Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1119912001202120412051461

Comentários

  • @gandalf Mas no meu caso é diferente. Eu expliquei para a mulher que trabalha no ACP que o meu pai teve o processo finalizado mas estava esperando para emitir o assento. Ela disse q eu poderia dar entrada mesmo sem o número do assento se o despacho foi positivo.

  • @Pedroserodio

    Pode mandar, mas não vai ganhar muito com isso. Logo (talvez em 1 mês, 2 meses no máximo), irão perceber que o processo ainda não possui a documentação, que está pendente de decisão em outro processo, e vão colocar o seu processo na geladeira.

    Sabe-se lá quando irão "descongelar" e voltarão a olhar seu caso.

    Poder, pode. Mas eu não faria assim. Daria um passo de cada vez, sem afobação. Eu aprendi o custo da afobação logo em meu 2º processo.

  • Alohaaa :)

    Mudando de discussão graças a vocês :)

    Vamos com as minhas novas dúvidas.


    Vi muitas questões sobre enviar os documentos via DHL/CTT, mas moro mesmo muito perto da ACP, passo sempre por lá, não vale a pena entregar pessoalmente?

    Sabendo disto, as próximas são:

    Transcrição de Casamento, vale a pena fazer na ACP ? Demora em média quanto tempo?

    O meu processo de nacionalidade faz também sentido fazer na ACP?

  • @Fernando Amaral O ACP não faz transcrição de casamento.

  • AbdouAbdou Member

    @Pedroserodio boa noite qual e contato que vôce uzo para ligar a ACP .

    Ja tentei muita vez ele me nunca atendo nem com email eles nunca respondem partilha o modo de contacto por favor

  • AlexandreXanAlexandreXan Member
    editado June 2022


  • Boa noite..

    Passando aqui para agradecer a todos, principalmente a @Leticialele , o @gandalf , o @gsilvestre .. pois finalmente o processo de cidadania da minha vó foi aprovado e agora é só esperar o registro.. sem vcs isso teria sido impossível.. ainda mais nesse caso da minha vó que é interditada, e não é muito comum.. muito obrigado por terem me ajudado quando pensei em desistir lá em Dezembro do ano passado.. Gratidão..

    Obs: gostaria de saber em quanto tempo esse registro fica pronto e como funciona? Enviam por email ou mandam fisicamente?


  • editado June 2022

    @fernandoamaral

    Você pode levar os documentos necessários na CRCivil do Porto. Fazem a transcrição na hora. Não sei se tem que agendar, provavelmente sim.

    No seu caso vale a pena entregar a nacionalidade pessoalmente, ou no ACP, ou no CNAI do Porto, com o mesmo efeito, esse livre de advogados.

    Centro Nacional de Apoio ao Imigrante (CNAI) | Rua do Pinheiro, 9 | 4050-484 | Porto

    Arquivo Central do Porto | Rua Visconde de Setúbal, 328 | 4200-498 - Porto

  • editado June 2022

    @AlexandreXan

    Estou um pouco confuso, porque na planilha diz que o processo de sua avó finalizou com o assento em 20/12/21.

    Agora você está dizendo que foi aprovado? A descrição do caso é semelhante, que sua avó estava interditada.

    Na planilha do ACP, linha 524. Verifique lá. De preferência não corrija ainda, porque tudo ali parece consistente. Acaso tinha outro processo?

    https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/edit#gid=979081908

    Aprovado: Em 26 de novembro de 2021, 05:50 Adicionado: "22/11/21"

    Finalizado: Em 23 de dezembro de 2021, 13:02 Adicionado: "20/12/21"

  • @Abdou

    Não ligue para as Conservatórias, porque não atendem o telefone.

    Se atenderem, vão prejudicar o andamento de processos para atender a milhares de telefonemas por dia.

    Para isso existe a Linha de Registos. Um call-center.

    Coloque 20 reais de crédito no Skype pré-pago. O melhor horário é no início do expediente, 9h em Portugal, 5 da manhã em Brasília.

    Tel: +351 211 950 500

  • @gandalf ..

    Alguém deve ter alterado lá.. não fui eu..

    Realmente é o processo da minha avó, esse da linha 524.. Final do ano passado mandei mensagem aqui dizendo que estava difícil de achar uma certidão e que tinham pedido um processo judicial específico, do juíz autorizando a minha tia (tutora legal) a solicitar a cidadania portuguesa.. aí conforme orientação de vcs, enviei uma outra certidão junto com esse alvará judicial e deu certo, certidão inclusive que a @Leticialele me ajudou a achar.. ontem fui verificar nas bolinhas e tinha sido aprovado..

  • @AlexandreXan

    É bem estranho pelo sincronismo das datas. Deixe o registro velho ali, que eu vou dar uma olhada depois, e tentar descobrir o que houve.

    Vai ser difícil. Mas não seria a primeira vez que pessoas de grupos de FB vêm marcando processos de outros mais demorados como concluídos. Em algum momento alguém terá que fazer alguma coisa sobre isso. Eu já dei minha contribuição até aqui. Por enquanto fica como está podemos conviver com erros e sabotagens ocasionais. :-)

    Eu criei uma nova entrada para você logo na linha de cima. Use essa nova para anotações e previsões.

    Obrigado.

  • @gandalf Se eu fizer o agendamento para a CRC do Porto depois eles enviam para a ACP? Vou dar entrada la pessoalmente, mas não tem vaga pra dar entrada na nacionalidade pelo ACP, só pela CRC do Porto.

  • AbdouAbdou Member

    @gandalf obirgado vou ligar a linha de registo

  • Boa tarde Pessoal,

    @gandalf @Leticialele

    Consegui entrar em contato com a linha direta (+351 211 950 500) e consegui algumas informações sobre minha pendência, me deixou um pouco mais aliviado mas também um pouco preocupado. 

    Fui informado que o documento faltante do meu processo é justamente a Certidão de inteiro teor por cópia reprográfica do requerente, eu mandei no processo uma Certidão de Inteiro Teor Digitada, autenticada e apostilada.  

    Pelo que eu entendi agora, só devemos mandar uma CERTIDÃO DE INTEIRO TEOR POR CÓPIA REPROGRÁFICA, ou seja, uma xérox direta do livro autenticada e apostilada. 

    Como a carta foi enviada a pouco tempo para a minha casa, (26/05/2022) mas ainda não recebi, ela me orientou a aguardar os 30 dias de prazo para recebimento.

    Mas tendo em vista essa informação, seria melhor eu já mandar esse documento faltante para acelerar a resolução do problema ?

    Agradeço mais uma vez o apoio de todos.


    GABRIEL LANÇAS


    13xxx/22 (Maior, pagamento C6 Bank, envio por DHL (São Paulo - SP)


    Enviado - 19/01/2022


    Entregue - 24/01/2022


    Chave de acesso - 28/01/2022 - 1 - Foi Recebido


    16/05/2022 - 2 - Foi Registado


    23/05/2022 - 4 - Verificação documentos (O seu pedido foi verificado, está completo e válido)


    26/05/2022 - 4 - Verificação documentos (O seu processo não está completo, tal como foi notificado.) - Aguardando a notificação.

  • Boa tarde, pessoal.

    Os processos do meu irmão e o meu foram finalizados hoje. Não recebi as certidões de nascimento.

    Tem algum e-mail para o qual posso pedi-las?

    Obrigado.

  • @gsvgl

    Sim, a certidão do requerente tem que ser por cópia reprográfica do livro (manuscrita), apostilada.

    Pode pedir a sua, que demora 1 semana. Quando receber a certidão, já terá chegado a carta de exigência.

    Junte uma cópia da carta com a certidão e mande para o mesmo endereço onde está.

  • Obrigado @gandalf


    A Certidão de Inteiro Teor Manuscrita eu mandei, o que foi me informado foi a falta da Copia do Livro, autenticada e apostilada.


    De qualquer forma vou aguardar a carta para mais detalhes.

  • @gandalf ..

    Pois é.. mas assim que possível vou atualizar lá certinho.. graças a Deus deu certo, agora vou entrar com o pedido da nacionalidade do meu pai e depois com a minha..

    Quanto tempo pra ficar disponível essa certidão da minha vó? Ela vem online ou física?

  • @gsvgl só não entendi o por que você ficou preocupado. A certidão necessária não foi mandada e, geralmente, ela é fácil de se conseguir. Já corre atrás disso e quando a carta chegar, junte a carta (depois de tirar uma foto e mandar para o seu email) e encaminhe para cumprir a exigência.

  • @Destefano Obrigado, vou seguir nesse caminho e vai dar tudo certo!

  • enviei a documentação, pelo correio normal (R$20,00) no dia 19/05/2022 no dia 30 já estava na conservatória da guarda!


    Recebi hoje o numero do processo e o status................ Fiquei feliz pacassss.




    até ler que pode demorar 2 anos........................................

  • @Mr_panda não entendi. Você não mandou para o ACP? Não entendi pq sua bolinha ficou verde tão rápido.

  • @Mr_panda Nossa, pagou um otimo valor e não foi tão demorado, qual foi a modalidade que você enviou?

  • editado June 2022

    @Mr_panda eu enviei no dia 26/05 pela DHL paguei R$254,00 e até hoje não chegou... Finalmente no dia 07/06 foi finalizado o processamento em SP e agora está em Madrid. Espero que amanhã chegue no ACP.

    Não adiantou nada a correria com a certidão que ficou pronta em 02 dias, o que aqui o normal são 05 dias úteis. Nem pagar o absurdo que a DHL cobra. :(:(:(

    Mas nesse caso o atraso tbm se deu pela greve na alfândega.

    @gsvgl se estiver com pressa, mande um e-mail para o ACP e peça a cópia em PDF. Não é o recomendado para não atrasar os outros processos.

    O processo do meu pai eu não esperei a carta e nem solicitei, apenas enviei o que me foi passado por telefone. Corri riscos, sim!...poderia ter mais alguma coisa ou sei lá... Mas deu tudo certo.

  • @Mr_panda excelente negócio de mandar pelos correios. Ficou um valor bem abaixo.

    Por outro lado, gostaria de entender porque o seu processo foi enviado para a conservatória de Guarda... Algum motivo especial? De toda forma, boa sorte.

  • editado June 2022

    @gsvgl

    Só tem uma certidão por cópia reprográfica do livro, e é a única que vem manuscrita.

    Tem que pedir essa certidão diretamente no cartório onde foi registrado, e mandar apostilar. Vale por 1 ano da emissão.

    Algo está errado com a certidão "manuscrita" que você mandou. Não apostilou, ou passou de 1 ano da emissão, não era original, algo assim.

    Pode ser algum problema nos QRcodes dela. Você verificou com o celular? Tem uma cópia da que enviou que possa verificar?

    O que você diz que fez, não bate com o que disseram da exigência.

  • @AlexandreXan

    A sua previsão é mais 12 dias (20/06). Com a proximidade das férias, e os 3 feriados agora na sexta e segunda, não dá para dizer ao certo.

    Podem lhe mandar por e-mail o assento, mas na maioria das vezes eles mandam é pelo correio normal mesmo (1/3 se perde no caminho). Se mandarem pelo correio, sempre pode pedir o seu pelo CivilOnline, e lhe entregam por e-mail em até 24h úteis. Custa €10.

    Mas pra pedir no civilOnline, tem que estar todas as bolinhas verdes. (a menos que queira arriscar). https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/secure/cert/CertidaoController?action=semCDO

  • @Nandalobao já mandei e-mail mas sem resposta, vou atras do documento que me foi informado pelo telefone e seguir com o envio pelos correios.


    @gandalf quando mandei pela primeira vez, vi e revi todos os documentos, apostilamento, selos e códigos, mas não me atentei em tirar copias.


    Quando liguei la e pedi mais detalhes, a funcionaria me informou que seria só mandar Certidão por Cópia Reprográfica do meu registro.


    Vou pedir uma nova e mandar, vamos ver o que vai ser.


    Obrigado novamente.

  • @gsvgl

    Veja bem que "cópia reprográfica do registro" não é tomar uma certidão, e fazer uma cópia autenticada de uma certidão existente.

    "Certidão por cópia reprográfica" é um tipo de certidão que o cartório faz, por processo fotográfico do livro de registros, que está manuscrito. Tem uma máquina especial só pra fazer isso, sem danificar o livro.

    Sem ver a cópia que fez não tem o que se possa dizer a respeito, exceto que o que vc acha que mandou, não bate com a descrição da exigência.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.