Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1114711481150115211531462

Comentários

  • @gandalf muito obrigada!! Não estava sabendo de Tondela, ainda bem que perguntei aqui antes. Vou seguir todas as orientações e por garantia vou mandar cópia apostilada dos passaportes dos dois filhos, de 13 e 15 anos. Depois entro com o do marido e a informação do Print com certeza vai ajudar muito. Obrigada novamente.

  • editado March 2022

    @danfmarq90 ...

    Pode por favor confirmar se recebeu o Assento de Nascimento Português por email ...

  • Só para não deixar passar em branco...

    Apesar da página de acompanhamento estar "Fora do Ar" a uma semana...Os trabalhos dentro das Conservatórias segue...:

    ...

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/282770/#Comment_282770

    ...

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/282860/#Comment_282860

  • Só para atualizar processo 116xxx/21

    Nome: André S Mendes

    Enviado : 02/11/2021

    Data da senha : 05/11/21

    Dia 08/02/2022 foi para bolinha 2 (registrado).

    Dia 10/02/2022 foi para bolinha 4

    Dia 15/03/2022 foi para bolinha 6 (Despacho)

    Dia 24/03/2022 foi para bolinha 7 ( Finalizado) e recebi email com assento.

  • Vou providenciar a minha atribuição de filho de português e tenho algumas dúvidas em relação a quais documentos que encaminho ao Porto:

    - formulário 1C impresso frente e verso colorido;

    - Certidão do registro de nascimento do interessado, INTEIRO TEOR, emitida por fotocópia e apostilada;

    - Certidão do registo de nascimento do progenitor de nacionalidade portuguesa, cópia simples; e

    - Cópia devidamente autenticada do seu RG brasileiro.


    PERGUNTAS:

    - No formulário 1C, no campo do CEP, não tem todos os espaços que temos no Brasil. Como lançar todos os números sem rasurar?

    - O RG vai apostilado também?

    - O RG pode ser de militar?


    Desde já, agadeço!

  • (...)...Mais um processo finalizado...!!!

    É o terceiro de ontem pra cá...!!!

    Ou seja...

    É como nunca deixou de ser desde que eu comecei a acompanhar o Fórum em 2015...Os processos mudando de status em "Lotes"...

    Portanto...Aos apavorados crônicos...(Por não conseguir consultar a página do TJ Português oitenta vezes por dia)...Fica o aviso...

    Oque tiver de ser...Será...!!! .....Com ou sem Página de consulta On Line...(Como efetivamente não havia até pouco tempo atrás)...


    Se finalizar...Chega a Certidão de Nascimento Português por Email...

    Se cair em exigência...Chega a carta REGISTRADA de Notificação...(O PRAZO PARA CUMPRIMENTO DA EXIGÊNCIA SÓ PASSA A CONTAR DEPOIS DE RECEBIDA A CARTA REGISTRADA POR PARTE DO REQUERENTE...)...


    Simples assim...!!!


    RESUMO...

    Portugal só não finaliza processo de nacionalidade em duas circunstâncias...:

    A - Se o requerente não fizer o que deve...(SE NÃO MONTAR O PROCESSO CORRETAMENTE...OU...SE COMETER ALGUM ERRO NA MONTAGEM DO PROCESSO...EM RECEBENDO UMA NOTIFICAÇÃO DE EXIGÊNCIA POR CARTA REGISTRADA...NÃO CUMPRIR OQUE FOI SOLICITADO EM TEMPO HÁBIL...)...

    B - Se os documentos forem abduzidos...


    Sorte a todos...!!!

  • @danfmarq90 por gentileza, recebeu por e-mail ou correio?

  • @Renata_Lara ...

    Eu tinha perguntado isso para dois dos três que tiveram processo concluído de ontem pra hoje...

    Sem resposta de nenhum deles...

    Mas o @sitt ...Cuja postagem informando a conclusão do processo está ali...Logo acima...Informou que SIM...Recebeu o "Assento" por e-mail...

    Isso...Juntamente com outras postagens recentes sobre conclusão...Parece indicar que o envio da Certidão de Registo de Nascimento Português por carta está com os dias contados...Se é que já não foi extinto pelo IRN...

  • @Nilton Hessel muito obrigada pela resposta. Estou muito agoniada. Vi o andamento no dia 11 de março. Deferido e enviado uma notificação com o Registo para o endereço. Até o momento, meu procurador, que mora em Porto, não recebeu correspondência. Não existe nenhum registo no Registo Civil. Estou com receio que o andamento esteja errado. Estou muito ansiosa. Não consigo respostas. Não tenho acesso ao andamento do processo.

  • editado March 2022

    @Renata_Lara ...

    O processo ao qual você se refere é esse citado aqui...?

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/20093/pai-brasileiro-declarante-mae-portuguesa-solteira-registro-com-menos-de-01-ano-data-nasc-1944

    ...

    Você publicou o seguinte...:


    "...No dia 11/03/22 pesquisei no site e constava o seguinte andamento:


    "O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo Criado. O processo de nacionalidade foi terminado.

    Ultima notificação enviada foi uma Notificação de registo no Registo Civil em 11/03/2022, para a morada indicada no seu pedido de nacionalidade, referente ao seu processo"..."


    Veja...

    Se VOCÊ...(Não seu procurador)...Acessou a página do TJ Português duas semanas atrás e a informação que constava lá era mesmo essa que você publicou e eu copiei acima...Peça uma Certidão de nascimento pelo civilonline.pt...

    Eu acabei de receber minha fatura do cartão onde consta a cobrança dos $ 10,00 euros de uma certidão que solicitei no passado dia 15/03...

    O preço final da certidão com IOF ficou em exatos R$ 62,65


    Se você está perdendo o sono por seu procurador não ter recebido o documento até hoje...Creio que não seja nenhum absurdo pagar pouco mais de sessenta reais para se livrar da agonia...Como você mesma escreveu...!!!


    https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/

  • @Nilton Hessel mais vez, obrigada! Meu procurador foi, pessoalmente, no registo civil, dia 21. E nada encontrou. Ele não conseguiu ir até a Conservatória em Porto ainda. Por isso estou ansiosa. Achei estranho no dia 21 no Registo Civil não constar nenhuma informação. Muito grata, pela atenção

  • @Renata_Lara ...

    Sendo assim...Me parece claro que tem alguma coisa que não está certa mesmo...

    Isso porque essa mensagem...:

    "O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo Criado. O processo de nacionalidade foi terminado.

    Ultima notificação enviada foi uma Notificação de registo no Registo Civil em 11/03/2022, para a morada indicada no seu pedido de nacionalidade, referente ao seu processo"..."

    Significa que o Registo de Nascimento Português foi criado no sistema...Isso quer dizer que qualquer balcão de Nacionalidade tem como emitir uma certidão desse Registo...Inclusive isso pode ser feito em qualquer lugar do planeta através do site do civilonline.pt...

    Você chegou a perguntar ao seu procurador se ele...Quando esteve no Registo Civil...Chegou a informar que na página de acompanhamento aparecia a mensagem citada acima...???

    ----------------------------------------------------------------------------

    Estou me recordando que uns dias atrás houve uma troca de mensagens aqui no Fórum onde alguém informou que tinham publicado uma informação na página do Tribunal de Justiça que parecia não corresponder com a verdade...Um ou dois dias depois veio a informação de que eles haviam cometido um erro...E tudo foi esclarecido...

    Foi a primeira vez que eu vi um erro publicado nessa página de acompanhamento desde que ela foi criada...

    Fica a pergunta no ar...Se aconteceu uma vez...(???)...

    A ver...

  • @gandalf obrigado. Na regulamentação, não está muito claro se ela pode ainda enviar para AC Porto ou somente em Lisboa. A pressa é com a numeração do processo pra não pegar a nova regra. Pelo que lemos, para judeus sefarditas foi prorrogado até setembro. Qual a média de tempo que estão numerando os processos em Porto?

    Obrigada

  • @Nilton Hessel agora é aguardar mesmo. Muito obrigada pela resposta e atenção.

  • @Danimoura ...

    "...Qual a média de tempo que estão numerando os processos em Porto?..."

    Como sempre escrevo aqui...Cada caso é um caso...Cada processo é único...!!!

    Mas vou compartilhar as informações referentes aos processos de duas filhas da cunhada da minha irmã ...Elas são menores de idade...(15 e 17 Anos)...

    Os documentos foram rececionados no ACP no dia 28/02/2022...A Mãe das meninas recebeu email com os números dos processos e chave numérica para consulta em 04/03/2022...

  • @Nilton Hessel Obrigada. Me tira uma dúvida.

    Os processo quando entregue nas conservatórias pelo DHL por exemplo. Já são registrado automaticamente no sistema como recebido?

    Li algo a respeito que os processos de descendência de judeus Sefarditas terão o prazo de recebimento na conservatória para não serem analisados com a nova mudança da lei.

    ou seja não seria através da senha de acesso e sim do recebimento.

  • @Danimoura

    Até o presente, os processos têm levado entre 4-10 dias entre a chegada de processos no ACP até receber a senha de acesso.

    Isso vale para processos de filhos art-1C e também para Sefarditas art-6.7

    Na CRCentrais levavam cerca de 2-3 semanas, e de um momento para outro passaram a levar 4-5 meses (a partir de Junho/2021).

  • 4 dias esperando a liberação da alfândega em São Paulo.

  • @carloslaranjeira79 , é a operação tartaruga da Receita Federal. querem aumento nos altos salários que já recebem!!!

  • editado March 2022

    Bom dia...

    Vou deixar uma explanação aqui especialmente para quem...Por qualquer que seja o motivo...Está com alguma "Dead Line" á vista...Ou simplesmente tem pressa de ter o processo concluído...


    Para isso...Vou aproveitar a resposta do @gandalf ...Para a @Danimoura ...Usando apenas como deixa para escrever oque segue...

    Entretanto...Quero assegurar que é uma informação que publico na intenção de esclarecer essas questões PARA O FÓRUM...Não para um forista em particular...

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Apenas para que o pessoal entenda que um mês...Ou até mais do que isso...De diferença de andamento / mudança de status entre processos que deram entrada em uma mesma data...E ISSO INCLUI A NUMERAÇÃO DO PROCESSO...Não significa que tem algum problema com o processo...


    Só um exemplo...

    ACP e LISBOA (Registos Centrais)...Tem vários Conservadores...Até onde sabemos...Os processos são distribuídos por sorteio entre eles...

    Imagine que aquele Conservador que recebeu aos seus cuidados Dez conjuntos de documentos para dar prosseguimento aos procedimentos iniciais de tratamento dos processos...IDENTIFICAÇÃO / VERIFICAÇÕES INICIAIS DE $$$ / ESCANEAMENTO DOS DOCUMENTOS...Etc...Saiu de férias três dias depois de ter recebido esses documentos...

    Oque será que acontece...???

    R...: Absolutamente NADA...Os documentos vão ficar onde estão...Sobre a mesa daquele conservador e só voltarão a ser tratados quando ele retornar das férias...

    Podem então questionar...Porque as Conservatórias não fazem um controle...E...Tendo já marcadas as férias daquele Conservador simplesmente deixam de destinar documentos para ele...

    R...: Não faço a mínima ideia...!!!

    Só sei...(Por pura observação ao longo desses últimos sete anos)...Que é exatamente assim que as coisas acontecem por lá...Pelo menos até que alguém "Importante" de dentro do IRN chegue a conclusão de que isso não está...Digamos...Muito bem feito...E tome providências para que alguma mudança prática seja feita a respeito...


    Uma nota mais...:

    Todo ano...É comum que ali pelo meio do ano...(Mais especificamente entre Junho e Agosto)...Sejam verificadas mudanças significativas...(ATRASOS)...Nos prazos com que as mudanças de status dos processos acontecem...

    Sempre temos colegas aqui do Fórum questionando as Conservatórias sobre o "Atraso inexplicável" no andamento de processos no meio do ano...

    E quem já está aqui no Fórum por um certo tempo com certeza lembrará de ter visto ao menos um dos emails das Conservatórias respondendo a esses questionamentos...

    A resposta deles...:

    NÓS ESTAMOS NO PERÍODO DAS FÉRIAS DE VERÃO EM PORTUGAL E OS PROCESSOS DE NACIONALIDADE ESTÃO PARADOS...OS FUNCIONÁRIOS DE SERVIÇO (QUADRO REDUZIDO) ESTÃO A TRATAR DOS REGISTOS LOCAIS...NASCIMENTOS...CASAMENTOS...ÓBITOS...Entre outros serviços locais...

    O que fica subentendido...:

    Os processos de Nacionalidade não são prioridade dentro das Conservatórias Portuguesas...(Especialmente daquelas Conservatórias pequenas)...Portanto...Durante as férias de verão...Entre Junho e Agosto o ritmo com que o pessoal do IRN trata esses processos...Ou diminui...Ou para de vez..E eles ***só voltarão a ser tratados normalmente quando o período de férias terminar e o quadro de pessoal estiver completo novamente...

    E isso...Em diferentes níveis...Afeta TODAS AS CONSERVATÓRIAS PORTUGUESAS...!!!

    ***Claro que essa quebra de ritmo do meio do ano tem reflexos pelos meses seguintes...Principalmente Setembro e Outubro...


    Uma nota mais...:

    Em sete anos...Eu nunca soube de um único processo que tenha ficado "Esquecido"..."Sem resposta"...Mais cedo ou mais tarde...Todos os processos são finalizados pelo IRN...Basta que quem montou o processo tenha feito a LIÇÃO DE CASA DIREITINHO...!!!

    E não tem lugar melhor para aprender o jeito certo de montar os processos do que aqui NESSE FÓRUM...!!!

    Informação de qualidade...Confiável...E TOTALMENTE "FREE OF CHARGE"...Basta ter boa vontade de procurar...As informações estão TODAS PUBLICADAS AQUI MESMO...!!!

    Isto posto...Fica o aviso...Mais uma vez...

    Não querem ter problemas...Preocupem-se em estudar muito...Pesquisar muito e esclarecer todas as dúvidas durante a montagem do processo...ANTES DE DESPACHAR OS DOCUMENTOS PARA PORTUGAL...

    Daí em diante...Deixem o pessoal das Conservatórias trabalhar em paz...!!!


    Sorte...!!!

  • @carloslaranjeira79

    Meus processos estão na mesma situação, inclusive com o mesmo horário de movimento


  • @Rogeriof em setembro fomos irmãos de processos, pelo visto iremos ser novamente kkkk. A previsão que a DHL deu foi a entrega até o dia 29.

  • @carloslaranjeira79

    Hahahahaha, bem lembrado parceria!

    Minha previsão está para o dia 31/03. Postei no dia 23/03 em Porto Alegre/RS. Vai ser bem legal esse acompanhamento.

    Sorte pra nós!

  • @Rogeriof agora somos veteranos!!! Espero que sua senha não demore tanto como no seu processo de setembro.

  • Boa tarde.

    Meu processo estava constando como recebido. Bolinha verde 1.

    Após alguns dias tentando ver, o site não concluía a abertura, a partir de hoje diz que não existe processo com aquele número de senha de acesso.

    Enviei para o ACP.

    O que faço? Estou fora do meu domicílio e só retorno na quinta feira 31 de março.

    Alguém teve esse problema também?

    Obrigada pela atenção.

  • editado March 2022

    @MarciaLoureiro o site está apresentando instabilidades desde semana passada. Não se preocupe, todos estamos na mesma situação.

  • Só para enfatizar que, ao saber que outras pessoas estão tendo problemas com o acesso dos processos

    através das senhas, fiquei mais tranquilo. Estou há 1 semana tentando entrar sem sucesso. O meu processo foi recebido

    em 19/11/2021, estava na fase 4 em análise. Pelo prazo que tenho lido nos foruns de discussão, meu processo está em vias

    de ser concluído. Tentei acessar e disse que não o processo não havia sido localizado. Outro dia tentei acessar e ficou só carregando.


    Enfim... o que resta é aguardar mesmo e, se tudo der certo quando abrir, já estar concluído.

  • Parabéns @Diego Garcia ...Você é uma exceção...Lê as publicações do Fórum...!!!

    Infelizmente a maioria por aqui parece não ter sequer a capacidade para ler a própria página em que está postando a pergunta...!!!

    Triste...

    Mas não há motivo para se preocupar pois apesar da instabilidade da página de consulta...Os processos estão sendo concluídos...

    Veja...:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/282890/#Comment_282890

  • Pessoal,

    Posso mandar no processo se atribuição a CNH, no lugar do RG?

    Pode ser RG militar?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.