Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1115011511153115511561452

Comentários

  • editado March 2022

    @Dyana Miranda

    Você tirou cópia de todos os documentos que enviou?

    Acaso você preencheu o form-1D (netos) por engano? Parece ser o mais provável. Netos só tramitam na CRCentrais, e agora terá ir até o final com o processo lá, mas ainda pode corrigir mandando um novo formulário 1C, comum requerimento explicando o caso e pedindo para mudar a modalidade do processo. Caso contrário irá ter exigência pela documentação incompleta.

    É possível que ao pagar você tenha usado a URL de NAC1D, recebeu o form-1D, preencheu e enviou assim. É isso que estou pensando.

    Filhos (1C) em Lisboa demora 1 ano. Netos demora 3 anos. Então vale a pena você corrigir a situação.

    Se não tem a cópia do que mandou, ligue na Linha de Registos e peça que verifiquem para você. Demora 90 minutos na espera.

    seg-sex 09:00-17:00 hora de Lisboa (06:00 as 14:00 do BR). Ligue com Skype pre-pago, colocando R$20 pelo cartão e marque auto-refill. Terá que ligar várias vezes até acertar a situação. Esses R$20 devem dar para uma 4 ligações. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/282626/#Comment_282626

    Pode ter sido algum erro somente no site de consulta, mas tem que verificar.

  • CONCLUSÃO...:

    18/10/2021 - Documentos rececionados no ACP...;

    07/03/2022 - APROVADO...;

    29/03/2022 - CONCLUÍDO...

    "...O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado.


    Ultima notificação enviada foi uma Notificação de registo no Registo Civil em 28/03/2022, para a morada indicada no seu pedido de nacionalidade, referente ao seu processo...."

  • Bom dia

    Preciso de uma informação, minha sobrinha esta fazendo o processo de atribuição filho 1C, iria enviar para ACP.

    A mãe que é portuguesa e mas não foi ela quem registrou no cartório o seu nascimeno e sim o pai que não é portugues.

    Precisa fazer antes a transcrição de casamento ( a mãe hj esta divorciada deste casamento) ou poderia enviar sem a transcrição de casamento?

    Sobre os prazos das suas certidões, documentos e apostilamentos completam 1 ano em junho, seria necessário fazer novos documentos?

  • @gandalf e @Leticialele processo terminado bolinha 7 verde com mensagem de registro criado em 25.03.22 e enviado para a morada indicada. @gandalf foi ainda mais rápido do que vc falou hehehe eu preenchi a planilha , depois dá uma olhada para ver se fiz certo kkk grata pela ajuda...agora é correr para começar o processo das minhas filhas menores !

  • @Dalmeida , sim, terá que transcrever o casamento de seus pais antes de mandar seu processo.

  • @eduardosilva4 , parabéns!! Comemore com muito vinho e bacalhau!!!

    Boa sorte nos próximos processos!!

  • @Gabriela Zanatta ...

    Meu entendimento é o seguinte...:

    Para justificar isso...:

    "...Boa noite a todos, estou separando todos os documentos para dar entrada na atribuição da minha mãe como filha de português e estou com uma dúvida. Vendo os documentos descobrir que ao nascer ela só recebeu o sobrenome do pai e posteriormente alterou o sobrenome para adicionar o da mãe, sendo assim na certidão só tem o nome do pai e no rg tem do pai e da mãe.

    Neste caso eu devo pegar no cartório o documento de alteração de sobrenome para anexar junto com o processo e justificar a alteração, mas esse documento deve estar apostilado ou algo do tipo? alguem sabe me dizer?

    Obrigada..."

    "EU" mandaria o documento que se encontra arquivado no Cartório e que justifica a alteração...(Na configuração que já mencionei)... + A declaração assinada pela requerente...

    ________________________________________________________________________________________________________________________

    SE houve alteração de nome pelo casamento...(Além da alteração citada por você no texto copiado acima)...Precisa enviar a CERTIDÃO DE CASAMENTO IT DIGITADA...

    ________________________________________________________________________________________________________________________

    MEU ENTENDIMENTO é que  Teresinha X Therezinha não deve ser problema...

    ________________________________________________________________________________________________________________________

    Entretanto sabemos do rigor com que o pessoal do ACP analisa cada processo...Portanto...Essas orientações servem como REFERÊNCIA...Não asseguram que não haja algum questionamento por parte do Sr. Conservador...

    Fazendo como descrito acima...Você está montando o processo de sua Mãe de uma maneira que fique tudo esclarecido desde o início...Contudo...Se questionamento houver...Você esclarece...


    Boa Sorte...

  • Olá @Nandalobao estava olhando aqui a planilha e somos parceiros no processo, o meu processo foi recebido e numerado no mesmo dia que o seu. Acredito que lá pelo dia 05/06 conforme a previsão da planilha se estiver tudo certinho teremos boas noticias se Deus quiser!!

  • editado March 2022

    @Leticialele Valeu!!! Vinho e bacalhau devidamente reservados para a comemoração. Ah, o da minha irmã também foi aprovado no mesmo pacote. rsrsrs

  • @Leticialele

    Poderia enviar juntos pela DHL em envelopes separados e tb as documentações, a transcrição de casamento e o o processo de atribuição 1C filho para ACP e dizer que esta na mesma conservatória a análise da transcrição de casamento, sabendo que os processo de transcrição de casamento geralmente levam uns 40 dias para serem concluídos e enquanto os porcessos de atribuição muito mais tempo (1 ANO) para serem analisados e concluídos, e quando forem analisados os documentos já constará no sistema a finalização da transcrição de casamento?

  • @Dalmeida , ACP não faz transcrição de casamento.

    Em que Estado você mora? Fazer por um Consulado no Brasil (Santos e Rio, por exemplo) é muito mais rápido!!

  • O site de consulta voltou ao normal e o processo da minha avó foi pra bolinha 2... Nervouserr!! X)

  • @Laiize o processo está na planilha? É do mês de dezembro? Vi que algumas pessoas tiveram movimentação... uhuuuuuu!! Rsrsrs

  • A cada atualização do pessoal a previsão de conclusão na planilha vai caindo, que Maravilha!!

  • editado March 2022

    Gente, o site de acompanhamento está com problemas de novo? Li que havia voltado, mas fui tentar acompanhar o meu processo agora e, depois de colocar os dados, o site fica carregando por muito tempo para depois dizer que houve um erro. Alguém mais está tendo este problema novamente?

  • Boa tarde


    Alguem poderia informar o endereço correto da ACP para enviar processo de atribuição?

  • @Dalmeida

    Arquivo Central do Porto

    Rua Visconde de Setúbal, nº 328

    4200-498 – Porto

  • @verifel , sim, caiu novamente

  • @Leticialele Um dia conseguirei postar mais rápido que você. Esse dia ainda chegará. hahaha


  • O endereço esta correto?


    Conservatória dos Registos Centrais de Lisboa

    Rua Rodrigo Fonseca, n.º 200

    Código postal: 1099-083- Lisboa - Portugal

    E-mail: registos.centrais@irn.mj.pt

    Telefone: (+351) 213 817 600 

  • @Dalmeida Não, esse endereço serve principalmente para netos. Se mandar processo de filho para Lisboa irá demorar o dobro do tempo para finalizar. O endereço correto do Porto está no post da Leticialele e também no link que enviei. Veja lá.

  • Prezados colegas,

    Para fazer a atribuição do processo de filha de português, ela precisa enviar a certidão de casamento também?

    Porque depois o filho dela vai entrar com processo de atribuição de filho de portuguesa e eu acho que vai precisar da certidão de nascimento da mãe dele atualizada com o casamento dela.

    Ou é preciso fazer a transcrição do casamento dela após o pedido da atribuição ser deferido?

    Porque estava pensando em mandar toda a documentação logo.

    OBS.: Ela acrescentou o nome do marido dela quando se casou, mas essa informação já consta expressa no registro de nascimento dela do Brasil.

  • @gigiiastrid

    Ela precisa enviar sua certidão de casamento apenas se acrescentou um sobrenome ao seu nome. É um documento auxiliar. Caso não envie, o (a) conservador (a) verá que existe diferença entre o nome que está no RG e o da certidão de nascimento. No entanto, você disse que a mudança de nome já foi averbada, então não vejo motivo para mandar a certidão de casamento.

    Já em relação ao filho dela, antes que ele inicie seu próprio processo será necessário transcrever o casamento de sua mãe, agora cidadã portuguesa. Só não será necessário fazer a transcrição se a portuguesa foi a declarante do seu nascimento. Resumo: primeiro ela dá entrada em seu processo e só depois da conclusão o filho inicia o dele.

    Ah, e não se preocupe pois se minha resposta não estiver correta logo alguém com mais experiência virá me corrigir, então aguenta mais um pouquinho : )

  • editado March 2022

    @Leticialele; @gandalf , Peço a ajuda de vcs. Fiz a pesquisa aqui no fórum. Agradeço antecipadamente a verificação/confirmação.

    Lista de Documentos para Envio – Filho menor (15 e 17 anos) de pai Português - um conjunto para cada processo

    Formulário 1C – Menor preenchido e com firmas reconhecidas por autenticidade (pai e mãe)

    Certidão de Nascimento do Menor Inteiro Teor - Cópia Reprográfica do Livro (Sinal Público e Apostilada)

    Cópia do documento de identidade (Passaporte) do Menor (Autenticada e Apostilada)

    Cópia do assento do pai português (declarante)

    Cópia do documento de identidade (RG) pai (Autenticada)

    Cópia do documento de identidade (Passaporte) mãe (Autenticada)

  • @Nandalobao

    Não coloquei na planilha. Tava esperando concluir pra ver as datas certinhas kkk

    Segue as infos:

    Proc-141XXX/21 (precisa do nome?)

    Entregue pelo DLH em 23/12/2021

    Chave de acesso: 30/12/2021

    Bolinha 2: 29/03/2022

  • Pessoal, boa tarde.


    Consegui minha cidadania portuguesa há uns dois anos e agora estou tirando as dos meus filhos (um de 2 anos e meio e outra de meses).

    Já tenho as certidões de nascimento de ambos em cópias reprográficas e apostilladas (com autenticação).


    Nao tenho casamento transcrito em Portugal, mas eu que registrei o nascimento dos dois nos cartórios, conforme as certidões.


    Sabem me dizer o que mais preciso para dar andamento no processo?


    Muito obrigado

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.