Relato da minha esposa para tirar o passaporte em Portugal

Conto a minha experiência com a emissão do passaporte português em Portugal. Antes, porém, informo que após 150 dias do recebimento no ACP, o meu assento foi lavrado. Para quem mora no RJ (e ES), a transcrição de casamento feita no consulado é muito rápida e simples, no meu caso, que foi enviado na semana antes do carnaval, demorou um pouco mais e levou cerca de 10 dias. Como o processo foi recebido no ACP no dia 24/09/2021 e eu recebi o meu passaporte no dia 05/04/2022, o prazo total foi de 193 dias, ou seja, 6 meses e 13 dias. 


De acordo com algumas informações postadas neste grupo, bem como em outros fóruns, fui para o Campus de Justiça (DIC Lisboa Expo). É um lugar relativamente próximo do metrô, estação Oriente, mas que não tem estrutura para a espera demorada que é. A marcação é impossível, ao menos nunca encontrei uma data disponível para nada no Campus de Justiça. Lá é um lugar que, no frio, é muito ruim a espera, pois você não tem lugar para sentar e venta muito. Se for para lá, vá preparado. Se você chegar bem cedo, você vai ser atendido por volta de 9h e 9h30, isso só for uns dos primeiros da fila. 


Eu peguei a senha A55 para cartão cidadão. Sendo a maioria está lá para o passaporte. Cheguei lá às 7h e fui atendida por volta de 11h. Depois peguei a senha para o passaporte, mas não habia sido concluído o processo do CC e não consegui fazer o passaporte nesse dia. A mulher falou que eu poderia tentar no final dia, mas quando cheguei já não estavam mais fazendo passaporte. 


A minha dica, apesar de ter feito o Cartão Cidadão no Campus de Justiça, é procurar algum lugar próximo, dentre os locais, mas com a agendamento no site siga. Eu só fui descobrir isso uma semana da minha viagem e fui muito corrido, mas para quem consegue agendar pelo site é muito simples e tranquilo. 


O endereço direto para o setor de marcações é:

https://siga.marcacaodeatendimento.pt/Marcacao/Entidades


Clique na logo Registo e siga os passos indicados e informe o local. No celular, você deve colocar no modo para computador, se não vai. 


Você pode fazer por esses lugares e pedir extrema urgência e você pegará no Campus de Justiça. Vai ter uma fila para pegar, mas é bem mais rápida e leve, pois será no fim do dia, caso se pague a taxa de 35 euros pela extrema urgência. O Cartão Cidadão custa 18 euros, o que totaliza 35 para esse tipo de urgência.


O passaporte eu consegui marcar para Marvila para o dia seguinte. O ideal é que você faça o Cartão Cidadão em um dia e o passaporte no outro. Fica mais tranquilo e atrapalha menos a sua viagem. Em Marvila a Casa do Cidadão fica dentro de um mercado com local próprio que resolve diversos serviços, como gás, luz, previdência, telefone, saúde etc. Tem lugar para sentar e não fica exposto ao tempo. E fica bem mais perto do metrô, na estação Bela Vista. O ideal que o agendamento seja o mais cedo possível, antes das 10h, depois disso, pode ficar ou não pronto no mesmo dia. 


O sistema no dia 05/04/2022 caiu (nível nacional) e ficou parado por volta de 30 minutos. Porém, após. O reinício fui tudo muito rápido. E senão tivesse caído, não teria demorada nada. Peguei a senha Y11, mas essa senha não é sequencial. Tem a ver com o horário agendado. E tem muitos funcionários fazendo passaporte, pelo menos uns 5. 


A retirada do passaporte com extrema urgência, pagamento de mais 35 euros, que somados os 65 euros da emissão do passaporte, totalizam 100 euros. A entrega é feita no Aeroporto, na Loja do Passaporte e tem uma fila, mas é bem rápida, se você chegar muito cedo lá, vai ser um dos primeiros, mas vai esperar até às 17h quando começam a entregar os passaportes. Então, se chegar por volta de 17h é melhor, pois, apesar da fila, ela será rápida. 

«1

Comentários

  • Muito obrigado!!! Estava realmente procurando um relato da emissão em Portugal dos documentos. O cartão do cidadão, caso pedindo com urgência e pagando a taxa extra, é feito na hora? Ou teve que retirar em outro lugar?

  • @Brunicos se pagar 35 euros a mais, para o pedido de extrema urgência, fica pronto no mesmo dia, no fim do dia, desde que seja feito o pedido antes das 11h. A entrega é sempre feita, quando no mesmo dia, no Campus de Justiça, mas o pedido pode ser feito em qualquer lugar. A maioria só com agendamento.

  • genial! Não deixa de ser uma alternativa já que aqui na Argentina é bem complicado conseguir algum turno. Ainda mais morando em Ushuaia e tendo que viajar até Buenos Aires (duas vezes mínimo).

  • editado May 2022

    @Destefano Olá, recentemente adquiri a minha nacionalidade portuguesa e estou a planear visitar lisboa em Junho e fazer o meu primeiro cartão de cidadão. moro em Dubai atualmente e estou tentando marcar uma consulta no portal para o cartão do cidadão.

    eu tenho duas dúvidas.

    1. O que devo colocar no campo 'Numero' (já que este seria o meu primeiro cartão de cidadão)

    2. Qual número deve ser inserido para "Telemovel'?

    Obrigado pela ajuda antecipadamente.


  • editado May 2022

    @mrramzan opa...

    Vou colocar prints abaixo, que devem te ajudar...

    Nesse primeiro, pode notar que, em identificação, está escrito "Cartão de Cidadão", mas por ser o primeiro, você não. O que você precisa? De um documento válido em Portugal. Assim, você clica na seta que consta ao lado direito do escrito "Cartão de Cidadão".

    Depois de clicar na seta para baixo, do lado direito onde está escrito "Cartão de Cidadão", você terá as seguintes opções:

    Como o único documento que você tem em seu nome que seja válido em Portugal dentre os possíveis é o passaporte, basta escolher ele e colocar o número dele onde consta o campo número, pois depois de selecionado da forma como indiquei, aparecerá da seguinte forma:


    Quanto ao número do telemóvel, em tese não precisa, coloque apenas o e-mail. As observações abaixo do campo Telefone, está escrito com **. Esses campos devem ser preenchidos como alternativas. Ou um ou outro. Como o seu número não deverá funcionar por lá e ainda que funcione, geralmente não se recebe o contato para fora de Portugal, prefira o e-mail. É mais seguro. E foi assim que a minha esposa usou.

    Espero ter ajudado. Qualquer coisa, fala. Estou sempre no grupo. Boa sorte.

  • editado May 2022

    @Destefano não mostra o Campus da Justiça de Lisboa! Posso fazer o meu primeiro cartão de cidadão em qualquer um destes locais?

    Alguém me disse que o primeiro cartão de cidadania só pode ser feito no Campus da Justiça de Lisboa. é verdade?


  • @mrramzan em qualquer lugar. Campus de Justiça, como foi relato no texto inicial, apenas se não tiver agendamento. É o único lugar que aceita sem agendamento. Ao menos foi assim no início de abril. Porém, a retirada dele, sendo feito em Lisboa, só pode ser retirado no mesmo dia no Campus de Justiça.

  • @mrramzan ah, lembrando que Campus de Justiça é um que aparece entre parênteses Espaço Registo Lisboa (Expo). Não lembro agora o nome, talvez seja esse, mas tem ao final (expo). Pode não estar mais podendo agendar. Prefira Marvila. Lá é bem próximo do Metrô e protegido de tudo. Ainda tem lugar para lanchar e a galera é boa.

  • @Destefano isso está bem? consegui uma consulta para o DIC Boa Hora.

    Preciso de um agendamento separado para o passaporte?

  • @mrramzan sim. Marque para 2 dias depois, se você for fazer o de extrema urgencia, porque o horário marcado está para depois da 11h. É mais seguro de estar tudo pronto. Ou se quiser arriscar, pode marcar para o fim do dia seguinte, pois o cartão cidadão só deve ser entregue no dia seguinte, as 17h, no Campus de Justiça.

  • @Destefano ...

    Muitíssimo obrigado por compartilhar as informações com tamanha riqueza de detalhes...!!!

    O Fórum está carente de iniciativas como a sua...!!!

  • @Destefano Obrigado por toda a ajuda! realmente aprecio isso! Marquei outra consulta para o passaporte após 5 dias da consulta do meu cartão de cidadão. você pode me dar uma idéia sobre o prazo de quanto tempo leva para obter o cartão e passaporte? se normal ou urgente.

  • EderEder Member

    Minha experiencia recentemente fui a loja cidadao fazer o meu CC e pedi urgencia paguei 53 euros e poderia pegar no dia seguinte no Campo da Justica depois das 4 da tarde do dia seguinte..... e ai a mesma coisa loja do cidadao para fazer o passaporte foi colhido os meus dados biometricos ( igual ao Cartao Cidadao ) e pedi urgencia e no dia seguite peguei no aeroporto depois das 4.30 da tarde ( se pedir para pegar no aeroporto tem um prazo de ate 3 dias para retirar o passaporte ... Boa Sorte

  • @Eder Obrigado. fazem o cartão de cidadão e o passaporte na mesma consulta? ou preciso fazer dois agendamentos separados para cada um?

  • Bom dia,

    @Destefano ou @Eder podem me dizer se souberem é claro.

    Se eu estiver a passeio em Lisboa, e for no Campo da Justiça, somente com o meu assento e transcrição de casamento, eu conseguiria dar entrada para o meu cartão cidadão ?

    Planejo ir a Lisboa e gostaria de aproveitar, pois aqui em Curitiba não consigo de nenhum jeito agendar.

    Obrigado pela informações.

  • EderEder Member

    @Anderson Antunes e o que somente precisa se eu fosse voce iria a uma loja do cidadao e faria por la e retirava no dia seguinte depois das 4 da tarde no campus e o mesmo com o passaporte depois de fazer o CC faz o passaporte na loja do cidadao e tira no dia seguinte no aeroporto sem dramas paga taxa de uergencia 55 euros para o CC e 100 euros para o passaporte

  • @Nilton Hessel que bom que tem ajudado algumas pessoas. Acredito que o fórum funciona quando compartilhamos experiências. Quando compartilhamos, ajudamos outras pessoas de forma orgânica e ajuda a dar segurança para tomar as decisões que atendam a cada um.

  • @mrramzan, segundo os sites oficiais:

    Para cartão cidadão

    Portugal Continental, Açores (nas ilhas de São Miguel, Terceira, Faial, Pico e Santa Maria), e Madeira - 7 dias úteis (em média)

    • Açores (nas ilhas da Graciosa, Corvo, São Jorge e Flores) e Europa - 9 dias úteis (em média)
    • Macau, Canadá, Estados Unidos da América, Venezuela, África do Sul, Brasil, Austrália, Argentina, Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Índia e Timor-Leste - 9 dias úteis (em média)
    • Resto do mundo - 11 dias úteis (em média).

    Pedidos urgentes:

    • Portugal Continental - 3 dias úteis
    • Açores (nas ilhas de São Miguel, Terceira, Faial, Pico e Santa Maria) e Madeira - 4 dias úteis
    • Açores (nas ilhas da Graciosa, Corvo, São Jorge e Flores) e Europa - 5 dias úteis
    • Resto do mundo - 7 dias úteis.

    Pedidos “extremo urgentes”

    Serviço apenas disponível no Campus da Justiça, em Lisboa, e na Loja de Cidadão do Porto - cartões disponíveis no próprio dia do pedido ou no dia útil seguinte.


    Para Passaporte

    Normal 5 dias úteis (levantamento no posto no 6.º dia útil)

    Expresso 2 dias úteis, se pedido até às 17h (levantamento no posto no 3.º dia útil)

    Urgente 1 dia útil, se pedido até às 11h (levantamento nos postos consulares no 2.º dia útil)

    Urgente Aeroporto no próprio dia a partir das 17h15 no aeroporto de Lisboa, se pedido até às 11h em qualquer posto de atendimento

  • @Anderson Antunes poder, pode, mas vai ter que dar sorte de ter poucas pessoas - o que não acontece nunca - e ter senha disponível. Não recomendo de forma alguma fazer isso - ir no Campus de Justiça -, salvo se for de fato necessário, pois, como foi dito no relato inicial, o lugar é extremamente hostil. E você vai perder tempo. As principais dicas que eu poderia passar, está no relato inicial da minha esposa. Isso porque estivemos lá é foi bastante cansativo, em um lugar sem bancos, com muito vento, ao menos ao abrigo da chuva, apesar que não estava chovendo. Faça um agendamento. É a melhor forma de não perder tempo e conseguir fazer seus documentos sem se estressar muito.

  • athnetoathneto Member

    So para contribuir: o Cartao cidadao de minha esposa venceria em julho proximo. Estavamos no mes passado em Portugal. Fomos ao INR de Vila do Conde, mesmo sem marcacao e conseguiu ser atendida, fila relativamente pequena. Em 7 dias, cartao cidadao na mao.

  • Ola, agradeço a todos por estas informações que são mesmo muito úteis; como vou pedir o CC e o Passaporte em Junho próximo e ficarei pouco dias em Lisboa, queria ver se entendi direito, para dar tudo certo...só fiquei em dúvida se preciso levar foto em algum desses processo ou é tirada na hora, junto com a biometria?

    • para o CC o ideal é agendar antes, se conseguir agendar no Campus da Justiça consigo pegar no final do mesmo dia e se agendar numa Loja do Cidadão, pego no final do dia seguinte, tb no Campus da Justiça...pagando a taxa de 35 euros de urgência, claro
    • para o Passaporte, agendar para uma Loja do Cidadão para antes das 11h e pegar no aeroporto no final do mesmo dia, pagando a taxa de urgência de 35 euros e desde que já tenha tirado o CC antes.


  • @Vlad Lopes , não precisa levar foto. Eles tiram na hora!!

  • Obrigado Leticia, mas acho que vou precisar sofrer na fila do Campus mesmo, não existe vaga de agendamento para quase nenhuma Loja do Cidadão e para as poucas que existem são apenas algumas poucas para Julho ou a partir de Agosto...paciência.

  • @Vlad Lopes vou tentar ajudar a te responder:

    • para o CC o ideal é agendar antes, se conseguir agendar no Campus da Justiça consigo pegar no final do mesmo dia e se agendar numa Loja do Cidadão, pego no final do dia seguinte, tb no Campus da Justiça...pagando a taxa de 35 euros de urgência, claro

    Sim, o ideal é agendar, mas você tem que tentar todos os dias. A minha esposa conseguiu para passaporte, às 18h do dia anterior a data que ela conseguiu marcar, enquanto ainda estava na fila para pegar o Cartão de Cidadão, conforme a imagem abaixo pode comprovar. A taxa é de extrema urgência, tem diferença para urgência. A de extrema urgência, que custa 35 euros, se fizer até as 11h, consegue pegar no mesmo dia, depois disso, só no dia seguinte, sempre no Campus de Justiça, e em qualquer caso, a partir das 17h.


    • para o Passaporte, agendar para uma Loja do Cidadão para antes das 11h e pegar no aeroporto no final do mesmo dia, pagando a taxa de urgência de 35 euros e desde que já tenha tirado o CC antes.

    Exatamente isso. Você pode tentar fazer isso no próprio Campus de Justiça. Se chegar bem cedo, como 5h ou 5h30, provavelmente vai conseguir fazer os dois no mesmo dia, sendo que o cartão do cidadão é no Campus de Justiça, já o passaporte a retirada é no aeroporto, que fica bem próximo do Campus de Justiça, que são ligados pela linha vermelha do metro.

    Não precisa levar nada além do seu passaporte brasileiro, se for o caso, e o assento de nascimento. Apenas isso. Nem comprovante de endereço precisa, mas indique se vai querer ou não o NIF, se for indicar o NIF terá que indicar um endereço em Portugal (acho que dentro do Espaço Europeu também serve).

    Qualquer coisa, pode perguntar. E fica tentando marcar, de vez em quando aparece uma data e ela pode surgir, como você pode notar, na véspera.

  • @Destefano ajudou muito com isso que vc explicou, vou ficar de olho e tentar agendar até conseguir, tenho 1 mês pra isso...vamos ver...de toda forma muito obrigado mesmo...e como agora claro que vão começar a aparecer mais dúvidas....eu pergunto sim...rs

  • @Destefano vc ajudou muito mesmo, logo depois de te responder eu fui tentar marcar e consegui para Marvila para o dia seguinte a minha chegada em Lisboa...foi uma dica importantíssima essa de tentar várias vezes o agendamento...muito agradecido.

  • @Vlad Lopes que bom que ajudou. Marvila é uma maravilha. Você desce na estação e pergunta como chega no mercado Pindó Doce. Vai passar por uma passarela. Muito fácil e tranquilo.

    Outro ponto importante... Eu disse 35 euros. 35 euros é só a taxa de extrema urgência. O valor do CC é 18 euros (+ 35 = 53 euros) e o do passaporte 65 euros (+35 = 100 euros).

    Qualquer coisa, estamos aí. Boa sorte.

  • Pessoal, pelo que eu entendi, quando vamos para Portugal apenas com o assento de nascimento e fazemos o CC (a 1ª via) já em solo português, o CC já é emitido com todos os números impressos nele (NISS, NIF, Utente). É isso mesmo? Alguém pode confirmar com certeza essa informação?


    PS.: Li um tópico antigo em que a pessoa diz ter tirado a 1ª via no Brasil (no Consulado) e, como todos sabem, ela vem apenas com o número de registro civil. Aí ele diz que foi para Portugal e tentou tirar o NIF nas finanças, mas pediram comprovação de endereço e ele não tinha, pois estava hospedado em um airbnb. Então ele se dirigiu a uma loja do cidadão e pediu a 2ª via do CC, e eles apenas pediram um endereço e o telefone, sem necessidade de comprovante. E essa 2ª via do CC já foi emitida com todos os números (NISS, NIF e Utente).

  • @Augusto_Lopes sim, quando você tira em Portugal tem a oportunidade de tirar com todos os números, incluindo o NIF. No entanto, sendo a 1ª ou a 10ª, você sempre precisará de um endereço em Portugal para emitir o NIF, nem que esse endereço seja de um representante fiscal. Ainda que eles emitam o NIF com o seu endereço do Brasil, um dia você será notificado para apresentar um endereço em Portugal, nem que seja por um representante fiscal. A minha esposa, por exemplo, não emitiu o com NIF. Primeiro porque não moramos em Portugal. Segundo porque existem alguns benefícios para os primeiros anos de NIF (não sei dizer se é só para brasileiros) e que você ao não utilizar, por não estar morando por lá, se vai ler alguma dor de cabeça. Conselho gratuito: se não vai morar lá, não arruma ideia de emitir NIF de forma totalmente desnecessária, a não ser que vá comprar imóvel ou tenha intenção de ir morar lá a curtíssimo prazo (nos próximos 3 meses).

  • Aproveitando a pergunta do @Augusto_Lopes , os demais números de inscrição (Utente e outros) vão ser criados? No meu caso já tenho o NIF com o endereço de um representante fiscal; mas não eu não tenho endereço próprio, vou estar em AirBnb ou albergue, e nem vou morar em Portugal por um bom tempo ainda....eu preciso pedir as demais inscrições ou já são automáticas?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.