Sobre os assentamentos de batismos (nascimentos) antes de 1911

1235712

Comentários

  • Olá, boa noite!!

    Sou novo aqui!

    Meu bisavô se chamava João Joaquim Filgueira. Eu estou tentando conseguir a certidão de nascimento dele. Eu tenho a certidão de casamento dele, que diz que ele nasceu em Portugal - Ilha da Madeira. Ele se casou no dia 24 de setembro de 1904, no município de Chácara, comarca de Juiz de Fora, Minas Gerais. Alguém, por favor, pode me informar como eu consigo a certidão de nascimento dele? O problema é que na certidão de casamento não consta a data de nascimento dele!


  • Bom dia, gente tem algum outro lugar que eu possa pesquisar?

  • Olá boa noite! Estou buscando onde meu bisavô nasceu em portugal e me sinto procurando uma algulha num palheiro rs vou passar as poucas informações que tenho com a esperança que ajuda a encontrar algo.

    Nome: Francisco joaquim alexandre

    Nascimento 10/02/1882

    Pai: Manuel joaquim alexandre

    Mãe: Maria joaquina alexandre

    Obrigada

  • Boa noite a todos,

    Estou a procura o assento de Batismo de AMADEU JOSÉ PEREIRA DANTAS, que segundo certidão brasileira de casamento nasceu em Portugal em 24 de Setembro de 1905. Filho de Manoel Antonio Pereira Dantas e Joaquina Augusta da Cunha. Não fazemos ideia da Freguesia, Concelho e Distrito. No Family Search aparecerem pessoas com o sobrenome de Pereira Dantas em Viana do Castelo. Alguns Dantas em Vila Real e Bragança e Viseu.

    Tentei a busca no sítio eletrônico histórico do exército português e no Arquivo Distrital de Braga, Vila Real, Bragança e Viana do Castelo. Se alguém tiver alguma ideia, toda ajuda será bem vinda.

    De antemão muito obrigado.

    Flavio

  • Boa tarde, alguém poderia me ajudar, estou procurando a CERTIDÃO DE NASCIMENTO/BATISMO do meu avô JOAQUIM DE SOUZA CAMPOS(FILHO), NASCIDO EM PAÇOS DO FERREIRA, BISPADO DO PORTO , PORTUGAL por volta de 1880.

    Sua filiação é JOAQUIM DE SOUZA CAMPOS E MARIA ROSA DE SOUZA CAMPOS, já fiz algumas pesquisas a achei os dados acima na igreja Santo Antonio dos Pobres em que ele se casou no Rio de Janeiro.


    Bom Dia, @FlavioPeres , @fernanda1416 estou na mesma situacão de vocês, tenho feito buscas diárias e nada. Uma amiga me falou que com uma pessoa lá em Portugal é mais fácil, não sei o que eles fariam de diferente, até onde eu sei a busca é pela internet. Já pesquisei no SIAN, ARQUIVO NACIONAL, FAMILY SEARCH, DISTRITO DO PORTO, PAÇO DO FERREIRA....STOU UM POUCO DESANIMADA

  • editado May 2022

    @FlavioPeres

    Presente para você: Olhe o TIF 080:

    https://digitarq.advct.arquivos.pt/viewer?id=1102007

    Como eu já havia escrito esse textão abaixo antes de achar, vou postar tudo. Fica como "caminho das pedras" de mais uma maneira para outras pessoas tentarem achar seu antepassado.

    Há registros em que o Family Search menciona, com a composição exata, o nome completo do pai - Manoel. Eu leria atentamente cada um deles para ver se diz algo de que freguesia ele é. Sempre pode ser homônimo, mas tem que tentar.

    O mais promissor me parece ser esse, onde esse Manoel é o avô. Com isso, saberia onde um possível irmão de Amadeu (esse irmão sendo filho de Manoel e pai da criança batizada) nasceu.

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6XX3-QQJV

    Normalmente daria para ir direto no livro da freguesia pois o link acima tem tudo. Fui e não achei nenhum batismo nesse dia. Aí notei que o link acima foi indexado por leitura de computador - o que gera uma quantidade enorme de erros. Desconfio que leu errado a data. Ao invés de ficar olhando folha por folha, acho mais fácil entrar em contato ou com um CHF do FS ou seguir o que diz esse link para conseguir destravar e ver o que está escrito nesse batismo:

    https://www.familysearch.org/fhcenters/locations/

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/20352/centros-historicos-da-familia-o-que-fazer-com-os-registros-bloqueados#latest

    O mesmo vale para os demais. Nesses outros, o Manoel foi padrinho (no último não se sabe o que ele foi); às vezes se fala de que freguesia é:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6XTS-5RN9

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6XTS-W1JR

    Num deles, o batismo de Esmelinda em 1898, deu para ir direto no livro. Lá consta: Manoel Antonio Pereira Dantas e Emilia Rosa da Cunha "naturais dessa freguesia" (Formariz, concelho de Paredes de Coura) foram os padrinhos. Olhar o TIF 073. (foi esse aqui que me levou a depois achar o batismo de Amadeu em Formariz)

    https://digitarq.advct.arquivos.pt/viewer?id=1102006

    Acho que tem coisa aí. Olhe os sobrenomes e freguesia desse passaporte que consta na base de dados do CEPESE de emigrantes para o Brasil; algum parentesco entre essas pessoas todas pode existir:

    ID / Nome / Naturalidade / Concelho / Pai / Mãe / Profissão / Idade / Destino / Estado Cívil

    268554 / Manuel José Pereira Dantas / Formariz / Paredes de Coura / António José Pereira Dantas / Emília Joaquina da Cunha / Lavrador /26 / Rio de Janeiro / Solteiro

  • @LiliCarioca

    Se o Joaquim não "rejuvenesceu" ao vir para o Brasil (acontecia com muitos...), pela certidão de casamento civil, ele teria nascido em 1882-1883:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-D8SW-LLS?i=33&cc=1582573

    Na base de dados do CEPESE tem dois passaportes que se encaixam bem:

    ID / Nome / Naturalidade / Concelho / Pai / Mãe / Profissão / Idade / Destino / Estado Cívil

    154344 / Joaquim de Sousa Campos / Paços de Ferreira / Paços de Ferreira / Sem Indicação / Sem Indicação / Negociante / 37 / Rio de Janeiro / Solteiro

    200110 / Joaquim de Sousa Campos / Paços de Ferreira / Paços de Ferreira / N/a / N/a / Sem Indicação / 16 / Rio de Janeiro / Solteiro

    Pode ser de 2 pessoas; ou da mesma em momentos diferentes da vida.

    Infelizmente, os passaportes do distrito do Porto não estão indexados. Achar no braço leva um bom tempo. Se você souber a data que chegou no Rio de janeiro, já ajuda, pois os passaportes tinham validade curta, em geral 90 dias. Mesmo assim, vai olhar muitas páginas.

    https://tombo.pt/d/porto#J-E/026

    O CEPESE cobra para abrir a data exata de emissão do passaporte:

    http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/itsdatabase/view.php?id=10

    Às vezes achar o passaporte vai te dar o dado que precisa para achar o batismo; outras vezes não acrescenta nada. às vezes tem a freguesia; outras não. Mas o passaporte pode te dar certeza do ano do nascimento - não dava para "rejuvenescer"; tinha que mostrar um documento para emitir o passaporte. Cabe a você decidir se esse gasto do CEPESE vale a pena.

  • Olá, boa tarde.

    Estou procurando certidão de nascimento do meu bisavô para iniciar a cidadania.

    Nome: José Lourenço Ferreira

    Pais: José Lourenço Ferreira e Rita da Fonseca

    Data de nascimento: 31/10/1905

    Freguesia Queirã, Concelho Vouzela.

    Alguém consegue me ajudar por gentileza?

  • Sr. Carlos, Eu ei de alcançar a sua sabedoria. Muitíssimo obrigado... Viana do Castelo... sua aula foi formidável.

  • @Carolinalf

    Os livros de batismo de 1905 para Queirã não estão online.

    https://digitarq.advis.arquivos.pt/details?id=1065439

    Peça uma pesquisa para o Arquivo Distrital de Viseu com esses dados e acrescente que não pode pesquisar diretamente pois os livros desse ano não estão online. Eles ou vão achar o batismo ou te encaminhar para outro lugar onde os livros possam estar.

    https://digitarq.advis.arquivos.pt/oservices

  • @CarlosASP Sr Carlos GRATIDÃO pelas dicas de busca, me deu uma esperança, aquela luz no fim do túnel, ou melhor da cidadania, já me cadastrei no CEPESE, e continuo nas buscas do batismo ,mais um vez muito obridaga.

  • Obrigada @CarlosASP .

    Acabei de solicitar para o Arquivo Distrital de Viseu, espero que achem.

    Mandei email para o Registro civil de Vouzela também , mas ainda não me retornaram.

    Vamos aguardar, obrigada.

  • Preciso muito de uma ajuda.

    Estou em busca do assento de nascimento do meu bisavô portugues

    Nome: Manoel Pinto

    Pai: Guilherme Pinto

    Mãe: Maria Cardoso

    Irmãos: sei que ele teve, mas não conheço o nome de nenhum deles, nem tenho certeza quantos eram.

    Nascimento 24 de janeiro de 1904 - a família me disse que ele nasceu em Tarouquela, Sinfães.

    só encontrei uma transcrição do passaporte feita no Brasil que dizia que ele era de Sinfães.

    Falecido 26 de março de 1992( No Brasil)


    Na transcrição do passaporte dele tinha o numero do

    BILHETE DE IDENTIDADE n°63754 dado pelo Governo Civil do Porto aos 20 de novembro de 1928.

    Passaporte de Emigrante n°548 livro 233- Governo Civil do Porto.


    Ele veio para o Brasil na embarcação Darro que saiu do Porto em 26 de dezembro de 1928 e chegou no Brasil 09 de Janeiro de 1929.

    Numero do R, civil5 55472 (acho que esse é o registro do Brasil)


    Tenho o numero do Registro de Estrangeiro dele aqui no Brasil 1 064 414

    Ele se casou aqui no Brasil também com Altiva Gonçalves Pinto.


    Tenho o cpf e rg dele aqui do brasil também, mas não me resolvem nada.

    Estou a anos buscando, pois queria tirar a cidadania da minha avó e depois a minha, pois meu pai já é falecido, mas eu só consegui evoluir até esse ponto.


    Ficarei muitooooooo agradecida se conseguirem me ajudar em algo.


    Obrigada,

    Paolla Guez

  • editado May 2022

    @Paollaguez

    Para sua sorte, para essa data existe o PROCESSO de emissão do passaporte.

    Lá consta que ele nasceu na freguesia de Espadanado, Concelho de Cinfães, Distrito de Viseu em 24 de janeiro de 1907.

    Os batismos de 1907 não estão online. Peça uma pesquisa para o Arquivo Distrital de Viseu com esses dados e acrescente que não pode pesquisar diretamente pois os livros desse ano não estão online. Eles ou vão achar o batismo ou te encaminhar para outro lugar onde os livros possam estar.

    https://cloud.archeevo.pt/details?id=16204

    https://digitarq.advis.arquivos.pt/oservices

    Acrescente no pedido o link para o processo de passaporte dele. Entre no link abaixo e olhe tudo que está na pasta 548 (é o processo de emissão do passaporte):

    https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=1600321

    Tarouquela e Espadanedo são freguesias vizinhas:

    https://geneall.net/pt/mapa/275/cinfaes/

  • @Paollaguez , registo do passaporte -https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=411628

    Processo de passaporte: https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=1600321 0548 e seguintes

    Nascido na Freguesia de Espadanedo, Cinfães, em 24 de janeiro de 1907.

    Os registos não estão online.

    Tem que pedir o assento de batismo certificado ao Arquivo Distrital de Viseu. - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1

    Boa sorte!!

  • @Paollaguez

    Os livros de batismo de 1907 ainda se encontram na Conservatória de Cinfães, portanto solicite a certidão no Civilonline:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

  • Achei a certidão da bisavô portuguesa

    de minha esposa , quais documentos vou precisar para comecar o processo da cidadania dela

  • @CarlosASP , @Leticialele e @Guilherme Moreira

    MUITOOOOOO OBRIGADAAAAAA

    Realizei o pedido do assento de nascimento no arquivo distrital, agora com a informação correta(nascido em Espadanedo) e comprovante disso.

    Vocês realmente não tem ideia do quanto me ajudaram, muito obrigada mesmo.

    Espero voltar em breve para dizer que consegui e iniciar o processo de solicitação do nacionalidade portuguesa da minha avó e da minha.

    Obrigada....

  • LuxusrpLuxusrp Member

    @Leticialele Boa tarde, eu solicitei os assentos de batismos dos meus triavós e chegaram hoje, eu gostaria de saber uma coisa.

    1° Os dois são portugueses e se casaram no Brasil, porém no assento já consta o averbamento com os nomes fixados, nesse caso, eu preciso mandar a certidão de casamento também?

    Como eu consultei com você antes em outra discussão, o apelido da mãe do meu triavô está diferente, com relação ao assento de batismo e á certidão de casamento/óbito, por esse motivo eu só mandaria a certidão de casamento se fosse extremamente necessário, para evitar qualquer tipo de pendência.

  • @Luxusrp , se o casamento já está averbado nos assentos de batismo, não precisa mandar nem certidão de casamento nem de óbito.

    O casamento deles já foi transcrito em Portugal.

    Boa sorte!!

  • LuxusrpLuxusrp Member

    @Leticialele Muito obrigado, ajudou bastante.

    Creio que breve vou conseguir dar entrada no pedido da minha avó.

  • mellomello Member

    Busco informações de certificado de assento de batismo de:

    Julia Rosa de Medeiros filha: Data provalvel do nascimento 09-01-1895 ou 1896

    Boaventura Bernardo de Souza (Pai) Naturalidade: Povoação. Água Retorta

    Rosa Julia de Medeiros de Souza (Mãe) Naturalidade Ilha dos açores: Freguesia de nossa senhora da penha de França

  • @CarlosASP já consegui achar a certidão do meu bisavô, obrigada.

    Estou com dúvidas quanto ao pagamento que consta no modelo para cidadania de 175 euros, como pode ser feito/pago do Brasil?

    Outra dúvida é que no modelo existe 2 espaços antes da Conservatoria do Registro Civil, o que colocar ?

    Obrigada


  • editado May 2022

    @Carolinalf , pague com cartão de crédito

    Cidadania para netos art 1D - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1D

    Como vai mandar a certidão, preencha apenas o nome completo do português e deixe o restante em branco

  • @CarlosASP, @Leticialele

    o Arquivo distrital de Viseu me passou a seguinte resposta:

    MENSAGEM RECEBIDA

    Exma Sra

    Os documentos necessários à localização do registo pretendido ainda são detidos pela Conservatória do Registo Civil de Cinfães, à qual deve apresentar pedido de localização/emissão de certidão.

    Com os meus cumprimentos,

    Maria das Dores Almeida Henriques

    Diretora


    @CarlosASP e @Leticialele vocês sabem qual o contato do Registo Civil de Cinfães?

    Eu procurei na internet e só encontrei um endereço de e-mail e mandei um e-mail ontem, mas ainda não tive nenhum retorno.

    Esse foi o e-mail que encontrei crcpcom.cinfaes@dgrn.mj.pt


    @Guilherme Moreira, tentei pelo passo a passo que me mandou, mas quando seria para aparecer a pagina seguinte do pagamento, simplesmente não aparece e vai para a pagina de inicio com a mensagem "Estamos a melhorar os serviços online, solicitamos o preenchimento do breve inquérito de satisfação aqui"

    E eu não recebi o codigo por mensagem de texto, refiz o pedido. Qualquer novidade eu falo aqui, mas se souber de algo me fala.


    Agradeço mais uma vez a todos

  • @Paollaguez , o email da CRC de Cinfães é registo.cinfaes@irn.mj.pt

  • PiancaPianca Member

    Boa tarde!

    Já tem um tempo que havia desistido de fazer a busca para cidadania da minha mãe, porque não tinha encontrado a certidão de nascimento da minha avó aqui no ES.

    Pedí uma certidão negativa dela no cartório e fui em um advogado para fazer registro tardio, mas fui informada aqui que não servia pelo fato de ter que ser meu bisavô português o declarante na certidão...

    Agora como um milagre meu tio encontrou a certidão dela perdida em uma pasta.

    Pedí novamente ao mesmo cartório que paguei por várias buscas frustadas e pela certidão negativa e me mandaram em inteiro teor (TIVE QUE PAGAR NOVAMENTE, MAL ME PEDIRAM DESCULPA PELO "ENGANO").

    Agora que já localizei todas as certidões, como faço para começar o processo da minha mãe?


    Desde já, agradeço!

  • @Pianca , é processo de filha ou de neta?

  • editado May 2022

    Para solicitar a cópia repográfica do assento de casamento do português seria a narrativa certificada ou integral certificada? qual dessas duas versões vêm a cópia do livro? Alguém sabe me informar?

  • PiancaPianca Member

    Ei @Leticialele bom dia!

    Minha mãe é neta, e minha vó já é falecida.

    Meu bisavô nasceu e cresceu em Portugal, veio para o Brasil já adulto e se casou no ES.

    Ele foi o declarante na certidão da minha avó.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.