Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1116611671169117111721459

Comentários

  • @gandalf

    Boa tarde,

    Estou começando a levantar os documentos para minha cidadania portuguesa, meus avós paternos são portugueses e casaram no Brasil. Tenho a informação que nasceu na Guarda, a data e nome dos pais, e com isso devo conseguir o assento de batismo dele.

    Pelo que li o que mais rápido (apesar de mais caro) seria fazer primeiro do meu pai e então depois a minha, certo? Tudo pelo ACP.

    Meu grande problema que ainda não consegui responder por toda a pesquisa que fiz nos fóruns, é em relação a certidão de nascimento do meu pai, o declarante do nascimento dele (no Brasil) foi um padrinho / vizinho que não tem qualquer parentesco com ele. Terei problemas com isso? Preciso averbar o casamento dos meus pais em Portugal quando chegar o momento de tirar a minha cidadania? Obrigada

  • @marinaperfetti

    Sim, faça primeiro o processo de seu pai como filho. Como o declarante do nascimento dele não foi seu avô português, terá que transcrever o casamento de seus avós em Portugal. Isso teria que ser feito de qualquer maneira, tanto para o processo de neta quanto para o processo de filho.

    A transcrição terá que ser feita ANTES de mandar o processo de atribuição de seu pai.

    Se mora em SP ou MS, faça pelo Consulado de Santos; em RJ ou ES, no Consulado do Rio. É bem rápido.

    Depois da cidadania de seu pai, se ele foi o declarante do seu nascimento até que você tenha completado 1 ano, não precisará transcrever o casamento dele.

  • editado April 2022

    @Cristiane_Marques por que vocês não fizeram o registro direto pelo site de forma online?

    https://irn.justica.gov.pt/Pedir-online-o-registo-de-nascimento-e-a-nacionalidade

  • editado April 2022

    @Destefano

    Nesse caso, embora diga que basta que um dos progenitores seja português, precisa que ambos possam autenticar com seu próprio CC. Significa que ou ambos têm nacionalidade portuguesa e CC, ou são residentes em PT.

    Se fossem residentes em PT, seria nacionalidade por art-1F.

    Mas sem dúvida, se os pais têm o CC, parece muito mais simples o processo, e parece ser feito "por inscrição" pela CRCentrais. Deve ser mais demorado que pelo ACP.

  • No meu caso não daria certo, pois ainda não tirei o CC (estou aguardando a família toda obter a cidadania para agendar ida ao consulado todos de 1x) e o processo do meu marido ainda deve demorar pra sair (por casamento, há 1 ano na central de lisboa).

  • @gandalf entendi

    @Cristiane_Marques hmm... Mas se eu pudesse dar um conselho, não deixe de tirar o Cartão Cidadão quando conseguir data para agendar... Conseguir uma data já é difícil, conseguir várias datas é mais difícil ainda, para não dizer impossível. Assim, apesar de você não ter pedido opinião, eu faria a medida em que cada nacionalidade for concedida. O CC é o mais demorado, até mais que o passaporte. E se deixar tudo para fazer ao mesmo tempo, corre o risco de não conseguir data para todos.

  • @Destefano

    Dúvida sobre documentos, chegando em PT como a cidadania portuguesa, somente com o assento de nascimento, qual a melhor forma de tirar o CC e o passaporte? Da para agendar previamente para não demorar tanto?

  • Legal, @Destefano , obgda pela dica! Já tinha pensado em tirar o meu e das minhas filhas, já q a cidadania do meu marido deve sair só no final do ano q vem. Assim q sair da Helena já começo a tentar agendar.

    Liguei hj na Central para confirmar a exigência, mas a atendente informou q é feriado e falou pra ligar amanhã.

  • Boa tarde a todos

    Por favor alguém pode me orientar qual o procedimento para solicitar a cidadania para o cônjuge (brasileiro).

    É possivel fazer do filho e do cônjuge ao mesmo tempo?

    Obrigada!

  • Olá!

    Nova no forum, mas já na reta final de organização da documentação para envio, solicitando a nacionalidade pela via sefardita.

    1) Sendo sefardita, também recomendam enviar para a ACP?

    2) Pagamento: se for Vale Postal, teria que preencher com o endereço da ACP. Acham que pode ter problemas?

    (com cartao virtual, via Ourocard, nao estou conseguindo, infelizmente)

    Agradeço muito a ajuda de vcs. Que já foi tremenda até então! ;)

  • @Lopes_alvs @Cris2019

    Nesse posto meu do início de abril, tem praticamente tudo sobre esse assunto de tirar os documentos em Portugal.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/20764/relato-da-minha-esposa-para-tirar-o-passaporte-em-portugal#latest

  • Boa noite!

    O processo do meu pai de neto aguarda apenas a criação do registro e por isso já estou me movimentando para dar entrada no meu e dos meus irmãos.

    @carloslaranjeira79 dando uma lida aqui verifiquei que vc deu entrada no seu junto com seus filhos, correto?

    Pergunto pq também tenho um filho, mas no meu caso como meu marido que registrou ele terei que esperar minha cidadania sair para então fazer a transcrição do meu casamento e iniciar o processo dele, correto?

    @gandalf @Leticialele

    Obrigada!

  • @acmoutella , sim, tem que aguardar sua cidadania, transcrever seu casamento e mandar o processo do seu filho.

  • Olá boa noite.

    Vou para Portugal em outubro, tenho o assento por atribuição.

    Gostaria de saber se é mais vantajoso ( tempo e dinheiro) tirar o cartão cidadão e passaporte no consulado SP ou em Portugal?

  • @Destefano tentei entrar no seu post mas não consegui :/

  • @gandalf

    @sitt

    Sim, você poderia fazê-lo, junto com um requerimento pedindo para fazer a juntada ao processo.

    Mas penso ser melhor esperar, porque ainda não está estabelecido o que mudou que antes aceitavam, e agora não aceitam mais em alguns processos e pedem pra refazer com apostilamento, mas não todos. Veja o caso aqui, e meu comentário pouco depois... https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/285905/#Comment_285905

    1) Você não tem certeza de que haverá exigência; 2) Se houver exigência disso, você não sabe se essa é a única exigência.

    Corre o risco de você consertar uma coisa, e depois cair em exigência assim mesmo pela outra coisa, e você gastar outra remessa.

    E quem sabe se o seu será aprovado sem exigência?

    André e Lucas aparecem na planilha como concluídos em março. Vc tem outros processos? Quais?


    Todos os processos meu, e dos meus Irmãos foram concluidos em Março, no dia 04/04/22 enviei o processo da minha filha menor via DHL, mas com os problemas na alfandega só foi entregue dia 19/04 recebi a chave dia 21/04 quando entrei aqui para solicitar e inclusão na planilha que vi essa possível mudança.Vou aguardar obrigado mais uma vez.


    Proc-558 nome : Maria Luiza P Mendes

    Envio : DHL 04/04 / ENTREGUE 19/04 / CHAVE RECEBIDA 21/04

  • editado April 2022

    @MariNog

    Esse tópico é para atribuição de filhos (art-1C).

    Aquisição pela via Sefardita (art-6.7) é https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/6108/judeus-sefarditas-informacoes-e-processos#latest

    Mas respondendo rapidamente a suas perguntas:

    1) Sendo sefardita, recomendam enviar para a ACP? SIM, se você não tiver traduções a fazer. Se todos os seus docs estão em português

    2) Pagamento: se for Vale Postal, teria que preencher com o endereço da ACP. Não se recomenda pagar por Vale Postal. O pagamento deve ser feito pela plataforma do IRN, no seu caso https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC6.7

    Todos conseguem. Pode ser o cartão de qualquer pessoa. O VISA do Banco do Brasil funciona, se o app estiver aberto no celular. Também funciona o NuBank, Way, Santander e Itaú. Consiga algum amigo ou parente que pague para você. Todos os dados são do dono do cartão, exceto dois: Requerente e e-mail.

  • editado April 2022

    @AngelicaPrioste

    "Gostaria de saber se é mais vantajoso ( tempo e dinheiro) tirar o cartão cidadão e passaporte no consulado SP ou em Portugal?"

    Vale a pena fazer a transcrição de casamento (se for casada) por Santos. É pré requisito, e é muito mais rápido.

    Ao fazer o passaporte no consulado, você já define seu domicílio eleitoral. Se fizer em PT, terá que mudar depois.

    Se você conseguir agendar em SP em tempo suficiente, nada impede que faça em SP. Mas em geral demora bastante.

    Fazer em PT, significa que você terá que perder algum tempo da viagem fazendo documentos. Tem que ir antes das 7 da manhã, pra ser atendida até 11 da manhã. Tem que voltar as 04:00 da tarde para retirar o CC e dar entrada no Passaporte. No dia seguinte à tarde ir ao aeroporto para recolher o PEP. É rápido, vai te custar €35 de taxa de urgência, mas vai perder uns 2 dias da sua viagem fazendo isso, mais os custos de deslocamento.

    A escolha é pessoal. Podendo fazer no consulado, eu creio que é menos "dor de cabeça". Mas se iniciar, tenha certeza de ter tempo suficiente para completar todos os documentos antes de sua viagem, com folga. Agendar pelo menos uns 3 meses antes da viagem.

    Se não conseguir agendar, essa alternativa já não existe pra você, e 2-3 dias da viagem "vão pro sacrifício".

    Lembre-se de que a viagem pode não acontecer por vários motivos. Você ou o piloto, ou a tripulação ficarem doentes. Cancelamentos de vôo. Imprevistos. Não inclua nessa lista você ainda estar com os documentos pendentes no consulado. Se não ficarem prontos antes da viagem, não poderá apenas ir e fazer outro lá, em duplicata.

  • editado April 2022

    @Lopes_alvs @Cris2019 @AngelicaPrioste

    Nesse posto meu do início desse ele. abril, tem praticamente tudo sobre esse assunto de tirar os documentos em Portugal.

    Por algum motivo, não estou conseguindo postar no celular um link ativo. Copie e cole o link no seu navegador e acesse ele.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/20764/

  • Bom dia, alguém saberia informar se em processo de cidadania para filhos há alguma Conservatória com resultados mais rápidos?

  • Obrigada, @Leticialele ! Bom dia!

  • editado April 2022

    Bom dia, o processo da minha sobrinha menor caiu em exigência. Minha irmã está tentando ligar na central para perguntar qual documento precisa mas disse que não completa a ligação. Ontem entrou a ligação mas só tinha opção de cancelar o cartao cidadão. Alguma dica dos foristas nesse caso? Tipo, hora para ligar, e-mail, etc?

    O mais curioso é que o meu outro sobrinho menor (irmão da que caiu em exigência) está com os documentos ok, mesmo enviando exatamente os mesmos documentos para os dois. Ela tem 11 e ele tem 5.

    Obrigada pela atenção.

  • @jbsergio , atualmente, é o Arquivo Central do Porto

  • @tatimns , ontem foi feriado em Portugal.

    Ligue às 5h da manhã (horário de Brasilia) para ter que aguardar pouco.

  • @Leticialele @gandalf Bom dia, algum de vocÊs poderia me dizer se o print do email pode ser de um e-mail reenviado para mim? Ou tem de ser o e-mail original que foi ao dono do cartão?

    Grato desde já

  • @Miguelfvs

    Tem que ter o conteúdo do e-mail: Quem era o dono do cartão, quem era o Requerente, e o NºRecibo.

    Basta os dados para identificarem o pagamento. Mas o Requerente e o e-mail que coloca no pagamento devia ter sido o seu.

    Peça a pessoa que imprima o e-mail, mas ao invés de mandar para a impressora, salve em PDF, e te mande o que salvou. Funcionará igual. Basta você imprimir esse PDF. Fica melhor do que você imprimir a partir de um e-mail encaminhado.

  • @gandalf eu fui o requerente, mas o e-mail do cartão. Peço então que ela me manda o pdf do email original no lugar de eu imprimir o e-mail que ela me redirecionou?

  • @gandalf no e-mail, inclusive, não aparece meu nome como requerente, só os dados do dono do cartão. Contudo no formulário está meu nome. Isso é correto?

  • Pessoal, fiz o envio dos meus documentos por HDL. Foi recolhido sexta-feira. Mas agora que estou acompanhando, lá diz "em processo de desalfandegamento". Alguém sabe me dizer se demora muito? Estava previsto para chegar amanhã, mas ainda está no Brasil, então não tenho certeza...

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.