Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1116611671169117111721459

Comentários

  • @gandalf

    Boa tarde,

    Estou começando a levantar os documentos para minha cidadania portuguesa, meus avós paternos são portugueses e casaram no Brasil. Tenho a informação que nasceu na Guarda, a data e nome dos pais, e com isso devo conseguir o assento de batismo dele.

    Pelo que li o que mais rápido (apesar de mais caro) seria fazer primeiro do meu pai e então depois a minha, certo? Tudo pelo ACP.

    Meu grande problema que ainda não consegui responder por toda a pesquisa que fiz nos fóruns, é em relação a certidão de nascimento do meu pai, o declarante do nascimento dele (no Brasil) foi um padrinho / vizinho que não tem qualquer parentesco com ele. Terei problemas com isso? Preciso averbar o casamento dos meus pais em Portugal quando chegar o momento de tirar a minha cidadania? Obrigada

  • @marinaperfetti

    Sim, faça primeiro o processo de seu pai como filho. Como o declarante do nascimento dele não foi seu avô português, terá que transcrever o casamento de seus avós em Portugal. Isso teria que ser feito de qualquer maneira, tanto para o processo de neta quanto para o processo de filho.

    A transcrição terá que ser feita ANTES de mandar o processo de atribuição de seu pai.

    Se mora em SP ou MS, faça pelo Consulado de Santos; em RJ ou ES, no Consulado do Rio. É bem rápido.

    Depois da cidadania de seu pai, se ele foi o declarante do seu nascimento até que você tenha completado 1 ano, não precisará transcrever o casamento dele.

  • editado April 2022

    @Cristiane_Marques por que vocês não fizeram o registro direto pelo site de forma online?

    https://irn.justica.gov.pt/Pedir-online-o-registo-de-nascimento-e-a-nacionalidade

  • editado April 2022

    @Destefano