Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1120712081210121212131465

Comentários

  • Boa tarde a todos , sou moçambicano filho de português, gostaria de saber se a ACP do porto aceita pedidos provenientes do meus pais ou há exceções?

  • editado June 2022

    @Gilvaziofreitas

    Não pode aceitar. Não têm permissão pra isso.

    Só se o português (pai/mãe) tiver nascido em PT, no BR, ou em Estado membro da União Européia (esses dois por força de acordos internacionais).

  • @gandalf Ao invés dessa ''xerox do assento de transcrição de casamento'' que você disse acima ao passar a lista de documentos para o jairo99, serviria, também, a segunda página do assento de nascimento do progenitor português com aquele paragrafozinho dizendo que o casamento está averbado e foi averbado em tal data e etc, certo?

  • Boa tarde!

    Tenho um processo em andamento no ACP Porto - dei entrada dia 21/2/2022, encontra-se atualmente na bolinha 4, marrom - e gostaria de saber como posso utilizar a tal planilha para rastrear o andamento de meu processo?

  • O meu pai nasceu em portugal em madeira , eu nasci em Moçambique ,quando ainda era uma colônia portuguesa ( 1969).

    O ACP não aceita atribuição de processos provenientes de mocambique.?

  • @gandalf Te entendo....... Segue abaixo cópia do e-mail que me foi enviado.....

    Espero que com essa informação você possa vir a acreditar que meu processo se encontra na guarda.. Quando meu processo estiver findo, eu te passo o numero. Só não passo agora, pois não tenho receio de ser prejudicado por algumas pessoas que ganham a vida fazendo dupla cidadania para os outros...

  • ZinhoZinho Member

    Bom dia! Por quanto tempo mais ou menos o processo permanece na bola 4 marrom?

  • @gandalf @Leticialele É possível usar o título de eleitor brasileiro eletronico, com foto e filiação para o processo de nacionalidade?

  • @Pedroserodio

    NÃO pode. Só RG ou Passaporte, válido, menos de 10 anos de emissão, que contenha a filiação.

    Seu título de eleitor, CNH, e passaportes emitidos por consulados no exterior, não servem como documento legal. No caso do título de eleitor, não serve como documento legal nem mesmo no território nacional.

  • @Matheus07

    O "assento com aquele paragrafozinho", serve se estiver informatizado.

    Se for a certidão de batismo, o casamento tem que ter sido depois de 1911, para estar informatizado. Se essa averbação (é o nome daquele paragrafozinho) estiver apenas no Arquivo Distrital, o Conservador não consegue acessar os dados, e nesse caso precisaria mandar a cópia.

    Na averbação aparece o nome dos nubentes, e já ajuda muito. Mas o Conservador quer enxergar o assento de casamento inteiro. E se lá achar alguma divergência grave com os documentos que você está mandando, seria melhor você saber disso antes. Se ele não achar, pode gerar atrasos, e uma exigência que vai lhe custar além do documento, uma remessa extra por DHL a €40.

    O assento de casamento informatizado pode ser pedido pelo CivilOnline por €10, e você recebe por e-mail em poucas horas (até 24h úteis, mas geralmente chega no mesmo dia se pedido até as 10 da manhã), e pode conferir os dados. Não é muito dinheiro, não demora. Vale a pena você dar uma olhada no mesmo documento que o Conservador vai usar como referência.

  • @Zinho

    Não se sabe. O processo inteiro, entre a entrada na Conservatória, e o assento, deve levar 5-6 meses.

    Quando ficar 6-verde, no ACP levará mais 2-3 semanas para concluir. Esse é seu checkpoint importante.

    Estão aprovando processos de 28/01, o seu é 07/02. Deve ter uma resposta (5-verde ou 4-laranja), até o final do mês. Se não tiver, é por causa de uma demora maior nas férias de verão.

    Fique atento ao texto abaixo da bolinha. A diferença de cor entre 4-marrom e 4-laranja costuma passar despercebida, e o seu processo está quase chegando nesse momento de decisão. Acompanhe 1X por dia, principalmente 5ª e 6ª, e no último dia do mês, sempre à tarde. :-)

  • editado June 2022

    BOA TARDE, Gandalf, estou preecupado pelo facto de não ter o apostilamento de Haia no meu país, como faço nesse caso?

    O meu pai é português ,nascido em Portugal, e vi num comentário dizendo que a ACP do porto não aceita processos de algumas ex colonias ultramarinas do Portugal,seria o caso do meu país( Moçambique)

    Respeitosamente.

  • @renatomilano

    O tópico em que você formulou a pergunta não é bom, e o título é irrelevante. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/292687/#Comment_292687

    Qual é o seu ponto? Você não tem um documento com filiação? Em princípio, para maiores eles só são emitidos em solo BR.

    "De onde vem essa informação da necessidade de filiação no documento de identidade?"

    Ter a filiação na identidade é um requisito do IRN (meio que óbvio), para confirmar a identidade. Essa é uma garantia do Conservador que o filho nasceu no estrangeiro, um dos requisitos que define a modalidade da nacionalidade.

    • Quantos Joaquim Silva existem?
    • Quantos Joaquim Silva, nascidos no dia xx/xx/xxxx existem?
    • Quantos Joaquim Silva, nascidos no BR no dia xx/xx/xxxx, filho de Fulano de Tal, e de Sicrana de Tal, existem? A informação bate com o registo de nascimento original, manuscrito?

    O Conservador tem obrigação legal de questionar qualquer documento em que possa haver qualquer suspeita de fraude. Um Joaquim Silva, usando a identidade e registro de nascimento de outro Joaquim Silva, por exemplo.

    "Há relatos neste fórum de processos que caíram em exigência por conta da ausência?" SIM, mas vou deixar você procurar, se acha que precisa.

  • @gandalf,@Leticialele ,@Nandalobao e @mateusBH

    Galera estou muito feliz, meu processo foi criado o registo de nascimento e finalizado no dia de ontem. Pelo site ainda consta como aguardando registo, mas como tenho credito no Skype e já está vencendo resolvi ligar lá novamente e fui atendido em 20min, o senhor que me atendeu foi um pouco mal educado e sem paciência mas depois de muitas perguntas no final me parabenizou e disse que ontem eu nasci em PT e era para comemorar que já era um português e até me passou o numero da minha certidão, também me orientou a ir com o numero que me passou no consulado para tirar o cartão cidadão e passaporte.

    Como o @gandalf disse, o site tem um delay para atualizar, então se alguém tem pressa ligue na linha de registro. Estou muito feliz foi 28 dias para criação do registo, e acaba uma saga de 5 anos desde o inicio das buscas até chegar a minha vez de ser português. E ainda vai aumentar essa saga porque os processos ainda vão continuar até todos terem o direto adquirido hahaha.

    Já fiz o pedido no civil online e aguardando chegar no meu e-mail, assim que chegar já mandar o da filha menor para ACP e em seguida mandar para Santos a transcrição.

    Valeu galera pela parceria de processo e muito grato a todas as pessoas que ajudam os próximos aqui nesse fórum, e continuamos agora no processo da minha filha. Já atualizei na planilha!

    Valeu!!!

    ;-)

  • editado June 2022

    @Guilherme Jorge

    Parabéns ao novo Tuga. Não há glória sem luta, não há conquista sem persistência.

    Putz! Terça feira, de manhã cedo e o atendente já estava de mau humor? :-)

    Ainda bem que você alegrou o dia dele, e ele alegrou o seu! Talvez a pessoa que ele atendeu antes tenha tirado ele dos eixos.

    Nossa, nunca pensei nisso. Tive até que consultar... Por que é mau humor e mal humorado? Talvez alegre [ainda mais] seu dia! :-)

  • @gandalf

    Não possuo, por isso fiz a pergunta. Por morar fora do Brasil, meu RG e CNH estão expirados há muito tempo, e meu passaporte não contém filiação.

    Só queria saber se há recomendação EXPRESSA do IRN, pois eu particularmente não vejo como tão óbvia assim (ok, talvez uma visão tendenciosa, já que eu não tenho outra opção, rs). A “garantia do Conservador que o filho nasceu no estrangeiro” é suprida com a certidão de nascimento, não?

    Outro ponto é que muitas vezes as informações são repassadas (não só neste fórum) sem necessariamente serem checadas do porquê, quando na verdade são desnecessárias. Vou dar um simples exemplo: a necessidade do formulário 1C ser imprimido colorido.

    Enfim, obrigado de qualquer forma, irei pesquisar sobre eventuais exigências sobre o assunto.

  • @Guilherme Jorge

    Você disse que tinha atualizado na planilha? Onde foi? Eu atualizei esse na do ACP que ainda estava pendente. Tem outra?


  • editado June 2022

    @renatomilano

    "informações são repassadas (não neste fórum) sem necessariamente serem checadas do porquê" Aqui não é assim. Testamos as várias teorias e contestamos o que sai da linha.

    A “garantia do Conservador que o filho nasceu no estrangeiro” é suprida com a certidão de nascimento, não? NÃO. Poderia ser um homônimo. Ela só diz que existe um Joaquim Silva, e que você possui a certidão de nascimento dele impressa, mas não garante quem está assinando os papeis é aquela pessoa.

    Ocasionalmente no fórum pode ser feita uma recomendação, que pode não valer para todos, mas que seja uma regra geral. Há relatos de pessoas que conseguiram com um RG de 12 anos. Mas as chances de conseguir são mínimas, 5% talvez. E a pessoa que conseguiu pode ter omitido algum detalhe sutil que não percebeu, e que no caso dela funciona, mas para 95% dos outros não.

    Quando tem a possibilidade de resolver fazendo um novo RG, essa é de longe a melhor solução. Mas existem casos especiais.

    Vou lhe chamar por MsgPrivada, e vamos estudar suas alternativas. Aquele envelope do canto direito.

  • @gandalf me perdoe, abri ela e acabei não atualizando a planilha hahaha, é muita emoção hahaha.. mas valeu por atualizar.

  • @Guilherme Jorge

    Sem problema...

    Me ocorreu que o mau humor matinal, pode ter sido fruto da greve no sistema ferroviário que está afetando toda a Europa. Não tem metrô, e as opções de ir trabalhar estão ruins, inclusive em PT. Também em UK, FR, ES.

  • @Guilherme Jorge

    Uhuuuuuu parabéns, cara! Enfim tuga!

    Muito feliz por você, essa notícia até acendeu minha esperança de ter logo mais o meu assento também. :):) Será que está no mesmo bolo? Rsrsrs

    Comemora muito aí!!

  • editado June 2022

    @Nandalobao

    Não creio. Só funciona para quem não é ansioso. Hehe

    Por causa da sua exigência, ele está praticamente 1 mês na sua frente. Compare a data de aprovação no post acima. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/292714/#Comment_292714

  • @gandalf já nem tô mais, preciso ganhar $$$ para fazer o CC e passaporte. Essa história de ganhar em reais e pagar tudo em euros, quebra a gente.

    Não esperava gastar com exigência... Enfim. Vai sair na hora certa! Rsrsrsrs

    Mas se sair agora por milagre, também ficarei feliz! Rsrsrs

  • @Nandalobao

    CC e PEP não é caro.

    Seu assento virá lá pro final de Julho.

    Peça R$ emprestado, pague seu CC e PEP, consiga um trabalho antes mesmo de sair, vai lá já documentada como cidadã, ganha em €€, e paga sua dívida a €1 para R$5,6. Pague o vôo a €600 ida e volta.

    Fica lá um tempinho, e volta antes do inverno lá, pra passar o verão aqui, cheia de € no bolso. LOL

    Ahhh, o sonho das pessoas...

  • editado June 2022

    @gandalf eu estou indo para Irlanda. Era só para ser um intercâmbio de 02 anos. Mas agora... Talvez me demore um pouco mais. Rsrsrs

    Portugal eu pretendo ir só a passeio.

    Quanto aos documentos, estou calculando gastar uns $700,00 +/- por depende da cotação do euro. É bem inferior ao gasto com o processo, mas não é barato.

  • editado June 2022

    @gandalf olha que curioso, a data do assento está

    Cara que coisa, eu liguei aquela vez que você me disse e a atendente disse que estava em processo de criação hahaha, hoje na ligação notei que o senhor que me atendeu também falou que estava em processo de criação, porem ele perguntou se meu nome do meio era com o final "N" ou "M" (Willian) e logo em seguida corrigiu dizendo que já estava criado, acredito que tenha outra pessoa com meu nome parecido e a outra atendente errou ao me passar o estado do processo hahaha... mas ele também disse que eu tinha nascido ontem em PT, então será que tem como retroagir a data do assento? Não sei mas também não importa mais!!

    Então seu @gandalf as suas precisões estavam corretas e você não errou hahaha, foi criado em exatos 15 dias após a aprovação! Agora sim eu atualizei com as datas corretas na planilha! ;-)

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/291978#Comment_291978

    Fico triste e feliz ao mesmo tempo, triste por ter perdido vários dias pois já podia ter enviado os outros processos e feliz por receber meu assento e sem nenhum erro!!

    Então vai ai uma dica para geral, se algo sair do normal ligue na linha de registros, pois no site ainda está sem atualização!

  • @Destefano pela tabela compartilhada recentemente do consulado RJ, sim, o valor aproximado do Vc e passaporte somados é esse.

    Salvo se eu olhei errado....

    @Guilherme Jorge quem foi o conservador(a) que fez o seu, foi a Maria Clara?

  • @Nandalobao entendi. Como o @gandalf colocou valores em euros, achei que pudesse ser uma eventual viagem para Portugal para fazer esses documentos...

  • editado June 2022

    Olá @Nandalobao , muito obrigado!! e estou na torcida para você ser a proxima!!

    Quem criou o assento foi a Ana Cacilda, não sei o que rolou hahaha, o importante que finalizou!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.