Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1115511561158116011611452

Comentários

  • O processo do meu pai por atribuição chegou ao ACP. Agora é só aguardar a senha :)

    Enviado via DHL dia 25/03, retido na alfândega em SP e entregue hoje dia 04/04.

  • editado April 2022

    @MariNog

    Entregar presencialmente gera economia na autenticação/apostilamento do documento de identificação e no reconhecimento da assinatura por autenticidade do formulário1C, pois esses atos serão realizados na frente do funcionário da ACP e melhor sem custos.

    É importante realizar o pagamento presencialmente na acp, pois sairá de lá com a senha de acompanhamento, se fizer antes não receberá a senha na hora, somente após alguns dias via e-mail, pois o recebimento do pagamento será recebido por Lisboa e a comunicação com a ACP leva alguns dias.

    Essa foi minha experiência em fevereiro, caso optar pela entrega presencial, depois volte aqui e nos conte.

    Boa sorte!

  • @lolly , compreendo sua situação e voce tem minha solidariedade.

    Ele já foi ao Cartório assinar o Formulário 1C? Caso positivo, mande o processo sem a prova de vida.

    Se ainda não foi, aproveite a ida para pedir prova de vida ao Cartório.

    Para o processo dele, só é necessária a participação indo ao Cartório. Depois, voce faz tudo sozinha.

  • @Leticialele obrigada! Ele já assinou, eu enviei o processo e recebi a senha hoje. Eu não enviei a prova de vida porque tinha entendido que não estavam pedindo até os 80/85 anos.

    Você acha mais razoável esperar até que caia em exigência e aí eu vejo o que faço com isso, ou aproveito quando/se tiver a oportunidade nesse meio tempo de conseguir a prova de vida já faço e posso mandar separada e/ou espero que ela seja pedida? Eu vi que ACP não aceitava a prova do cartório, mas agora aceitam?

  • @lolly , se o processo já foi enviado, não faça nada!

    SE , apenas SE cair em exigência, você terá 20 dias úteis, prorrogáveis por mais 30, para fazer a prova de vida. Aí, não tem como seu avô se recusar a ir ao Cartório.

    Relaxe, vai dar tudo certo!! Pensamento positivo!!

  • @Leticialele oi, boa tarde! Minha avó fará 78 anos em maio e estou com toda documentação pronta menos a prova de vida. Devo fazer para enviar junto?


    @gandalf muito obrigada pela resposta!

  • @jubsal , se puder, leve-a ao Consulado para assinar o formulário OU faça a prova de vida em um cartório.

  • Pessoal, por favor, me ajudem.

    Separei todos os documentos necessários para abertura do processo de naturalização por atribuição para o meu pai (uma vez que meu avô tem cidadania portuguesa).


    O que me resta agora, é fazer o pagamento da taxa de 175 euros e enviar os documentos via correios, correto?

    Se sim,

    Onde e como faço o pagamento dessa taxa ?

    O envio dos documentos podem ser feitos em qualquer desses endereços, certo? https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3570/enderecos-para-envio-de-vale-postal-e-documentos/p1

    A exemplo do:

    Arquivo Central do Porto

    Rua Visconde de Setúbal, nº 328

    4200-498 – Porto


    Se puderem me ajudar esclarecer essas dúvidas, será de muita ajuda.


    Grato de antemão.

  • @olivalrodrigues , o link para pagamento do Formulário 1C com cartão de crédito é: https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Use um cartão de crédito virtual, do app do seu banco ou algum tipo Nubank.

    Mande o processo para o Arquivo Central do Porto, atualmente a Conservatória mais rápida para o andamento dos processos de filhos.

    Boa sorte!!

  • @Albertina Menezes

    Tem dois lançamentos na planilha em seu nome, um na linha 79 e outra na linha 81

  • @Leticialele Obrigado, Letícia. Deixa eu aproveitar a sua gentileza e esclarecer outro ponto que ainda está obscuro para mim.

    1) Caso eu faça o pagamento pelo cartão de crédito, não será necessário o pagamento por vale postal nos correios, certo?

    2) Com o pagamento por cartão de crédito, basta eu remeter o comprovante juntamente com todos os demais documentos pelos correios?

    3) o envio por correios seria na modalidade expresso?


    Muito grato

  • @Leticialele No link para pagamento via cartão de crédito, o campo "nome do requerente" seria o do meu pai (que é quem está entrando com o processo de naturalização), certo?


    Os demais campos, inclusive endereço, remail, etc, são todos do dono do cartão de crédito?


    Att

  • @gandalf Obrigada pelo esclarecimento relacionada ao SEF. Enviei a minha AR juntamente com os documentos, mas nesse ínterim ela venceu e foi renovada, talvez por isso. Sigo na expectativa de noticias e não deixo de ficar feliz pelos que já aprovaram, familiares meus, inclusive.

    @Nilton Hessel , obrigada. Eu havia lido essa sua explicação anteriormente, mas como ela falava em processos que chegavam juntos, quis entender se o mesmo acontecia com processos que chegavam com grande diferença de dias (o que já me parece obvio que sim, dados os argumentos de particularidade de cada caso, mesmo dentro do mesmo artigo).

  • @Yannick , bom dia!

    Você tem que colocar as datas nas colunas "J" e "K"

  • @Leticialele pode me ajudar ? Faço a transição de casamento pelo consulado de santos ou sp ? qual o mais rápido ?

  • @gandalf agradeço pelas informações! Esse requerimento pode ser feito a mão ou precisa ser digitado?

  • editado April 2022

    @olivalrodrigues :

    1) Caso eu faça o pagamento pelo cartão de crédito, não será necessário o pagamento por vale postal nos correios, certo? Sim, você faz apenas um pagamento. Prefira o cartão de crédito, que não tem prazo de vencimento como o vale postal.

    2) Com o pagamento por cartão de crédito, basta eu remeter o comprovante juntamente com todos os demais documentos pelos correios? Depois que o pagamento for confirmado, você recebe o Formulário 1C com o recibo no cabeçalho. Imprima, também, o email que envia o formulário, pois também vale como recibo.

    3) o envio por correios seria na modalidade expresso? Gaste uns 40 reais a mais e mande por DHL, mais rápida e segura que os Correios!! https://locator.dhl.com/

    O requerente é seu pai. Os outros dados podem ser os do dono do cartão. Coloque um email a que você tenha acesso fácil, para que receba o Formulário. Não esqueça, também, de olhar na caixa de Spam.

    Boa sorte!!

  • @Sandracac , pelo Consulado de Santos, sem dúvida!! O de SP é muito lerdo e complicado!!

  • @Dyana Miranda , faça digitado, é de leitura mais fácil.

  • Ola boa noite, o prcesso da minha irma foi recebido dia 18/2 e aida ta so como recebido, na primeira bolinha, 48 dias, ta demorando assim mesmo pra eles comecarem a dar inicio?

  • @Badaró Roberto , normal!! Os processos ficam um bom tempo na bolinha 1, depois , se não houver exigência, pulam direto para a 6.

  • Boa noite, pessoal!

    Estou com todos os documentos prontos para enviar para requerer minha nacionalidade 1C:

    • Certidão de nascimento inteiro teor digitada e cópia reprográfica no verso, apostilada
    • Passaporte emitido há menos de 10 anos por cópia autenticada e apostilada
    • Cópia simples do assento de nascimento do genitor português
    • Cópia simples do assento de casamento do genitor português (não foi o declarante do meu nascimento)
    • Formulário preenchido com reconhecimento de firma por autenticidade, sem apostilamento
    • Comprovante de pagamento
    • E-mail de confirmação

    Eu li por aqui que houve algumas alterações no procedimento, em vista de um regulamento parece. Na opinião de vocês, melhor eu enviar os documentos amanhã mesmo ou aguardar para ver como acontecerão os próximos processos de nacionalidade?

    Muito obrigado pela ajuda de todos!

  • Obrigado @Leticialele, ja estava a ficar preocupado.

  • @gtavares26 , se está com todos os documentos prontos, mande logo!

    Ainda não sabemos como serão esses processos eletrônicos!

  • Bom dia,

    Estou com uma dúvida, tenho um amigo que já adquiriu a nacionalidade dele há mais de 15 anos através do pai dele. Hoje ele tem uma filha de 8 anos.

    Para o processo dela (filha dele) ele teria que pagar os 175€, como seria?

  • @Victorlannuzzi - os processos de menores (até 18 anos incompletos) são gratuitos

    Mande para o Arquivo Central do Porto

    O formulário é esse - https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/Modelo%201C%20-%20Menor%20de%2018%20anos.pdf?ver=2019-06-06-151615-410

    Pai e mãe serão os procuradores, terão que preencher o quadro 3 com seus dados e ambos têm que assinar no cartório para que as firmas sejam reconhecidas por autenticidade.

  • @Sandracac

    Sim, pelo consulado de Santos, sem dúvida. O website é o mesmo, mas pode selecionar SANTOS onde tiver a opção.

    Ao final, com o requerimento preenchido, vem o boleto para o pagamento, e você imprime o requerimento, paga o boleto, e manda por SEDEX. Põe dentro um envelope preenchido para receber a resposta, e em 2-3 semanas recebe o assento. Se mandar para SãoPaulo serão vários meses.

  • @lolly @willfont @Leticialele

    Nenhum de vocês precisa fazer PV nos processos que cuidam.

    A partir de 2021 as regras mudaram. O consulado agora só fazer PV se houver exigência da Conservatória nesse sentido.

    A regra agora passou a ser a ser acima de 86 anos, e deve ser feita no cartório, certificada e apostilada.

    Se quiser se garantir como uma margem de segurança, pode fazer acima dos 80 ou 83 anos, porque não se sabe quanto tempo leva o processo, e a regra pode mudar enquanto aguarda.

    O ACP tende a exigir de forma mais frequente a PV, pela regra acima.

  • @MariNog

    aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/284045/#Comment_284045

    Eu também não vejo vantagem em entregar pessoalmente. Há várias pequenas armadilhas em fazê-lo, se não sabe o que está fazendo.

    De fato, tem a vantagem de que se for feita a autenticação por um oficial português, dispensa a apostila do RG/Passaporte, e a autenticação do form-1C. Mas é uma economia marginal, em vista dos problemas, dos custos de deslocamento, e atrasos que poderá ter.

    Se houver algum problema com os documentos, eles não recebem, e te mandam de volta com os documentos.

    Você fica vendo a fila de advogados passando na sua frente (porque têm prioridade para entrega), enquanto espera a sua vez. Se usar um endereço local, pode gerar consulta ao SEF sobre status migratório, e atrasar 1 mês. Todo processo entregue por DHL (ou correio) é feito por declaração. Se entregar pessoalmente, eles podem fazer normal por declaração, mas podem fazer por inscrição, um encaminhamento totalmente diferente, sem ter como consultar o progresso, nem online, nem por telefone.

    Se você está pensando em voar até lá, não há garantia de que o vôo sairá como planejado, nem que você estará nele. Se não passar no teste de COVID, não embarca. Se o comandante ou a tripulação ficar doente, o vôo pode ser cancelado. Greves, atrasos.

    Mas a DHL entregará em 3-4 dias, e custa cerca de €40 com seguro incluído. É imbatível.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.