Relato da minha esposa para tirar o passaporte em Portugal

2»

Comentários

• @Vlad Lopes você já tem nacionalidade? Você já tem cartão cidadão?

• @Destefano obrigado!

Pretendo ir em breve para ficar, mas ainda vou planejar mais um pouco.

• editado May 2022

@Destefano @flaviva

Sobre o COVID test antes de retornar de PT... Tem alguma sugestão sobre opções em Lisboa?

Onde se faz? Se tiver o endereço melhor ainda. Quanto custa? Quanto tempo demoram para liberar o resultado de RT-PCR e de Antígeno (caso sua esposa saiba)? Quem tem número de Utente e quem não tem. Algum detalhe relevante que queira acrescentar?

• @gandalf não precisa de teste de covid para voltar de Portugal para o Brasil caso esteja com a vacina em dia. No entanto, caso não esteja vacinado, em Portugal existem diversos lugares que fazem testes gratuitos.

• flavivaflaviva Member
    • flaviva 12:58PM
    • Para orientação geral. Hoje cheguei as 8h em Lisboa. Em vez de ir para a imigração fui para setor de passaporte português. Entreguei minha certidão de nascimento portuguesa e meu passaporte brasileiro. A simpática agente de fronteira me saudou com um sorriso e disse que esse seria o ultimo carimbo português no meu passaporte brasileiro e liberou a minha entrada. Em seguida fui direto de metro para o CAMPUS DA JUSTIÇA setor de cidadania e, sem pegar fila, entrei com o pedido do CARTÃO DO CIDADÃO com extrema urgência. Paguei 30% a mais do valor normal. Disse a funcionária para retornar as 17h para pegar o cartão. Retornei, e depois de pegar uma breve fila, tive acesso ao meu cartão do cidadão. Imediatamente, la mesmo, as 17:30 h pedi meu passaporte tb com extrema urgência. Paguei 100 euros e, no mesmo momento, tiraram novamente minha foto e minhas digitais e encaminharam para amanhã retirar o passaporte no aeroporto! Tudo isso hoje! dia 17. Dia 18 de maio as 17h peguei meu passaporte como prometido. Portanto, nos 2 primeiros dias de Lisboa. Para facilitar reservei um Airbnb na freguesia de Moscavide, metro Moscavide, segunda estação depois do aeroporto e vizinha ao CAMPUS DA JUSTIÇA, 5 minutos à pé.

• @Destefano ...demorei para responder, minha cidadania foi aprovada no final de 2020, mas como tinha planos de ir a Portugal e o agendamento aqui em São Paulo estava demorando demais, eu nem tentei fazer, deixei para fazer quando fosse viajar...mesmo porque não havia pressa...mas agora vou para lá e vou fazer o Cartão Cidadão e o PeP daqui 1 mês.

Documento por enquanto só a Certidão de Nascimento, por outros motivos não ligados ao pedido de cidadania eu já tenho NIF definitivo português e uma conta em um banco de lá; por isso perguntei se as demais inscrições (utente e outras que possam existir) são automáticas ou eu preciso pedir na hora e se será preciso comprovar algum endereço em Portugal...afinal irei apenas a passeio.

• editado May 2022

@flaviva interessante. O dia que fui estava muito lotado, então vai depender, do dia da semana semana ou do dia do mês. Quando fui estava bem cheio. De toda forma, acredito que haja algum equívoco em relação ao valor, uma vez que o valor pago para extrema urgência não são apenas 35% para o Cartão Cidadão, mas sim 35 euros. Considerando que o CC custa 18 euros o preço normal, o percentual de aumento quase atinge os 200%, perfazendo o total de 53 euros. Já o passaporte, que custo o preço normal 65 euros, possui o mesmo valor de 35 euros de aumento, perfazendo o montante de 100 euros para extrema urgência, o que representa um aumento de 54%. De resto, foi mais ou menos como eu disse, só não indica fazer isso sem agendamento, pois é grande loteria. E se o clima estiver frio, mesma coisa.

• ampliampli Member

@Destefano

Boa tarde, tudo bem?

Primeiramente mto obrigado pelo seu relato, me ajudou bastante e tenho certeza que esta ajudando mtas pessoas! 

Uma duvida (se alguém souber essa informação tb por favor compartilhe) não consegui horário para o cartão cidadão nem para o passaporte em Lisboa mas consegui horário em Alenquer e Cadaval, sabe me informar se nesses lugares consigo fazer o pedido com urgência e pegar no mesmo dia ou dia seguinte? Ou o pedido com urgência é somente possível em lojas localizadas em Lisboa?

• editado May 2022

@ampli que bom que está ajudando.

A retirada é sempre em um determinado lugar. Sobre o passaporte, só existe essa possibilidade em 2 lugares: Lisboa e Porto. Você pode fazer em qualquer lugar, mas a retirada será sempre nesses dois lugares, nos respectivos aeroportos.

Sobre o Cartão do Cidadão, eu só conheço em Lisboa, mas acredito que deve existir essa possibilidade no Porto também. Não creio que nas demais cidades isso possa ser feito, porque quem detém o controle deve ser a Casa da Moeda (ao menos para o Passaporte é assim). Com isso, não vejo a possibilidade de você conseguir pegar em lugares diferentes. Mesmo em Lisboa, ainda que você faça em qualquer lugar possível de Lisboa, você só conseguirá buscar no Campus de Justiça, caso pague a taxa de extrema urgência. Vou procurar aqui se acho a possibilidade de pegar com extrema urgência em algum lugar diverso de Lisboa.

Atualizando: conforme informação oficial no site do Ministério da Justiça sobre o cartão de cidadão, apenas em Lisboa e Porto.

• Pedido extremamente urgente para maiores de 25 anos, (com levantamento apenas no balcão do Campus da Justiça de Lisboa e na Loja do Cidadão do Porto no próprio dia do pedido ou no dia seguinte): 53 euros

https://justica.gov.pt/Registos/Identificacao/Cartao-de-Cidadao

• @ampli fica revendo as marcações... Eles liberam sempre alguma data. Pode ser que pela manhã ou pela tarde, por volta de 14h. Veja sempre. Eu já consegui na véspera, faltando uns 20h para o ato.

• ampliampli Member

@Destefano efano

Mto obrigada pela sua resposta! Me ajudou bastante!

Acha que seria possível eu fazer o pedido do cartão cidadão com urgência em Cadaval mas buscar em Lisboa no dia seguinte?

De qualquer maneira vou seguir seu conselho e continuar tentando um horário em Lisboa =) Mto obrigada pelas informações!

• @ampli eu acho uma perda de tempo sem tamanho, você ir até Cadaval para fazer isso. O tempo e o custo que você vai ter, não compensa. Melhor chegar cedo no Campus de Justiça e fazer por lá mesmo. Se chegar bem cedo, tipo 6h, as 10h você já estará liberada, certamente, e voltaria as 17h para buscar o seu CC. Se der sorte, consegue até fazer o Passaporte no dia, após fazer o CC. O ponto é que você vai conseguir um lugar melhor. Eu não sairia de Lisboa para isso, a não ser que você tenha que ir lá e, Cadaval mesmo, aí só mandando um email para eles perguntando isso, pois eu não teria essa informação, apesar de achar que seja possível.

• ampliampli Member

Ah entendi! Vou continuar tentando marcar em Lisboa então e se não conseguir farei como vc falou e chegarei cedo no Campus de justiça, mto obrigada pelas informações, me ajudou mto! =D

• @ampli faça isso mesmo, continue tentando em Lisboa, existe mais de um local para agendar o CC, tente nos demais...eu mesmo quando tentei a primeira vez desanimei bastante, pois iria demorar muito...mas com as tentativas acabei conseguindo para o dia seguinte `a minha chegada em Lisboa...nesse caso a paciência compensa...caso realmente não consiga mesmo, eu concordo com o Destefano, acorde cedo e vá ao Campus da Justiça...penso que seja melhor do que sair de Lisboa. Boa sorte

• @flaviva No aeroporto você foi para o setor de cidadãos-EU apenas com aquele papelzinho do assento de nascimento? Pensei que, neste caso, exigiriam do viajante ao menos o CC, se não estivesse em posse dele, fila da imigração.

No caso do aeroporto aqui no Brasil na ida, foi necessário que você comprovasse o hotel/Airbnb e tivesse em mãos passagem de volta, correto? O simples ''assento de nascimento português'' não te isenta dessas coisas, creio eu.

• @Matheus07 , aqui do Brasil você sai com o passaporte brasileiro!! Não tem que comprovar hotel nem passagem de volta!!

Em Portugal, entra na fila dos europeus, mostra a certidão e o passaporte brasileiro. Vão carimbar seu passaporte, só isso!!

• ampliampli Member

@Vlad Lopes e @Destefano

Continuei tentando e consegui um horário em Lisboa! =D Obrigada pela dica pessoal!

• @ampli perfeito! A dica é tentar sempre até a última! Vai dar tudo certo. Boa sorte!!!

• @Leticialele Em Portugal, suspeitei que fosse assim como você disse mesmo. Mas no Brasil eu pensava que os caras da PF iam exigir, ao menos, o cartão cidadão para isentar de passagem de volta e estadia, já que aquele papelzinho do assento de nascimento português é tão simples que nem documento parece!

• @Matheus07 , você sai do Brasil com passaporte brasileiro, entra em Portugal com a certidão de nascimento e o passaporte brasileiro e faz os documentos lá.

• os meus filhos e a minha mulher são portugueses e vou viajar com eles para Lisboa na próxima semana para tirar o meu passaporte português. Eu já tenho a cadeira de parto, mas tenho duas perguntas.

1. Precisarei de um teste pcr se estiver viajando de Dubai, Emirados Árabes Unidos?

2. Posso ir com a minha família à fila do portador de passaporte europeu na imigração do aeroporto? ou tenho que entrar na fila normal de imigração, ou seja, cidadãos não europeus?

• @mrramzan o que é "cadeira de parto"????

1. Precisarei de um teste pcr se estiver viajando de Dubai, Emirados Árabes Unidos? Verifique com a Companhia Aérea De acordo com a Emirates :

https://www.emirates.com/br/portuguese/help/covid-19/dubai-travel-requirements/tourists/

2. Posso ir com a minha família à fila do portador de passaporte europeu na imigração do aeroporto? ou tenho que entrar na fila normal de imigração, ou seja, cidadãos não europeus? Sim, entre com sua família pela fila de europeus e mostre seu assento de nascimento português ou cartão cidadão

• @mrramzan toda vez antes de viajar olhe o portal oficial do turismo português. Lá vem dizendo quem pode entrar com ou sem certificado de vacinação europeu. O certificado do EAU parece estar valendo para entrar em Portugal.

@Leticialele o primeiro ministro de Portugal determinou que as cias aéreas seja multadas, porque muitas, como a TAP, não vem respeitando a regra adotada por lá, que, inclusive, exige teste de brasileiros. Como a fiscalização só pega 25% do desembarque, muitos postam que não precisa, mas na verdade, é loteria. Ontem recebi uma notícia de uma pessoa que teve que fazer um teste lá na hora, no aeroporto.

https://www.visitportugal.com/pt-pt/content/covid-19-medidas-implementadas-em-portugal

• Alguém sabe se também é possível emitir o CC e o Passaporte no Porto sem agendamento?

• Olá, @Destefano o pagamento do pedido urgente do seu cartão de cidadão e passaporte, fez com cartão de débito ou crédito internacional ou em dinheiro? Tenho hora marcada no DIC BOA HORA e não sei como é a parte para pagar o referido documento

• Tenho passaporte marcação para 19 de outubro às 19h15, vou solicitá-lo com urgência, me dariam o passaporte para 20 de outubro, alguém sabe mais ou menos a que horas?

• @Ariadnainojosa12 se vc for retirar o passaporte no aeroporto de Lisboa, a entrega começa a partir das 17h.

• @Ariadnainojosa12 desculpas, não tinha visto. Pagou em dinheiro. Eles aceitam alguns cartões, mas não saberia dizer se aceitam qualquer cartão.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.