Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1117911801182118411851451

Comentários

  • Olá a todos. Como já comentado anteriormente, os processos dos menores da família cairam todos em exigência, em nenhum enviamos os documentos dos pais apostilados. Somente as cartas de dois sobrinhos irmãos que chegou ao Brasil por enquanto. E temos uma dúvida, pois a exigência deles foi diferente um do outro.

    A sobrinha menor que tem 11 anos, ficou bem claro que falta o documentos do pais atutenticado e apostilado.

    O do outro sobrinho, irmão desta sobrinha, que tem 5 anos, veio outra exigência. Estão solicitando o formulário de novo, com o preenchimento do quadro 3. Por uma desatenção, não preenchemos este campo, pois pensávamos que era apenas para procuradores, como advogados. O que não entendemos é que, mesmo minha sobrinha que tem 11 anos, ela não assinou o formulário e não foi enviado RG dela, ficando o formulário da mesma maneira que do irmão. E o dela não pediram o reenvio do formulário.


  • O processo da minha avó foi finalizado! Processo 141xxx/2021

    Pulou da bolinha 4 (29/03) para a bolinha 7 (12/05). SEM EXIGÊNCIAS!

    Agora é juntar os documentos do meu pai:

    - já tenho a certidão de nascimento por cópia repográfica;

    - Ele só tem CNH, mas como vi que estão tendo problemas, vamos providenciar um RG novo;

    - A minha avó foi declarante do meu pai, nunca foi casada e não consta nenhum nome paterno na certidão do meu pai;

    - Porém meu pai só foi registrado 7 anos depois do nascimento. Ele é de 1970 e foi registrado em 1977. Vai ter algum problema por causa disso?

    - A certidão que fizeram do meu pai ao meu ver estar desorganizada, mas o código e as informações estão corretas. Seria um problema tbm? Vou mandar em anexo.


  • editado May 2022

    bom dia pessoal,

    Os impressos só podem ser preenchidos à mão?

    Alguem possui o impresso 1C (e também o modelo 3) em arquivo editável?

    Please!!

    Muito obrigado

  • Olá!

    Chegou a carta da exigência do processo da minha avó (1C) e estou com algumas dúvidas, se puderem me ajudar eu agradeço muito!

    1. Eles pediram a certidão de nascimento dactilografada porque a cópia reprográfica está parcialmente ilegível. Minha dúvida é: devo apostilar essa nova certidão digitada para enviar?
    2. Mesmo estando averbado na certidão de batismo do português, eles pediram para eu enviar a certidão de casamento dos pais da requerente (casamento ocorreu em 1933). Pedi no civil online e já veio, achei bem simples inclusive, é só imprimir isso e mandar no envelope pra eles?
    3. Para enviar o envelope com as exigências existe algo diferente a ser feito, ou só colocar as certidões dentro junto com o número do processo e enviar para o ACP?

    Obrigada!

  • editado May 2022

    @tatimns ...

    Me pareceu que a notificação do processo do Lucas está mencionando que o documento de identificação da Mãe não foi "Certificado" pelo original...

    Ou seja...

    Além do não preenchimento do Quadro 3...Que é obrigatório quando quem assina o requerimento é alguém diferente de quem está qualificado e identificado no primeiro campo do Quadro 1 do requerimento da Nacionalidade Portuguesa...Eles identificaram que o documento da Mãe não foi devidamente certificado...

    Você tem cópias dos documentos enviados...???

    Se tiver...Verifique com atenção se a cópia do documento da Mãe foi autenticada antes do envio...

    Aqui no Fórum sempre é recomendado que em caso de exigência seja enviado somente aquilo que é mencionado na notificação...

    De qualquer maneira...Se esses processos fossem de meus familiares EU enviaria...:

    NOVAS CÓPIAS DOS DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DOS PAIS AUTENTICADAS E APOSTILADAS + NOVO REQUERIMENTO PREENCHIDO CORRETAMENTE + UMA CARTA MENCIONANDO QUE HÁ MAIS DE UM PROCESSO DE MENOR...(IRMÃOS)...TRAMITANDO NO ACP E QUE A ANÁLISE FEITA POR DIFERENTES CONSERVADORAS ESTÁ GERANDO EXIGÊNCIAS PARA UNS PROCESSOS E NÃO PARA OUTROS...DAÍ A DECISÃO DE ENVIAR NOVOS DOCUMENTOS PARA TODOS OS PROCESSOS...

    ***É fácil verificar que as cartas de notificação de exigência estão assinadas por diferentes Conservadoras do ACP...

    ----------------------------------------------------------

    EDITADO...:

    Um fato bem conhecido para quem acessa o Fórum já a algum tempo...Cada Conservatória tem suas próprias regras...

    E dentro de uma mesma Conservatória...Cada Conservador tem suas próprias diretrizes...

    Mesmo quem faz tudo certinho corre o risco de ter processo tramitando em alguma Conservatória em um momento que eles decidem mudar as regras sem prévio aviso...O que acaba de acontecer dentro do ACP em duas questões distintas...:

    1 - CÓPIAS DOS DOCUMENTOS DOS PAIS DO MENOR TEM QUE SER AUTENTICADAS E APOSTILADAS...

    2 - NÃO ACEITAM MAIS CNH COMO DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO...

    Como diziam os antigos...:

    "...Para Bom entendedor...Pingo é letra..."

  • @Laiize , não tem problema algum, se foi a mãe portuguesa que a registrou.

    Não tem problema a certidão estar desorganizada, foi o Cartório que fez assim!!

    Boa sorte para o seu pai!!

  • @lgmari

    1. Eles pediram a certidão de nascimento dactilografada porque a cópia reprográfica está parcialmente ilegível. Minha dúvida é: devo apostilar essa nova certidão digitada para enviar? Não precisa, basta mandar a original, inteiro teor, com a firma do escrevente reconhecida.
    2. Mesmo estando averbado na certidão de batismo do português, eles pediram para eu enviar a certidão de casamento dos pais da requerente (casamento ocorreu em 1933). Pedi no civil online e já veio, achei bem simples inclusive, é só imprimir isso e mandar no envelope pra eles? Mande cópia simples.
    3. Para enviar o envelope com as exigências existe algo diferente a ser feito, ou só colocar as certidões dentro junto com o número do processo e enviar para o ACP? Coloque os documentos em um envelope e escreva na frente "Exigências do processo XXX/XX"


  • @Leticialele muito obrigada pelas suas dicas! Sem você ou os moderadores do grupo, isso jamais seria possível. Vocês são 10!

    Uma última dúvida, lembro que existe o problema das férias agora em junho. O RG do meu pai só sairá com uns 20 dias úteis, então devo esperar passar essas "férias" ou posso mandar assim que tiver todos os documentos?

  • @Laiize , mande assim que tiver os documentos. Mesmo com boa parte do pessoal em férias, a Conservatória não para de funcionar.

  • @Leticialele Muito obrigada!!!

  • editado May 2022

    @Laiize

    O processo de sua avó Claudete ainda não está completo. Está quase e deve ficar 7-verde nas próximas 2 semanas, mas até lá não terá o assento para incluir no próximo processo.

    Mas é também o tempo que precisa para preparar os documentos da "próxima rodada". Creio que é o que vc tem em mente.

    Vacilou... Devia já ter providenciado o RG de seu pai. Veja se o passaporte sai mais rápido, porque o RG terá que ser trocado em 1 ano quando sair o RG nacional (que se parecerá muito com o Cartão do Cidadão).

    Ainda dá tempo pra chegar lá antes das férias, mas tem feriado em Junho. Teria que mandar até dia 02/06 se quiser numerar logo. Tem greve da PF, greve do IRN, feriado, férias coletivas, e um monte de coisas pelo caminho que podem atrasar. Quanto mais cedo melhor.

    Certidões apostiladas também costumam levar 1 semana pra sair. E depois tem que conferir tudo. Muita coisa pra fazer.

  • @PERSIO CORREA

    O formulário que recebe após o pagamento é customizado, com o nome do requerente, e o número do pagamento.

    O melhor é preencher a mão, em letra de forma.

    A alternativa seria você comprar o software da Adobe para editar diretamente sobre o PDF, mas a esferográfica ainda é o melhor.

  • @gandalf não pensei em tirar o RG porque sempre vi aqui que ACP aceitava CNH, que é o que meu pai tem.

    Já estava juntando os documentos pra próxima rodada mesmo! Assim que tiver tudo, vou encaminhar pra Portugal. Obrigada pela ajuda mais uma vez!

  • @gandalf obrigado.

    bom fds

  • @PERSIO CORREA eu fiz os meus no PDF mesmo la tem uma opção na Pagina Inicial de maquina escrever, é so colocar o cursor no quadradinho e ir ajustando.


    E tem também a opção do Ilove PDF


  • Queridos e queridas interessados no agendamento para CC e/ou passaporte no RJ


    Consulado abriu instantes atrás a agenda para daqui há duas semanas. Consegui um horário para o da 26 de maio.


    O meu Despacho de aprovação saiu anteontem, dia 10 de maio. O meu questionamento agora fica por conta da criação de registro. Considerando a média dos últimos registros, 15 dias após o despacho é um período razoável para pleitear ter a certidão em mãos?

  • SP não abre vagas vai fazer um mês. Não consigo agenda nem em SP e nem em Santos!

    Sabem se tem prazo para tirar o cartão cidadão? Não sei o que fazer....

  • @Claufam, penso que não. Minha mãe nasceu em Portugal e nunca pediu CC (passaporte já teve). Nunca teve problema ou recebeu carta solicitando que fizesse. Para os novos cidadãos creio que não haja prazo/obrigação também.

  • @Claufam ...

    Tem vaga sim...Ontem mesmo teve colega informando que tinham vagas disponíveis para agendamento em Santos...

    Se você voltar três ou quatro páginas poderá acompanhar a discussão sobre o assunto e a postagem da colega no dia de ontem informando das vagas...

    Eu até tentei colar o link aqui para você...Mas não estou conseguindo acessar o Fórum pelo PC e aqui no smartphone não consegui copiar...

    : (

    Fato é que atualmente conseguir agendar é uma maratona de persistência...É como escrevi ali atrás...Tem que ficar "Pendurado no site do Consulado dia e noite até conseguir"...

    Boa Sorte...!!!

  • andrepernetandrepernet Member
    editado May 2022

    Olá pessoal, boa noite!


    O processo de meu irmão (menor) finalizou ontem, o Assento chegou por e-mail. Essas foras as datas da evolução do processo:


    Enviado - 19/01

    Entregue - 24/01

    Chave de acesso - 28/01

    Bolinha 2 - 09/04

    Bolinha 4 - 28/04

    Bolinha 6 Verde - 04/05

    Bolinha 7 Verde - 11/05


    E hoje o meu processo foi para Bolinha 2. Estou ansiosooo! Kkkk

  • Olá boa noite a todos! Minha sobrinha que mora nos EUA está com dificuldades para ir até o Consulado de lá para assinar presencialmente o Formulário, neste caso poderia ser feito aqui no Brasil via uma Procuração dela? Aguardo e desde já obrigada.

    MODELOS DE FORMULÁRIO 1C


    Este modelo serve tanto para MAIOR, para MENOR, quanto para PROCURAÇÃO = http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/servicos-externos-docs/impressos/nacionalidade/declaracao-para/downloadFile/file/MODELO_1C_2009.pdf?nocache=1248254798.75

  • Pessoal, estou tirando a documentação para meus filhos e vou enviar para ACP, gostaria de confirmar se são estes que vou listar, e minha dúvida é se não precisa de nada em inteiro teor e também da certidão de nascimento do pai que não é português?

    * assento português (Mãe) (cópia xerox simples)

    * certidão de nascimento de cada filho por cópia reprográfica, apostilada

    * xerox simples do assento de transcrição de casamento.

    * cópia certificada do RG de ambos os pais apostilada

    * cópia certificada e apostilada do RG ou passaporte de filhos 13 e 16 anos. Qual melhor RG ou passaporte?

    * form-1C, impresso frente-e-verso na mesma folha, preenchido sem rasuras, assinado presencialmente por ambos os pais, o português na primeira linha. Cada assinatura (seja no cartório ou no consulado português); e

    cópia impressa do e-mail que recebeu após o pagamento, como recibo, e associa o cartão que pagou ao processo


    Aguardo e obrigada!


    Obs.: Tem link de onde encontro os documentos para nacionalidade de maiores (filho de português)? Vou começar de novo para minhas irmãs e queria ter a confirmação da documentação....Obrigada

  • @Camimarq , o processo de seus filhos menores é gratuito, não tem que mandar email relativo ao pagamento.

    Cópia autenticada e apostilada do RG ou passaporte que contenha filiação apenas dos filhos maiores de 14 anos.

    O formulário para menores é este - https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/Modelo%201C%20-%20Menor%20de%2018%20anos.pdf?ver=2019-06-06-151615-410

    A procuração para sua prima tem que ter poderes específicos para solicitar a nacionalidade portuguesa - 3/3 - https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/procura%C3%A7%C3%A3o%202.pdf?ver=2019-06-06-151648-553

    Para suas irmãs :

    *assento português (cópia xerox simples);

    * certidão de nascimento por cópia reprográfica, apostilada;

    * cópia certificada e apostilada do RG ou passaporte que contenha a filiação, emitidos há menos de 10 anos;

    * cópia certificada e apostilada do RG ou passaporte de filhos 13 e 16 anos. Qual melhor RG ou passaporte?

    * form-1C, impresso frente-e-verso na mesma folha, preenchido sem rasuras, assinado presencialmente em Cartório ou Consulado português;

    * cópia impressa do e-mail que recebeu após o pagamento, como recibo.


    Lembre que cada processo, tanto de seus filhos quanto de suas irmãs, tem que ir completo, sem compartilhar documentos.

    Boa sorte!

  • Bom dia!

    O meu processo foi recebido 07/02 e ainda não saiu da bola 1...

    Preciso me preocupar?

  • @Max tem mais de 120 dias? Se tiver, deve estar para ir para a bola 2.

  • @Leticialele, obrigada por ser tão prestativa, nos ajuda muito!!!

    Sobre a procuração para minha sobrinha, ela mora nos EUA, tudo bem reconhecer firma lá? Tem alguma especificação?

    E sobre os documentos para tirar para minhas irmãs, elas são de maior, então qual o link onde encontro a relação?

    Mais uma vez super obrigada!!

    Camila

     

  • @Nilton Hessel

    Muitíssimo obrigado pelos comentários e sugestões! Sempre muito prestativo.

    Faremos desta forma para garantir!

  • Bom dia, minha irmã transcreveu ontem o casamento no consulado de Recife, e perguntou sobre o tempo de conclusão para processo de filho, a resposta foi 120 dias para a conclusão, o consulado digitaliza a documentação entregue e envia para Lisboa. Minha irmã envia o processo da filha menor pelo consulado ou para ACP?

  • @carloslaranjeira79

    Bom dia parceria!

    Segundo a nossa planilha, tem assento de menores saindo com 107 dias. Eu mandaria para o ACP pela DHL.


  • editado May 2022

    Prezados(as), bom dia. Liguei para o acp, via Skype, e tive acesso à exigência do processo. Trata-se de apresentar o formulário 1c ORIGINAL.

    acredito que a assessoria contratada pelo meu pai assim tenha feito, porém não o imprimiu em cores.

    meu conselho a todos(as): FAÇAM O PROCESSO SOZINHOS(AS) !!!

    obrigado pelo apoio de vcs !

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.