Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1121612171219122112221451

Comentários

  • @gandalf

    Como uma boa ansiosa, arrisquei o consulado hoje. Fui bem cedo e conseguir ser atendida (1ª ).

    Dei entrada no CC e passaporte juntos e me deram um prazo de 45 dias para retirar no consulado.

    Gastei R$ 665,65 com pedido de urgência no CC. Se eu optasse por receber em casa pagaria uns 140,00 a mais.

    @Damasceno_de_Castro pois é, no final tudo deu certo. Passagem comprada e documentos a caminho. Obrigada!

  • editado July 2022

    @Nandalobao

    Perfeito. Dessa eu gostei. Considero prudência, e não ansiedade.

    Mas veja que apesar de você ter choramingado muito, seu processo caminhou exatamente dentro do tempo previsto, mais 2 semanas da sua exigência. 5,5 meses no total (168 dias).

    De que adiantou toda a sua ansiedade? Muito pouco. Talvez só em reagir rápido quando teve a exigência. Foi um pouco de descuido seu, porque seria previsível se tivesse tentado ler a certidão manuscrita e conferir os dados.

  • Olá pessoal, boa tarde!

    so uma dúvida aqui, estou pagando nesse momento a taxa pra dar continuidade no processo e o pagamento pelo cartão de crédito não parcela né? A facada é de uma vez só né?

  • @Gabriela Fernanda

    Não apenas não parcela, mas você precisa reservar algum extra para emergências. Coisas dão errado ao longo do caminho, pode ter exigências, pedindo documentos extra, remessa extra, e tem prazo. Você tem que estar pronta pra lidar com a situação.

    Só lá no final, se deu tudo certo, ótimo, vai pro restaurante e gasta na festa de comemoração.

    Cada remessa extra são €40, mais os documentos, talvez uma retificação que precise mais uns €24 do Arquivo + €10 da PGR. Ponha de lado uns R$500 a R$700 extra para lidar com esses imprevistos.

    Eu tive que pagar 3X a taxa de transcrição em Ponta Delgada, e 3 remessas DHL, por erro do cartório no BR, e inexperiência minha. Duas pessoas diferentes conferiram, e ninguém percebeu um erro grave, grosseiro. Acontece. Hoje não aconteceria de novo.

  • editado July 2022

    @gandalf eu li e reli a certidão 1000x. Conferi todas as vírgulas! Rsrsrs

    Eu acredito que não tenha sido for falta de está ilegível, talvez não tenham entendido. Ou só queria a certeza do local do meu nascimento.

    Mas a certidão estava legível, foi surpresa pra mim essa exigência, mas ao mesmo tempo, fiquei aliviada por ser algo fácil e rápido de resolver.

    Quem sofre de transtorno de ansiedade não controla a ansiedade. É muito difícil! Na cabeça de um ansioso, ele prevê os piores canários, imagina o que ainda não aconteceu e que pode nem vir a acontecer (na maioria das vezes). Só quem sofre de ansiedade, sabe o que é!

    Detalhe... Foram 05 anos exatos até chegar na minha cidadania. Desde a transcrição de casamento dos meus bisavós até o meu nascimento. 02 ações judiciais, 4 processos administrativos, 3 exigências. Muito dinheiro gasto em cartórios.

    Mas no final...Deu tudo certo! Rsrsrs

  • @gandalf

    Obrigada pela explicação, eu já fiz a da minha mãe (assento e transcrição).. pra poder agora estar fazendo a minha, e graças a Deus(e vocês) deu tudo certo, gastei o normal. Só que tem um tempinho, e não era pagamento assim por cartão.. era nos correios, um negócio meio clandestino hahahaha agora voltei pra terminar/iniciar meu processo, e achei que o cartão era uma vantagem, mas vamos nessa.. graças a vocês aqui já economizei muita coisa.

    Obrigada novamente e mando notícias quando concluir :)

  • Boa noite!

    @joaolrdc

    @MrFreitas

    @Zinho

    @Damasceno_de_Castro

    Meu processo, verifique agora a pouco, foi para a bolinha 7 marrom!!! Uhuuu! Agora aguardar o assento!

    @gandalf e @Leticialele

    Obrigada por todas as orientações, dicas e toda a atenção aqui no fórum e a todos os outros que trocaram informações comigo e que me ajudaram de alguma forma!

    Agora aguardar o assento e partir pra pedir o CC e passaporte!

    Também vou ajudar minha irmã agora no pedido da cidadania dela, então quando entrar com o pedido informo aqui neste fórum maravilhoso!

    Abs!

  • @Danifernanda

    Parabéns a nova Tuga.

    Poderia por favor confirmar/completar os dados que faltam na planilha? Sem eles sua entrada será removida de lá, por falta de dados.

    NºProcesso (123xx/22), Senha 28//01/22 (pelo e-mail recebido), idade (opcional), como mandou (DHL, SEDEX, Pessoalmte, como recebeu a senha (e-mail?), como pagou CCred/Nubank, etc.

    Se preferir informar diretamente na planilha, está lá no final, na linha 676 (porque os dados estão incompletos). Precisa ter as informações mínimas para ir para a ordem certa.

    Obrigado.

  • Olá pessoal, queria sô tirar uma duvida rápida, fui notificado no dia 26/05/2022 sobre a falta de uma documento no meu processo, infelizmente mês passado não consegui correr atras disso por alguns motivos...

    O prazo informado pelo ACP foi de 30 dias uteis + 30 dias de dilação, vou conseguir mandar nessa sexta feira por DHL, minha questão é , logo apos o recebimento do documento faltante pela conservatória, existe um tempo médio para a finalização do processo ?

    Ou depende muito de caso a caso ?

    Porque ao meu ver o cumprimento da exigência não entra na fila como um processo ''novo''.

  • @gsvgl , após uns 20 dias, se a exigência foi cumprida, o processo será aprovado.

  • AlexandreXanAlexandreXan Member
    editado July 2022

    Boa tarde a todos,

    @leticia @gandalf @Leticialele e demais forenses, gostaria de compartilhar a minha felicidade com voces.

    Hoje finalizou o pedido de nacionalidade da minha a vó.. Alzira.. muito obrigado por todos que ajudaram nessa caminhada.. agora é para o processo do meu pai e depois o meu.. não sei se vai demorar ou o custo que terá, porém, conseguimos o da minha avó que pra mim, era o mais complexo.. Segue abaixo:

    Uma dúvida: eu preciso responder ao email deles confirmando o endereço da casa da minha avó? Ou não tem necessidade? O documento veio via e-mail também.. Preciso fazer mais alguma coisa ou agora já posso ir para outro processo?

  • @Leticialele muito obrigado !

  • @AlexandreXan , parabéns para sua avó!! Comemorem com muito vinho e bacalhau!!

    Não precisa responder ao email.

    Se eles mandarem o assento de nascimento dela, basta imprimir quantas vias desejar.

    Para a atribuição de seu pai, se não foi sua avó a declarante do nascimento, terá que transcrever o casamento dela.

    Faça em um Consulado de Portugal, são bem rápidos (exceto o de São Paulo).

    O processo de seu pai e o seu levarão uns 6 meses cada!!

    Boa sorte!

  • @gandalf

    Planilha atualizada!

    Uma dúvida, minha irmã tem um filho já maior de idade com autismo, então ele não conseguiria fazer reconhecimento de firma entre outras coisas para entrar com um processo de pedido de nacionalidade. Neste caso a algum caminho específico?

    Obrigada.

    Dani

  • @Nandalobao Parabéns!!!! finalmente saiu rsrsrs eu segui aqui toda a sua ansiedade, aproveita muitooooooo

    Li nos comentarios que vc tinha agendado para o dia 11 o consulado, vc conseguiu adiantar ou foi até o consulado na cara e coragem e se sim qual foi? eu estou tentando agendar para a minha prima e nadaaaaa.

  • @Danifernanda e @AlexandreXan Parabéns!!!! é muita felicidade para comemorar.

  • editado July 2022

    @Danifernanda

    SIM. Tem pelo menos duas ou tês opções. Resolvi retira-las do post, porque preciso rever um detalhe. Daqui a pouco eu posto novamente.

  • @Danifernanda

    Aqui vai novamente. É que tinha um pequeno detalhe que eu quis rever, e que ainda não cheguei a uma conclusão absoluta. Não posso garantir que a opção-1 seja viável, porque ela é em princípio quando os pais têm nacionalidade por aquisição. Veja a nota que estou acrescentando ao final.

    Veja qual desses caminhos parece o melhor para você, e discutiremos somente um. Creio que a melhor opção seria (2).

    1) O filho pode obter nacionalidade pelo Art-2 por aquisição. A mãe e pai assinam por ele nesse caso.

    Funciona para menores e para incapazes. Ela entraria com um atestado médico, apostilado, comprovando a limitação para assinar o documento pessoalmente.

    2) Outra alternativa seria fazer a assinatura "a rogo" no cartório. Um ou ambos os pais podem ser procuradores dele, e a assinatura da procuração é feita pelo tabelião "a rogo". A vantagem nesse caso é que a nacionalidade dele seria Art-1C por atribuição. Terá que fazer um requerimento, explicando a situação, mas não vejo maiores dificuldades. O tabelião poderia assinar o form-1C diretamente, mas creio mais prudente ter uma procuração para os pais, que "o representam em conjunto ou separadamente".

    3) Outra alternativa seria contratar um advogado com OAP como procurador. O advogado tem poderes para assinar todos os documentos por ele, e não precisa ir ao cartório, porque o advogado mesmo tem poderes legais para aceitar o caso, e todo advogado em PT é um notário. Aqui também a nacionalidade seria Art-1C por atribuição. Pessoalmente acho que das três, essa seria a pior opção, mas é possível.

    Nota-1: Também com a condição, ele é elegível nos dois casos (art-2 e art-1C) para pedido de urgência para tratamento de saúde. Não é um grande ganho de tempo, e provavelmente o custo extra não compensa.

    Nota-2: O texto de abertura do Art-2 diz assim, e fica explícito que a aquisição foi depois do nascimento, que só ocorre na nac derivada. E por isso, creio que a opção-1 não se aplicaria ao caso. Na nac originária, a pessoa passa a ser português desde o nascimento, e portanto antes do nascimento do filho.

    O estrangeiro menor ou incapaz, cuja mãe ou pai tenha adquirido a nacionalidade portuguesa, depois do seu nascimento, pode também adquirir a nacionalidade portuguesa se declarar, por intermédio dos seus representantes legais, que quer ser português desde que não se verifique qualquer das circunstâncias que são fundamento de oposição à aquisição da nacionalidade – artigos 2º e 9º da Lei da Nacionalidade e artigo 13º do Regulamento da Nacionalidade.

  • @isabelfontinha eu fui na cara e na coragem! Mas aqui em Salvador, além das vagas destinadas ao agendamento, eles concedem algumas senhas (05) para pessoas não agendadas previamente.

    Não sei nos outros Estados como é o funcionamento.

  • @Nandalobao vc foi atendida sem agendamento? Qual foi a cidade?

  • Desculpa, agora vi que foi em Salvador!

  • Boa noite pessoal,


    Só pra registrar um bem fato curioso... Enviei meu pedido 1C no mesmo dia (mesmo envelope inclusive) que o Pedido do meu irmão.

    Verificamos as chaves hoje e o meu ainda está na bola 4 e o dele já tá na 7 marrom! Alguém consegue entender esse loucura? Kkkkk

  • @Max , logo o seu anda, também!! No ACP, a mudança das bolinhas se dá em questão de horas, depois que sai da bolinha 1!!

    Relaxe!!

  • @Leticialele oba!

    Coração já batendo mais forte aqui...

    Vc sabe se eles mandam email avisando que o assento já ficou pronto? E em Quanto tempo passa do 7 marrom pro Verde?

  • editado July 2022

    @Max , no ACP, depois de aprovado, o assento costuma sair em 15 - 20 dias.

    Consulte a planilha para ver como estão os processos próximos ao de vocês - https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/edit#gid=979081908

  • @isabelfontinha , muito obrigado.. foi difícil e corrido, mas valeu muito a pena.. pessoal aqui no fórum foram sensacionais e fundamental nessa conquista..

    @Leticialele .. tenho que ver essa questão do declarante do registro de nascimento do meu pai, mas possivelmente não foi ela, acredito que vou sim precisar fazer essa transcrição.. só não sei ainda por onde começar haha

    Recebi um PDF no email, o assento de nascimento da minha avó..

  • @AlexandreXan . em que Estado você mora?

    Se for em SP ou MS, faça a transcrição no Consulado de Santos; no RJ ou ES, no Consulado do Rio. Ambos aceitam os processos pelos Correios.

    Se você, como neto, for o requerente da transcrição, terá que mandar uma certidão de nascimento para comprovar a legitimidade para solicitar.

    Se for o(a) filho(a) da portuguesa, basta mandar cópia do RG;

    Se for a própria portuguesa, basta mandar a documentação solicitada.

    O formulário tem que ter a assinatura reconhecida por autenticidade.

  • Valeu @Leticialele vou ficar de olho aqui

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.