Sinceramente não sei mais onde procurar, se alguém puder me dar mais alguma luz sobre o caso.

    Nome: Maria Jose da Silva Nobrega( Nome de casada: Maria Jose da Silva Machado)

    Cônjuge: Nelson da Rocha Machado

    Nascimento: 20/05/1928

    Óbito: 23/09/2004 

    Pai: Eduardo da Silva Nobrega

    Mãe : Deolinda Conceição

    Obrigada pela atenção!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.